Textos de Sabedoria
Existe três tipos de pessoas no mundo , o primeiro tipo de pessoa é a burra erra uma vez , erra denovo e denovo , o segundo tipo são as pessoas inteligentes erra uma vez e aprende com seus próprios erros e o último tipo são os sábios não custumam errar muito, eles não aprendem com os próprios erros e sim com dos outros.
Nunca temas o mal, mas faça com que o mal sempre temas a ti. Digo isto, porque aqueles que temem o mal e a tirania, pelo medo, validam a sua existência. No entanto, o mal há de se dissipar para os que não temem a sua presença, e que inclusive, a usa com coragem e bravura para exercerem a bondade e a justiça, depois de muito combate-lo, o mal terá ao menos um único temor: você.
A arte do investimento tem uma característica que não costuma ser apreciada. Um resultado admirável, mesmo que não muito espetacular, pode ser alcançado pelo investidor leigo com um mínimo de esforço e capacidade; mas a melhora desse padrão facilmente atingível requer muita dedicação e muito mais do que apenas um traço de sabedoria.
Em uma sociedade que todos buscam demasiada aprovação, tenha a riqueza da simplicidade. Em um teatro onde todos querem ser vistos e têm uma fantasia parar adornar, um papel para encenar, algo para provar e a ostentar, escolha a luxuosidade de não se adequar. Não há esvaziamento espiritual maior que aqueles que negociam a sua essência em troca de uma vida superficial. Não há pauperismo pior que aqueles que se renegam por demais fingirem ser o que não são. Em um mundo onde muitos perdem suas almas em troca do que é breve e transitório, escolha ser rico daquilo que não se compra. Escolha ser você onde todos pertencem a tudo, menos a si mesmos.
É nessas horas de ociosidade que lembranças boas e ruins ressurgem. Chorei, porém muito mais sorri. O que não podia ter sido, por motivos "complexos" hoje o é! O que tenho é proveniente de algo completamente diferente de INSISTÊNCIA... Apenas persisti na vida sem raiva no coração porque, segundo dizem: "persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima."
A intuição sensível nos dá os materiais do conhecimento. Os conceitos nos servem para coordenar esses materiais, e o produto disso tudo é, para o homem, a imagem da realidade. Então, de que depende a experiência? Dependerá, pois, do caudal de fatos intuídos, e do acerto dos conceitos empregados. Que faremos então? Esforçar-nos-emos continuamente para melhorar a imagem da realidade.
Sei que todos nós devemos e temos a obrigação de sempre buscar a evolução e o conhecimento para podermos, com consciência, ética e responsabilidades, elevar a vida e o bem estar dos que estão a nossa volta e de todos os que caminham conosco nesse planeta. Mas se não buscarmos esse progresso em nossas vidas, iremos ficar na dependência de outros e assim perder a oportunidade de contribuir com a nossa própria felicidade e deixar de levar, a energia da vida, para os nossos companheiros de viagem. Por isso, fico muito grato por ingressar na ISEL e encontrar grandes mestres, repletos de conhecimentos e sabedoria: que muitos almejam e buscam... Mas se deixam levar pelos obstáculos da vida e perdem a oportunidade de beber dessa fonte que alavanca o mundo, transformam vidas e deixam legados de conquistas, realizações e esperanças para aqueles que futuramente continuarão com a nossa caminhada.
Quando uma pessoa por mais importante que seja o cargo dela , em qualquer área na vida, não acredite apenas em suas palavras, somente pela influência que essa pessoa têm, seja humano e procure conhecer os dois lados da história, melhor ! ore a Deus e não se envolva em um problema que não é seu, pois no final o errado sempre será você, (duplamente) 1° por te comprado uma briga que não é sua, 2° Os protagonista da briga sempre voltam a ser falar, já você perde a amizade dos dois lados; e ainda sai como se fosse o pivô da briga.🍁🍁🍁
"Quando compreendemos a importância do tempo para sedimentação da verdade, fluímos nosso espírito para um estado de calma e inabalável confiança, porquanto ao controlarmos nossas ações e tendo a certeza que delas colheremos o que plantarmos, basta mantermos a semeadora do bem para colhermos a benfazeja seiva da paz."
Sabe o que me intriga? É saber que as vezes nos decepcionamos porque nós mesmos criamos expectativas, que na maioria das vezes é apenas a nossa vontade pra um outro alguém, que não quer se encaixar na nossa vida, depois disso vem a decisão de nunca mais se envolver, mas um sorriso improvável muda o rumo de toda uma história, faz a gente acreditar, afinal somos metade amor e metade consciência, e essa sensação de ter fé em um amor, faz a gente ser criança, procurando palavras e assuntos só pra gente ser a melhor companhia que a outra pessoa poderia ter, é nostálgico saber que um sonho pode ser real! Ou melhor, alguém que você sonhou simplesmente existir!
Mais importante do que a quantidade de livros lidos, são os aprendizados obtidos que você colocou em prática, mais importante que os livros que você escreve é quantas vidas foram transformadas por eles... nada é sobre eu e você, é tudo sobre nós, sobre o todo, não é nada sobre o que sabemos, é tudo sobre o que fazemos com aquilo que a gente sabe, e mais importante de tudo isso é que o que você faz aos outros, revela quem você é!
Vivemos em um mundo paralelo onde há rancor e ódio, tristezas e dores, porém sabemos que a fórmula para que tudo isso possa não existir, entre elas existe o "Amor"onde pode cura tudo! "Amor", uma única frase que contém 4 letras e sabemos que onde opera o amor opera também a mudança em tudo!
Sou apenas um simples menino poeta lírico nascido no Vale Mucuri predestinado a espalhar fraternidade e sonhos; se você está lendo essa mensagem é porque a educação tem força motriz de exalar nas pessoas o néctar valorativo da sabedoria; no silêncio das horas, vou renovando esperança, desejos e quimeras; a calmaria no horizonte anuncia um despontar breve, suave e colorido de um pássaro em voo solitário riscando os ares do Tabajaras com sua beleza tênue e serena, anunciando a verdadeira paz na imensidão cósmica.
A mágica acontece quando você decide mudar a sua mentalidade e muda. Gerenciar uma mudança de mentalidade não é fácil, tem o seu preço, leva o seu tempo, e determina as suas consequências, e no final, com toda a certeza, vale a pena. Mudanças significativas acontecem sempre de dentro para fora – na sua estrutura mais profunda – e são a chave para um legado de conquistas, feitos e realizações.
Olho as lâmpadas no breu e, ao prestar atenção, parecem tão pequenas daqui... mas ai do tolo dizer que são minúsculas ou insignificantes, não sabe o que fala... Cheguem perto delas, verão, no entanto, que são enormes! Mesmo sendo imensas não ocupam , se não, um ínfimo espaço no universo... Sou tão importante assim?
Aquele que têm o coração puro, não vê maldade em nada. E a sua alma é mais transparente do que a água e sempre terá suprimento para suas necessidades. Porém aquele que têm o coração continuamente inclinado para a maldade, embora tenha todos os dons e capacidade, jamais irá prosperar nos dias da adversidade.
Quem se alimenta do ódio e da amargura, torna-se o seu próprio algoz. E a agonia torna-se o seu pão amargo de cada dia. E assim, devemos viver o amor sabendo que ele é o vínculo com a perfeição. Pois cada emoção que nutrimos com ele, abrirá um reto e vivo caminho para a paz, alegria e dará continuamente um verdadeiro sentido para nossas vidas.
Não pense na vida apenas como um martírio, e uma existência de sofrimento sem solução. Mas pense acima de tudo, em um Deus de graça e amor, que nos ama sobremaneira e que a cada momento quer fazer em nós um tempo santo, e assim possamos compreender que maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
Nossas maiores batalhas nunca serão apenas exteriores, mas principalmente interiores e nas regiões da nossa alma, mente e espírito. E aqueles que tiverem uma sabedoria introspectiva, e assim passarem a aprender com ela a lidar contra a sua realidade interior tanto do bem quanto do mal, deixará de ser seu próprio algoz, e passará de espectador da sua vida para autor da sua própria existência.
Conhecemos verdadeiramente o caráter de uma pessoa, quando ela demonstra através de palavras, e atitudes a sua identidade interior. E assim, através das manifestações de suas emoções, pensamento e desejos que revelam o quanto ela está doente, ou saudável consigo ou com as pessoas a sua volta.