Textos de reflexões
Ser, Estar, Viver
No fluxo do ser, no momento presente,
Estamos aqui, vivendo intensamente.
Ser é existir, é transcender além,
Estar é sentir, é estar no momento também.
Viver é a busca por significado e propósito,
É explorar o mundo com olhar curioso e audacioso.
Somos seres em constante transformação,
Em busca de crescimento e evolução.
No palco da vida, cada um tem seu papel,
Estar presente é viver de forma plena e fiel.
Encontramos sentido na conexão com o outro,
No compartilhar de histórias, no amor que é mútuo.
Ser é mergulhar nas profundezas da alma,
É questionar, refletir e buscar a calma.
Estar é abraçar o presente com gratidão,
E viver cada momento com verdadeira paixão.
Que nessa jornada de ser, estar, viver,
Encontremos a sabedoria para aprender.
Que nossos passos sejam guiados pela razão,
Mas também pela essência do coração.
Ter. Desejar. Fantasiar.
Quisera eu poder realizar todos os meus sonhos e fantasias.
Seria eu para mim, uma espécie de Deus, pois a tudo dominaria. Para que imaginar sofrer, para que viver as preocupações dos mortais, e por que não me entregar aos desejos que estão nos recônditos da alma.
Desejos e fantasias se digladiam com a realidade. Esta sim, física, com peso, recheada com o resultado de nossas reais ações nos remete à nossa significância ou seu antônimo. Faz criar o confronto entre o que somos e o que desejamos, nos anima e nos adoece, nos fortalece e nos enfraquece. Enfim, desnuda-nos perante nós a realidade de nossas realizações.
Quiçá pudéssemos tirar deste triunvirato composto pelo ter, desejar e fantasiar, aquilo que melhor nos convêm. Mas, isso também seria uma ilusão, um desejo frágil, uma utopia quem sabe deletéria.
Se o canto da sereia nos enfeitiça o estrondoso som do despertador nos acorda para a vida. Sim, temos uma vida e esta deve ser feita e realizada no plano real.
Nosso cotidiano cercado de todas as situações e abjeções possíveis nos remete a glorificação e amplificação dos desejos e destas advém as fantasias. Pois sentimo-nos frágeis ante as diferenças e as muralhas humanas que criamos para nos separar de nós mesmos, e neste cenário as utopias aparecem como um bote salva-vidas trazendo alento as nossas fraquezas ante o mundo em que vivemos.
De forma quixotesca lutamos ferozmente contra os gigantes criados por nós no mundo dos vivos. Padece-nos a realidade e nos entregamos a fraqueza de nossas certezas.
Oxalá um dia colocássemos a consciência no lugar da consciência, pois somente assim teríamos a chave de nossa própria prisão.
Se a realidade nos impacta é porque ela é sólida e ela não ouvirá nossas lamúrias. Nossos lamentos são somente isso, lamentos. Gritos de uma frágil inação que não deveria sequer existir a quem vive entre os sólidos.
Vivemos buscando o paraíso após fazer dele o inferno. Por isso sempre buscamos algo além de nossa realidade.
As fantasias que criamos no mundo da imaginação, neste mundo idílico, repleto de luz e as vezes escuridão. Neste mundo soberano do qual somos, deixamos a nossa imaginação fluir e nos entregamos as nossas fantasias, vícios e virtudes. Pois cercado pela barreira do próprio pensamento que vagueia no mundo imaterial, sentimo-nos protegidos para sermos quem devemos ser. Neste mundo, de ilusões e fantasias, criamos as formas e os meios para que sempre possamos nos sobressair, somos o herói e o bandido deste universo criado em nossa mente.
Desejar é parte inerente do ser humano, pois, a todo momento desejamos algo melhor ou algo a mais. Ouso dizer que o desejo é mola propulsora para a realização das diversas coisas que permeiam o nosso ser. O desejo ronda nossa alma e em sentido mais amplo, faz parte de nossas ações cotidianas. Ora, desejar o bem, desejar algo, desejar impor suas opiniões, são apenas alguns dos exemplos no qual identificamos a ação de desejar.
Mas, além do desejo e da fantasia, há o que realmente somos, onde realmente estamos. Aqui, para muitos a frase: “mundo cruel” ganha forma.
O mundo que vivemos é sólido e não flutua. O mundo que criamos com base no mundo real, este sim bambeia ao sabor de nossas ações, e é aí que o ser humano entra em total desacordo com o triunvirato que o governa.
Nosso ser tem como componente o resultado de nossas ações e nossas perspectivas acerca dos fatores adversos que nos cercam. A forma de agir sempre será preponderante para determinar o paraíso e o inferno em que nos estabeleceremos.
Gostar de uma fruta é diferente de desejar a árvore que a dá. No plano real, eu posso saborear e desfrutar do doce sabor de uma fruta, no campo do desejo eu posso desejar ter a árvore que da a fruta, e no campo da fantasia eu posso ter um pomar desta fruta. Qual irá aplacar de imediato a minha vontade? Qual será a real? Ora, eu posso neste exemplo idealizar a minha fantasia e o meu desejo, porém vários serão os fatores adversos que poderão ocorrer para que tais não se concretizem. Trabalhar é real, desejar e fantasiar são etéreos.
Viva a ação, viva o presente, já que nada existe além dele.
Graça e paz.
Razão e Luz.
Massako 🐢
O ser humano procura títulos, filosofias e religiões para justificar a sua própria existência.
Nenhuma dessas é capaz de explicar ou dar sentido a vida.
A vida é o espetáculo organico, biologico e mutável que da sentido a todas construções socias, filosóficas e políticas.
O sentido da vida é subjetivo e proporcional a percepção única de cada indivíduo.
A procura de sentido da vida em regras de massa é a fuga da realidade individual, a única capaz de proporcionar algum sentido real a vida.
A crença nas filosofias, títulos e religiões são fugas da realidade e de nada valem para a busca de um propósito de vida.
Viver a procura de reconhecimento faz parte da ilusão do ego humano, é necessário ser criador de sua própria filosofia, sem desejo de ter seguidores ou de seguir, apenas ser livre em seu próprio sentido da vida.
DIMENSÃO INCONSCIENTE versus DIMENSÃO CONSCIENTE
DIMENSÃO INCONSCIENTE
É oculta, subjetiva, espiritual e religiosa.
É da Alma, é a Consciência ou Informações impregnadas na própria Alma.
É reminiscente, compõe-se de Informações marcantes oriundas de cada Mente em cada vida passada ou diretamente do Espírito.
Determina a Personalidade com que a Alma nasce.
Corresponde a casa 12 na Astrologia.
É conhecida através da meditação, intuição, introspecção e autoreflexão, quando a Alma direciona sua total atenção para si mesma.
DIMENSÃO CONSCIENTE
É evidente, objetiva, científica e filosófica.
É do Corpo, é a Mente ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro.
É corrente, compõe-se de Informações oriundas do processo de Educação ou Aculturação.
Determina o Comportamento cotidiano da Alma.
Corresponde a casa 1 na Astrologia.
É conhecida através da observação, experimentação, estudo e reflexão, quando a Alma direciona sua atenção para comportamentos, fenómenos corporais, estrutura neuro-encefálica e pensamentos.
Vivemos um uma sociedade que um continente sangra em guerra e o outro preocupado como comemorar seus folclores e rituais.
será que falhamos como humanos? Ou ser humano é mais uma fantasia que criaram pra nossa espécie se orgulhar?
Somos a espécie que destrói vidas, corre atrás do relógio, e é oprimido sonhando em oprimir.
Somos o verdadeiro lobo em pele de cordeiro.
Humano engolindo humano.
Nessa dança sem ritmo e sem graça.
Onde poucos tem dignidade e a maioria vive abaixo da linha da mediocridade.
Iguais?
Não mesmo, não somos todos iguais...
Existem inúmeras categorias de homens.
Basicamente a maioria não sabe amar, cuidar e vai lhe machucar.
Porquê, no fundo, eles são apenas seres humanos do sexo masculino!
E existem poucos que sabem amar, cuidar e proteger.
Porque esses nasceram predestinados para se tornar um Homem!
Na penumbra das palavras, onde o silêncio se entrelaça com o mistério, encontramos a verdadeira essência da personha. Ela dança entre as sílabas, escondendo-se nas entrelinhas, esperando ser decifrada por olhos atentos e corações vigilantes. A personha não é apenas o que dizemos, mas também o que calamos.
Os interesses pessoais, como fios invisíveis, tecem sua trama. Eles nos impulsionam a falar ou a calar, a revelar ou a esconder. A maldade, como um veneno sutil, se infiltra nas entrepalavras, corroendo a confiança e minando a sinceridade. A manipulação, como um jogo de sombras, distorce a realidade, fazendo-nos dançar conforme suas regras invisíveis. E a covardia, como uma máscara frágil, esconde-se por trás das palavras, evitando o confronto direto.
Mas nós, os sábios, escolhemos o silêncio como nossa armadura. Não por fraqueza, mas por discernimento. Sabemos que nem toda palavra merece resposta, nem todo segredo deve ser revelado. No silêncio, encontramos poder e proteção. Nele, guardamos nossa verdadeira identidade, nossos valores e nossa integridade.
Assim, quando a boca sussurra, quando a personha se desvela, permanecemos firmes. Observamos, avaliamos e decidimos. E, se necessário, respondemos com a eloquência do silêncio, deixando que nossas ações falem por nós.
Ela está diferente!
Quantas vezes já escutei NOSSA COMO VOCÊ MUDOU,
COMO VOCE ESTÁ DIFERENTE FICOU.
Mas nunca pararam para imaginar o que me fez mudar.
Talvez tenha sido a maldade humana, a falta de amor e consideração
O que eu recebei como forma de agradecimento, a ingratidão.
A ingratidão de alguém que eu sempre estive disposta a ajudar
E que hoje espalha para todos que nada valho, e outras coisas a falar.
A infidelidade de um amor, que sempre me dediquei
Hoje reconheço, que nunca foi a pessoa que eu imaginei.
Falsidade de pessoas que sempre juraram uma amizade.
Que me apunhalou pela costa com requintes de crueldade.
Uma longa história sofrida e cheia de traumas
Que me causaram dores e feriram minha alma.
Se minha história você não conhece, não venha me julgar
Pois só eu sei, da minhas guerras e lutas que tenho que travar.
Não é que fria eu me tornei, eu apenas estou usando minha própria lei.
Reciprocidade é o meu escudo, se você cuida de mim, de você eu cuido.
Por isso nunca venha me julgar, pois de mim você só receberá
Tudo e um pouco mais do que você me dar.
Eu aprendi a lhe dar com gente.
Eu estou diferente, não deixo ninguém adoecer minha mente.
Que tanto lutei para curar , minhas feridas com o tempo sarar.
Eu aprendi que devo me amar, sempre em primeiro lugar.
Me tornei fria, bruta antes de me julgar conheça minhas lutas.
Não diga que ELA ESTÁ DIFERENTE.
Diga ela ficou assim por causa de muita gente.
Tempo
Tudo fica bom com o tempo
Ou fica ruim..
Basta a cada um de nós, escolhermos fazê-lo bem ou mal.
Quem nunca se decepcionou com um falso amor?
Quem nunca se decepcionou com um amigo?
Quem nunca fez ou falou algo do que se arrependeu?
Às vezes o que cabe a nós é se assegurar do melhor que há de vir..
Um amor que nos surpreenda, um amigo que nos acalenta e a experiência de fazer, refazer, perdoar e se perdoar, mudar e por fim construir uma nova vida.
Às vezes o que precisamos, nada mais é do que tempo.
Tempo para pensar
Tempo para refletir
E tempo para executar
Pensar nas perdas, nas desavenças e nas dores que causou
Refletir nas consequências e no que pode ser feito pelo que já passou
Executar, efetuar ou melhor, ir até o fim com a perspectiva de mudança a ponto de não se arrepender e dizer que não tentou! ⏳
Todo fim de relacionamento é doloroso!
Separar é difícil.
Mas tenta sobreviver num relacionamento que diariamente você é obrigado a suportar o insuportável, para você ver o que irá acontecer com você.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
Escolha sempre o que te faz e bem ao invés de permanecer no mal.
Viver, Amar, e Agradecer
Viver é saber, que além de conquistar é necessário assumir decisões depois de crescer
O ser, ó ser magnífico grande é o prazer, Prazer de saber que algum momento terá de fazer. Afinal o que fazer? Viver e apreciar cada momento cada situação ou até querer
Querer o abraço maís quente, repassar o calor do peito que guarda a saudade de ter, esse amor de que algum momento terei de repassar a você
Se alegrar de viver e saber, que ao seu lado escolhi viver até envelhecer, de um momento amargo de tristeza momentânea precisei superar para esquecer
E de que não me arrependo de te ter, a minha maior conquista foi de entender o meu ser, pois cresci entendi e agora tenho o poder, o poder de saber o quão bom é poder amar você.
Kenue R.
Depois de tantas coisas vividas e entre idas e vindas já arrastei muito a alma pelo o chão ...
E com o tempo aprendi buscar novas possibilidades ,e a virar páginas para então poder recomeçar e me vestir de esperanças e me abraçar com a fé para me manter de pé e não morrer em vida
Porque o meu espírito é teimoso em ser feliz e acredita que a vida foi feita para viver a sorrir e não para viver a chorar
E poder sair por aí distribuindo sorrisos de paz e alegria e partilhar tudo de bom que a vida me dá,a todos que atravessarem o meu caminho
E se não for assim, não serei eu ,porque nunca fingi que não me importo com o bem estar do próximo e se passam ou estão na minha vida ,como não irei me importar ?
Pois já renunciei tanto pelos os outros...mas nunca me senti perdedora por fazer o bem
Me senti perdedora nas vezes que me senti fraca por causa do orgulho ferido ,mas sempre soube reconhecer o meu erro e atropelar o meu orgulho e a relutar comigo mesma para recobrar a minha a minha força, com a fé que sempre morou em mim
Por isso nunca desisti de mim e nem de ninguém,porque quem está no meu caminho ,caminha comigo e faz parte da minha vida até aonde Deus permitir.
E aonde eu for ...A minha luz anda comigo como um farol de esperanças para poder iluminar a vida de alguém.
Ivânia D. Farias
07/08/2024
Flores da Esperança
A cada dia sempre rego as flores da esperança,e
sempre espero brotar, através da fé que brilha
em mim
Sou feita de recomeços,por jamais me dar por
satisfeita
E no dicionário da minha vida,não existe a palavra desistir,por acreditar em infinitas possibilidades de recomeçar
Pois a cada sol que nasce,tenho Deus me dando oportunidades de aprender a ser uma pessoa cada
melhor vez melhor
E isso depende só de mim,e não adianta procurar
culpados para os obstáculos que aparecerem no
meu caminho
Porque eu mesma sou dona das minhas escolhas e atitudes diárias,e o meu destino depende delas
E seja qual for o resultado,positivo ou negativo
continuarei cuidado do meu jardim
Regando as flores da esperança,e tirando os espinhos
que venham a me ferir.
Ivânia D.Farias
A dor de uma solidão
Como é dolorido o choro de quem teve de alguma forma aceitar a solidão como a única companhia. Falo por experiencia própria, pois agora quando o choro vem, vem acompanhado de dor, uma pontada no peito tão forte que por aquele segundo o ar para, e é assim todas as vezes, por vários segundos....
Uma dor que consome, que te aperta, te abraça, e de repente você aceita aquela solidão como a sua melhor companhia, porque não tem o que fazer. É ela que te conforta na hora do choro, na hora que a dor vem, no momento em que você precisa de um abraço.
A solidão é minha amiga agora, ela me vez entender que por mais que você coloque tudo o que sente pra fora, não vai fazer diferença quando não tem entendimento do que é a sua solidão.
Que seja visto como drama, dorama, não importa, só você vai entender o que tem naquela escuridão. A solidão ela nasce por conta de um buraco que nasceu e nunca foi preenchido por luz, como uma caverna, é assim a solidão em um coração. Uma caverna que não teve um raio de luz.
Jesus disse que se tivermos fé, conseguiremos transportar montanhas de lugares.
Mas para isso, exercite diariamente sua fé com “pequenas” coisas e situações.
Pois assim como um atleta vai evoluindo de faixa, você vai subindo de nível na sua fé.
Lembre-se, o exercício é diário, não pare e logo essa montanha de lutas e problemas será apenas o seu exercício do dia. Evoluir é necessário…
DIVAGAÇÕES
Dentro da noite,
aparentemente calma,
a inquietude ronda a alma.
Pensamentos, lembranças.
Ausências, vazios.
A porta da saudade escancarada.
O aroma da flor da "dama da noite"
acionando o gatilho da memória.
Retorno à fazenda da infância.
Devaneios de uma noite de primavera.
A imaginação rompendo as fronteiras.
O pensamento vagando pelo passado.
Tempo, dimensão,
pragmatismo, divagações.
A urgência da vida,
dos dias, dos meses,
entre chegadas e despedidas,
impondo o seu preço.
No silêncio,
resta a certeza de que nada foi em vão.
O atraso, o sonho desfeito.
O silêncio, o inesperado, a reflexão.
Valéria R. F. Leão
Sempre que alguém se vê encurralado, sem perspectiva de saída, haverá alguém que observa e inesperadamente abrirá uma porta que você desconhecia.
No mundo corporativo é assim que problemas se tornam oportunidades, oportunidades se tornam produtos ou serviços, imersos num ciclo infinito.
Já na vida como ela é, isso se chama caridade.
A questão complexa saber aproveitar uma e praticar a outra.
Quando a mente está doente
A consciência fica dormente
Não quero que meu medo me atormente
Mas vagando pelo meu subconsciente
Estou inerte à dor
Mesmo que nada sobreponha meu ódio, raiva e rancor
No coração não há mais calor
A tristeza emerge
Sinto minha alma deteriorar-se
Derretendo lentamente, como um iceberg
Pensamentos devoram o psicológico
Então, seria só não pensar? Quem dera se a na vida tudo fosse tão lógico
Ainda que sufocado, suspiro
Sem ar, mas respiro
Ao meu alter ego, apenas suplico:
Devolva-me, aonde estou? O que restou?
Uma caixa de Pandora?
Quando todo mal passar, irei voltar?
Outrora estava vivo, o que sobrou?
Espero que ao final, haja um paraíso
E meu espírito eu reencontre
Ainda que só um resquício.
Somos descendentes de sobreviventes de catástrofes. Ancestrais treinaram adaptação, cooperação, inovação, linguagem e memória. Essas habilidades moldaram nossa cognição genética.
Somos fruto de uma feroz seleção natural e temos grande influência na compreensão do tempo relativo às nossas posses.
Estamos evoluindo ai no seu bairro?
O QUE É A FELICIDADE?
Estamos constantemente em busca da tal felicidade e nos sacrificamos desenfreadamente com diversos afazeres, imaginando que a encontraremos nos bares, no shopping, nas roupas e sapatos novos, na conquista de um bem material ou de pessoas.
Quanto mais corremos procurando a tal felicidade, parece que ela fica distante e todas as ações parecem em vão.
O que é a felicidade? É ter algo novo? É ser igual as outras pessoas e ter o que elas possuem? É estar na moda? É não ter rugas e envelhecer?
Será que para ser aceito pelas pessoas eu preciso desistir de mim?
Eu preciso dizer sim para elas o tempo todo, quando na verdade digo não para mim?
Aprendi que ter as coisas materiais é uma sensação prazerosa, mas ainda não é a tal felicidade. Que a alegria que tanto buscava nas pessoas e lugares, na verdade sempre estiveram dentro de mim e não fora.
Quando me conheci de verdade, compreendi que a felicidade é um estado de plenitude.
Felicidade é estar com os pensamentos e emoções em equilíbrio e permitir que toda inquietude sejam transformadas em sentimentos de contentamento e paz.
Felicidade é estar bem consigo mesmo em qualquer lugar, ter leveza na alma e no coração.
Felicidade é sentir-se bem com sua própria companhia.
Felicidade é ter solicitude ao invés de solidão.
Felicidade é contemplar tudo que está em sua volta com gratidão profunda, sem reclamar.
Felicidade é aprender é ter amor-próprio e promover o autocuidado.
A minha felicidade pode ser diferente da sua e está tudo bem.
Ser feliz é um estado de bem-estar e não uma condição.
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Falsas Amizades: reflexões para evitar decepções
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve
