Textos de Mar
pra mim
o mar
é uma mulher
a-mar
avassaladora
potente
imensa
intensa
furiosa
carrega força
e ao mesmo tempo
calma
repara bem como
em suas águas
tudo se renova
energiza
goza
a-mar
quando toca
o corpo que
nela entra
arrasta
arrasa
arrebenta
é profunda
e ninguém nunca
de fato
a desvendou
pra mim
o mar
é uma mulher
que nos dá à luz
na beira
e na fronteira
com a areia
vem nos batizar
a-mar não é doce
tão pouco mata a sede
mas acolhe
sonhos
desejos
lágrimas
e sozinha
é cheia de vida
o mar é uma mulher
Acho que uma mera poesia escrita em uma madrugada fria, de uma mera romântica fumando um cigarro barato no quarto com suas quinquilharias, procurando palavras para expressar a beleza de uma mulher que parece ter surgido de outro mundo, pequenos olhos mas com olhar tão profundo, os detalhes do seu rosto parecem ter sido esculpidos à mão, eu nem sei o que faria se ela viesse em minha direção, com um sorriso resplandecente faz o inverno se tornar verão, rostinho de santinha mas não se engana não, aprecia a natureza e adora o mar,o sol até nasce ao leste só pra ver ela passar, cheia de sagacidade ela só quer estabilidade, e se a lua não brilhar, o coração dela iluminará a cidade, as músicas de Caetano descrevem tanto você, tenho quase certeza que ele deve te conhecer,fuma até um beck e ver o dia amanhecer, você é do tipo de mulher que faz qualquer um enlouquecer.
Navegar por águas calmas com uma outra visão do mar.
Saber conduzir seu barco, saber onde quer chegar, mesmo já tendo passado por muitos naufrágios, sim, é possível viver no mar.
Esse gigantesco mar chamado de vida onde existem almas heterogêneas, cada uma a sua maneira, tentando entender essa multidão. Vagando entre a realidade e a ilusão, buscando um porto, dias sim, dias não.
Enxergar a simplicidade da vida vai além do que possamos imaginar. Sabendo que existem os acertos, porém sabendo que todos podemos errar. O que importa é saber corrigir o erro, corrigir os mapas, para continuar a navegar.
Amar, o mar, de correntezas tão castas e profanas, tão rasas e profundas, que até o vento se engana para onde deve soprar. Deve ser por isso que ele sopra a seu bel prazer, fingindo não saber onde cada barco quer atracar.
Saber apreciar a calmaria, saber se aquecer na noite fria, saber dar e receber amor com a noite, com o dia.
Não somos coitados (apesar de muitas vezes fingirmos ser), sabemos que existe a dor. Vai de você aprender a curá-la, vai de você aprender se recompor. E para isso é necessário criar e levar sempre consigo a caixa de primeiros socorros, para ser usada, seja que hora for. E caso precise emprestada... pegue a minha, a seu inteiro dispor.
Não esqueçam de apreciar o nascer e o pôr do sol.
Não esqueçam de sentir o cheiro de cada mar que você passar, pois cada mar exala um cheiro diferente.
Não esqueça a noite de olhar as estrelas e se porventura estiver chovendo, não deixe de assistir ao fabuloso show dos raios que vão cair.
Quando atracares em algum continente, ou em alguma ilha, não deixe de explorar o local tintim por tintim. Você irá descobrir novos animais, novos insetos, novos aromas, novas frutas, novas plantas, novas árvores, novas rochas esculpidas pela mãe natureza.
Esteja atento a tudo, esteja atento aos detalhes e não deixe nada escapar! São imagens e fatos que serão gravados em sua memória e por um motivo ou outro, podem nunca mais voltar.
Antes que eu me esqueça, durante sua viagem por este oceano, não deixe de ver o ballet dos golfinhos que com certeza em alguma hora estarão acompanhando seu barco para darem as boas vindas ao lugar onde habitam. Você também poderá ver peixes voadores, tubarões, graciosas baleias e uma infinidade de vida marinha que nem imaginamos.
Sendo assim, nunca esqueça de sempre agradecer ao criador de tudo isso por estas maravilhas e como um bom hóspede, sempre peça licença a cada lugar novo que você for entrar.
Veja a infinidade que este mar que navegamos nos proporciona. E muitos de nós acabamos olhando somente em uma direção e perdendo todo este espetáculo.
A única certeza que tenho é que quando partirmos dessa vida não levaremos roupas, não levaremos casa, não levaremos carros. Apenas levaremos o que estiver gravado aí dentro de sua "caixa preta", ou ainda como queira chamar: cérebro. Sendo assim, obtenha sim seus bens, suas lembranças, seus presentes, durante a viagem, porém não se apegue a eles como se fossem tudo nesta vida.
Esteja atento ao farol que indica a ilha ou o continente, e esteja atento aos sinais para que você não bata seu barco e ele naufrague.
Enfim, aproveite bem sua viagem, esqueça coisas mínimas, dê mais atenção ao modo como você navega do que a navegação dos outros.
Cuidado com os barcos piratas que vem para te sugar.
Cuidado com navegadores menos experientes para que você não os atropele e para eles não te atropelar. Não se esqueça também que além de nós, sempre existirão os navegadores mais experientes, nunca se acanhe em pedir conselhos.
Cuidado com a tripulação que você escolher para navegar com você ou ainda seja, sua família, seu namorado, sua namorada, seu esposo, esposa, amigos, filhos...
Talvez você necessite mudar de barco e criar uma nova tripulação. O que nunca deve ser considerado um problema e sim uma solução. E caso sinta saudade de parte da outra tripulação, você sempre poderá encontrá-los ou até mesmo em alguma hora eles poderem fazer parte novamente do seu barco juntamente com uma nova tripulação. Não há regras para isso. Basta entender, aceitar e saber que tudo sim sempre pode acabar bem.
Cuidado com os pequenos animais que lhe forem confiados a guarda, os quais se tornarão seus animais de estimação. E sempre que puder, não deixe de mostrar para eles também como este passeio é belo. Ensine-os o que podem e o que não podem fazer, o que deve e não deve ser feito. Afinal eles também estão aqui para a prender e só esperam que o seu capitão lhe dê as ordens necessárias.
Enfim, escreva seus mapas, escreva suas histórias, escreva seu diário de bordo para que os outros que virão depois de nós, possam tomar como base de partida o que é navegar por estas águas.
Afinal de contas, se navegamos por este mundo, pode ter certeza que é apenas de passagem. Pois nós não somos daqui.
Minha fortaleza é o Céu, minha casa é a Terra,
Minha Vida é Rastafari, minha purificação é o Mar,
Meu destino, em minha mente se esconde, mas só Deus sabe,
Meus amigos são o que importa,
Minha família e criação de tudo e todos é a África, com Jah no comando,
Um dia estarei lá, para uma visita fazer à Jah,
Todos sabem mas poucos admitem, que viemos de lá e voltaremos para lá.''
Senta de frente pro mar dando as costas pra todo o resto
olha ao longe e ve seus sonhos tão distantes e tão inatingiveis quanto o proprio horizonte. o vento lhe acarcia o rosto...a agua acaricia os pés... mas tudo é fora
Dentro é silencio...é escuro...é frio!!
Ele levanta, respira fundo e agora da as costas ao mar
precisa voltar...apesar de tudo, a vida o espera, assim como ele tambem espera pela vida. vai caminhando e deixando o horizonte cada vez mais longe
tão distante e inatingivel quanto seus proprios sonhos!!
Sou...
Sou como o vento, que sobra sem direção.
Sou como mar que correr sem razão.
Sou como o tempo, desgastado pela solidão.
Sou como uma leve brisa, no meio de uma forte ventania.
Sou o sumo da agonia.
Sou a pura essência da dor.
Sou tristeza sem fim.
Sou como estrela caída podre e ferida.
Sonho sem sonho.
Vida sem vida
Trevas sem luz.
Sou fim sem fim.
Sou o que restou de mim...
Sou NADA.
Teus Olhos Azuis
Teus olhos azuis
Da cor desse mar
Me fazem sorrir,
Me fazem chorar.
Teus olhos azuis
Da cor desse mar
Que cruelmente nos separa
Me fazem sentir
Vontade de amar.
Mas não sei se vou sobreviver
Somente vendo a sua foto
Sem poder te ter.
Bem sei que não me amas,
E nunca me amarias,
Pois ja tens o teu amor,
Estarei sempre sozinha.
Teus olhos azuis
Da cor desse mar
Me fazem sorrir,
Me fazem chorar.
Deitas sobre um fio de mar.
Alugas a tempestade,
porém, por que tem tanto medo da chuva?
Deixe de ser tão tola, tão covarde.
Dei me um braço de vento
para que eu possa tocar as nuvens.
Não esconda suas lágrimas
atrás de tais sorrisos, tais acordes.
Deixe os violões tristes falarem por si mesmos
fúnebres e trémulos.
Namastê
"O Deus que vive dentro de mim, saúda o Deus que vive dentro de ti"
Essa maravilhosa expressão hinduísta nos retrata e mostra ao mesmo tempo o respeito mútuo entre os irmãos terrenos, assim como, a constatação da existência e permanência do ou dos seres criadores dentro de nós, indiferente de qual cultura vivamos ou à crença religiosa que desenvolvemos ao longo de nossas vidas.
A expressão está para muito além de uma simples palavra jogada ao vento ou de um simples cumprimento, simboliza que mesmo em um país como a Índia, tão distinto culturalmente, as pessoas reconhecem a existência da criação em si próprias, reconhecem-se como parte do processo da criação e da evolução de si e dos outros, porque os demais também abrigam a criação em si.
O Deus que vive em mim, vive em ti também porque somos uma cadeia onde os elos não se rompem, podem ser trocados de local na corrente, mas nunca de separam, porque o material que a forjou funciona como um imã, aproximando os polos, sejam eles pessoas ou animais ou vegetais, não importa.
Nos somos o elo, unificado por um titânio universal chamado por muitos D'us ou outro nome.
Nessa cadeia universal, as peças, os elos, passam por transformações diárias, mensais, anuais e seculares, as culturas se transformam se ressignificam, mas a base da constituição continua intacta.
É a partir da compreensão da Criação em si, que podemos visualizar as demais Criações, as demais pessoas. É somente através do respeito pela Criação em mim, que chegarei a respeitar todas as Criações, porque existem em nós a partícula Universal.
Namastê é, em grande medida, a sabedoria do reconhecimento, da compreensão do outro, do problema alheio, que não e o meu e, que pode ser, em graus de mundos variados, muito maior do que o meu, em graus e em escalas.
O D’us que vive em mim, vive, porque eu vivo, assim como o que vive em você está ai, porque você respira.
Nesse mundo de muitos Deuses e Deusas as relações se estabelecem, se completam e complementam. Os variados Deuses e Deusas moram em nós, convivem conosco, nos abençoam....
Já dizia Yeshua (Jesus): “A casa de Meu Pai, tem muitas moradas.”
Namastê a você...
Como é doce o canto dos pássaros
Que ecoam pela janela ao amanhecer
Acompanhado de leve brisa, maravilhosa,
E saber que haverá uma nova oportunidade
Mais um fôlego de vida, e a possibilidade de mais um dia,
Desprender dos medos e incertezas e,
Agarrar as possibilidades e oportunidades
Trazidas pela vida em sua sublime chegada.
GRITO NOSSO DE CADA DIA
Sidney Santos
Águas fonte de vida
Poesia correndo pro mar
Amazônia querida
Trovadores vêm te abraçar
Céu azul e infinito
Flora trazendo alívio
Pedaço verde bonito
Para olhos, o colírio
Terra do Thiago Poeta
Do mundo enorme celeiro
Soltando um grito de alerta
Preservação Primeiro!
Da minha querida Santos
em homenagem ao Poeta Thiago de Mello
Precisei sentir o mar,abraçar o vento...
Sonhar bonito...
Abrir o pensamento.
Precisei me libertar de alguns pesos,
deixar lá atrás alguns erros do passado.
Enfim,optei por acalmar a alma,adoçar a vida.
Encostar no tempo e,pedir arrego.
Deitar na serenidade dos dias.
Ouvir minha voz inteiror,dar -me o real valor.
Não fugir de mim,nem da realidade.
Mas enfrentar as durezas da vida com a alma vestida de coragem e o coração blindado com a fé!
20/10/18
_Boa noite
Coração puro
Alma límpida como as água
Que correm no mar sem destino
Aflorando o sentindo do sentimento
A tornando um ser iluminado...
Sendo igual anjo que tanto amo...
Sob o delírio deste mundo,
Afogo meus desejos num profundo da escuridão....
Fechando meus olhos no esplendor da esperança,
Sois cada versão de um sentimento eterno amor...
No caminho escolhi sempre vou voar para te encontrar...
Mesmo se a morte me der outras vidas...
E ainda seguro minha respiração para te sentir ao longe...
As vezes duvido que estou vivo, quando me chama...
tudo é perfeito até quando acordo...
Com prerrogativa da ausência,
Sepultando o olhar entre as sombras...
A deriva do atroz sentimento que seduz,
Delicia cada voz do algoz perdido por teu amor.
O dia nasce o amor florescer aqui quem fala é Ds
O anjo que mexe na veia, o mar que se move e trás a sereia
O uivo do lobo que chama por outro o sol que clareia e se pôe no porto
O poder da natureza que trás a beleza com muito amor eu trago a pureza
O sol é um fenómeno de muito calor a chuva que molha tirar minha dor
A flor da manhã que logo floresce a vida é dada e tem muito estresse
A tal da tristeza é verdadeira a crise chegar e constrói barreiras
Com a bondade vem a felicidade muitos procuram encontrar a verdade
Tudo é difícil para se conseguir, muitos tentaram poucos vão caí
A criatividade vem do pensamento feliz por fora triste por dentro
A vida é dada à um propósito nascer viver depois ser morto.
Deus se faz mar quando meus olhos
o buscam,
me mergulha em suas ondas
de alívio e ainda assim se estende em sua infinita grandeza;
Reluzindo paz num horizonte de luz.
Onde as minhas angústias se curvam e,
meus medos são facilmente derrotados.
Quando Deus quer agir,
O silêncio se abraça á fé,
Montanhas e céus se movem,
E ele nos mantém de pé!
22 de novembro 2018
POESIA PARA NÃO ESQUECER
Garota de sonho e de luz,
De brisa e de mar,
Que trago inscrita na minha alma
E também no meu lembrar.
Leve consigo os meus sonhos,
O brilho do meu olhar,
Os meus sentimentos mais profundos
E as rimas do meu pensar.
Mas se acaso não puder
Ou for muita carga para o seu caminhar,
Leve ao menos a pureza do meu amor,
A certeza do meu amar.
Soneto de sentimentos
A vida é como as ondas
do mar que vão e vem
como as batidas do meu coração
com a solidão que derrama
da minha insurreição.
Meu coração é feito de cimento
Que vai voando com os meus sentimentos Que vai morrendo em meus pensamentos
Que vai voando com os meus batimentos.
Lua branca que cai do céu que vai navegando no mar de mel.
Morrer ou viver
não sei o que escolher
até a lua se escurecer.
Alma negra que derrama sangue do meu coração que vai morrendo na escuridão da minha ilusão.
Essa é nossa jornada
"A vida é como um rio
Que corre para o mar
E evapora até nuvem formar
E esta nuvem ela fica carregada
Volta pro mesmo rio
Essa é nossa jornada
E este rio deságua no mar
A vida é um ciclo temos que respeitar
Não adianta nadar contra essa correnteza
Temos de saber lidar
Com os mistérios da natureza
Quando a morte chegar
Ainda poderemos estar vivos
No pensamento de alguém
Na leitura de um livro
Ou então numa bela canção
Que representa uma forma de oração."
Olhar nos olhos dela foi como olhar o mar pela primeira vez...
Você sonha, se imagina lá, cria expectativas mas é surpreendido. Quando você vai se aproximando já consegue ver e fica admirado, quando chega bem pertinho já não surgem palavras para expressar tamanha admiração. É maravilhoso, você fica parado observando cada onda se formando e quebrando vindo de encontro a areia. De repente, enquanto aquela leve brisa toca o seu rosto, só observar já não te satisfaz, você vai de encontro para sentir, e com bastante cautela você apenas molha os pés, a inexplicável sensação te faz querer se jogar por inteiro na água, mas é preciso ir devagar, até uma pequena onda pode te derrubar. Esse é o momento que você precisa decidir entre guardar na memória ou enfrentar o medo das ondas e se jogar.
Olhar nos olhos dela foi como olhar o mar pela primeira vez.
*Quem Ela É!*
Ela é sol que raia na plenitude da escuridão
É céu é sol é Mar é chão
É poesia é chuva no sertão
Seus olhos brilham como luz
Seus cabelos Ruivos
E sua boca linda seduz
Ela fala com voz de silêncio
Ela é diferente
É Rio é Mar é água corrente
Daquelas que seduz a gente
Sobre ela eu tenho muito a falar
Eu poderia falar tudo ,
Poderia falar que ela é uma princesa,quem sabe uma Deusa talvez Justificaria a sua beleza
Princesa?
Deusa?
Não! Não tenho certeza
Certeza sim de uma coisa eu tenho
Uma mulher igual a ela não se encontra por aí,
Ela pode ser tudo
Mais para mim será meu eterno colibrir!
