Textos de Mágoa
Uma sensação sentida um dia, volta novamente;
Aquela sensação em que a vida muda de repente;.
Quando você sente que a pessoa que está ao seu lado;
Já não tem mais o mesmo sentimento entusiasmado;
E você já sabe, esconde, mas já sabe a verdade;
E você finge que não sabe, falta de sinceridade;
E você já sente, não mostra, mas já sente a dor;
E você já mente, pra você mesmo, que há amor;
Você a olha nos olhos e percebe que ela mudou;
Não há nada pra fazer, a não ser esperar o esperado,
Nesse momento, eu só estou confirmando o temor;
Acreditando na desacreditada esperança de estar enganado;
É fato confirmado, persistir no mesmo erro é lamentável;
Um ato desorientado onde quem se condena sou eu mesmo;
E nada que eu faça mudará o que ela sente, era frágil;
E no julgamento da culpa, me torno um réu indefeso;
Culpado! Por acreditar que desta vez seria diferente;
Culpado! Por não dar valor a quem o merece realmente;
Culpado! E sei muito bem o preço a ser pago;
Culpado! Por te amar na intensidade certa...
Mas no momento errado.
De tanto tentar,
Resolvi desistir
De tanto lutar,
Resolvi me entregar
De tanto ir atrás
Me cansei, e resolvi deixar pra trás.
Parei pra pensar se valia a pena.
Cheguei a conclusão de que sim,
Mas acabou minha vez de bradar nessa arena
Numa batalha que já chegou ao fim.
Perder não está em meu coração,
Mas eu já o perdi faz tempo
Chega dessa alucinaçao
E desse ressentimento.
Tudo no final acaba assim,
Do jeito que começou
Vazio e solitário
Como o buraco em meu peito.
Eu mergulhei tão fundo nas minhas mágoas que me afoguei.
Deixei acumular as dores que me afligem, deixei juntar cada mágoa que já estava quase inexistente ali... eu me deixei morrer.
Eu me deixo morrer cada dia um pouco mais para que você possa viver em mim. Eu me coloco em segundo lugar para que você ocupe o primeiro. Eu me deixei ir para que você pudesse ficar...
As crianças vivem brincando e algumas vezes acabam brigando, mas sempre voltam a brincar juntas! Por que os adultos brigam e param de se falar ? Criam rancor em seus corações, mágoas na sua alma e até ódio um dos outros ? Por que não são como as crianças que brigam e voltam a brincar ? Simplesmente porque as crianças tem um coração bom para perdoar! Não guardam mágoas ou rancor!
Crianças são felizes por saber amar.
Toda cura é um processo. Até uma ferida precisa de tempo para cicatrizar. No começo ela sangra... Você precisa estancar o sangue, dar um basta naquilo que pode te matar.
Você estará frágil. Sendo assim, pense muito antes de ficar mostrando os seus machucados para alguém, que muitas vezes, não irá se compadecer da sua dor.
Passado o susto, precisa seguir adiante. Isso inclui evitar esbarrar em algo que tire a casquinha do seu machucado. Ou seja, fique longe daquilo que vai fazer a sua ferida abrir e sangrar. Parece óbvio, mas na prática, vejo muita gente voltando e procurando abrigo nas mesmas pessoas, e nos mesmos lugares onde sofreram todo tipo de violência.
Depois que a ferida fecha, e a dor já não se faz presente. Você tem que passar por um novo aprendizado... O de cuidar da cicatriz. Não procure milagre, sua cicatriz não vai sumir! A beleza está em aprender a viver com ela.
Não é difícil abrir mão de um grande sonho, difícil é abrir mão de tudo o que a gente projetou, enquanto sonhava.
Tentar entender porque o outro te feriu? Pensa numa roubada... Isso muitas vezes pode te paralisar. A cura está no seu auto resgate! Ame-se, cuide-se, proteja-se. Você é o seu bem mais precioso, nunca duvide disso.
TEMPO
Há no tempo do tempo um tempo
em que o tempo conspira.
Passa ligeiro num sorriso.
Passa manso em agonia.
Aflito para.
Ansioso não anda.
É tristeza que não avança.
Há no tempo do tempo um tempo
em que o tempo é mistério.
Mestre de ocasião oportuna.
Ensejo de pergunta.
Dono de certezas.
Soberano de passados e futuros.
Regente de presentes gaiatos.
Concubino do universo,
é algoz da minha saudade.
Vaga que traz, onda que leva.
Há no tempo do tempo
Um tempo que é mágoa,
dor e olvido.
Tempo de luto.
Tempo de cura.
Eu entendo que isto é a voz de Deus falando ao meu coração. Contudo, é muito difícil pôr em prática este ensinamento diante das decepções, das indiferenças, do descaso, das indignações, de a gente receber coisas inesperadas de quem não se esperava.
Isso nada tem a ver com depressão ou sentimento de rejeição a ponto de alguém sugerir tratamento com psicólogos, pois há pessoas que confundem espírito com psiquê ao que de maneira elementar e grotesca podemos responder: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Muitas vezes, problemas de ordem moral afetam o estado espiritual ou psicológico, mas as pessoas não percebem onde está o problema. Seria necessário que elas fizessem uma selfie da alma, e não utilizassem filtros para maquiar os defeitos; esta seria uma forma de avaliar o interior e reconhecer que pontos-gatilho anímicos estão necessitando de tratamento e regeneração. Freud não explica! Mas Deus sabe de todas as coisas.
Que se vá ao médico, mas que nunca se esqueça do Médico dos médicos, Jesus, pois é ele quem vai tratar de todos os teus problemas emocionais, morais, espirituais, psicológicos independentemente das ciências dos homens.
Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência;
a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja convosco.
1 Timóteo 6:20,21
Permaneça fiel a Deus por continuar sendo agradável aos olhos dele independentemente do mal que te causem.
Esta história de que “A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA”, não passa de falácia, de uma grande jogada de marketing.
A realidade é que “A PRIMEIRA IMPRESSÃO POSSIBILITA”, seja um emprego, uma entrevista, um encontro, uma oportunidade, a venda de produtos e serviços, uma amizade, uma paixão, um amor, etc. Assim sendo, a primeira impressão é importante, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!
Todos nós já encontramos e ainda vamos encontrar pessoas maravilhosas que nos encantam no primeiro momento, podendo assim surgir uma grande amizade, uma paixão ou até um amor. A vida é assim.
Acontece, porém que muitas vezes a pessoa maravilhosa que nos encantou, ao longo da convivência nos proporciona decepções, humilhações e todo tipo de falsidades e maldades, revelando assim o seu verdadeiro caráter. É esta IMPRESSÃO QUE FICA!
O inverso também é verdadeiro, ou seja, em algum momento você "não foi com a cara" de uma pessoa quando a conheceu, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos!
Eu por exemplo, tive amigos que devido ás últimas atitudes praticadas revelaram-se pessoas falsas, de mau-caráter, pessoas do mal. Posso até estar enganado, mas “A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA”. Infelizmente foi esta impressão que ficou, é este conceito que tenho dessas pessoas. Lamentável!
Lembre-se sempre, "A Vida Anda"
SEREI EU, TU E NÓS
Serei tu, serei vento,
Serei oceano, serei filho do tempo.
Fui negado, mas aprendi a ser birrento, não aceito o mundo de outra forma, sou um puro egoísta que silencia e não volta.
Serei eu, serei tornado, serei fogo, serei filho do caos.
Tomado pela dor da mágoa, sangrando e fingindo não ser nada, respingo tudo no chão, mas no fundo, sou filho do nada.
Serei nós, serei neve, serei terra, e no fim serei um peixe, que apenas nada.
A vida não é e nunca foi um conto de fadas. Passamos por dificuldades o tempo inteiro, lutas infindáveis e pelo cansaço físico e psicológico.
Somos postos a prova todos os dias, decepções, partidas, mágoas, tristezas... Não podemos esperar que tudo seja fantasia ou que sempre vamos estar de pé.
Estou CANSADA de pessoas que vão e não ficam, de quem se aproxima e me faz criar afecto e depois me tira tudo tão friamente, farta de expectativas que viram desilusão, farta de felicidade que vira dor, farta de actos que contrariam as palavras, farta de sorrisos que viram lágrimas, farta de gargalhadas que viram gritos, farta de tempo feliz que vira tempo desperdiçado, farta de lutar por quem não luta por mim, farta de dar de mim a quem não sabe receber, farta de me esforçar por quem não valoriza. Farta de fingir que está tudo bem, farta de conter o choro quando toca aquela musica, farta de ter que sorrir quando só me apetece chorar, farta de ser amável quando me apetece mandar tudo pro c******, farta de não aprender a manter o coração fechado, farta de aproximações que viram afastamentos!
Eu preciso de ti, pára de me dar o melhor para a seguires me dares o pior, pára de me tratar bem para depois me tratares mal, pára de me dar importância para me ignorares em seguida, pára de ser o melhor do meu mundo para depois virares a minha maior mágoa, pára de me fazer sonhar para me fazeres depois cair na realidade tão violentamente. Pára de aparecer nos meus sonhos, de me ocupares os pensamentos, de estar comigo em cada segundo, de seres a ultima pessoa em quem penso antes de dormir, de seres a primeira em quem penso quando acordo. Pára de ser complicado, pára de complicar a tua vida e a minha.
Apenas F-A-R-T-A e C-A-N-S-A-D-A!
Lembranças
Hoje é o dia de recordar os que partiram e, por costume, temos o dia das crianças e os dias dos adultos (pais, mães, avós, etc.). Tem um santo pra cada dia e até um dia pra todos os santos. Talvez falte mesmo é o dia do perdão e do esquecimento das coisas insignificantes.
Se é pacífico que não trouxemos nada e nada levaremos, realmente não faz sentido brigarmos tanto por estas coisas.
Talvez falte o dia de falar com os pais e se não tiver assunto, basta dizer que sente falta.
Nada é realmente tão importante quanto aquilo que perdemos e não faz sentido pedir perdão para os mortos.
Fácil é dizer ou pensar que perdoamos alguém que nos casou algum mal.
Difícil é esquecer o sentimento de mágoa que o mal nos provocou.
Todavia, conviver com sentimentos de mágoa é muito ruim para nossas vidas física e espiritual.
Evite sempre causar mal a alguém e procure esquecer seus sentimentos de mágoa.
A DEPRESSÃO E O JOVEM
A depressão é uma doença que vem atingindo os jovens cada vez mais cedo.
E o que leva a depressão a surgir, tanto em crianças quanto em jovens, de forma geral é, a meu ver, uma inquietação pela busca do TER antes do SER, o consumismo desenfreado, alimentado pela mídia televisiva, escrita e a internet, bem como a perda da autoestima e a falta de um propósito de vida.
Assim, o contingente de jovens em estado depressivo, vagando de consultório em consultório, com vagas esperanças de cura e com tristes prognósticos de internação em um hospital psiquiátrico formam uma grande leva de pessoas que iniciam sua vida adulta tristes, cansadas e desanimadas, para quem a vida parece não ter lógica alguma e a morte se apresenta como uma tábua de salvação.
Muitos me perguntam se a depressão é hereditária. O fator genético deve ser considerado. Acredita-se que haja uma base genética, já que pessoas com história familiar de depressão apresentam maiores chances de “fazer” a doença em algum período de sua vida.
Os sintomas mais comuns e recorrentes de quem pode estar com depressão, tendo em vista que é uma doença com muitos sintomas, são:
• Sentimentos de inutilidade, baixa autoestima, desamparo ou falta de esperança.
• Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade, medos.
• Dormir mais ou menos que o normal.
• Comer mais ou menos que o normal, se alimentar mal.
• Dificuldade em se concentrar ou em tomar decisões, falta de assertividade (a pessoa que não sabe dizer NÃO quando é não).
• Perda de interesse em participar de atividades habituais e cotidianas.
• Redução da libido (desejo sexual).
• Recusa em estar com outras pessoas.
• Sentimentos exagerados de culpa, tristeza ou ódio (aparente ou não).
• Perda de energia ou sentimento de cansaço.
• Pensamentos de morte e suicídio.
Devemos lembrar que as drogas ou bebidas usadas com assiduidade contribuem para o agravamento do quadro, pois os jovens costumam buscar as drogas ilícitas e a bebida alcoólica justamente por apresentar uma depressão bem sutil. Ao invés de pedirem ajuda aos pais ou aos profissionais de saúde, eles buscam o “remédio” para suas dores morais e frustrações em barzinhos e festinhas, na maioria das vezes por sugestão dos “amigos”, que na verdade são “amigos da onça”.
Desta forma, os pais, quando perceberem ou detectarem que seu filho tem ou caminha para uma depressão, observando os sintomas acima, devem procurar escutar o filho, encorajá-lo a falar sobre seus sentimentos e dores, oferecer apoio; não tentar resolver os problemas dele, apenas escutar e, com simpatia e compreensão, sugerir que procure ajuda de um profissional de saúde mental competente.
Além disso, estes são outros cuidados importantíssimos para os pais:
• Não criticar, pois as pessoas deprimidas são muito sensíveis e isso pode fazê-las desmoronar.
• Não tomar a depressão do outro como sua culpa.
• Não pressionar a pessoa, incitando-a a reagir, porque a depressão é uma doença fisiológica e, como tal, necessita de medicamentos para seu tratamento e cura.
• Não assumir as responsabilidades dela.
• Não perder a paciência, pois a pessoa deprimida pode estar irritável.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a depressão tem cura. É importante que, ao perceber os sintomas, a pessoa procure atendimento psiquiátrico e psicoterápico, pois o quanto antes for iniciado o tratamento mais rápido o doente voltará à sua vida normal.
O tratamento medicamentoso pode ser realizado com o uso de antidepressivos alopáticos que são muito eficazes. Estes constituem um grupo de medicamentos químicos que têm o objetivo de restabelecer o equilíbrio na comunicação dos neurônios. Atualmente temos vários tipos de antidepressivos, cada um com sua indicação específica de acordo com a recomendação do médico psiquiatra.
Os medicamentos antidepressivos, de modo geral, não causam sonolência, nem dependência, e não precisam ser tomados para o resto da vida, salvo alguns casos em que a depressão se torne crônica, pois o importante é a qualidade de vida.
É bom ressaltar que o início dos efeitos benéficos dos medicamentos não é imediato, necessitando de um período de aproximadamente 3 a 4 semanas para começar a mostrar resultados. Da mesma forma, deve-se ter em mente que o tratamento da depressão é de médio e longo prazo, levando em média de 4 a 8 meses, podendo estender-se até um ano ou mais. Isso tudo vai depender da gravidade da doença e da resposta do paciente ao tratamento.
A psicoterapia é mais um instrumento terapêutico de grande importância, pois ajuda a pessoa a se conscientizar da doença e que precisa de ajuda e de se autoajudar, identificando em si mesma pontos importantes que possam ter contribuído para o desenvolvimento da depressão, ao mesmo tempo em que possibilita a elaboração de estratégias para driblar esses fatores.
Associados à alopatia (prescrita pelo psiquiatra), a homeopatia e os Florais de Bach dão ao tratamento uma interação sinérgica, de excelentes resultados.
O exercício da espiritualidade, seja qual for a denominação religiosa, é muito importante também, assim como o apoio e a participação de familiares e amigos durante o tratamento.
A reincidência é muito comum na depressão. Muitas pessoas têm uma melhora aparente e, por vontade própria, param com a medicação de supetão e não avisam ao médico. Aí pode ocorrer o chamado “efeito rebote”, quando os sintomas retornam com maior força. E muitas delas se esquecem ou não foram orientadas de que o medicamento apenas estabiliza os sintomas - é como se fosse uma muleta temporária, para que essas pessoas tenham tempo para fazer sua reforma intima de atitudes, comportamentos inadequados, emoções desarmônicas, mágoas etc. que acumularam em suas vidas. E é nesta parte que a psicoterapia entra, com toda a sua importância na conscientização do problema que levou à doença.
O mundo gira
E nada muda
A indiferença preenche
Lacunas que nem existem
As vezes lembro
O que era pra ser
E nada cooperou
Até que se torna claro
Que nada precisaria acontecer
Para que algo mudasse
Pois não ia
Por falta ou excesso de forças
Nao dá pra saber, sempre assim
A certeza da incerteza
O grito da criança muda
E olhar do cego
Resplandece
Cicatrizes
Marcas deixadas por acidentes ao longo da vida.
Marcas deixadas por acontecimentos ao longo da vida.
Cicatrizes na pele são facilmente removidas ou amenizada a aparência.
Mas... e as cicatrizes causadas por dores e sofrimentos? Por magoas? Por desilusão?
Como removemos esse tipo de cicatriz?
A única forma de remover essa cicatriz dos nossos corações é com o perdão. É perdoando a si mesmo. Por ter permitido passar tanto tempo com feridas que lhe causavam cicatrizes. Remover uma cicatriz é colocar amor no lugar da ferida. É se entregar a Deus e deixar ele cuidar de vc, da sua vida. Das suas dores e remover todas as cicatrizes. Mas para essa cirurgia ser bem sucedida. Precisar ser verdadeira e de coração. Se entregue, viva, seja feliz, seja amor. Deixa Deus operar.
Coração é o órgão muscular oco dos vertebrados, na cavidade torácica, que recebe o sangue das veias e o impulsiona para dentro das artérias; é dividido em duas partes: direito ou venoso, e esquerdo ou arterial. Nos mamíferos e aves, é composto por duas aurículas e dois ventrículos; nos peixes, por uma aurícula e dois ventrículos; nos anfíbios e répteis, por duas aurículas e um ventrículo. E hora de relaxar o corpo e o ritmo cardíaco já estou diminuindo para adormecer.
CORAÇÃO Tu ... tu ... tu....
Representante do meu corpo que é singular, se faz a funcionar
Máquina que bombeia o meu alimento, do corpo e do espírito
O seu movimento é arte retratada na emoção do seu ser
Simboliza o bem querer
O compasso do seu marca passo contínuo é regular
Reflete paz e tranquilidade está em plena normalidade
Subitamente em ritmos frenéticos disparou nos seus altos e baixos
Gozos ou dissabores descompensou
Se entrega, se doa, se engana, se rebeldia, se ama
Se deleita, se encontra mostra as euforias
Se perde, se ilude e nos magoa
Que beleza demonstra na sua harmonia dos afetos
Emana delicadeza no encantamento das poesias
Hedionda ironia manifesta na indiferença
Não tem diplomacia nas explicações mal compreendidas
Sensibiliza alma e recria a matéria
Enigma indecifrável da ciência dos amores
E agora a máquina parou, para onde foi, se foi o amor
Doutor por favor reanima, preciso de adrenalina
Coração “tuuuuuuuu” ........
Acabou.
Cassia Guimarães
É terrível como ele te faz se sentir só. É terrível como você se sente ausente mesmo deitada ao lado dele. É terrível como para mim, ver você sofrer por ele é mais doloroso do que a dor que me dói, por não te ter.
Você tenta se convencer de que ele é definitivamente a pessoa certa e ignora todos os sinais de que não é. A vida tenta te avisar, mas o ego é maior do que a sua vontade de amar de verdade.
Dói o meu não poder. Não poder ajudar. Não poder te dizer
Não poder te apoiar. Não poder estar ao seu lado. Me dói tudo o que tenho pensado, tudo que venho sentindo. Me dói perceber que quanto mais eu me disponho a te alcançar, mais longe você parece estar indo.
Será q você sabe o tanto que você me machuca?Será q vc sabe o quanto dói oq vc faz?
Sei que posso te magoar às vezes também mas eu estou tentando melhorar será se vc também está?
Se ao menos vc soubesse,ah como seria melhor.
Será q vale a pena isso continuar?Ou será q dor da distância é maior?
Será q vc se importa comigo?Será que sou algo para você?
Ah se você pudesse me responder!
Tem ora que você parece se importar outras que você insiste em me maltratar.
Ah se eu apenas criasse coragem e te falasse o quanto você me faz mal
Será que você iria parar?
Os cortes por dentro já são profundos e eu ainda insisto em te amar
E no meio meio de tantos serás e de um choro silencioso pela madrugada eu te imploro para me deixar.
Relacionamento
Tudo começa com muito calor e paixão, não enxergamos os limites e muito menos as consequências dos nosso atos, todos os inícios são iguais. Em seguida a paixão amadurece transformando-se em "amor"... aí ferrou! Parece que rachaduras surgem deixando o vento frio da responsabilidade entrar e diminuir o calor do casal. Nesse momento o homem é focado em realizar todos sonhos e desejos que a amada demonstra, sentindo-se capaz de alcançar a lua para sua satisfação. Mas aí nasce outro problema, quando as batalhas terminam e as conquistas estão disponíveis para usufruto da musa, ela se sente frágil, não está preparada para um relacionamento perfeito que a sufoca, ou sentiu-se abandonada e sem carinho durante o tempo em que o homem batalhou para atingir as metas desejadas.
Assim é a vida na maioria dos relacionamentos, um lado, geralmente os homens, conquistam a tão sonhada estabilidade terminando sozinhos e magoados, sem nunca entender a falta de cumplicidade e parceria da mulher que tanto planejou ao seu lado.
