Textos de Mãe para Filho
Eu perdi o meu colo...
Não é fácil lidar e administrar o sentimento de que a pessoa que mais te amava nessa vida e te fazia sentir protegida, abaixo de Deus, não está e não estará aqui nunca mais. E que somente quando eu morrer, terei a chance de vê-la novamente.
Por mais fé e força que eu tenha em Deus, por mais maturidade que a idade e a vida me proporcionem, esse colo de mãe faz uma baita falta.
Imagino como se sentem as crianças e jovens sem colo de pais vivos.
Tá, eu sei, é o ano da quinua, Março vem chegando a galope e organização é uma coisa que eu desconheço. Tem dias que sou teimosa, e dias que sou teimosa também. Minha mãe me irrita e do meu pai acho graça, toda filha deve ser um pouco assim, pende pro lado do pai pra não esquecer sua porção bibelô, mas, ás vezes, defende a mãe com unhas e dentes pra provar a si mesma que é possível unir duas vontades femininas.
Não é do amor, nem do afeto, é desses dias irritantes de esperas intermináveis, que, terminam com uma passadinha na casa eterna de todos nós que estou falando. Quando nada dá certo porque eu sou teimosa e desorganizada. Ah! claro, eu esqueci, e pelo visto eles esqueceram também que sendo a mais silenciosa das criaturas prefiro os abraços aos conselhos.
Se pai e mãe soubessem o quanto abraços são "infinita mentes" (o corretor deu uma mãozinha aqui) melhores conselheiros que palavras...
Se eu soubesse um jeito mais fácil de resolver tudo sem essa passadinha na casa eterna pra ganhar colo, abraço e bolo... Eu até sei...
►Em Suas Asas
Eu preciso de você aqui
As escolhas que eu fiz na vida,
Agora estão me deixando infeliz
Eu preciso de seus conselhos,
Como nos velhos tempos
Não sei o que devo fazer, estou perdido
Você iria saber, volte para o seu filho.
Você sempre disse para eu ter fé em Deus,
Mas, ele a arrancou de mim
Por que então não devo me tornar um ateu?
Eu sinto sua falta, toda hora,
Quando vejo sua foto, uma lágrima rola
Tenho pesadelos, tenho sonhos perfeitos
Vejo você em todos eles,
Mas não consigo te acompanhar,
E logo te vejo repousar sobre as nuvens
Como Ícaro eu tento, em vão, te abraçar
Mas acabo ficando cego por conta das luzes
Você não sabe o quanto sinto falta de te atormentar.
Estou escrevendo para que saiba,
Para que anote minhas dores
Pois, quando eu te encontrar de novo,
Entenda como eu estava só em casa
Você recebeu as minhas flores?
Aquelas que joguei sobre a terra?
Sinta-as, pois, minhas lágrimas tornaram-se eternas.
Estou chorando, junto a chuva, a sua falta
A saudade que tanto sinto hoje, me maltrata
Eu não sei como sobreviver nesse mundo,
Você me deixou quando eu ainda não estava preparado,
E nem mesmo me disse "Sinto Muito".
Sinto falta de brigar com você
Sinto falta de almoçar com você,
De chegar da escola e você me receber
Eu queria ter lhe dito o que estava guardado,
Que eu te amo de mais,
E que eu sempre serei o seu garotinho atentado.
Às vezes eu te vejo nas fotos,
Quando não estou chorando, quando estou sóbrio
Apenas para tentar te imaginar ao meu lado
Para que meu coração seja reconfortado
Mas, ele sempre acaba ficando desolado
À espera do amor que se fora,
De um carinho enterrado.
Jamais estarei completo, acredite
Prometo-te que não haverá ninguém que sare,
O vazio que em meu peito existe
E, em mais um término de carta,
Espero que eu te veja em uma noite estrelada
Receba o amor do seu filho e o acolha em suas asas.
Guardiã do amor, fonte de sabedoria, aquela cuida de noite e de dia.
Que ao dormir com os filhos sonha e ao acordar, em oração, aos filhos pede.
Que gera no ventre, mas que dá à luz com o coração.
E neste pulsante carinho abraça seus filhos em qualquer condição.
Desejamos um dia de alegria, reconhecimento e que todos os outros dias sejam de uma grata admiração.
www.facebook.com/psibrunobarcellos
www.instagram.com/psibrunobarcellos
Sou sua semente de tudo que faço na terra penso em você
Entregou sua juventude para ter essa honra atributo de mulher
Por muito tempo se ocupou por mim, não só mais fez mais que seu papel
Me amou me educou me tornou melhor
Com certeza minha amiga de confiança, melhor abraço não há
Vocação como nunca por seus filhos se doou, deixou tudo e a seus filhos se dedico
Meu sim com humildade luz do mundo, musa do poeta cancioneiro
Para as outras pessoas nossas fraquezas são expostas, nosso ser e criticado mais sei que quando chegar como um rei por você sou recebido
Me faça esquecer a rigidez da vida, me lembra como é bom ser criança e ter você
Não pergunte por onde andei, deixa a saudade nós confiar este momento
Espero que um dia eu sinta um pouco que vocês com essa dádiva sentem com seus filhos
Que os que não tiveram essa oportunidade em vida de encontrar sua flor
Saiba nos braços do altíssimo o que e ter família
A dor que ti fiz passar um dia com desobediências e peripécias a vida pago em dobro
Se falto uma pessoa melhor da minha parte, não foi a senhora, fechei por muitas vezes os ouvidos para suas moções
Há de um dia eu nunca vou deixar você por mim mais uma vez chorar
Que a fraqueza do seu olhar ilumine meus passos me guie
Me ame, me abrace querida mãe.
Mês de maio
Houve um tempo que este mês simbolizava para muitas mulheres o sonho de casar, acho que era um bom tempo esse, pois sonhos e expectativa giravam em torno do casamento, mas o tempo passou e a modernidade tomou conta dessas histórias, e por fim hoje as pessoas casam-se, não generalizando, mas já não mais pensando na vida a dois o famoso “pra sempre” tomou conta da individualidade, o amor existe mas agora com uma praticidade incrível de dissolução. Eu ouço e vejo pessoas falando de seus relacionamentos, vejo as religiões doutrinando casais, mas o que será que Deus vê nos relacionamentos atuais? Muitos se amam verdadeiramente e colocam Deus em tudo, mas existem alguns que resolveram fazer o tal de relacionamento aberto, eu em minha opinião chamo isso de desvio de caráter, mas cada cabeça uma sentença. E onde há DEUS sempre haverá amor e nada que vem de fora ou modernismos exóticos irão atrapalhar aquele que foi e ainda é o sonho de muitos, resgatando a cumplicidade, a carinho, a ternura e amor de um casal que se amam. Também neste mês tem o dia das mães, para muitos uma data puramente comercial, onde se tem uma espécie de natal em maio, que alavanca e muito o comércio, mas o que é pior, alguns lembram que tem mãe somente nestas datas, e o resto do ano? Bom quem sou eu para julgar, eu já não tenho mais a minha, mas sinto falta de poder ter alguém para chamar de mãe, pedir conselhos e tudo mais, e sabemos que ninguém neste mundo fica em solidão se tiver sua mãe, mesmo não sendo um bom filho, ela estará lá para te aconselhar, dar um “pito” se precisar, ou fazer aquele cafezinho que só ela sabe fazer.... Feliz você que esta lendo e pode dizer para sua mãe: “Eu amo você”, pois ali esta alguém que tem um amor incondicional por você, ela quer o seu melhor, e se caso você não tenha conseguido um diploma ou ter ficado rico, pra ela você sempre será um príncipe... Valorize quem te ama... Mário Quintana foi feliz quando fez um pequeno poema sobre mãe que diz assim: São três letras apenas, as desse nome bendito: três letrinhas,nada mais... E nelas cabe o infinito é palavra tão pequena confessam mesmo os ateus: És do tamanho do céu e apenas menor do que Deus! Bom mês de maio para todos.
Gosto do cheiro a terra molhada.
Do aroma do campo.
Da brisa que cruza no mar com o canto do vento.
Da água fresca que percorre o leito do rio.
Sombras dos choupos nas suas margens.
Perfume das flores.
Dos gritos das papoilas.
Gosto da chuva miudinha.
Da água fresca da fonte.
Dos seixos, fragas, pedras atiradas da ponte.
Do canto dos grilos nas noites de insônias.
Das cegonhas no lameiro.
Do coaxar das rãs, nas águas do rio
Gosto da mãe natureza, respeito a sua vontade!
Existem pais que esperam que os filhos os tratem com amor quando a velhice chegar, mas quando seus filhos eram crianças, esse amor não existia.
Também existem pais que não amam seu próprio filho, mas para o dos outros são heróis, estes são hipócritas e não tem nenhum bom exemplo para deixar.
SER O QUE QUISER
Ser mulher
é ser geradora de vida
é ser quem sangra todo mês
para que o mundo prossiga
Ser mulher
é ser o ser
que faz o mundo girar
mesmo sem ser reconhecida
Ser mulher
é ter o quadril deslocado
pelo ser que vai ser
o ser por ela mais amado
Mulher
você pode ser tudo
só não seja
o que não quiser
Aos Meus Amores
Irmãs inseparáveis era eu e minha Estrela, hoje só posso vê-la de longe.
Amantes inseparáveis era eu e minha Estrela, mais logo tive que admirar seu brilho de longe.
Amigas inseparáveis era eu e minha Lua, por infelicidade tive que suprir sua presença te olhando de longe.
Ainda tenho o Sol, aquece meu coração, faz meus dias serem menos dolorosos... Mas sei que logo sentirei seu calor de longe.
A ausência ocupa espaço. Um espaço enorme, tão grande que deixa tudo apertado, principalmente o coração. Tão apertado que chega a doer. Muito.
Ninguém imagina quanta falta se pode sentir de um abraço, de um beijo, de um perfume, uma conversa, da mera presença, simplesmente a existência de alguém, até esse alguém ir embora. Principalmente quando esse alguém é nossa própria mãe.
Eu precisava externar meus sentimentos além de meu próprio pensamento, além do meu coração. Não com o propósito de que alguém venha a lê-los, mas de que eles permaneçam em algum lugar neste mundo para quando eu também me for.
Quando pudemos comemorar seus 90 anos, apesar da dor que ainda nos cercava pela perda do pai, achei que tínhamos tudo pra dali dez anos fazermos uma festa chamada "Mamãe Faz 100 Anos", como o filme do Carlos Saura... mas dali pouco tempo, isolados pela pandemia por quase dois anos, lá estávamos nós, presos em casa sem poder nos divertir e desfrutar da companhia um do outro em momentos descontraídos, mas aproximados pela condição da clausura. Meu medo de trazer alguma coisa ruim que te fizesse mal a cada vez que tinha que sair de casa, consumiu minha alma, esgotou o meu corpo (e mais ainda o seu, motivo pelo qual não consegui mantê-la aqui conosco). Mas isso me fazia sentir vitorioso ao conseguir te poupar, Mãe.
E com o passar do tempo, com o ocaso de tua disposição e vontade, assumi certas responsabilidades que, às vezes, podiam parecer obrigação ou até mesmo inquietação, mas que no fundo eram aprendizado e satisfação. Levá-la às consultas, aos exames, parar para comer empada ou passar no mercado na volta, eram essas as "responsabilidades", Mas de todas elas, o momento do banho guardo como o mais emblemático, o que mais representava meu amor e cuidado pela senhora. Lavar seus cabelos, esfregar suas costas, conduzi-la do banheiro ao quarto, secar e pentear seus cabelos, depois vê-la passando seus hidratantes, limpinha, cheirosa... era uma sensação de dever cumprido. Lembro que sempre que eu ouvia da senhora a péssima frase "só te dou trabalho", seguida de sua reflexão "você não tem obrigação de fazer isso" eu pensava: tenho, CLARO que tenho! Era o MÍNIMO que eu podia fazer pela única pessoa a quem verdadeira e incondicionalmente eu amei, como pela senhora fui amado igualmente, sem interesse ou piedade. E curiosamente, tanto tempo depois de não mais fazer essas pequenas tarefas, quando as recordo sinto falta de executá-las. A senhora me ensinou ao longo dos 59 anos que convivi com a senhora diariamente, quase que 24 horas por dia ao seu lado, que tudo vale a pena, tudo tem sentido, tudo é sublime quando feito por amor.
A única coisa que me arrependo é não ter sabido agir, da mesma forma que agi com a senhora, com meu pai. Todo sufoco que passei (ou melhor, passamos) com ele me ensinou a como cuidar da senhora. Falhei, e muito, nesse cuidado. Hoje percebo que poderia - e deveria - ter tido muito mais atenção e carinho nas minhas "obrigações" para com a senhora. E por mais que a senhora tenha me dito em vida que fiz muito mais do que eu podia, assim como tantas outras pessoas me disseram o mesmo, guardo essa dívida em meu coração. Eu deveria, eu queria ter feito mais. Muito mais, e ainda assim teria sido pouco. Preparar seu café, separar seus remédios, fazer nosso almoço, ajeitá-la para a soneca, oferecer um cappuccino, regar suas plantas (é, mãe, perdão, mas elas estão quase mortas... não tenho me disposto a fazê-lo já que a senhora não está mais aqui para apreciá-las), mandar mensagens para saber se estava tudo bem enquanto eu saía para trabalhar, fazer mercado ou qualquer outra coisa que me tirasse de perto de você... todas essas coisas me marcaram e ainda se distinguem em minhas lembranças.
Poderia ficar escrevendo aqui por horas, mas já me excedi em palavras. Como eu disse, só queria registrar, em qualquer lugar que fosse, meu sentimento acerca do quanto te amei, do quanto me senti amado pela senhora. Qualquer homenagem que eu já possa ter lhe feito nunca alcançará o tamanho de meu amor ou o tamanho da tua grandeza como ser humano, como mulher, como Mãe.
Obrigado por tudo, Dona Lourdes. Encerro com a última frase que - graças a Deus - pude te falar olhando nos olhos: te amo mais do que tudo nesta vida.
Reflexões sobre a habilidade humana de justificar falhas.
A riqueza da natureza humana apresenta-se, por vezes, através de sua capacidade quase artística de criar argumentos que justifiquem suas próprias negligências e faltas. Esta habilidade, que poderia ser utilizada para fins construtivos, é muitas vezes direcionada para mascarar erros, transformando vilões em heróis aos olhos de quem está disposto a escutar. Como lobos que, perante o tribunal da sociedade, vestem peles de cordeiros, pessoas transfiguram-se em inocentes e puros, através do poder da palavra.
Esta capacidade de alteração da realidade não se limita à autodefesa superficial, mas se estende também ao relato de acontecimentos, contando mentiras como se fossem verdades indubitáveis. Esta prática, além de desonesta, tem o potencial de causar verdadeiras doenças emocionais e psicológicas naqueles que são alvos dessa conduta fria e calculista. É uma manipulação que, longe de ser inocente, leva à erosão do tecido social, minando a confiança e a saúde coletiva.
Por trás dessas ações, há uma busca incessante por glória, aplausos, egos intumescido e benefícios pessoais. O interesse egoísta sobrepõe-se ao bem-estar comum, alimentando um ciclo de manipulações e inverdades. É uma troca perigosa, onde a verdade é moeda de troca por adulação e vantagens, colocando em risco não apenas a integridade individual, mas a da sociedade como um todo.
Capacidade de criar argumentos para justificar negligências e faltas.
Transformação de lobos em coelhinhos mansos e santos.
Contar mentiras como se fossem verdades.
Consequências das condutas frias na saúde das pessoas.
Interesses egoístas e busca por glória ou benefícios pessoais.
Assim, urge a necessidade de um olhar crítico sobre estas práticas, incentivando a honestidade e a integridade em todas as nossas interações. A verdadeira força de uma sociedade reside na capacidade de seus indivíduos de agirem com retidão e responsabilidade, reconhecendo falhas não como fraquezas, mas como oportunidades para crescimento e melhoria mútua.
Quem disse que perfeição não existe, estava enganado e eu posso provar.
A perfeição tem nome, sobrenome e vive pulando no meu sofá. Tem um sorriso travesso e um olhar fácil de enganar, quando ele sorri faz meu mundo clarear.
Me chama de mami e pede sempre para “la mano pasar”.
A perfeição tem cheirinho de bebê e bochechas fáceis de apertar.
Quem disse que perfeição não existe, estava enganado e eu posso provar.
Essa danada perfeição não me deixa comer nem dormir e com um piscar de olhos faz meu mundo parar. Corre pela casa, bagunça meu cabelo, precisa de ajuda para amarrar os sapatos e vez ou outra, ainda me pede ajuda para se limpar.
A perfeição ainda não sabe se controlar, começa a brincar e termina a chorar.
A perfeição me está mostrando o mundo e eu estou aprendendo a caminhar, compartilhamos a vida e nada no mundo melhor não há.
Aos olhos de Deus somos todos especiais.
Cada jornada, cada victoria cada momento e cada passo que damos nas nossas vidas tem um propósito.
As vezes sentimos um vazio, mas ele está sempre lá no nosso coração preparando a próxima etapa, a próxima aventura.
Mas nenhuma aventura, nenhuma etapa é mais bela que o momento em que o nosso Pai celestial decide e nos concede a vida. Hoje ele deu a vida para você minha querida. Então está decretado, hoje é o seu dia. Não há espaço para mais ninguém no seu coração hoje senão para ele que sabe de tudo e sobre todos. É a ele que eu peço que traga o bolo e soprem juntos as velas de todos estes anos, somente ele está a altura de cantar um parabéns a você digno da sua pessoa minha querida mãe. E com ele preenchendo o seu coração todo, não haverá espaço para dizer que a festa do seu aniversário devia ser neste ou naquele lugar, devia estar presente esta ou aquela pessoa. Deus representa tudo e todos. Que o seu coração esteja preparado para bater tanto ao longo de todo dia de hoje, porque esse é o meu presente para si, pedi a Deus para parar tudo que ele estiver fazendo, nem que seja preciso pausar o mundo, ele hoje aceitará passar o dia todo consigo a meu pedido e a pedido de todos que te amam.
Um dia especial com o pai todo misericordioso é o que lhe desejo.
Que ele renove suas forças lhe dê mais vida, lhe permita entender o seu propósito, lhe mostre o quão incrível já foi e o tanto que ainda pode ser.
Que o dia de hoje seja selado com muita alegria felicidade compaixão carinho e amor no seu coração e que perdure para todo o sempre.
Bjs.
🙏🏾
O vazio se instala em nosso coração quando alguém que amamos se vai, a dor de perda é irreparável principalmente quando se trata dá perda de uma mãe, essa dor não se compara a nenhuma outra.
Mãe é alguém q nos ama antes mesmo de nós conhecer, alguém q deixa suas noites de sono de lado para se dedicar as nossas, quando se perde uma mãe se perde a vida, eu perdi!... Todos nós iremos partir um dia mas nunca aceitaremos a dor de perder uma mãe, mãe é alegria, calmaria mãe nos dá a vida é quando ela se vai nos tira tudo isso de volta as saudades serão eternas e o amor também
DIVINA HARMONIA
Pés despidos na terra
Abençoada. Sintonia
Intrínseca de sua cintura
Com o balanço das árvores,
Em ritmo do cantar do
Sabiá-Laranjeira.
Transcende seu sentimento
Tão límpido quanto a água
Da cachoeira. O seu vigor
Vibra com a queda nas
Pedras vestidas de limo.
O ar estreme sacia os
Pulmões, o espírito.
A Mãe Natureza gratula
Sua romaria. Carpe diem!
Na imensidão de teu mar, com meu amor venho lhe oferta. Oh! Dona do meu Ilê, dona dos meus caminhos. Do teu mar, faço minha morada, pois é lá que me acalmo em meus dias de inquietações.Ao pisar em tua areia, me sinto agraciada com seu amor e proteção. Oh! Minha bela sereia, minha rainha e dona de meu viver. Obrigada por me proteger!
Saravá minha mãe Iemanjá.
Na andança da vida eu guiarei seus passos e o protegerei.
Não te darei o céu, pois missão não é te conceder desejos e sim educar e te manter em bons caminhos, porém, prometo está ao seu lado sempre que precisar.
Te ensinarei o que é amor, para que não dependa do amor de ninguém. Nos dias triste e de dor, meus braços serão o teu refúgio.
Como uma boa mãe te darei o amor e tudo de bom que eu puder te oferecer, mas, também vou te punir, se desobediente for, ou, caso faça algo que seja de desagrade o nosso Criador.
Mas jamais brinque comigo, pois eu não tolero que zombem de mim.
Quem sou eu?
Maria Padilha. Sou sua mãe.
Às vezes, eu queria que você soubesse
Que eu não estou bem, que minha alma padece.
Mas parece que você só olha para o próprio nariz,
Enquanto eu me perco na solidão, tristeza e desgraça infeliz.
Não me cuido mais, desde 2019 não como,
E eu tinha apenas 11 anos, era só uma criança.
Você insistia em dizer que eu era madura,
Dizendo coisas brutas, me deixando na insegurança.
Nunca tive coragem de falar sobre as pessoas
Da nossa "família", do nosso sangue, que se aproveitavam de mim.
Eu os odiava e não os considerei mais família,
Minha preguiça não é só preguiça, é uma vontade imensa de fim.
Não quero mais nada neste mundo,
Pois sei que meu futuro será como lama.
Pare de olhar para si mesma e perceba
O estado em que sua filha está, a situação que a chama.
Suas cicatrizes eternas, clamando para não estar mais aqui,
Então perceba o que estou passando, é tudo o que peço.
Será que isso é pedir demais?
Só quero que você entenda, apenas isso, sem mais.
"Quando criança eu deitava em seu colo
e descansava a cabeça sobre o peito
com deleite escutava o som do seu coração esse era o meu aconchego
era como se o meu coração estivesse batendo fora do meu peito
O tempo foi implacável, passou feito vento.
Um dia uma gota escorreu em meu rosto e molhou a minha barba
jamais imaginei que minha alma pudesse exprimir uma lágrima
Deitar novamente em seu colo é o meu único desejo
e poder sentir mais uma vez o meu coração batendo em seu peito
Dói na alma ao lembrar que nesse mundo já não te vejo."
