Textos de Força
Essa tal felicidade...
Felicidade não bate na porta. Felicidade não chega como um passe de mágica. Não acredito muito nisso não. E se ela chegar num momento que eu estiver ocupado demais para atendê-la? Simplesmente ela irá embora?
Ou se eu estiver naqueles dias de chateações típicas dos mortais... Mando-a passear e voltar depois?
Tenho mudado e adquirido novas posturas...
Entre elas está em encher-me de pensamentos positivos mesmo em momentos de dor, tristeza e desânimos. Sim... Atitude interior, força propulsora em manter-me em paz em meio aos desafios. Compreendi que estar feliz é bem diferente de sê-lo...
Acredito que hoje sou feliz! Pois tenho conseguido usar essa felicidade em todos os meus bons ou maus momentos.
E é assim que vejo a vida... Com olhos de um ser que tem aprendido a ser feliz!
Quando éramos dependentes da vontade de duas pessoas, quando saímos de um projeto para a realidade, terminados de sermos formados, começamos literalmente a existir, chegada a hora de abrir nossos olhos para o mundo, para encarar o mundo, creio que cada um de nós tinha dentro de si um propósito, qualquer finalidade característica, um destino, um dom, uma missão.
Inútil pensar que somos desprezíveis dentro da multidão, que nossos atos são inertes dentro da sociedade, que nossa força é nula em meio a imensidão, que nosso sorriso é tão simples que não pode transformar o dia de alguém, que não somos capazes de mudar o que até hoje é intacto, que nossa parte não tem poder de transformar onde vivemos em um lugar melhor.
A verdade é que o destino existe, e acontece, e nos levou a conhecer quem conhecemos hoje, nos levou a passar por tudo o que passamos, e aprender com todos as nossas quedas, que sem elas, nada disso seria possível.
A verdade é que nossa força é tão grande que não temos capacidade de medi-la, e que sua intensidade nos presenteia com o poder de mover, construir, formar, moldar.
A verdade é que sem nossos defeitos e desequilíbrios não seríamos insubstituíveis, da mesma forma que nossas qualidades e gestos nos fazem chegar a mesma conclusão: somos insubstituíveis. Sei que quando alguém escuta seu nome, milhões de memórias vem, memórias próprias de você, e que ninguém causará da mesma forma que você causou.
A verdade é que somos constantemente tomados por tudo em nossa volta, coisas boas e ruins, que em interação é nada mais do que a tal da vida. A tal que é tão difícil, a tal que é única, a tal que é somente sua, a tal que não sabemos ao certo quando, mas sabemos que vai acabar. Iai, o que tem feito antes que ela passe? já parou para pensar na sua missão? e que ela pode estar associada não aos seus problemas, mas aqueles que batem na sua porta e você ignora? tem demonstrado o quanto ama alguém? o que tem feito além de existir? o que faria se soubesse que hoje pode ser o seu último suspiro? Eu não sei o que eu faria, mas o que estou fazendo agora é uma boa, tentando tocar o coração e quem sabe mudar com as minhas palavras a vida de alguém.
E você ainda acha que sua existência é desprezível? Porque se você chegou até essas últimas linhas e ainda não consegui te provar o contrário, agora te provo: porque cada palavra que escrevo é com intenção de te fazer chegar até o último ponto final, e se você conseguiu: sinta-se importante pra mim.
Com o tempo.
Aprendi a guardar minhas dores.
Aprendi que querer não é poder.
Aprendi que esse mesmo tempo não cura tudo.
Aprendi que perdoar é preciso para seguir em frente.
Aprendi que um "oi" pode mudar o seu dia.
Assim como um "adeus" pode mudar a sua vida.
Aprendi que mudanças requerem escolhas e que a cada escolha uma renúncia.
Aprendi que o medo nos impede de viver o novo. O novo assusta.
Aprendi que felicidade começa com "F", de futuro, foco, força e fé.
Tenho muita saudade
De tudo que ainda não vivi
Das vitórias que ainda não conquistei
De voltar aos caminhos que nunca percorri
De concretizar os sonhos que nunca sonhei
Se eu tivesse feito outras escolhas?
Se eu tivesse agido diferente?
São tantos se sem respostas
Que habitam a minha mente
E sigo vivendo esse dilema
Entre realidade e nostalgias
Me sinto pedido no tempo
Ou era tão feliz e não sabia.
200mg de Apatheia
No paradoxo das minhas visões,
Entre a fantasia e a realidade,
Não há, nem afirmações,
Nem abraços, na verdade!
Só há nós que se dão nos laços,
À força de algumas vontades.
Quinquagésima mecânica do amor,
Onde há falta de abraços, dor...
Onde há águas de amassos, cor...
Onde há verdejantes regaços,
Mil maravilhas espectrais... flor!...
Se algum um dia eu te quiser dizer
O quão foi importante viver,
Desfeito no bordo da boca,
Derramado ao cabo acabado.
Águas, lágrimas e gota,
Nos braços de quem eu devia ter chorado;
Quão importante a chuva,
cair em terra seca?
- Uva!
Quão importantes os nós,
desfeitos na garganta?
- Quanta!
Quão importante eu,
ser desafio?
- Bio!
Quão importante o barro,
desfeito em cacos?
- Fracos!
Se sou na liga das teias,
Feito de más ideias.
Se outra sorte tu me desses,
Não haveriam caras feias.
Nem liga que me fizessem,
Para que eu tivesse ideias.
Por isso morro por um abraço,
Desfaço-me em mil do laço.
Filho da pouca importância,
Entre si e o seu regaço.
Vivo só em mim, sorvo da distancia!
Vivo à luz do sobreviver
Entre o dia que me deu berro
E a noite em que o berro morrer!
(Desperta!)
Sinceramente?
De repente eu tinha trinta anos,
E era apenas mais um simplório futurista,
visionário que olhava para lugar algum.
Um descobridor de terras cobertas,
fidalgo de mente inquieta.
Mais um camponês tentando,
tirar da fraga lascada sua Excalibur.
Seria eu um antigo peralta,
que vive pensando de forma insensata.
O que fui, o que sou, e de agora, o que será.
Ou talvez, já fui herói em alta,
Tal como Jasão e seus Argonautas,
Buscando glória em qualquer lugar.
Quem sabe fui eu um incrível
homem de feito temível
que a história lembra com dor.
Ou, simplesmente, sonhava o possível
E então com meu dirigível
Sobrevoava a bela capital do amor.
Não importa quantos,
Sejam eles, João, Pedro ou Marcos
Vieram antes de mim.
Sinceramente?
Um dia as memórias acabam...
Porque nem mesmo o melhor poeta,
Projetou o "depois do fim".
E agora?
Cruza os braços e espera.
Ser lembrado pelo que não fez.
Ou, esquece o tempo perdido.
Aproveita o conhecimento retido.
E tenta cara,
mais,
e mais,
e mais,
uma vez.
(Poemas para tomar Café)
"Ensaios de lucidez"
Confundir amor com egoísmo é algo tão preciso nos dias de hoje, como a busca material na ilusão do paraíso.
Para falar do amor primeiramente é preciso tentar entender a dor, entender que ela é a negação do próprio amor, ela é fruto da germinação do egoísmo sua gestação ocorre durante a posse e nasce na perda.
A solidão é temida e vista como patologia por uma sociedade que oferece todo tipo de entretenimento e entorpecimento para preencher um buraco negro com uma fome infinita sedenta de si mesmo.
O conhecimento deu lugar a censura e tudo que é diferente é ridicularizado ou considerado como loucura, e ai de quem as regras quebrar... A pressão vai ser tanta que pode até se matar.
A moda é a réplica, e se não tiver de acordo esteja pronto!
Nascemos prisioneiros, a identidade é imposta na gestação, a partir do momento em que os pais roubam os sonhos dos filhos e projetam neles seus próprios sonhos.
Pobres crianças cujo seus sonhos são censurados, ensinadas a negar e reprimir sua própria natureza para ser amada e aceita, sendo ensinadas a ver sua própria identidade como ameaça, onde conhecer e aceitar a si é loucura, insanidade!
E então nasce a solidão porque essa criança já não sabe mais quem ela é, ela se perdeu de si mesma por medo de não ser amada, não ser aceita.
Acredito que o mundo seria um lugar bem melhor se os valores fossem convertidos na busca de si mesmo, se apoiássemos nossas crianças deixando-as livres para que possam descobrir seu próprio potencial criativo, amá-las e aceitá-las sem lhes impor nenhuma condição, amar incondicionalmente!
Muitos pais falam de amor incondicional mas o que mais tem se visto são condições para amar e ser aceito, egos repletos de amor narcísico na expectativa de realizar seu potencial reprimido as custas do outro.
Meu respeito e admiração vai pra você que é diferente, excluído, estranho, dado como louco, você que não tem medo de assumir sua identidade, você que é criativo e espontâneo, que quebras os paradigmas sociais, você que tem a coragem de ser você, que se ama e se aceita.
Por mais difícil que tudo possa parecer perante uma sociedade que não aceita a originalidade jamais perca seu brilho, lembre-se sempre da força e coragem que habita em você, pois assumir uma identidade perante uma sociedade doente e aniquiladora e só para os heróis!
Todo mundo passa por uma dor, seja ela sentimental ou física.Porém a dor sentimental só é curada,
se queremos que ela seja curada. Ela doí de
maneira que nem se quer sabemos explica-la.
Depende de nós ter capacidade de
ser forte, para não cair no desanimo.
A força de vontade vem de dentro de nós.
Todas as peças no xadrez já nascem o que são. A rainha é rainha, o rei é rei, o cavalo é cavalo, a torre é a torre e o bispo é o bispo. E para essas peças o objetivo é apenas um. O xeque-mate! Porém, em toda regra existe uma exceção. Só existe uma única peça que passa por uma imensa transformação. Essa peça, senhores, é o peão. Essa peça no tabuleiro tem outro objetivo. Enquanto as peças mais poderosas lutam entre si, existe uma verdadeira guerra acontecendo dentro do coração do peão!
Estando próximo a conquistar o seu objetivo, ele olha para trás, observa todo caminho que acabou de percorrer, as suas tragédias, todas as vitórias e incertezas e, com felicidade, pula para a última casa do tabuleiro, penso eu, que se o peão fosse gente choraria emocionadamente, pois quando chega a última casa do tabuleiro é que finaliza a sua caminhada e a sua transformação, pois é nessa hora que o peão passa a ter o privilégio de escolher ser a peça que quiser ser.
Tenho a cara fechada! Pois meu sorriso é a flor mais rara que você pode ver,
Tenha a certeza que o meu sorrir, não é para todo mundo, alguns poucos têm o privilégio de ver o meu olhar profundo e, sentir aquilo que brota do meu coração. Sou fogo! Sou força! Sou emoção! O meu sorriso é a última visão que incendeia, por isso, aqueles que me amam, não têm medo da minha cara feia, ela a carranca que afasta todo mal e, prepara o palco para o meu ato final, um sorriso verdadeiro, esse sim é o ato derradeiro!
No nordeste é assim.
É 8 ou 80.
Os machistas, não se sustenta.
Mulher macho sim senhor?
Sim, com certeza!
Quando nos juntamos, gritamos: SOMOS Á RESISTÊNCIA!
Nossas riquezas são apreciadas.
Mas não é compartilhada com quem quer tirar a nossa essência.
Dizemos não ao opressor.
Somos inteligentes não elegemos um ditador.
QUANDO A TRISTEZA FALA
E quando não nos sentimos bem, precisamos desabafar.
Se em músicas não nos acalentamos, então usamos palavras para explicar.
Tem dias que tudo é bom, outros que só precisamos passar.
As vezes temos tantas certezas, e sabemos onde tudo vai dar.
Outras vezes não sabemos o que fazemos, nem sabemos se queremos continuar.
Nesses dias nublados, tento recriar pensamentos bons,
Que me levarão para longe dessa amargura, fazendo mutar todos os sons.
Mas dias assim, me fazem me querer mal.
Todos os vícios ruins ficam num anseio anormal.
É só um dia, algumas horas, o sono resolverá.
E então chega a noite, mas nada do sono chegar.
Infeliz não sou, isso seria muito desmerecedor.
Mas esses dias difíceis, por que temos que sentir a dor?
Quando tentamos andar para a frente, mas andamos para trás
Quando tentamos nos sentir vivos, mas nenhum sentimento nos satisfaz.
As vezes sinto que caminho, mas não chego a lugar algum
Bate a vontade de desistir, até de virar bebum.
Lagrimas caem, e isso é deprimente.
Tento sempre ser mais forte, mas falho constantemente.
Ela já enfrentou várias batalhas e sobreviveu a todas elas.
Já percorreu longos caminhos acompanhada só da solidão.
Já atravessou seus desertos sem desacreditar que existe oásis.
Já chorou sozinha de saudade e conseguiu secar as próprias lágrimas.
Ela conhece o gosto da dor e com prazer sabe saborear cada vitória.
Não subestime a sua coragem,
Não menospreze a sua força,
Ela não vai se intimidar com a sua frieza e muito menos se abalar com o seu desprezo.
Onde podemos amar por extenso?
há um nada de concreto
nestas eloquências passadas e futuras
um pequeno quê na verdade com que amo
nesse local certo em que existes
no tempo em que estamos
como se nunca houvesse outra forma de estar
outra forma de existir e aí juntos apenas fossemos
a verdade com que somos…
amar não é apenas dádiva ou gesto,
tão pouco chega a ser palavra
amar é uma forma de existência terrena
uma forma de perpetuação da correspondência
uma forma de divindade do corpo…
onde podemos amar por extenso?
não sei, não me preocupa a definição
talvez seja céu, Olimpo, paraíso
ou esse azul-brilhante dos dias
ou no negro perfurado pelas estrelas
não sei onde, mas sei que essa extensividade,
esse amor por definir, apenas faz sentido a dois…
apenas faz sentido ali, enquanto damos existência,
enquanto nos damos…
Alberto Cuddel
26/02/2020
16:03
In: Nova poesia de um poeta velho
Apenas Seja
Não o que eles querem, mas quem você de fato é. Seja o ontem, o hoje e o agora. Seja cedo, seja tarde o futuro nos encontrará. Não seja mais um, seja a absoluta força da natureza em sua forma mais voraz. Não seja apenas uma brisa se aí dentro esconde um furacão. Seja a derrota e aprenda para de fato aceitar as vitorias que virão. Viaje nos livros, mas nunca deixe a dureza da realidade derrubar você. Não se mate para impor sua presença onde ela não é valorizada. Seja simples e desbrave o extraordinário. Seja você, e não tema essa força da natureza contida aí dentro, deixe-a brilhar e transcender seu ser.
De tempos em tempos as coisas mudam.
Muitos relutam as estas mudanças, temos os que lutam por não perder o poder em suas mãos, os que por uma falsa segurança ainda querem continuar com as cebola e legumes.
Note que ambos relutam, cada um por seus motivos.
Porém com a força com os mesmos foram lançados não ficaram mais no mesmo local.
Eeeeeee........ apenas os que nasceram no caminho entraram na terra prometida.
"Saiba que tu és perfeita(o) com
suas imperfeições.
Jamais deixe que te julguem por
ser quem és.
Mesmo que o mundo tente sempre te
magoar ou te fazer cair.
Siga sempre em frente, pois tudo passa.
Quem te define é seu caráter.
Não a sua figura, o que os outros falam
ou pensam de você."
Lutei pra defender a mulher que hoje sou!
Chorei, perdi, ganhei,
desequilibrei do alto e cai na vida.
Soltei amarras
me engrandeci na fala.
Morri por dentro
e renasci de situações desastrosas.
Tanta coisa me desdobrando
e eu ali resistindo,
protegendo minha essência.
Gente sem consciência
tentando me encolher
e eu me obrigando a resistir.
Nada foi capaz de me reduzir,
equivalho aos meus sonhos.
Reconheço o meu tamanho e visto-me
de uma roupagem sem apertos.
Se por algo me perco,
nas minhas profundezas me acho.
Num piscar me refaço, aceito o destino,
me agradam os recomeços.
Nós somos apenas como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa, somos também como uma folha seca que cai e o vento vem e leva e como umaflor que se abre com todo vigor, mas logo murcha . A brevidade da vida passa, portanto nos dias que DEUS lhe deu debaixo deste sol, escolha viver, viva intensamente,feliz e sorrindo,este é o seu maior legado.
Tudo conspira a favor dos nossos desejos desde que tenhamos fé.
Fé viva, fé na ação, fé manifesta.
Infelizmente o desânimo a descrença o descrédito nos assombra é nos oprime a medida em que as dificuldades aparecem.
Quase sempre não estamos acostumados a lhe dar com as decepções e frustrações que ocorreram em nosso dia a dia.
Não nos damos conta do real poder existente em nós, da nossa capacidade de adaptação e superação.
Desde os primórdios da humanidade a nossa evolução passa por adaptações, separações e aprendizados que nos trás exatamente a onde estamos e para onde estamos indo, com avanços científicos, cognitivos, sociais e morais.
Todos estes avanços não teriam sido possíveis sem a insistência de pessoas que acreditaram em seus ideais em seus sonhos.
Deus não erra, Deus não planta uma semente onde não pode germinar, Deus não nos da um sonho impossível de se realizar.
Se temos um sonho isto é a semente de Deus ele que nos deu, nós so precisamos regar e confiar que a semente irá crescer.
As vezes a ventania derruba as árvores, as folhas das árvores de alguma semente que estava crescendo, mas as folhas renascem os galhos crescem basta manter a raiz protegida, é ela que faz a semente crescer.
Assim deve Ser a nossa fé, assim devemos acreditar, apesar de todas as dificuldades e percalços, ainda que pareça perdido, ainda que desanimemos que pensemos em desistir ainda que ninguém acredite devemos ter fé, cada um é responsável por cuidar de sua semente e pela sua colheita.
Os desafios não podem nos derrotar sem que aceitemos, só seremos derrotados quando desistirmos.
Inimigo nenhum será mais forte do que nós se decidirmos ser mais fortes.
Assim como um barco que não afunda com a agua que esta fora, nosso maior inimigo sempre será nós mesmos, nossos medos, o que acreditamos, onde depositamos nossa atenção e nossa fé, isso pode nos derrotar, apenas nós podemos vencer a nós mesmos.
Ter fé e acreditar é um exercício de amor ao que Deus nos deu, façamos a nossa parte e deixemos que Deus continue fazendo a dele.
- Relacionados
- Mensagens de apoio para quem está passando por momentos difíceis
- Frases de orixás que inspiram fé e gratidão
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de volta por cima para recomeçar com força
- Frases sobre abraço que revelam a força deste gesto 💝
- Frases de mulher poderosa que destacam a sua força
- Frases de conforto que oferecem força e esperança
