Textos de Filosofia
Nascemos nesta época e devemos seguir bravamente o caminho para o fim previsto. Não há outro caminho. Nosso dever é manter a posição perdida, sem esperança, sem resgate, como aquele soldado romano cujos ossos foram encontrados em frente a uma porta em Pompéia, que, durante a erupção do Vesúvio, morreu em seu posto porque se esqueceram de socorrer ele. Isso é grandeza. Isso é o que significa ser um puro-sangue. O fim honroso é a única coisa que não pode ser tirada de um homem.
Não escolhemos este momento. Não podemos evitar se nascemos como homens do início do inverno de plena Civilização, em vez de no ápice de ouro de uma cultura madura, em uma época de Fídias ou Mozart. Tudo depende de vermos nossa própria posição, nosso destino, com clareza, de percebermos que, embora possamos mentir para nós mesmos sobre isso, não podemos escapar. Aquele que não reconhece isso em seu coração, deixa de ser contado entre os homens de sua geração e permanece ou um simplório, um charlatão ou um pedante.
O homem faz história; a mulher é história. A reprodução da espécie é feminina: ocorre de forma constante e silenciosa por todas as espécies, animais ou humanas, por todas as culturas de vida curta. É primário, imutável, eterno, maternal, semelhante a uma planta e sem cultura. Se olharmos para trás, descobriremos que é sinônimo da própria vida.
No lugar de um mundo, há uma cidade, um ponto, em que toda a vida de vastas regiões se acumula enquanto o resto seca. No lugar de um povo verdadeiro, nascido e crescido no solo, há um novo tipo de nômade, coando instavelmente em massas fluidas, o habitante da cidade parasita, sem tradição, totalmente realista, sem religião, esperto, infrutífero, profundamente desdenhoso do camponês e especialmente daquela forma mais elevada de camponês, o cavalheiro do campo.
Pois a vida livre do animal é luta, e nada mais que luta, e é a tática de sua vida, sua superioridade ou inferioridade em face do "outro" (seja esse "outro" natureza animada ou inanimada), que decide a história desta vida, que define se o seu destino é sofrer a história dos outros ou ser ela própria a sua história.
A política sacrifica homens por uma ideia; eles caem em uma ideia; mas a economia apenas os desperdiça. A guerra é a criadora, a fome a destruidora de todas as grandes coisas. Na guerra, a vida é elevada pela morte, muitas vezes a um ponto de força irresistível cuja mera existência garante a vitória, mas na vida econômica a fome desperta o tipo de medo feio, vulgar e totalmente não metafísico pela vida sob o qual a forma superior do mundo de uma cultura desmorona miseravelmente e começa a luta nua pela existência dos animais humanos.
Quando era criança não via as diversas faces do mundo dos adultos, mas sim, via esse mundo sob um único ângulo, o da inocência. Ao me deparar na fase adulta com a Matemática passei a ver esse mundo sob vários ângulos, dos quais grande parte desejaria não enxergar, pois são dificeis de acreditar, é tanta maldade que não se sabe onde isso vai parar.
Muitos que dizem estar do lado do povo e a defenderem seus direitos, nada mais são do que aqueles que querem ter o controle sobre este mesmo povo e explorá-lo, enquanto este festeja as migalhas supervalorizadas recebidas deles, que são derramadas da mesa da ostentação em que seus pseudodefensores usufruem.
Muitos jovens estão abandonados, mesmo com a presença física dos pais, pois estes negligenciam ao não demonstrarem interesse pelo mundo dos filhos, falta de companheirismo e de comunicação, não criam sensação de interesse por não impor limites, não criando assim um sentimento de pertencimento e segurança sobre eles, tornando seus filhos órfãos, mesmo com pais.
Estarmos insistentemente presos, enquanto vínculo afetivo, em certas pessoas, pode ser um sinal de baixa autoestima, principalmente quando se trata de um relacionamento que chamo de ÂNCORA, o qual atrasa a nossa vida ou nos leva para o fundo do mar das amarguras, sem podermos seguir adiante na viagem incrível da vida.
A natureza sempre encontra um meio e a seleção natural tem um lado e este é o dos mais fortes, sempre foi assim e sempre será. Os que subestimam sua forma de agir estão condenados, os frágeis estão condenados, os enfermos estão condenados assim também como os pobres de espírito. Todos estes condenados ao abismo do esquecimento que emana indiferença. A natureza não liga pra quem você é ou pra quanto tem no bolso, quando sua fome pela perfeição chega, todos que não podem lutar caem.
„Se alguém precisa que o" incomum "seja movido para espanto, ela perdeu a capacidade de responder corretamente ao maravilhoso, o mirando, do ser. A fome pelo sensacional, posar, por assim dizer, em "roupas boêmias", é um sinal inconfundível da perda do verdadeiro poder da maravilha, por uma humanidade burguesa ".
„Um amigo e um amigo prudente podem ajudar a moldar a decisão de um amigo. Ele o faz em virtude desse amor que torna o problema do amigo seu, o ego do amigo seu (de modo que, afinal, não é inteiramente "de fora"). Pois, em virtude dessa unidade que o amor pode estabelecer, ele é capaz de visualizar a situação concreta que requer decisão, visualizá-la a partir do centro de responsabilidade real. Portanto, é possível que um amigo - apenas para um amigo e apenas para um amigo prudente - ajude com conselhos e orientações a moldar a decisão de um amigo ou, de certa forma como um juiz, ajude a reformulá-la. Uma amizade amorosa genial e prudente (amor amicitiae) - que não tem nada em comum com a intimidade sentimental e, de fato, é bastante ameaçada por essa intimidade - é o sine qua non da orientação espiritual genital. Pois apenas isso permite que outro ofereça o tipo de direção que - quase!
„Devemos considerar por um momento o quanto a compreensão cristã da vida se baseia na realidade da" graça "; lembremos também que o próprio Espírito Santo se chama "Dom"; que os maiores professores cristãos disseram que a justiça de Deus se baseia no amor; que algo dado, algo livre de todas as dívidas, algo imerecido, algo não alcançado - é presumido em tudo o que é alcançado ou reivindicado; que o que é primeiro é sempre algo recebido - se guardarmos tudo isso diante de nossos olhos, podemos ver o abismo que separa essa outra atitude da herança da Europa cristã. ”
„A verdade é o bem de nossa mente conhecedora, sobre a qual a mente se fixa por natureza; não é concedido à mente escolher ou não escolher esse bem (verdade!) com base, novamente, no conhecimento. A mente finita não se compreende tão profundamente, e não tem tanto poder sobre si mesma, que segue sua própria luz.
"As obras de Josef Pieper sobre as virtudes cardeais foram as minhas primeiras leituras filosóficas quando comecei meus estudos universitários em 1946. Elas despertaram o meu interesse para o pensamento filosófico a alegria de uma busca racional de respostas para as grandes questões do nosso tempo. E além disso aprendi que os grandes pensadores do passado ainda estão presentes por conta de sua luta pela verdade e que a filosofia não se torna obsoleta sempre que ela honesta e humildemente permaneça no caminho da verdade. Desde então nunca deixei passar sequer um livro de Pieper enriquecendo-me e renovando-me com essas leituras.".
"Historicamente o mundo viveu várias pandemias. No Brasil, temos endemias de alta complexidade que, de ano em ano eleva exponencialmente a quantidade de infectados. Começa por surtos nas universidades públicas, ganha projeção nacional através das redes sociais e transforma-se numa verdadeira epidemia. Mundialmente este vírus contamina jovens de várias classes sociais. Contudo, no Brasil existe um tipo especifico deste vírus que, destrói a capacidade cognitiva, faz o indivíduo perder sua autonomia de pensamento e ação. Está alteração biológica e psíquica é conhecida como ideologia partidária, e o doente é conhecido como idiota útil."
Todos os dias eu vejo as pessoas que se dizem contra o sistema se gabando de ser diferente do "rebanho", será se um dia elas vão perceber que fazem parte do rebanho ao lado? Ir contra um sistema te torna parte de um outro que defenda seus mesmos pensamentos, então não sejamos contra o sistema mas contra o mal que está enraizado nele, não derrube o sistema, mude ele, não seja fora do sistema, seja como Netuno, longe do sistema solar, mas ainda parte dele.
Eu olho para as estrelas e penso no quão pequenos somos, como um único átomo é pequeno em relação a um corpo, nós somos átomos em relação ao universo, existem inúmeros planetas e estrelas por aí, nosso sol e nossa terra não são os únicos ou maiores, nem mesmo nossos universo deve ser único, pois deve haver inúmeros outros, um multiverso, então pergunto para você que se acha o centro de tudo, o que você é?
Eu me pergunto cientificamente, como é está em ponto onde não há tempo como Einstein previu, mas não me pergunto filosoficamente, o que seria de nós homens presos a medidas tão lineares em um ponto do espaço-tempo, onde o tempo e todas nossas medidas são nada mais que ilusões? O que seria de nós sem termos controle de tudo?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp