Textos de Filosofia
Existindo ou não, fugazes ou imortais, humanos ou deuses, diamante ou carvão, nada pode ser superior ao Nada, que não requer esforço, premente utilidade ou valor, busca, conhecimento, espaço, manutenção... O Nada é a perfeição, limpo, sem defeitos, estático, sem tempo. Até mesmo Deus, invenção humana que pretendia ser o modelo da perfeição, caso existisse, teria que ser, estar, de um modo ou de outro e portanto inferior ao Nada que simplesmente não é, não precisa ser, não precisa estar.
Enquanto houver um Deus que além de assassino e omisso, tem como principal característica a compaixão, haverá os que acreditam serem os seus mensageiros. Existir um Deus que perdoa é um convite para qualquer reprimido matar em seu nome, pelos seus dogmas e ainda achar que está sendo fiel a ele. Se quisermos nos livrar destes tipos de atrocidades, devemos urgentemente, matar esse Deus.
Imagine se tudo que voçê pensa ou sabe na verdade nâo sabe nem pesa,são apenas teorias inventadas pela sociedade para mudar sua mente.Vamos simplificar isto,Imagine moda !bom okay,Neste exato momento a moda e uma e a maioria gosta dela,okay,agora use esta mesma roupa desta moda,so que a uma decada atras.As pessoas dessa epoca iriam te achar estranho mesquinho talvez (algumas),achariam bonita,Agora me entende?.Por isso que a sociedade esta tentando mudar nossa mente para um sistema de (maria vai com as outras).
Fora da MATRIX : não há como vencer o mal usando o mal. Exemplo : uma pessoa está tentando lhe prejudicar no seu ambiente de trabalho,ou seja, o tal almeja que você seja demitido(a) para ocupar o seu lugar ? Não conspire contra ele, ajude-o caso ele necessite, não permita que o ódio tome o seu ser, apenas mantenha-se cauteloso e vigilante no uso das palavras e nas ações,porque o mal que essa pessoa está plantando,brevemente, colherá ; de igual maneira, plante o bem - até em situações onde os maus lhe atacam com o mal - e ao seu tempo colherá os frutos do bem.
Bem o libertarianismo o qual esse grupo se refere é o moderno libertarianismo originado no seio da Escola Austríaca (EA) de economia e cujo recente desenvolvimento resultou em outra ramificação da EA: a Teoria Legal austríaca. Fundado no racionalismo e na praxeologia, o libertarianismo é uma teoria legal que visa resolver conflitos oriundos da nossa realidade de escassez. Não fosse pela escassez de bens, conflitos não existiriam e toda teoria legal seria desnecessária. Inevitavelmente, a maneira de resolver conflitos é delineando direitos de propriedades e é disso que se trata toda Filosofia Política, das comunistas até as liberais. A Libertária defende uma teoria estritamente racional de direitos de propriedades, baseada em dois princípios: (i) autopropriedade e (ii) homesteading (apropriação natural), ambos deduzidos logicamente de pressupostos praxeológicos. Assim, segundo o libertarianismo, cada pessoa possui seu próprio corpo, bem como todos os bens escassos que ele coloca em uso com a ajuda de seu corpo antes que qualquer outra pessoa o faça. Esta posse implica o direito de empregar esses bens escassos de qualquer maneira que se considere adequada, conquanto que ao fazê-lo não se agrida a propriedade de outrem, i.e., conquanto que não se altere, sem ser convidado, a integridade física da propriedade de terceiros ou se delimite o controle de terceiros sobre ela sem o seu consentimento. Para os libertários, essas normas são necessárias e suficientes para resolver os conflitos em sociedade e qualquer norma adicional seria ilógica, pois apenas ampliaria conflitos em vez de resolvê-los. Tais normas, contudo, são também comumente defendidas fora do contexto legal, de um posto de vista estritamente econômico, logo consequencialista, argumentando de forma contrafactual e mostrando como as intervenções estatais são maléficas e contraproducentes para os objetivos de paz e prosperidade econômica. Partindo da metodologia praxeológica, sistematizada por Ludwig von Mises em seu magnum opus Ação Humana, pode-se garantir que as liberdades tanto individuais quanto as de livre comércio levam inevitavelmente a um cenário de paz e prosperidade. As intervenções estatais – necessariamente coercitivas – implicam que haverá relativamente menos apropriação original de recursos cuja escassez seja percebida, menos produção de novos bens, menos manutenção de bens existentes e menos contratos mutuamente benéficos e comércio. Isto naturalmente resulta em um padrão de vida
Assim como uma balança, precisamos buscar o equilíbrio entre os pesos das nossas emoções. Se algo nos desequilibrar em nosso estado emocional, conseqüentemente, sentiremos maior o peso das nossas dores e tristezas. Porém, quando nos equilibramos emocionalmente, encontramos o peso exato da vida, ou seja, a estabilidade do nosso Eu interior com o nosso Eu exterior, entrando em um estado de harmonização do todo que nos constitui.
Cada ação que praticamos para o bem é como Luz que alimenta a nossa alma, trazendo nos paz e a satisfação, não, do dever cumprido, mas da alegria do compromisso realizado. Fazer o bem é como caminhar à noite e poder enxergar às estrelas. Porque aquele que serve ao próximo está servindo a ti mesmo, de Luz e prosperidade.
Aprendi que devagar se vai ao longe.. Mas, por que tanta pressa? É claro, que não posso deixar o tempo passar, assim, despercebido, contudo, também não posso querer que ele acelere de acordo com as minhas vontades... Para tudo há um tempo necessário e para cada etapa desse tempo, existe um ciclo que se renova em nós a cada nova experiência.
Existem sentimentos que somente as palavras da alma podem traduzir. Algumas vezes podemos não encontrar explicação, mas para tudo existe um propósito. Não seremos o tempo todo sensatez, não seremos o tempo todo lucidez, vez em quando é preciso conhecer a loucura para desconhecer a razão e ouvir a voz do coração.
"Pregamos uma ideologia, defendemos-a com a força de nossos corações, mas não abandonamos o senso científico de que a verdade é mais importante do que nosso orgulho. Ao ser provado que nossa ideologia está incorreta ou que há outra melhor, fazemos-a como VP(verdade de ponta). Abandonamos a velha ideia recentemente provada incorreta ou incompleta e abraçamos a verdade nova ou o complemento justo. Até que esta nova verdade também seja provada incorreta ou que haja algo ainda melhor para se abraçar. Isto é Filosofia; amor a sabedoria."
Existe um contexto para todo e qualquer fato. E se queremos resolver algo, precisamos entender o que ocasionou. Criamos vários caminhos, ideias e reflexões e, partir deste momento, estamos filosofando. Do contrário, permanecemos num pensamento simplista, raso demais. Nesse tão pouco, desprezamos a grandeza da vida e subestimamos a racionalidade do ser humano
Afinal, o que significa "mal entendido"? Seria a própria negação do entendimento (e portanto, um não-entendido para ser mais preciso) ou seria a assimilação erronêa de um fato mal interpretado? Em ambos a comunicação é deturpada, corrompida pelo pensamento daquele que recebe uma mensagem externa. O adjetivo mal comporta "tudo aquilo que é diverso a uma expectativa". Não importa se ela (expectativa) é totalmente incompreendida ou parcialmente correspondida. Em ambos há frustração. Em ambos alguém se machuca. Uma meia verdade é na verdade uma mentira completa, uma inverdade, uma falácia, pois, como já sabemos uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Disto só podemos concluir uma coisa, meus caros leitores: para um bom entendedor...Será mesmo?
É incrível o que se pode transformar em palavras, ou o mundo é incrível e pode-se transformá-lo em palavras. Claro que ele não é liquido, pastoso ou sólido, muito menos apalpável, (nem literalmente). Mas subjetivamente ele dá um bom retrato de suas partes que não são a do seu ‘‘corpo mundo’’, mas a do seu mistério, diga-se profundo!
Paradoxo das escolhas..A vida, é fundamentada do consciente desejante do devir. Como serei produto existencialista do projeto da filosofia sartriana? Será que posso experienciar a vida, no aposteriorismo das escolhas angustiantes! de condenar-se a ser, falho, como uma maquina quebrada? ou o ter mérito de viver o melhor da vida com desafios a vencer?
A tolerância é uma linha tênue entre a convicção, o respeito e o amor. Apenas a convicção e o amor ao próximo, fazem o indivíduo ultrapassar a linha do respeito e tentar converter o outro às suas ideias. Só o respeito, é nobre, mas não é suficiente para a rica troca de ideias. Talvez, o ideal, seja o equilíbrio entre estas três características.
Não se iluda, não é uma mudança de calendário que trará as mudanças para a sua vida, e sim as suas decisões. Neste novo ano meu desejo é que tenha coragem, para tomar as decisões difíceis, pois as fáceis essas já vem decididas pela vida. Que você tenha princípios morais que o ajudem a tomar as melhores decisões. Que você desenvolva a sua inteligência, pois ela lhe foi concedida para isso, use sem moderação. Que as suas emoções sejam alavancas e não correntes. E quando perceber o quanto a vida é frágil, que você tenha fé suficiente para crer em Deus.
Elite Brasileira, especie de ser não definido, não se consideram gente, haja vista que não se reconhecem como igual a qualquer um que esteja economicamente desfavorecido ou subordinado a eles. Medem sua razão pelo quanto ganham, usam seus atributos materiais para acentuar a distância entre eles e os demais e desconhecem a verdadeira felicidade, pois atrelam ela a condições ou coisas e atos externas a si.
Que importância é essa que constantemente atribuímos as circunstâncias alheias a nós, se são elas próprias, formadoras de opiniões deterministas, condizentes às pressões sociais, regidas por tantos modismos vulgares e imperialistas, quase sempre, tão fugazes quanto a arbitrariedade que os alimenta?
Os pensamentos são como sementes e a mente por sua vez, o solo, as ideias, fruto. Tal como uma semente não floresce em qualquer solo, assim serão os pensamentos; nem todas as mentes são férteis o suficiente pra mais de um tipo de pensamento, o que faz com que nem todo tipo de pensamento lhes proporcionem uma ideia.
A vida é dura como as pedras de uma ponte, muitas vezes o que precisamos fazer é observar a beleza presente na dureza e acreditar que no meio dela estamos nós, nossa humanidade e nossa natureza, procriando e garantindo que por mais dura e sem cor que a vida possa ser, há beleza no fim do caminho, ao menos em alguns jardins.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
