Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

Parabéns para as mulheres
(no Dia Internacional da Mulher)

Mulher, obra-prima da criação
que Deus fez com primor e com carinho;
um grande presente para Adão
- flor perfumada, sem ter espinho.

Pra abençoar o nosso caminho
a fez o Senhor, com perfeição;
fazendo do lar o mais doce ninho,
enchendo de amor nosso coração!

Vida que dar força para a lida
e vida que gera uma outra vida,
companheira que anima nossa fé...

A beleza em forma de pessoa,
namorada e "mãe" - que coisa boa!
Parabéns para o Dia da Mulher!...

Chega um momento da vida que a gente só quer paz, boa companhia e tranquilidade, a gente cansa de amores complicados de paixões desenfreadas, de sofrer decepções, desencantos, nós só queremos alguém que nos faça sentir conforto, nada de explosão ou tristezas e stress.

Queremos alguém que nos faça nos sentir em paz, que abrace forte e diga estou aqui. Queremos aquela pessoa que você sabe que pode contar, que em qualquer lugar do mundo te faça sentir feliz independente da paisagem.

Queremos fazer planos, casar, ter uma casa, alguém para compartilhar o café da manhã, alguém com quem cheguemos em casa depois de um dia exaustivo e que esteja de ouvidos abertos para ouvir e acolher.

Nada de loucura, tudo muito calmo, tranquilo, paciente. Queremos ter alguém que possamos passar um fim de semana assistindo Netflix ou quem sabe indo ao cinema, com pipoca. Nesse mundo que prega total desapego, queremos nos apegar.

Queremos fazer um piquenique no parque e ficar olhando as crianças correndo e imaginar como são felizes naquele mundo inocente. Queremos vida, queremos planos, sonhos.

Temos que nos surpreender com aquele jantar, com aquele beijo, com aquela flor ou presente inusitado, todos nós queremos clichê, um mimo.

Queremos contar a todos, como o outro nos faz bem e parece não ter defeitos. Mas, no fundo, queremos descobrir quais são e que a pessoa descubra quais são os nossos e assim possamos desenvolver um amor, sincero, sem máscaras.

Queremos alguém para envelhecer ao nosso lado e possamos passar horas contando aos netos como nos conhecemos. Queremos ter orgulho de dizer que estamos a tanto tempo juntos. (pelo menos nossas almas estiveram)

Vamos dançar, mesmo que desengonçado, e rir, rir muito.

Queremos ter alguém que faça falta independentemente de onde estejamos. Queremos aquela companhia que transborde. Porque completos já somos.

Queremos alguém para somar, alguém para dividir a cama, a rotina, os planos, as loucuras. Que prepare os ovos mexidos, e tome o café, juntos...
Enfim tudo o que todo mundo realmente quer e precisa, em todas as fases da vida.

Você não escolhe amar alguém. O amor acontece, fenômeno da natureza ou não. Acontece.
Num olhar, num simples gesto ou em simples palavras. Mas acima de tudo em atitudes, uma simples atitude mostra o caminho para esse nobre e inexplicável sentimento.
Dizer que ama e fácil, difícil mesmo é demonstrar. Por que palavras o vento leva, olhares mudam de direção, mas uma simples atitude faz-se necessário quando o sentimento mora no coração!

Gosto de Gente do tipo engraçado que sorri por nada e por nada dá gargalhadas, gente simples que anda de bicicleta, toma café em copo, e se diverte comendo macarronada. Gosto de gente decente que fala o que pensa, mas nem sempre pensa, gosto de gente alegre que não tá nem aí pra tristeza, mas vive o que sente. Gosto de gente educada que pede licença, diz bom dia, muito obrigada. Gosto de gente que se aventura por aí e não tem medo de nada, gente ousada, intrépida e que sabe o quer. Gosto de gente que ama, que tropeça e levanta, que chora quando tem vontade, que me olha nos olhos pra dizer verdades, e tem no coração sinceridade. Gosto de gente humilde que reconhece erros, e busca seus acertos. Gosto de gente que põe guarda em seu coração que não se alimenta de ódio, não vive pelo que vê, mas que exala amor.
Gosto de gente que me faz dançar em dias de chuva, que me faz sentir a tal quando estou por baixo, e que segura minha mão quando percebe que estou com medo. Gosto de gente que gosta de gente que vive como a gente... Gosto de gente igual a gente.

Muitas vezes temos que perder para dar valor, porém não cheguei a te perder totalmente, mas na época achei que era pra sempre achei que nunca mais iria lhe ver, lhe ter, mas por uma brincadeira ou ironia do destino, olha nós juntos de novo, que bom que estamos juntos, não quero lhe perder novamente, sentir sua falta, mas o orgulho de lhe procurar foi maior, mesmo estando errada não teve coragem de lhe procurar, deixei com o tempo para que ele resolvesse tudo, achei que ele seria o melhor remédio, que confiando nele tudo iria se resolver, mas vi que este não era o momento certo para esperar o tempo passar, tinha mesmo é que correr atrás antes que fosse tarde demais e que não houvesse mais chance de lhe ter. Ainda bem que você voltou e que eu deixei o orgulho de lado e fui em busca do meu amor, da pessoa que me faz feliz, que me quer bem, que me compreende, que me faz bem, faz tudo que está dentro de suas possibilidades para me ver feliz. Hoje estamos nos vendo, conversando, tendo uma relação de carinho e amizade. Mas sei que ainda falta muito para que tudo volte a ser como era antes, aliás, tomara que não volte a ser como era antes, que seja melhor, que eu possa lhe amar, lhe respeita, lhe valorizar, me entregar a você a cada dia mais. Pois você é um homem maravilhoso, um completo gentleman, aquele que merece tudo de bom, e tomara que dessa vez eu venha a ser e que você seja para mim o tudo de bom, o ótimo para você e que o seu amor para comigo e o meu amor para com você cresça a cada dia. Quando percebi que estava lhe perdendo deixei de mão o meu orgulho e pensei melhor quem sempre esteve comigo, me apoiando, me fazendo sentir especial a cada novo dia foi você e eu não podia deixar que essa nossa história de 3 anos acabasse assim. Tinha que fazer algo, sei que a confiança hoje é zero, mas vou recuperá-la.
Nós somos o encaixe perfeito, nunca me senti tão em sintonia como me sinto com você, foi uma completa besteira ter lhe deixado partir naquela manha de sábado, sem ao menos ter lhe segurado, tentado conversar com você, me explicar.
Mas vai saber né, às vezes era para que houvesse um entendimento mais a frente e que este entendimento nos tornasse mais íntimos, para me fazer perceber que o caminho que eu estava pegando iria me tirar de você e que seria para sempre, seu afastamento de mim me fez refletir apesar do meu orgulho que não me deixou ir atrás de você antes, mas eu o deixei de lado e fui a sua procura. Pois não posso deixar minha vida se ir.
Que o tempo me de responsabilidade, caráter e amadurecimento. Pois não posso mesmo lhe perder.

Meu jeito assusta, minha independência intimida, meu amor-próprio é suficiente, minha personalidade é forte, meu carisma conquista e minha sinceridade apavora... Resumindo, mulher bem resolvida não é pra quem quer, é pra quem pode...
Aqueles que me chamam de louca sonham em ter um pouquinho da minha coragem!

Olho para traz e vejo o quanto o caminho do auto-conhecimento nos faz forte.
Olho a minha estrada e observo portas que precisei entrar para que eu pudesse me curar.
E antes da cura chegar, eu precisei me rasgar, me deparar com meus monstros interiores, meus medos, meu silêncio, minha escuridão. Precisei notar que não tinha pra aonde correr, se não fosse para dentro de mim mesma e da minha fé.
Esses processos vieram sempre de encontro com aquilo que eu mais temia.
Sim, para renascermos é preciso enfrentar o que mais temos medo, pois só assim conheceremos a nossa força.
Eu diria que por muitas vezes, me questionei sobre estar no lugar certo, me questionei sobre minhas verdades, me questionei sobre a minha fé...Mas hoje sei que foram os questionamentos que me fizeram buscar
Sou uma caminhante com a plena certeza que a minha passagem nessa terra, é para algo melhor à minha essência. Em cada pedra do caminho, lembro-me que foi um presente da Grande Mãe para ir erguendo meu castelo.
Fácil? Não é
Desafiador? Sim
E diante desses desafios, sigo com a certeza, se eu não me conhecer, não conhecerei o mundo
Em cada busca uma gratidão
Em cada caminho uma reverencia
Em cada processo, uma evolução
Em cada evolução, uma Cura

A Saudade Eterna da Minha Mãe

A dor por perder a minha mãezinha querida jamais deixará o meu peito, mas hoje posso dizer que aprendi a conviver melhor com o que antes chamava de sofrimento.

Saber que não terei os seus abraços nem os seus beijos já produziram muitas lágrimas, que transformei nas melhores recordações do mundo inteiro.

Por mais que o sofrimento tenha sido afastado, a saudade que tenho dela nunca deixará de ser eterna. O luto pode ter terminado, mas não haverá um único dia que não pensarei nela.

Você não precisa aceitar um destino que não quer.

Sorrir é a melhor maneira de lidar com situações difíceis.

Então, eu vou quebrar essa maldição. Se existe algo como a paz, eu irei alcancá-la! Nunca vou desistir.

Mesmo que não seja agora, não se apresse não se confunda. Você é minha paz, acredite em si mesma e continue devagar vou te esperar.

Não importa o quão grande seja a dor, eu continuarei seguindo em frente.

Às vezes, a melhor maneira de ficar perto de alguém que você ama é sendo apenas um amigo.

Eu queria ser como as nuvens, elas são livres...

O poder de acreditar em si mesmo. Esse vai ser o poder que vai mudar o destino.

Eu existo para lutar apenas por mim mesmo, amar somente a mim mesmo e matar todos além de mim.

Bem, no mundo real os talentosos ofuscam os barulhentos!

Lutar por aqueles que você perdeu e por aqueles que têm medo de perder talvez seja assim que todos devam viver

Não podemos evitar, mas sim entender, que as pessoas por sua natureza nunca entenderão uma as outras.

As pessoas só entenderão umas as outras quando sentirem a mesma dor.

Quando você conhece a dor e o sofrimento, não machuca as pessoas.

Dizem que, quando se olha para alguém e desprezam a sua existência, seu olhar se torna mais gélido que uma longa tempestade no mais longo inverno.

Para sobreviver, nos agarramos em tudo o que sabemos e entendemos e chamamos isso de realidade!

Quando alguém entende o que é o amor, também entende o que é o ódio.

Enquanto as pessoas não forem capazes de entender umas as outras, sempre haverá dor.

Eu jurei que cuidaria dela, e que suportaria o peso de seu futuro nos meus ombros. Eu vou cercá-la de amor, enquanto rezo pela sua felicidade.

Você não pode abrir o coração dos outros, a menos que você abra o seu.

A minha vida inteira eu fui um covarde, mas agora eu sei que fugir e me esconder das coisas que tenho medo não vai fazê-las desaparecer.

Conhecer a dor nos ajuda a crescer, amadurecer e crescer significa ser capaz de pensar e tomar decisões próprias.

Qualquer um que já levantou suas mãos contra um companheiro, mesmo que uma única vez, não merece uma morte decente.

Eu deixei você sobreviver por um simples capricho meu, e agora por um simples capricho meu, vou te matar!

Uma vez me disseram que o lugar em que alguém está pensando em você, é o lugar para onde você deve voltar.

Desista você de pensar que eu vou desistir!

O monólogo silencioso de uma Mãe

Nós estamos sentadas almoçando quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em ‘começar uma família’.

‘Nós estamos fazendo uma pesquisa’, ela diz, meio de brincadeira.

‘Você acha que eu deveria ter um bebê?’

‘Vai mudar a sua vida,’ eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro.

‘Eu sei,’ ela diz, ‘nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .’

Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.

Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar: ‘E se tivesse sido o MEU filho?’ Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer. Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzi-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de ‘Mãe!’ fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.

Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.

Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald’s se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.

Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.

Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida — não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.

Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias se tornarão medalhas de honra.

O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar talco num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.

Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.

Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos.

Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta. Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer. O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.

‘Você jamais se arrependerá’, digo finalmente. Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados. Este presente abençoado de Deus… que é ser Mãe.’

O homem científico não pretende alcançar um resultado imediato. Ele não espera que suas ideias avançadas sejam imediatamente aceitas. Seus trabalhos são como sementes para o futuro. Seu dever é lançar as bases para aqueles que estão por vir e apontar o caminho.
O dia em que descobrirmos exatamente o que é a eletricidade, isso irá marcar um evento provavelmente maior, mais importante que qualquer outro na História da Humanidade. Então, será apenas uma questão de tempo para que o Homem consiga ligar suas máquinas diretamente à própria natureza.
Imagine o que está por vir...

PARA AS MÃES...
AQUELAS MULHERES GUERREIRAS E BATALHADORAS

Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!

Ainda hoje somos homens e mulheres de passagens; somos filhos da Páscoa.
Os mares existem; os cativeiros também. As ameaças são inúmeras. Mas haverá sempre uma esperança a nos dominar; um sentido oculto que não nos deixa parar; uma terra prometida que nos motiva dizer: Eu não vou desistir!
E assim seguimos. Juntos. Mesmo que não estejamos na mira dos olhos.
O importante é saber, que em algum lugar deste grande mar de ameaças, de alguma forma estamos em travessia...

Soneto do amor como um rio

Este infinito amor de um ano faz
Que é maior que o tempo e do que tudo
Este amor que é real, e que, contudo
Eu já não cria que existisse mais.

Este amor que surgiu insuspeitado
E que dentro do drama fez-se em paz
Este amor que é o túmulo onde jaz
Meu corpo para sempre sepultado.

Este amor meu é como um rio; um rio
Noturno, interminável e tardio
A deslizar macio pelo ermo

E que em seu curso sideral me leva
Iluminado de paixão na treva
Para o espaço sem fim de um mar sem termo.

Vinicius de Moraes
Para viver um grande amor (1962).

O que sempre quis,
Sei que pode ser demais,
Quero alguns amigos legais,
Um bom emprego,
E de vez em quando algum dinheiro,
Sempre tento ser o melhor possível,
Tanto no amor,
Quanto com os amigos,
Na minha vida,
Como todas as outras,
Sempre há de ter problemas,
Alguns grandes,
Outros insignificantes,
Não posso reclamar,
Tenho quase tudo que desejo,
Coisas que quero,
Nenhum dinheiro tem como comprar,
São sentimentos que não tenho como explicar,
Já amei e fui amado no mesmo dia,
Assim como já fui rejeitado,
Mais nada me fez desistir de lutar pelos meus sonhos,
Sonhos esses que tenho desde pequeno,
Andar de avião,
Viajar por ai,
Coisas simples,
Mais de muito valor para mim,
Tenho muito que viver ainda,
E sei, que nem sempre o bom vai vim,
Quero aproveitar o máximo de minha vida,
E para isso vou dar o melhor de mim.

tudo novo de novo

O choro secou. Um outono doce impera com seu aconchego de amor e lucidez, suaves. E esse abraço aveludado que chegou repentinamente, num calorzinho de cuidados e curas. Não restam mais feridas. A dor perdeu seu lugar na minha rotina e foi procurar outros rumos. Tenho novos sonhos e um sono novo e profundo. Suavemente tudo mudou de ritmo e celebrei o tempo de cada novo passo. A princípio tive tanta ansiedade, porque tudo parecia um turbilhão, mas de que adianta tentar pular aprendizados? Se é de poesia que o poeta precisa, vamos a ela e não mais à repetição de uma melancolia eterna e bem aprimorada. Chuva e sol, calor e frio: eis o equilíbrio da vida. Se eu nasci com o sorriso mais largo do mundo, não vou entristecer o meu olhar nem anestesiar minha alegria. O choro secou. Já era tempo de prestar mais atenção em outras cores, promover como prediletas outras flores e entrar no mar sem medo, furando a onda com respeito e repetindo a cena com entrega e confiança. Nada ficou fragmentado. Saí inteira e o amor em mim transborda: pele aceitando carícia, olhar brilhando com a menor das delícias. O toque é novo e a respiração tranqüila. Às vezes ainda ofego um pouco, mas quem disse que artista nasceu para sentir pouco? Importante agora é que o choro secou. Antes o meu pranto era cego. Tive que olhar longamente no espelho pra saber o que ainda poderia resgatar de mim. Não quis nada do que restou, quis o meu sorriso novo, minhas portas abertas e a vontade de saltar novamente no desconhecido. E hoje eu só choro se for de alegria.

Amor só é grande quando se já repartiu todos os sonhos,
dividiu todos os planos,
quando já se entregou a senha e a chave de casa.
Amor, pra mim, é das coisas imensas.
Dos oceanos, desejos, constelações e galáxias.
Não vejo graça em dosar apoio, em poupar presença,
em guardar carinho.
Deixo para as estatísticas todas as casas decimais.

Sarah Westphal

Nota: Trecho do poema "Quase", muitas vezes atribuído erroneamente a Luis Fernando Veríssimo.

“Deixe que a Vida seja!”

“Sempre que você presta atenção em alguma coisa natural, em qualquer coisa que existe sem a intervenção humana, você sai da prisão do pensamento e de certa forma entra em conexão com o Ser no qual tudo o que é natural ainda existe”.

“Prestar atenção numa pedra, numa planta, num animal, não é pensar nele, mas simplesmente percebê-lo, tomar conhecimento dele. Então algo da essência desse elemento da natureza se transmite a você. Sentir a calma desse elemento faz com que o mesmo calmo desponte no seu interior. Você sente como ele repousa profundamente no Ser – unido ao que é e onde é. Ao se dar conta disso, você também é transportado de volta para um lugar de repouso no fundo do seu ser.
Veja como cada planta e cada animal é completo em si mesmos. Ao contrário dos seres humanos, eles não se dividem. Não precisam afirmar-se criando imagens de si mesmos, e por isso não precisam se preocupar em proteger e realçar essas imagens. O esquilo é ele mesmo. A rosa é ela mesma. Contemplar a natureza pode libertar você desse “eu” que é o grande causador de problemas.”

SONHO DENTRO DE UM SONHO

Receba este beijo sobre a testa!
E, te deixando a partir de agora,
Então, deixe-me te contar:
Você não está errado, você que considera
Que meus dias foram um sonho;
Mesmo que a Esperança tenha sumido
Em uma noite, ou em um dia,
Numa visão ou em nada mais,
É, portanto, o que menos se perdeu?
Tudo o que vemos ou transparecemos
É nada além de um sonho dentro de um sonho.

Permaneço no meio do rugido
De uma onda agitada a “quebrar”,
E seguro dentro de minha mão
Grãos da areia dourada -
Quão poucos!! Ainda, enquanto eles escorrem
Por entre meus dedos, lá para o fundo [da água],
Como eu lamento, como eu lamento!!
Ó, Deus! Não posso agarrá-los
Com um cinto apertado?
Ó, Deus! Não posso guardar nenhum deles
Da onda impiedosa [do Tempo]???
Tudo que vemos ou transparecemos,
Não é mais que um sonho dentro de um sonho??

(In "Histórias Extraordinárias" de Edgar Allan Poe)

Edgar Allan Poe

Nota: Tradução do poema "A Dream within a Dream".

AMOR A DISTÂNCIA

Não pense que é fácil viver um amor em quilômetros, mas quem ama qualquer obstáculo supera...
Hei de te encontrar...
A força do amor é bem maior do que todas as razões que me impedem de chegar a ti. Sinto-te longe, mas também bem perto... o doce amargo da distância ma faz querer... vou criar asas, voar até ti!
Se fosse vento seria brisa, para tocar em seu rosto, chegar até você em questão de quilômetros por hora.
Não sei o que ser... para chegar até ti...
Seria qualquer coisa, qualquer matéria, bicho, qualquer objeto... algo que me levasse até você, até mesmo um ser perfeito ou imperfeito...
Mas a questão... chegar a ti.
Meu eu... precisa estar contigo, em qualquer hora ou lugar. Sinto uma força a invadir minha alma. Força que me fortalece até o dia de estar contigo, preciso te sentir, te tocar, sentir teu cheiro... (cheiro natural só o seu)...
Olhar em seus olhos e sentir sua alma cruzando com a minha!
Sentir o teu corpo entrelaçado ao meu e na hora de nós dois nos tornarmos um... sentir o saboroso gosto da paixão.
Aí sim ter a certeza de que sou sua... eu vou te encontrar!
A distância não me impedirá de viver e realizar o verdadeiro amor que sinto por você!