Textos de Esperança

Cerca de 5672 textos de Esperança

Quero dizer a linguagem pura
Sem ter medo da usura
Quando você se cala
E nada mais fala

Pulas de um degrau falando
A todo o momento desprezando
O que o Mestre Ensina
E o que Ele sempre determina

Nós súbitos degraus da lembrança
Choras como humilde criança
Lembrando o que perdeu
O sonho que ainda não morreu.

Que ainda há esperança
Depois da tempestade a bonança
Trazendo felicidade e união
Amor e fé no coração

Inserida por SamuelRanner

Eu ainda insisto em acreditar no "Ser Humano", nas pessoas de bom coração, livres de preconceitos, de sentimentos do mal, que estendem a mão ao que necessita sem esperar o mesmo, gente que vê a alma do outro através de um olhar.
Não creio que a humanidade esteja perdida. Ela apenas sofre de um egocentrismo pragmático que extingue o Amor ao próximo. A esperança que levo no peito é bem substancial e idealista, mas ainda é o que me permite sonhar com um mundo habitado por pessoas mais complacentes.

Inserida por ana_paula_gervoni

A FÉ CONSCIENTE É LIBERDADE

fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.
A fé mecânica é loucura.
A esperança consciente é força.
A esperança emocional é covardia.
A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor.
O amor emocional desperta o inesperado.
O amor mecânico desperta o ódio.

George Ivanovich Gurdjieff, mestre espiritual greco-armênio, era uma figura enigmática e uma força influente no panorama dos novos ensinamentos religiosos e psicológicos, mais como um patriarca do que como um místico Cristão. Era considerado, por aqueles que o conheceram, como um incomparável “despertador” de homens. Trouxe para o Ocidente um modelo de conhecimento esotérico e deixou atrás de si uma metodologia específica para o desenvolvimento da consciência.

SOBRE CADA AFIRMAÇÃO DESTE PENSAMENTO DE GURDJIEFF AQUI FICA UMA REFLEXÃO OU EXPLANAÇÃO.

A fé consciente é liberdade.
Não existe fé onde não existe amor, a fé é tão dependente do amor que sem fé qualquer pessoa perde sua totalmente a capacidade de amar alguém, já que fé entende-se por acreditar em algo ou alguém, e quando não se acredita em algo ou alguém é impossível amar esse algo ou esse mesmo alguém, e quando amamos algo ou alguém estamos livres das amarras dos nossos piores sentimentos de escravidão como o orgulho, a prepotência e o ódio, já que esses sentimentos nos prende inconscientemente em nossos próprios egoísmo, e quando somos egoísta pensamos erroneamente que não precisamos de ninguém, e isso é prepotência nossa que inconscientemente pensamos assim.


A fé instintiva é escravidão.
Somos humanos e por sermos humanos somos dependentes quer queira quer não, e por sermos dependentes instintivamente acreditamos em algo ou alguém que nos ajude, isto é fé instintiva, nascemos com a dependência de algo ou alguém e inconscientemente acreditamos que somos completamente dependentes desse alguém ou desse algo, isso é fé instintiva, ela se torna escravidão a partir do momento que nós não conseguimos nos libertar ou sermos autossuficientes, e por pensar assim nos escravizamos inconscientemente, o que de fato seria uma escravidão inconsciente.



A fé mecânica é loucura.
Não existira fé mecânica se não existisse amor, nos tornamos dependentes dessa fé que convenhamos chama-la de mecânica, pois ela é de fato um modo de agir e de pensar mecânico ou com certa obrigatoriedade, pois agimos e pensamos assim porque pensamos que de fato dependemos dos outros ou de algo que nos possibilita de vivermos, e por isso somos levados a crer ou de ter fé nesse mesmo alguém ou algo, seja lá o que for, e isso seria realmente algo completamente mecânico ou melhor dizendo, completamente louco, pois o amor ou qualquer forma de dependência não nos prende obrigatoriamente a algo ou alguém, seja lá o que for, pois somos livres para decidirmos nossos destinos independentemente de alguém ou de algo, chamamos isso de livre arbítrio ou de direito e escolha.




A esperança consciente é força.
A esperança é realmente um sentimento que temos inconscientemente e por isso acreditamos nos nossos projetos ou sonhos, mesmos aqueles impossíveis de realiza-los possam ser de fato realizados e isso é uma consequência da nossa capacidade de acreditarmos no nosso potencial, e por isso podemos chamar de uma esperança forçada, pois conscientemente acreditamos que podemos mesmo sabendo que realizar certos projetos e certos sonhos que na verdade são impossíveis de se realizarem ou de se tornar real.



A esperança emocional é covardia.
É difícil ter esperança em algo que inexiste, isso é esperança emocional ou emotiva, e por isso pode ser chamada de covarde, pois pelo que se sabe só é covarde aquele que faz ou que pensa em fazer algo que prejudique alguém sem ter nenhum sentimento de culpa, pois os covardes não tem ou tem medo de ter essa consciência e desta forma eles tem a esperança de que se concretize algo completamente inaceitável aos olhos de qualquer um que seja, pois isso seria uma completa insensatez aceitar algo que é inaceitável.




A esperança mecânica é doença.
Essa afirmação vem a comprovar que a esperança é um ato de fé e devoção e desta forma não podemos ter esperança sem fé, pois a esperança é um desejo que não depende exclusivamente de nós, senão teríamos esperança com certeza, ou seja, seria um ato mecânico ou se desejar, um ato exclusivamente dependente de nossa única vontade, o que como se sabe não é assim que funciona, ou seja a esperança de realizar um sonho impossível não depende única e exclusivamente de nós.


O amor consciente desperta o amor.
Um amor tem que ser consciente para despertar na pessoa amada e desejada um amor recíproco e verdadeiro, mas também pode ser um ato inconsciente, mas nesse caso fugiria do nosso controle e desta forma não poderíamos amar conscientemente.

O amor emocional desperta o inesperado.
Talvez por ser esse sentimento tão vital para nossa sobrevivência, desperte inesperadamente um amor inesperado.



O amor mecânico desperta o ódio.
Por ser um sentimento supremo no campo das nossas emoções e também inesperado, já que não podemos forçar que alguém goste da gente, tudo requer uma certa reciprocidade, um amor mal correspondido pode realmente despertar ódio, pois quando isso ocorre o amor se torna uma obsessão e amar é um ato natural, sentimental de sintonia de ambas as partes, o amor nunca poderá ser um ato forçado e mal correspondido.



Gurdjieff

Inserida por Maxwouters

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1

Presenciamos uma oscilação constante nas circunstâncias da vida, onde percebemos que nada em nossa vida é para sempre. A momentos que tudo vai bem e de repente tudo começa a desmoronar em nossa volta. Porém, da mesma forma repentina, a circunstância voltam a ficar favorável. Por este motivo, devemos sempre nos lembrarmos que nada é pra sempre, nem a dor e nem a alegria.
Desta forma poderemos passar por momentos de tribulação sem esmorecer, a vivermos momentos de grande alegria sem ensoberbecer. Tendo sempre esperança em momentos de tribulação e muita humildade nos momentos de paz. Tendo em vista que Deus está no controle de todas as coisas, e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. "

Inserida por renatosilva1989

Em um mundo tão indiferente e sem amor, Quando surge algo que realmente vale a pena lutar, se entregar. Custamos a acreditar que isto possa ser real ser verdadeiro, E deixamos passar uma coisa que possa fazer valer a pena viver em um mundo tão hipócrita e Cruel que construímos com nosso egoísmo e preconceitos ...

Ass: Mano Souza ∆°

Inserida por mano_souza

Se é para (Willen Moura)

Se é Para morrer, que morra a injustiça
Se é para matar, que se mate a nossa falta de Fé
Se é para deixar doente, que fique doente a inveja
Se é para incoar que incoe a Prosperidade
Se é para viver, que viva a Saúde
Se é para acabar, que acabem os sofrimentos
Se é para pensar, que se pense no bem
Se é para temer, Que seja o medo
Se é para mudar, que se mude o mundo
Se é para dar, que seja amor
Se é para retirar, que se retire a falta de sabedoria
Se é para ser derrotado, que seja Satanás
Se é para vencer que seja sempre Deus.

Inserida por willen_moura

FOME

Cortou aquele pedaço de pão
para poder matar a fome,
que já lhe cortava a carne.
Não desperdiçou nada daquele alimento,
recolhendo cada uma das migalhas,
já que, na maioria das vezes,
até mesmo elas lhe têm faltado.
O pão nosso de cada dia
só lhe vem à boca, ultimamente,
quando reza aquela oração.

Mas, para que querer pão,
se quase não tem dentes?!
Para que os dentes
se não tem mais sorriso?!
Para que o sorriso
se não tem esperança?!
Para que a esperança,
se quase não tem vida?!

Para que a vida,
se viver é ‘morrer de fome’
aos poucos, todos os dias,
até, literalmente, morrer de fome
num dia qualquer,
num canto qualquer?!

(Publicado no livro “Arcos e Frestas”, página 16)
------------------------------------------------------
- O texto recebeu Menção Honrosa no “XIII Concurso Nacional de Poesias Marcos Andreani”, da Academia de Letras e Artes de Paranapuã-ALAP, de Tijuca-RJ.

Inserida por pirafraseando

A vida e seus sentimentos.


Ao longo da vida, um emaranhado de sentimentos nos envolve de tal forma que nos faz ir da água ao fogo, da terra ao céu, do sim ao não, da tristeza a alegria, do 00 ao10 em segundos.
Amor, ódio, medo, coragem, desejo, saudade, desilusão, decepção, orgulho e outros, são sentimentos que nos invade e assolam nosso ser sempre em momentos inesperados, às vezes compartilhados ou superados, mas sempre nos motiva a refletir as razões pela quais surgiu.
Algumas pessoas dizem que o amor e o ódio caminham lado a lado e ambos se apoiam como se um precisasse do outro, o amor não se transforma em ódio, pois ele é imutável e sempre será amor, às vezes ferido ou decepcionado, mas sempre amor, quando confrontado ele é colocado em sono profundo e quando desperta está voltado à outra direção.
Já outros sentimentos podem ser transformar, como medo, coragem, desejo e decepção, porém sempre terá consequências, sejam elas boas ou más, tudo fica como experiência de vida.
Dessas citadas talvez a decepção seja a que mais machuca e ao mesmo tempo a que mais transforma, diferente da desilusão, que apenas te recoloca com os pés no chão e te trás de volta a realidade.
Minha vida não é diferente da dos outros, também vivo essa montanha russa de sentimentos, mas sempre transformo todos em ALEGRIA, amo, odeio, me decepciono, me arrependo, me orgulho e vivo, vivo todos, alguns não com tanta intensidade, mas com verdade e por essas e outras continuarei sendo eu, tendo coragem e medo, fé e esperança, sendo forte e fraco, mas sempre querendo o melhor, sempre buscando o melhor, sou assim e continuarei sendo, simples e verdadeiro, vivendo um dia de cada vez.
Tenha certeza que o ponto final nesse texto nunca será um ponto final no sentimento que me mantem em pé, a ESPERANÇA.

Inserida por Roni_Roger

A Ansiedade é ladra

1 Pedro 5.7: Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

"A ansiedade rouba a esperança e a confiança que temos em Deus e em Seu Poder. Portanto, descanse e confie em nosso bom Deus. E não permitas que a ansiedade domine seu coração".

Pr Paulo Berberth

Inserida por paulo_berberth

*AMOR AO FRUTO

Sou folha que baila no vento
Absorta em minhas inquietudes
Ao som da melodia do pensamento

Sou o pedido insistente de clemência
Desvario num aglomerado de emoções
Sonhos deturpados, sem decência

Sou a seiva guardiã do relicário
Do amor ao fruto, meu rebento
Impregnado na alma, meu sacrário

Sou passos que se apressam em buscar
Trilhas para um caminho de luz
Paz , confiança e em Deus abençoar

Inserida por reginatrofino

*Amadurecer é...

Aprender a valorizar a vida em seu contexto
lapidando a minh’alma com a inserção de valores,
minhas necessidades e vontades,
e na simplicidade absoluta em ações, no caminhar e prosseguir,
alçar voos e pousos intensos... sonhar...

Sou extremamente exagerada nas emoções,
prossigo no meu tempo, ou até quando a paisagem me convir
se necessário recuo ou avanço em busca de novos horizontes
até alcançar o ápice de momentos significantes que,
com maestria me ensinaramm a amadurecer e a crescer...

Esculpo minhas pegadas em minha trajetória,
a vida é breve, faço a minha história
levo na bagagem da alma a esperança e a certeza que há,
muito que conhecer, sofrer, sonhar e amar...

Inserida por reginatrofino

O velho viajante estava perdido no deserto já fazia semanas... Toda a sua comida já tinha se esgotado dias atrás e seu cantil tinha derramado a última gota de água.
Ele tinha certeza de que não iria sobreviver por muito tempo, sem comida e sem água.
Com o passar do tempo ele avistava um ou outro oásis. Mas sempre que se aproximava, o então oásis se revelava ser uma miragem. Gastava então energia à toa, encontrando somente a ilusão...

Ele já estava fraco, magro e desidratado, quando avistou um outro oásis. Porém indignou-se com a sua própria vida e disse para sí mesmo que não gastaria suas últimas forças para encontrar uma outra miragem.
Mas então ele ouviu uma voz que lhe dizia: -Vá até o oásis, ele é a sua salvação!
O viajante relutou com a voz: -Não vou mais a lugar nenhum, sei que é mais uma outra miragem. Lembre-me que nesta parte do deserto não existem oásis, foi duro crer nisso, até tentei encontra-lo mas somente me iludi... Prefiro morrer com orgulho nestas areias a morrer sofrendo em meio à ilusão.
Porém a voz voltou somente a insistir: -Vá até o oásis, ele é a sua salvação!
Mesmo indignado e sem esperança, o viajante resolveu seguir o conselho da voz. Mesmo assim tinha a certeza de que morreria ao chegar lá e não encontrar nada...
Gastou suas últimas forças e ao chegar realmente não encontrou o oásis, mas encontrou uma caravana que o ajudou e salvou a sua vida!

Muitas vezes tentamos achar o caminho de nossa salvação,o caminho do sucesso, de nossas conquistas... Mas quando chegamos ao fim dele e não encontramos o que queríamos, achamos que a vida é injusta com nós. Isso porque não sabemos que o caminho não termina ali, mas sim nos interliga com o verdadeiro caminho de nossas conquistas. Deixamos de ouvir a voz da esperança e nos conformamos com o fim. Sendo de que o fim não é onde está escrito que é o fim, mas sim até onde cada um acha que pode chegar.

Inserida por paulosisko

Desejo que seu quintal seja florido e os passarinho por lá faça morada e te despertem sempre com uma linda canção.
Desejo também que por lá desabrochem as mais lindas flores, para que em um momento de solidão posso por lá apreciar e se encantar.
Desejo que elas exalem o mais delicioso perfume, que te traga a paz, a ternura, o amor e tudo mais que necessita.
Desejo que nesse jardim você possa sonhar, você possa sorrir, você possa até chorar para desafogar as mágoas de seu coração.
Desejo que também tenha lá um sol bem lindo e brilhante para que possa apreciar esse presente do pai, mas caso estiver chovendo, aproveite para dançar e agradecer pela vida.
Desejo que ali seja seu lugar secreto, seu lugar seguro, seu lugar de conversar com Deus e fazer seus pedidos e agradecimentos.
Desejo que esse local seja marcado por encontros com seus amigos, familiares, onde possam ter momentos incríveis.
Desejo que todas vez que algo te preocupar, você corra até lá e descubra que nada mais tem importância do que a vida e nos dedicarmos as pessoas que amamos.
Desejo que ali seja seu porto seguro, seja o começo de tudo, seja um local sagrado para suas orações.
Desejo enfim que seus desejos se realizem e você possa nesse local dizer eu tenho uma Vida Feliz!
Sergio Fornasari

Inserida por sergiofornasari

Tenho certeza que algo de muito bom esta me esperando, sinto que esta bem próximo, talvez questões de meses, dias, horas não sei, mas que esta muito perto.
Agora me resta é confiar em Deus, ter fé, ter esperança e nunca deixar de sorrir, jamais desistir, por vezes até silenciar e sair de cena e esperar o tempo sabedor de tudo nos trazer a resposta.
De uma coisa eu tenho certeza, a vida é cheia de surpresas e não aceita desaforo, tudo que você faz aqui, para o bem ou mau, retornará para você no tempo estabelecido pelo Pai supremo.
Então de hoje em diante só me resta fazer o bem, sorrir para aqueles que de alguma forma me fazem chorar ou me entristecem e jamais desdenhar do amor ou qualquer sentimento que as pessoas possam sentir, pois em algum momento nos estaremos em seu lugar.
Palavra de ordem, fazer uma faxina no coração, tirar todas as mágoas, tristezas, idéias de vinganças, lembranças desagradáveis e nessa lacuna preencher com amor ao próximo, generosidade, perdão, luz, esperança e quem sabe ser presenteado por Deus por um outro coração repleto de paixão para que no final possamos ser felizes com o que a vida tem de melhor que é simplesmente amar e ser amado!
Serio Fornasari

Inserida por sergiofornasari

Eu acredito em anjos.
Eu acredito em milagres.
Eu acredito em vitórias.
Eu acredito em pessoas.
Eu acredito no amor.
Eu acredito na verdade.
Eu acredito em companheirismo.
Eu acredito em amor ao próximo.
Eu acredito em uma mundo melhor.
Eu acredito em família.
Eu acredito nos amigos.
Mas sobretudo eu acredito em Deus!
Sergio Fornasari

Inserida por sergiofornasari

O Silêncio da Cidade

Quando essa chuva parar...

vou aí te visitar

vou aí dizer que te amo com
a barra da calça molhada

vou aí te avisar que esperei deitado o tempo acalmar, que
não estive em outras residências

vou aí te servir de cobertor contra o frio

vou aí levar seus doces prediletos

vou aí conversar sobre o clima

vou aí te fazer dançar

vou aí ouvir tuas lágrimas

vou aí planejar o amanhã (porque agora acredito no futuro)

vou aí saber como ficou tua solidão sem mim

vou aí para provar que a minha solidão não ficou bem sem ti

vou aí para esperar a próxima chuva

vou aí por gostar de estar aí

vou aí brincar com teu olhar água de rio

vou aí costurar algumas notícias em teu ouvido

vou aí na terceira intenção do desejo

vou aí porque me chama por aqui

vou aí até matar tua sede

vou aí até aliviar minha fome

vou aí sabendo do perigo

vou aí escrever mais uma carta em tua parede

vou aí para crer na tua fé

vou aí ouvir os sapos almejando mais chuva

vou aí sentir o gelo da tua mão

vou aí guardar o sol do teu abraço

vou aí provar de novo um dos teus beijos

vou aí pedindo tempestade

quando essa chuva parar, vou aí te visitar
como quem quer tudo do mundo!
porque o silêncio da cidade após uma chuva
é o que me faz querer te ter por perto.

Inserida por JohnnyKwergiu

Neste século louco amar é para os corajosos e se arriscarmos a amar estamos arriscando na coisa certa. O amor é a cura para as feridas, solução para os problemas é fortaleza para as inseguranças, esperança aos que acreditam recompensa para os que o encontram...
O amor muda qualquer realidade, transpõe qualquer barreira, e como é louco... Deixa tudo imensamente bagunçado dentro da gente e a gente adora porque para quem ama ser louco já é normal.

Inserida por PattyRezende

O amor e a criança...
(Nilo Ribeiro)

Foi fogo, foi paixão,
um belo enredo,
era feliz o coração,
uma criança com brinquedo

comparar nosso amor,
chega a ser sofrido,
passamos por tanta dor,
que eu preferia ter morrido

hoje só há lembrança,
não há mais esperança,
foi tanta desconfiança
que quebrou o brinquedo da criança

não dá para resgatar,
dois lados inseguros,
a criança vai ficar sem brincar,
tadinha, ela vai para o quarto escuro

não é poesia lúdica,
é relato sem hipocrisia,
ficamos sem a nossa música,
a criança ficou sem alegria

criança e amor,
não vejo comparação,
tente explicar meu nobre escritor,
a que ponto vai sua imaginação

não sou persuasivo,
nem mesmo convincente,
só penso que o amor é tão divino,
quanto criança inocente

o poeta precisa amar,
para se sentir mais verdadeiro,
como pra criança brincar,
ela precisa de brinquedo

para ser feliz uma criança,
ela tem que viver de brincadeira,
para o poeta viver de esperança,
ele tem amar a vida inteira

amei de verdade,
isto não é segredo,
hoje verso a saudade,
ela virou meu brinquedo...

Inserida por NILOCRIBEIRO

Abandonado no abismo da escuridão, busco nas "trevas" sentimento e razão, o ar frio da noite que cai sobre mim, me trazem lembranças que me levam até a ti, fico a vagar, na esperança de um dia te reencontrar, acabo que encontro no silêncio o conforto que já não sinto a muito tempo...
Samir Alves - Fragmentos da minha vida.

Inserida por samiralvess

Na sala fria está o centro de tudo

Olhares únicos como um arranjo

O grupo chega , admira e sai mudo

Um manto branco envolve um anjo.


Angústia , desespero e esperança

Daquela visão inesperada e terna

Um choro coletivo e dolorido avança

A mão do anjo sossega a alma materna.

Inserida por JorgeRodini