Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Cerca de 105354 frases e pensamentos: Textos de Chico Chavier sobre o Amor

⁠NOS PARTIREMOS
Nossa jornada não é tanto sobre "salvar" o planeta, mas sim reconhecer que somos parte de um ciclo maior na história da Terra. Enquanto nós, como espécie, eventualmente partiremos, o planeta continuará sua dança cósmica, seguindo os ritmos naturais que têm guiado sua trajetória há bilhões de anos.
A perspectiva de que o planeta "renascerá" carrega consigo um senso de renovação e renascimento. Olhando para a história geológica da Terra, vemos uma série de eventos dramáticos que moldaram nosso mundo de maneiras surpreendentes. Eras de gelo vieram e se foram, continentes colidiram e se separaram, e formas de vida evoluíram e desapareceram. Em cada uma dessas transformações, a Terra demonstrou uma incrível resiliência e capacidade de se recuperar. Somos bem menor que nosso ego!!

Inserida por edson_fiorello_damin

⁠Por experiência própria vou contar uma coisa!
É sobre a vida sim
A vida não é fácil não, e é a verdade
Mas não que ela é fácil que você precisar dificultar mais
Como, por exemplo, na minha vida eu fumava para poder relaxar e tornar a minha vida menos estressante e complicado
Mas é um dos erros da vida que muitos cometem
Porque com o tempo você comece a afastar os que te amam de verdade e tornando a sua personalidade diferente do normal
Mas muitos estão se perguntando o porque que estou expressando essas palavras!
O primeiro motivo é que para que muitos não caem na tentação de fazer uma coisa para resolver as fases ruins da vida sem pensar direito nas consequências depois!
Eu, por exemplo, eu abri os meus olhos não muito tarde e uma das coisas que posso-te confirmar que me ajudou muito foi o foco e a disciplina!
Posso falar mais, mas o mais importante é você focar e disciplinar o seu corpo traça um objetivo e tenta chegar ali!


"Nada é impossível para aquele que persiste!"
— Alexandre, o Grande

Inserida por IsmaelSilvaFonseca

⁠É sobre isso...

É erguer os caídos, porque amanhã você poderá ser o caído!
É sobre isso.
É sobre ser grato pelas pequenas coisas que tem, acreditando que amanhã Deus o colocará no muito.
Significa agradecer pelo dia seguinte, pelo simples fato de estar vivo.

Isso é tudo.
É amar até quem não merece, porque não merecíamos e fomos amados por Deus, através de Jesus Cristo.
Isso é tudo.
É alimentar os famintos, dar água aos sedentos e roupas aos nus.
Você pode ter riquezas, se não tiver amor, você não tem nada!

É sobre isso...

É agradecer por cada dia, mesmo que ele esteja cinzento, mirando as cores do arco-íris, acreditando que tudo ficará bem no final.

É sobre isso...
É saber que um dia você vai olhar para trás e rir de tudo!

É sobre isso.

Inserida por VanderleyAndrade

⁠Escrever sobre si é fotografar a alma,
o momento,
os sentimentos
É capturar com precisão um tempo que nunca mais voltará
É transformar a dor em arte
É perceber a sua evolução e permitir a reflexão de anônimas pessoas,
que podem - ou não -
se reconhecer nesse imenso espelho
construído por palavras
Escrever é eternizar e,
ao mesmo tempo,
se fazer eterno.

Inserida por MichelleRamos

⁠SOBRE METADES INTEIRAS

Demétrio Sena - Magé

"Ter individualidade" ou "fazer o que eu quero" é ilegítimo", se há alguém ao meu lado e o excesso do meu eu a torna infeliz. Prometi (com ou sem cerimônia religiosa) amar e tornar feliz essa pessoa, "até que a morte nos separe". Se o amor morreu, já nos separou, e se foi em mim essa morte, preciso enterrar a vida que já não faz sentido e livrar minha companhia dos meus arroubos... ou se ainda existe amor, ajustar a convivência para a individualidade sem abandono... fazer o que eu quero sem "mostrar quem é quem"... ser livre sem trair ou deixar parecer que traio, por possível vaidade machista.

Sou indivíduo, mesmo na vida conjugal, e não quero ser levado na rédea curta. Mas a reivindicação não pode cometer excessos que diminuam quem vive comigo. Tenho direito às amizades só minhas e meu cônjuge também; ao trabalho que me realize. Aos perfis em redes sociais e senhas só minhas. Mas nada pode ser usado para humilhação, abandono, traição (...). É fácil cobrar confiança à minha individualidade... mas preciso não fazer dela o salvo conduto para não ter escrúpulos. Nem tornar "cabeludos" os segredos aos quais tenho direito; até porque, um dia vêm à tona.

Respeito é troca. Liberdade é troca. Confiança também. Posso abrir mão da vida conjugal para "viver minha vida" e posso viver minha vida sem deixar de viver a nossa. É só alcançar a troca de respeito, liberdade, confiança e direitos individuais. A sociedade, mesmo democrática, tem leis que punem o mau uso da democracia. Vida a dois é sociedade dentro da sociedade. Também tem leis, mesmo com regime democrático. Há outra pessoa e meus direitos não podem massacrar os seus, por excesso; má fé. Sou livre para não ter vida a dois, mas a decisão tem que ser inteira, para não oprimir a outra metade. Consensualidade é valor inestimável.
... ... ...

#respeiteautorias É lei

Inserida por demetriosena

⁠Pequeno discurso sobre o problema Político

De uns tempos para cá, de forma mais conspícua, cada Cidadão tem se inserido mais e mais nos assuntos Políticos, se interessado neles e, precipuamente, FISCALIZADO os atos dos dirigentes administrativos. Porque o lado corrupto e corruptor do Estado, formado por Cidadãos que mais se assemelham aos octopus marinhos, cujos tentáculos sugam a vitalidade do Povo Brasileiro, funciona assim: elabora leis que apenas o favorece ( ao lado corrupto); cria um monte de dificuldades para que o Cidadão de bem, não consiga cumprir as restantes das leis que favorecem a esses mesmos Cidadãos, e penalizam de forma sumariamente autoritária, o Indivíduo de bem que não consegue cumprir as leis que os próprios Agentes CORRUPTOS lhes impede de cumpri-las. Essa é uma estratégia dos corruptos, elaborada, exatamente para disfarçarem seu "modus operandi", e, assim então, tenham um álibi, para esconderem seus atos e perpetuar as práticas de patifaria, neste País ( e também para se perpetuarem no Poder!). Eles precisam de um "bode expiatório", por assim dizer, para TENTAREM causar uma boa impressão aos olhos da População; mas já, há muito, tais práticas nefastas como essas, foram detectadas pelo bom Cidadão. Vale lembrar que o tempo da imperceptibilidade da farra da corrupção Administrativa, praticada pelo lado desvirtuado do Estado, CHEGOU ao fim. Os tempos Políticos e os tempos hodiernos, são OUTROS. E O Povo fiscalizará, a cada instante que se passar daqui por diante, as práticas de cada Agente Político. Principalmente as práticas dos CORRUPTOS.


Às 08h26 in 10.12.2023”

Inserida por FabioSilvaDN

No início a solidão sempre reinou com poder e soberania sobre o vazio
A solidão buscava se preencher no gume de sua própria existência.
No ponto mais alto do vazio a esperança explodiu com beleza e armonia, gerando danças celestiais entre cosmos e estrelas.
A solidão sumiu renascendo com esperança.

Inserida por mathias_oliveira

⁠SOBRE O AJUDAR

Ajude com respeito.
Cuide para não ferir o Livre Arbítrio e ir contra a vontade da pessoa.
O fato de alguém estar passando por uma situação desfavorável não significa que ela seja inferior.
O respeito e o bom senso devem ser preponderantes.
Nao faça imposições.
O direito de escolha deve ser preservado.
O Livre Arbítrio não pode ser ferido.
A pessoa tem o direito de dizer não.
Lembre-se que ela não está sob o seu domínio e não é submissa.
Ser ajudado não significa estar em inferioridade mas em uma situação de anormalidade contingêncial.
Ajude com critérios cuide para não Machucar.

⁠Muitos estão vendo Deus falar com eles sobre o pecado, mas ainda não sabem que Deus os está a corrigir. Estes ainda não aprenderam nada com os açoites de Deus. Mesmo depois de tanta correção, ainda não têm nenhum arrependimento. Depois ainda dizem "Não está comigo o Senhor!? Certamente que está comigo, porque o Senhor é bom!"

Sim, o Senhor está contigo. Mas é para te arrependeres, para ouvires a sua chamada de atenção. E não digas "o Senhor está comigo, pois sou santo!" O Povo de Israel também dizia "Templo do Senhor é este. O senhor está com a tribo de Judá!" Portanto pára de te veres como um crente puro, mas reconhece os teu erros.

Isto é tanto para pastores como para crentes. Pois o Senhor ainda está contigo! Mas tem atenção, que ele pode deixar de estar! Pois podes querer te arrepender e não conseguir como "Esaú" que buscou arrependimento mas não conseguiu. Afinal já era tarde. Ele chorou, mas já não conseguiu arrependimento.

Inserida por Helder-DUARTE

PAZ!
Em meio à agitação do mundo, queremos dedicar um momento para celebrar e refletir sobre a essência que todos nós buscamos: a paz. A paz não é apenas a ausência de conflitos, mas a presença de equilíbrio, compreensão e harmonia em nossas vidas.
Numa sinfonia de diversidade, cada um de nós é uma nota única, contribuindo para a melodia da existência. A paz surge quando aceitamos e valorizamos essas diferenças, reconhecendo a humanidade que compartilhamos. Ela floresce nos pequenos gestos de bondade, na compaixão que estendemos aos outros e na capacidade de perdoar.
Hoje, convidamos vocês a cultivarem a paz em seus corações e a compartilhá-la com o mundo ao seu redor. Sejamos agentes de mudança positiva, construindo pontes em vez de muros, estendendo a mão em vez de apontar o dedo. Juntos, podemos criar um oásis de serenidade em meio às adversidades.
Que a paz esteja sempre presente em nossas vidas, guiando-nos na jornada da compreensão mútua, respeito e amor.

Inserida por EltonIsraelTon

Sobre a arte de se auto-avaliar

Lucius foi confrontado, no "bom" sentido, do porquê de seu comportamento pessoal ( visto que causava um pouco de desconforto a outrem, mas não se importando nem um pouco com isso), e demostrou por meio de um brilhante exemplo que na maioria das vezes julgamos, sem nos auto -avaliar, da seguinte maneira:

- Então meu caríssimo, estás tu a me dizer que sou "chato" e que tenho que "melhorar" para ser ( mais ) aceito, certo? Então digamos que existissem somente dez outros seres Humanos exatamente iguais a você, sendo tuas próprias réplicas, e com as mesmas impressões digitais, manias, perfeccionismo, erros, falhas, acertos, gostos, cor, altura etc... E que vocês tivessem de conviver por pelo menos dois anos inteiros, confinados numa fazenda. Não podendo sair dela por nada. E vivendo debaixo da mesma casa por mesmo período. Responda-me: você suportaria aos teus iguais? Como Lucius previa, a resposta foi um misto de silêncio com um "provavelmente não!". E fez o outro concluir que sempre vemos no outro, o que teimamos em não aceitar em nós mesmos.

Às 11h30 in 16.12.2023

Inserida por FabioSilvaDN

Que o chão desabe sobre meus pés
E que não sobre nada ao meu redor
Que o céu nublado desabe em uma torrencial tempestade
E arrefeça a já não existente planície

Que a neblina cubra todo o meu entorno
Para que eu não veja mais o abismo abaixo de mim
Nem o céu escurecido
E unicamente sinta os pingos de chuva sobre meu corpo

Levitando no vazio do nada.

Inserida por JonatasAlmeida

⁠O VIOLENCELO DE JIDDÚ

Vesgo de espadas recalcadas sobre o mar de dúvidas
Já suspira diante do ouvido de quem fala,
Veste a alça suspendendo o que sobra do bolo –
Não delira, não cospe, não questiona, não escarra.

Finda em superfície plana do braço pulsante
Refazendo a íris – gosma de luar ausente –
Quebra o vidro da moldura inerte do centro,
Juvenilia em nuvens cheias dos que rezam crentes.

Desaba morro abaixo levando o brinquedo consigo,
O caminho realiza sonhos da velhice inata:
Gota destroçada do olho milagroso errante
Enxugam clarividências sem danar a casca.

Ah! Que crueldade em ti aflora
De um instante em que minha guia é prdida
E que meu vôo se transfere para o alterno
Em que os arcos de cor traduzem da megera
Alteza esparsa e passageira de uma possível
Rosa regada a esmo.

Então que fluis sobre a Guanabara fevereira
Paulistália desértica de areia fina –
Riscaste a boléia eterna do deus cão andarilho,
Perdeste o trilho reto da menina cajuína.

Reina qual monge das alturas frias,
Governa gentil por todos os cantos de Creta,
Assim saberei da veracidade da luz dormida
Durante a palestra sobre as cartas a um jovem poeta.

Inserida por DIONISIONETO

⁠Sobre o talento nato, dissertou Lucius:

- E por ser inato, assemelha-lho-ei à própria constituição Física, de cada um. Pois assim como o Corpo se desenvolve com o tempo e através de alimentos que se dão a ele, o talento, também, amadurece com o tempo e se desenvolve com a prática! Chamo de prática, toda e qualquer circunstância que o leve a se desenvolver! E quero crer, ainda, que, via de regra, os talentos natos são distribuídos especificamente pela natureza, a certos indivíduos. Não refiro-me aos dotes ou sentidos naturais, comuns. Pois estes, todos os indivíduos têm. Refiro-me ao talento específico. Ao direcionado. Aquele que faz o indivíduo ser destaque da maioria, capacitando-o a feitos diferentes! O indivíduo predestinado a tê-lo, será, espontaneamente, colocado sempre em circunstâncias que o forçarão a desenvolver mais e mais, seu talento nato.

Às 12:00 in 29.07.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Meus Amados Leitores,

Hoje, convido vocês a refletirem sobre uma bela metáfora: "Deixe a vida fluir como um rio." Assim como a água que corre livremente, enfrentando obstáculos, contornando pedras e desbravando novos caminhos, nossa vida também deve seguir seu curso natural. Enfrentaremos desafios, mas é importante manter a serenidade e a confiança de que, assim como o rio encontra seu destino, nós também alcançaremos nossos objetivos e sonhos.

Com carinho,
Psicóloga Adriana Matos

Inserida por adrianamatos_psi

⁠Reflexão sobre a Reciprocidade por Aline Kayra.

A vida é um sopro, leve e fugaz.
Buscamos na essência, uma conexão.
Expectativa de dar e receber,
Mas a cegueira emocional nos cega.
Pessoas caladas, surdas ao amor,
Escondendo riquezas de afeto profundo.
Sentimentos surgem, confusos e inseguros.
Como um campo minado, evitamos nos aproximar.
Sentindo-nos indesejados, em nossa dor.
O joio cresce, confundindo a alma.
E o amor se torna um terreno estranho.
Mas não devemos aceitar essa sombra.
Convivemos com o mal, ao nosso redor.
Normalizar o sofrimento não é a opção.
Devemos lutar pelo cultivo do amor.
E nunca esquecer que somos filhos de Deus.
A luz deve brilhar, dissipa a treva.
Que a reciprocidade resplandeça novamente.

Inserida por AlineCairaG

⁠Sobre o que vou falar?
Não tenho nenhuma inspiração.

Após centenas de versos dedicados a ti, parece que escrevo em vão.

Procurei em tantos outros olhares algo que me lembre o teu,
algum que me fizesse imaginar se quer uma possível paixão.

Sobre o que vou falar? Não tenho nenhuma inspiração.

Amores antigos? Não...

Inserida por PQT

⁠É difícil escrever sobre o vazio, afinal, não tem muita coisa lá.

Um vão no peito ou na mente? Não acho que seja físico, eu o sinto de outro jeito.

Talvez eu devesse escrever sobre outra coisa, ou talvez eu nem devesse escrever.

“Talvez” Gosto da palavra, a certeza da incerteza.
Ela vem acompanhada com um encosto, solidão emaranhada entre suas 6 letras. Desta não sou muito fã, eu me deparo com ela toda manhã.

Ela afunda meus pensamentos em um mar agitado, me fazer cair no esquecimento, esquecido até pelo tempo.

Vi o sol nascer tantas vezes que me acostumei,
meus olhos só se fecham às seis.

Mas enquanto as estrelas brilham no céu, eu penso no efêmero, um som alto que ecoa no vazio. Quando tudo ficou tão sombrio?

Inserida por PQT

⁠"Remorso"
Tentei nunca escrever sobre isso. Preocupava-me com o que outras pessoas iriam "achar".
Julgariam que eu ainda sentiria algo por você. Mas não é verdade! Não sinto mais como sentia. Aliás, do que sentia, não sinto mais nada.
Os sentimentos mudaram. Hoje, tenho remorso.
Remorso de não ter corrido atrás. Remorso de não ter dado outra chance. Agora, quando vejo suas publicações, não sinto amor, não sinto paixão.
Fico é feliz. Feliz por você parecer bem.
Mas o ser humano é naturalmente egoísta, e, sendo assim, tudo o que eu sinto é o desgraçado do remorço!
Ah!.. esse sentimento às vezes machuca mais que uma ferida. Sim! porque sinto as consequências de um caminho que eu não deveria ter tomado.
Já critiquei Drumont de Andrade por sua pedra no caminho. "Por quê ele simplesmente não contornou? Por quê não voltou?" Hoje eu sei que o remorço é minha pedra no caminho, que lembrarei pra sempre. Esteja bem!

Inserida por GustavoAndrade3

⁠Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita

Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...


Às 19h03 in 01.08.2024

Inserida por FabioSilvaDN