Textos de Chico Chavier sobre o Amor
CONCLUSÕES DA VIDA
Deus Fornece o material. O homem trabalha.
Deus concede o ensinamento. O homem realiza.
Deus cria a paz. O homem forja o conflito.
Deus promove a união. O homem estabelece o privilégio.
Deus recomenda o perdão. O homem faz o ressentimento.
Deus ergue a fé. O homem cultiva a insegurança.
Deus traçou a justiça. O homem armou a violência.
Deus consolidou a coragem. O homem perpetuou a audácia.
Deus abençoa a todos. O homem faz concessões.
Deus garante a liberdade. O homem usa o livre arbítrio e responde pelas próprias obras.
Perdão e Trabalho
Não te despreocupes do trabalho no bem, se desejas alcançar a própria tranquilidade em nível superior.
Realmente, o Pai misericordioso perdoa as nossas faltas, todavia, não à maneira de um ditador terrestre que espalha favores e privilégios, segundo os próprios caprichos, mas sim oferecendo-nos recursos substanciais de restauração, imprescindíveis ao reajuste.
É por isso que a reencarnação significando retorno do passado obscuro ou delituoso é também imposição de trabalho reconstrutivo.
O amor é a luz da vida, no entanto, nunca brilhará para as criaturas sem o pedestal da justiça.
Aonde eu quero chegar com esse meu jogo, que só me faz perder? É tão difícil assim um pouco de atenção? Tão improvável ser amada por aquele cara que eu escolhi? Nossa, como faço perguntas idiotas ao espelho, nem ele me aguenta mais.
Poxa, não peço muito. Só preciso estar com alguém que seja mais alto do que eu, tenha um pouco de barba e de vergonha na cara. A faixa etária pode ser ali entre 25 e 40 anos, dos vorazes aos experientes. Tem que estar trabalhando, lógico, e numa coisa legal. Algo que eu admire. Aliás, há quanto tempo não tenho alguém em que eu possa me inspirar ao meu lado. Não precisa nem ser bonito, mas tem que sorrir com a alma, mostrar aquela alegria capaz de fazer eu esquecer todos os problemas. Não há nada mais cativante num homem do que um sorriso de felicidade que leva o seu nome.
Gosto também daquelas sobrancelhas marcantes e do maxilar bem definido. Rosto de homem mesmo. Nem gordo, nem magro, pode até ter uma barriguinha, desde que tenha disposição para me amar. Simpatia demais é ruim e atrai periguetes demais, então pode ser um sujeito educado e reservado, mas que se transforma em quatro paredes. Ah, claro que adore viajar, seja de carro, avião ou navio e que não descarte uma aventura.
Tem que ser aquele cara que não me pergunte se eu quero, mas que me convença a ser sua. Quero um homem decidido, que inove na cama, que me pegue de jeito, mas saiba me dar colo na hora certa. O ideal é que gostasse de cozinhar e me surpreendesse a cada receita, que tenha um pouco de Sommelier e me ensine todas as harmonizações da bebida de Baco com um cardápio requintado. Mas também deve ser simples. Em alguns dias, vou precisar que ele abra uma lata de cerveja pra gente comer aquele xis bem gorduroso. Necessito de uma dose diária de gordice e alguém para me acompanhar.
Bom mesmo seria se curtisse Pink Floyd, Led Zeppelin ou Metallica, mas também escute Adele e John Mayer de vez em quando. E que não brigasse comigo quando eu cantasse aquelas clássicas do “Roupa Nova”, que eu sei de cor. Muito importante ter uma mãe acessível também, ou que more longe.
Na verdade, é tranquilo, basta ser não-fumante, beber apenas fim de semana – com exceção de uma taça de vinho de vez em quando – use perfume cítrico, durma do lado direito da cama, não puxe minhas cobertas à noite, acorde de bom humor, seja romântico sem ser meloso, rude sem ser distante, religioso sem ser fanático e organizado sem ser neurótico. Não é pedir muito né?
O problema é que eu trocava tudo isso apenas pelo simples, apaixonante e sincero sorriso daquele traste. Tento me convencer de que ainda não terminou e fico imaginando alguém impossível no horizonte, para o destino me contrariar e mandá-lo de volta. Bom, mas quem sabe alguém assim surge no meu caminho. Já que não tem você, vou me contentando com essa coisa chamada esperança.
APASCENTA
"Apascenta as minhas ovelhas" (JOÃO, 21:17)
Significativo é o apelo do Divino Pastor ao coração amoroso de Simão Pedro para que lhe continuasse o apostolado.
Observando na Humanidade o seu imenso rebanho, Jesus não recomenda medidas drásticas em favor da disciplina compulsória.
Nem gritos, nem xingamentos.
Nem cadeia, nem forca.
Nem chicote, nem vara.
Nem castigo, nem imposição.
Nem abandono aos infelizes, nem flagelação aos transviados.
Nem lamentação, nem desespero.
"Pedro, apascenta as minhas ovelhas!.
Isso equivale a dizer: - Irmão, sustenta os companheiros mais necessitados que tu mesmo.
Não te desanimes perante a rebeldia, nem condenes o erro, do qual a lição benéfica surgirá depois.
Ajuda ao próximo, ao invés de vergastá-lo.
Educa sempre.
Revela-te por trabalhador fiel.
Sê exigente para contigo mesmo e ampara os corações enfermiços e frágeis que te acompanham os passos.
Se plantares o bem, o tempo se incumbirá da germinação, do desenvolvimento, da florescência e da frutificação, no instante oportuno.
Não analises, destruindo.
O inexperiente de hoje pode ser o mentor de amanhã.
Alimenta a "boa parte" do teu irmão e segue para diante.
A vida converterá o mal em detritos e o Senhor fará o resto.
DIFERENÇA
"Crês que há um só Deus: fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem", - (TIAGO: 2:19).
A advertência do apóstolo é de essencial importância no aviso espiritual.
Esperar benefícios do Céu é atitude comum a todos.
Adorar o Senhor pode ser trabalho de justos e injustos.
Admitir a existência do Governo Divino é traço dominante de todas as criaturas.
Aceitar o Supremo Poder é próprio de bons e maus.
Tiago foi divinamente inspirado neste versículo, porque suas palavras definem a diferença entre crer em Deus e fazer-Lhe a Sublime Vontade.
A inteligência é atributo de todos.
A cognição procede da experiência.
O ser vivo evolve sempre e quem evolve aprende e conhece.
A diferenciação entre gênio do mal e o gênio do bem permanece na direção do conhecimento.
O demônio, como símbolo de maldade, executa os próprios desejos, muita vez desvairados e escuros.
O anjo identifica-se com os desígnios do eterno e cumpre-os onde se encontra.
Recorda, pois, que não basta a escola religiosa a que te filias para que o problema da felicidade pessoal alcance a solução desejada.
Adorar o Senhor, esperar e crer n'Ele são atitudes características de toda a gente.
O único sinal que te revelará a condição mais nobre estará impresso na ação que desenvolveres na vida, a fim de executar-lhe os desígnios, porque, em verdade, não adianta muito ao aperfeiçoamento o ato de acreditar no bem que virá do Senhor e sim a diligência em praticar o bem, hoje, aqui e agora, em seu nome.
NOS DOMÍNIOS DA FALA
Não somente falar, mas verificar, sobretudo, o que damos com as nossas palavras.
Automaticamente, transferimos estados de alma para aqueles que nos ouvem, toda vez que damos forma às emoções e pensamentos com recursos verbais.
Terás pronunciado formosos vocábulos, selecionando frases a capricho, no entanto, se não as tiveres recamado de bondade e entendimento é possível que tenhas colhido apenas indiferença ou distância nos companheiros que compartilham a experiência. Ainda mesmo hajam sido as tuas expressões das mais corretas e das mais nobres, gramaticalmente considerando, se nelas colocaste quaisquer vibrações de pessimismo ou azedume, ironia ou insinceridade, elas terão sido semelhantes a recipiente de ouro que derramassem vinagre ou veneno, ferindo ou amargurando corações ao redor de ti.
Isso ocorre porque, instintivamente, a nossa palavra está carregada de nosso próprio espírito, ou melhor, insuflamos os próprios sentimentos em todos aqueles que nos prestem atenção. À vista disso, analisemo-nos em tudo o que dissermos.
Conversa é doação de nós mesmos. Opiniões que exteriorizemos são pinceladas para a configuração de nosso retrato moral. Mais que isso o verbo é criador. Cada frase é semente viva. Plantamos o bem ou o mal, a saúde ou a enfermidade, o otimismo ou o desalento, a vida ou a morte, naqueles que nos escutam, conforme as idéias edificantes ou destrutivas que lhes imponhamos pelos mecanismos da influenciação, ainda mesmo indiretamente.
Balsamizarás as feridas dos que se encontrem caídos nas trilhas do mundo, entretanto, que será de nossos irmãos horizontalizados na angústia se não lhes instilamos no coração a fé necessária para que se levantem na condição de filhos de Deus, tão dignos e tão necessitados da benção de Deus, quanto nós?
Estudemos a nossa palavra, entendendo-lhe a importância na vida.
Diálogo é o agente que nos expõe o mundo íntimo.
O verbo é o espelho que nos reflete a personalidade real para julgamento dos outros.
Falarás e aparecerás.
ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO IML
A ASIMLEPE não é apenas uma associação, é um ser vivo porque é constituída de pessoas, portanto, dotadas de identidade e personalidade própria, não é uma identidade separada das pessoas que dela fazem parte, tem necessariamente, os valores daqueles que participam ativamente.
O que mais nos motiva é agir com determinação, a partir de princípios éticos e senso de justiça, a fim de sermos respeitados e obter o reconhecimento profissional. Sabemos que vamos entrar em alguns consideráveis jogos de poder e manipulação com figuras de autoridade, uma vez que não aceitamos de bom grado a servidão voluntária, como queremos a liberdade de volta, decidimos nos rebelar e resistir à opressão sem recorrer à violência
Submeter-se passivamente a uma lei injusta e/ou ordens arbitrarias são coisas que nos irrita e incomoda. No mínimo, para nós os Zangões da Colmeia, aqueles que possam exercer uma função (ou ocupar uma posição) superior à nossa precisam ser respeitados por nós, a fim de não nos sentirmos tão Zangados em relação a eles. Aí sim!? Podemos realizar as tarefas a (nós) delegadas com bastante comprometimento e profissionalismo.
Nosso profundo desejo é atingir o topo por intermédio de nossas conquistas, em prol da obtenção da respeitabilidade pessoal, profissional, afetiva e existencial dos nossos associados. Desse modo, por trás das nossas atitudes estão sempre a ambição de alcançar, cada dia mais, uma considerável segurança e estabilidade na vida, principalmente a material/financeira dos nossos sócios.
Sem mais, mas más
Chicó Nauta em ativismo de sofá.
No primeiro filme, Neo procurava a resposta, nas palavras de Trinit, à "pergunta que nos impulsiona": o que é a verdade? Morpheu lhe responde: "Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente... A Matrix, está em todo lugar. A nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai a igreja, quando paga seus impostos. É o mundo colocado diante dos seus olhos para que não veja a verdade...
Infelizmente é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo".
Título: Importante é sonhar
Se tudo que quisermos
Conseguirmos alcançar
Perdemo-nos ao certo
A habilidade de sonhar
O sonho é irreal
Ilógico, irracional
Mesmo extraordinário
Sua ausência é natural
Nada que seja prioridade
Um acaso, num dia comum
Como se dormir sem sonhar
Não afetasse qualquer um
O sono limpo, e puro
Sem alucinações, ou desejos
Que não te acorda de madrugada
Que não apresenta seus medos
Classifico-o como inócuo
Irrelevante, nada especial
Dormir sem sonhar se tornou
De certa forma, normal
(In)Comodismo Imutável
Importe-se com a ausência
De uma nova experiência
Duvide da ciência
Questione sua inteligência
Desencane da decência
Regida por obediência
(Lute pela sobrevivência
Num mundo que provoca carência)
Exclua a complacência
Por completo, de sua vivência
E com muita, ou pouca, consciência
Busque sempre refinar sua
Essência
VITÓRIA..
Não adianta vencer sem melhorar-nos.
O lugar em que você vive é o seu campo de ação.
Os inimigos a vencer estão em nós mesmos.
Os outros são sempre o público que nos segue.
O seu setor de engajamento é o seu próprio trabalho.
Comandos e ordenanças, companheiros e inspetores são os parentes e amigos.
As suas armas eficientes e, das mais importantes, são o amor e a humildade, o conhecimento e a paciência.
Ordens a observar: trabalhar e servir.
Programa diário: "amar o próximo como a si mesmo".
Sinal de promoção: dever cumprido.
Marca de vitória: alegria interior com a bênção de Deus que nenhuma
palavra do mundo consegue traduzir.
Paz e Luz!
Título: Religião? Melhor não
De tudo que já li, reli e até ouvi
Nada que antes me trouxesse
Em algum momento, até aqui
Fora significante, perante a tudo que vivi
Burgess, Salinger, e nem Bukowski
Puderam dar significado, distante do errado,
De tudo que aprendi, forçado, até aqui
Sem nada questionar, desde quando nasci.
Se Nietzsche afirma, com fervor e paixão
Que não devemos acreditar, mas sim reprovar
Tudo que provenha da infame religião
Devo apenas concordar, e alegar, então
Que
Não há nada mais proibitivo, limitado e corrosivo
Do que a rede que cerca e degenera o indivíduo
Criada para o controle, desleal e invasivo
De todo povo pobre, carente e iludido.
Seria então a mais engenhosa criação,
De um conto de fadas ilusório, planejado de antemão
Para dar fim ao questionamento, de uma inteira nação
E jogá-los uns aos outros, chamando-os de irmãos
Diga que pequei, quando então percebi
Toda a mentira, que com convicção repeti
Compelido por decrépitos, que nem ao menos conheci
Entretanto acordei, e disso não me arrependi.
Sem ter medo do pecado,
Decidi o que era errado,
Penso agora por mim mesmo,
Finalmente elucidado.
Vi que existe vida, então
Sem privar-se da razão,
Basta apenas que ignore
Toda, e qualquer, religião.
Carta aos seus eleitores
FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA! NÃO ELEJA, NEM REELEJA CANDIDATOS QUE ESTÃO NO PODER Á DÉCADAS.
O que o cidadão deve fazer é fiscalizar, é olhar as prestações de contas e checar, em primeiro lugar, se o DINHEIRO dos impostos vão para beneficiar a nação ou às contas bancárias destes Parasitas. Além disso, se o que está sendo ou foi feito corresponde às nossas expectativas.
E não acenar bandeiras e colar adesivos, Por que não importa quem vença as eleições, é atribuição DELES promover o bem geral do povo brasileiro, compete a ELES darem rumo estratégico às áreas de interesse da nação como: educação, saúde, cultura, trabalho, segurança e transportes.
Nos dias de hoje, justificar, votar branco ou nulo é mais válido do que ir às urnas. E não se deixem enganar, o Código Eleitoral determina em seu artigo 224 que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições”, novas eleições devem ser convocadas dentro do prazo máximo de 40 dias e os candidatos pegos em situações de fraudes ficam inelegíveis por um bom tempo e a Lei Eleitoral n° 9.504 determina que “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”.
Se é que você não se deixar levar pelo populismo ou está satisfeito com as migalhas que são oferecidas coincidentemente sempre próximo das novas eleições ou não se incomoda com o estrago que ajuda a promover no país quando valida, repetidamente, o poder dos criminosos ao ir às urnas renovar a permissão para que seu candidato continue praticando a inoperância das suas promessas de campanha enquanto enriqueci subitamente?
Sem mais, mas más Chicó Nauta em ativismo de sofá.
A importância do Nome
com adaptações de Francisco dos Santos
Adão deu nomes aos animais (Gênesis 2:19), os pais dão o nome aos filhos, senhores davam nomes aos escravos, os astrônomos as constelações, os cientistas as suas descobertas, na escola ganhamos apelidos que se baseia numa qualidade, geralmente depreciativa. Há ainda aqueles que usam Pseudônimo, nomes fictícios, normalmente inventado por escritores, poetas ou jornalistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras, e que com o tempo é tutelado pela lei quando adquiri a mesma importância do nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome, mas você sabe qual o significado, a história e a energia do seu nome?
Na Bíblia, o nome também tinha significado importante e muitas vezes dizia alguma coisa sobre o caráter da pessoa. Uma mudança de nome sinalizava uma mudança importante na vida da pessoa. Deus mudou diretamente o nome de quatro pessoas para mostrar uma mudança na vida dessas pessoas!
Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações… De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos. Na verdade, Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerá a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes. (…) Qual é o seu nome? “Jacó”, respondeu ele (…) “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. O faraó deu a José o nome de Zafenate-Paneia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda à terra do Egito.(Gênesis 17:5-6; 15–16; 19; 32:27-28; 41:44-45)
A onomástica estuda os nomes próprios e recorre à simbologia dos números e a operações matemáticas para interpretar os nomes próprios de forma a predizer as características da personalidade e mesmo o destino dessa mesma pessoa.
A numerologia moderna contém muitos aspectos de uma grande variedade de culturas incluindo a Babilônia, Alexandria, a Cabala dos Hebreus, o Cristianismo místico e Gnosticismo, os Vedas Indianos, o “Círculo dos Mortos” da China, o Livro dos Mestres da Casa Secreta (Ritual dos Mortos) do Egito, além de Pitágoras e seus seguidores (na Grécia, 6 século a.C.)
Os quais pavimentaram o caminho para a observação de números como arquétipos, pois, eles acreditavam que em tudo havia relações numéricas e estavam decididos a procurar e investigar os segredos dessas relações com as coisas reveladas pela graça divina. Santo Agostinho escreveu: os Números são a Linguagem Universal ofertada por Deus aos humanos como confirmação da verdade.
Em 325 d.C. após o Primeiro Concílio de Niceia, a Numerologia não encontrou mais apoio com as autoridades cristãs da época e foi classificada no campo das crenças não aprovadas junto com a Astrologia e todas outras formas de adivinhação e magia.
As teorias descritivistas dos nomes próprias sugeridas por Filósofos como Frege, Russel, Wittgenstein e Searle dominou o século XX até a década de 1970, foi uma progressiva explicitação e adição de detalhes Porque a ideia geral é a de que o nome próprio refere indiretamente, por uma alusão a propriedades geralmente exprimível através de conjuntos de descrições.
Segundo a teoria defendida por Frege e Russell, o sentido de um nome próprio é dado por uma única descrição definida associada a ele, e a mais sofisticada, defendida por Wittgenstein, Strawson e Searle, segundo a qual o sentido do nome próprio é dado por um feixe ou agregado de descrições.
Portanto, segundo essas teoria aquele que recebe um nome de batismo, recorda, forçosamente, um dos atributos e se torna, por assim dizer, a personificação daqueles que o receberam primeiro, a própria palavra BATISMO — Sacramento que, segundo o cristianismo, retira o pecado original de quem o recebe, e, é um ritual para purificação ou iniciação afim der ser admitido em qualquer religião, seita, irmandade, confraria, organização ou partido.
Só por curiosidade vamos ao exemplo para comprovar a Importância do seu NOME..
A primeira ocorrência do nome FRANCISCO — do germânico Frank (franco), que quer dizer livre, mais o sufixo isk, que denota nacionalidade — aconteceu no século XIII. {[(Os Francônios viviam na Alemanha, por volta de 250 d. C durante as grandes migrações adentraram o espaço do Império Romano como federado e fundaram a França, com duas dinastias de líderes: os merovíngios e os carolíngios. Os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes e produziram poucos registros escritos.)]}.
Este menino veio a ser São Francisco de Assis, o santo que ficou conhecido principalmente por ter renunciado à riqueza mundana e se ter dedicado aos mais pobres, bem como pelo cuidado com os animais e com a natureza, Em 1209 fundou a Ordem dos Frades Menores, que prega principalmente a humildade através de uma vida mais simples possível.
Em razão da popularidade de São Francisco de Assis, o nome foi difundido durante a Idade Média, chegando a nomear pelo menos dois reis franceses no século XVI e outros que ficaram na história como: Chico Xavier, Chico Mendes, Chico Anísio, Chico Buarque, Chico Sciences até o atual papa adotou o nome de Francisco, fora a Febre Chikungunya.
O sobrenome Santos é considerado um dos mais antigos de Portugal, tendo surgido mesmo antes da criação do Reino. Se originou a partir do latim Sanctorum, e começou a ser atribuído às pessoas nascidas no dia 1° de novembro, data comemorada pelo cristianismo como dia de "Todos os santos". Alguns historiadores contam que este sobrenome começou a se tornar popular graças aos imigrantes espanhóis, vindos da região da Sierra de Los Santos. No entanto, as primeiras famílias a adotarem este sobrenome seriam originárias da Itália e França, sob a variante “Santi” e “Santy”, quando os casamentos aconteciam entre pessoas com o nome “Santo”, para que o sobrenome da mulher não ficasse “Santo e Santo”, decidiu-se que a pessoa passaria a adotar o sobrenome de “dos Santos”.
Qual o número do nome FRANCISCO?
Número 7
Gosta de ser elogiado pela perfeição com que conduz suas atividades. No trabalho, analisa as coisas nos mínimos detalhes. Sua serenidade também o auxilia na hora de tomar decisões importantes. Usa a sua intuição aguçada para refletir sobre tudo o que acontece em sua vida. Precisa exercitar o equilíbrio da razão e da emoção em seu dia a dia para não ser tão exigente com você e com as pessoas que estão à sua volta, principalmente o seu amor.
Qual o significado da letra inicial do nome FRANCISCO?
Letra F
LIDERANÇA — Tem talento natural para comandar e tomar decisões com mais facilidade do que outras pessoas. No romance, usa sua criatividade para deixar a rotina bem longe.
Uma sociedade mal paga por este povo divino
Não precisei ir a igreja para conhecer Deus da terra
Vivemos nessa guerra
Com preconceitos racial e social dominando a terra
Não existe sociedade sem preconceito e nem existe preconceito sem sociedade, crianças crescem sem actividades
Criatividade não é a fuga da realidade.
Acabou-se o realismo e só ficamos com uma política sem idealismo a caminho do abismo.
A humildade é o ingrediente indefinível e oculto sem o qual o pão da vida amarga invariavelmente na boca.
Amealharás recursos amoedados a mancheias, entretanto, se te não dispões a usa-los, edificando o conforto e a alegria dos outros, na convicção de que todos os bens pertencem a Deus, em breve converter-te-ás em prisioneiro do ouro que amontoaste, erguido, assim, à feição de teu próprio cárcere.
Receberás precioso mandato de autoridade entre as criaturas terrestres, no entanto, se não procuras a inspiração do Senhor para distribuir os talentos da justa fraternidade, como quem está convencido de que todo o poder é de Deus, transformar-te-ás, pouco a pouco, no empreiteiro inconsciente do crime, por favoreceres a própria ilusão, buscando o incenso a ti mesmo na prática da injustiça.
Erguerás teu nome no pedestal da cultura, contudo, se te não inclinas à Sabedoria da Eternidade, acendendo a luz em benefício de todos, como quem não ignora que toda inteligência é de Deus, depressa te rojas ao chavascal da mentira, angariando em teu prejuízo a embriaguez da vaidade e a introdução à loucura.
Lembra-te de que a Bondade Celeste colocou a humildade por base de todo o equilíbrio da Natureza.
O sábio que honra a ciência ou o direito não prescinde da semente que lhe garanta a bênção da mesa.
O campo mais belo não dispensa o fio d´água que lhe fecunda o seio em dádivas de verdura.
E o próprio Sol, com toda a pompa de seu magnificente esplendor, embora fulcro de criação, converteria o mundo em pavoroso deserto, não fosse a chuva singela que lhe ambienta no solo a força divina.
Não desdenhes, pois, servir, aprendendo com o Mestre Sublime, que realizou o seu apostolado de amor entre a manjedoura desconhecida e a cruz da flagelação, e serás contado entre aqueles para os quais ele mesmo pronunciou as inesquecíveis palavras:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque a eles mais facilmente se descerrarão as portas do Céu”.
Não digas que existe alguém no mundo que não precise de simpatia ou socorro.
Todos os espíritos corporificados na Terra estão procurando apoio e complementação.
Esse pediu berço na penúria, a fim de aprender quanto dói a tristeza dos desvalidos.
Aquele rogou passagem pelos caminhos amoedados da fortuna, de modo a vencer as tentações da posse.
Outro solicitou a transitória internação ente os inimigos, renascendo junto deles, de maneira a adquirir tolerância, portas adentro do próprio lar.
Aquele outro requisitou para si mesmo o domínio de circunstâncias difíceis, tentando apagar os impulsos da revolta e desumanidade que lhe tiranizam a alma.
Outros, ainda, suplicaram tempo curto de existência no plano físico, usando a saudade para despertar a atenção de criaturas que lhe são extremamente amadas para os assuntos da sobrevivência e da fé em Deus.
Enquanto outros muitos imploram tempo longo na Terra, na expectativa de entesourarem humildade e paciência.
E a vida acolhe a todos, no instituto da reencarnação, para os fins de aperfeiçoamento a que se destinam.
Pensa nisto e deixa que o entendimento te ilumine o coração.
Estende amparo ao irmão que mendiga, mas não sonegues compreensão ao que passa por ti, tantas vezes sem perceber-te a presença, enceguecido que se acha pelas sombrias lentes do ouro inútil ou da cultura vaidosa, em forma de poder.
Todos lutam e todos sofrem, a caminho da verdade.
Ninguém existe sem necessidade de apoio nas trilhas da evolução.
E à frente de cada companheiro ou companheira que te cruzem a estrada, estejam eles cobertos de douradas titulações ou vestidos de andrajos, lembra-te de que cada um deles carrega no coração esta rogativa sem que a vejas: - “Compadece-te de mim.”
Agradeça a Deus a benção da vida, pela manhã.
Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos
de serenidade e otimismo, por alguns momentos,
antes de retomar as próprias atividades.
Levante-se com calma.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza,
reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de
mau gosto não auxiliam em tempo algum.
Guarde para contudo e para com todos a disposição
para cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas,
lembre-se e que é preciso abençoar a vida
para que a vida nos abençoe.
“Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado.”
Senhor!
37 - ORAMOS
Não te pedimos a isenção das provas necessárias, mas apelamos para sua misericórdia, a fim de que as nossas forças consigam superá-las. Não te rogamos a supressão dos problemas que nos afligem a estrada; no entanto, esperamos o apoio do teu amor, para que lhes confiramos a devida solução com base em nosso próprio esforço.
Não te solicitamos o afastamento dos adversários que nos entravam os passos e obscurecem o caminho; todavia, contamos com o teu amparo de modo que aprendamos a acatá-los, aproveitando-lhes o concurso.
Não te imploramos imunidades contra as desilusões que porventura nos firam, mas exortamos o teu auxílio a fim de que lhes aceitemos sem rebeldia a função edificante e libertadora,
Não te suplicamos para que se nos livre o coração de penas e lágrimas; contudo, rogamos à tua benevolência para que venhamos a sobre estar-lhes o amargor, assimilando-lhes as lições!!..
Senhor, que saibamos agradecer a tua proteção e a tua bondade nas horas de alegria e de triunfo; entretanto, que nos dias de aflição e de fracasso, possamos sentir conosco a luz de tua vigilância e de tua benção!..
