Textos de Capacidade

Cerca de 30543 frases e pensamentos: Textos de Capacidade

⁠O MEU PAI SALVOU UM HOMEM, O MEU TIO OUTRO


Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Por ocasião das eleições municipais na minha cidade…
O clima político em Campos Belos, nessas disputas se elevava.
Era comum as discussões a cerca de um ou outro postulante a uma cadeira administrativa.
Nem sempre esses embates ficavam somente no campo das ideias: em dados momentos, os ânimos se acirravam, e as agressões deixavam de ser verbais e, iam às vias de fato.
O povo compareciam aos comícios, para apoiar e ouvir os discursos inflamados dos distintos candidatos.
Geralmente esses encontros eram realizados em carrocerias de caminhões posicionados em locais estratégicos, pelas ruas da cidade, distritos e fazendas.
Eu mesmo andei a discursar numa dessas ocasiões, na campanha do deputado José Freire, e outras lideranças políticas estaduais e locais.
Alguns candidatos passavam dos limites nas promessas que faziam. Não cumpriam o prometido. “Desde aquele tempo a ‘mentira’ no mundo da política comandava o espetáculo.”
Havia perseguições políticas por parte de alguns mandatários, principalmente quando o eleitor declarava publicamente outra opção do seu voto.
O ir e vir das pessoas nas ruas nos dias da votação eram intensos.
Alguns pais precavidos orientavam os seus filhos a não participarem daquela agitação toda, e muito menos das questões políticas. Opor-se ao governo (nos três níveis) não era recomendável. No dia da votação a minha mãe ficava a orar a Deus, para que tudo ocorresse em paz, naquela disputa; pedia a nós que não saíssemos de casa: era “perigoso!” Não dava para saber o que poderia acontecer.
Os candidatos a vereança e a prefeitos compareciam aos seus redutos eleitorais; a tirar fotos com o povo e ouvir as reclamações dos moradores. — Visitar escolas, comunidades, hospitais; inaugurar comitês, reuniões com apoiadores, fazer as suas últimas promessas…
Um dos candidatos a prefeito esbanjava carisma: o Adelino, filho da terra, já havia administrado a nossa cidade. O outro candidato não me lembro bem quem era, mas, a campanha ia num bom nível. Qualquer um dos ganhadores estávamos bem representados.
Ao aproximar-se o momento da prova dos nove. Em que as urnas iriam falar. Um dia à tarde próximo à votação o João (preferi assim o chamar) eleitor de um dos candidatos tomava uns aperitivos a mais e jogava conversa fora, no bar do Elias. O Lázaro eleitor dum outro andava armado sem uma autorização, e sem ser incomodado pelas autoridades competentes adentrou-se ao ambiente e logo começou a discussão política. Decisão que quase causaria uma tragédia maior: saltou para fora da venda, num respeito ao proprietário e convidou o João para resolver a questão na rua. — Na bala. O convidado não pensou duas vezes e mais que depressa atendeu o chamado. Como uma serpente a dar o bote na presa. O Lázaro negou o corpo e sacou da cinta um revólver de todo tamanho à vista dos nossos olhares atônitos, já pronto a cuspir fogo no ralar da espoleta.
O João ao ver a arma apontada na sua direção saltou no seu algoz como um atacante na hora de fazer o gol: perdeu o pulo e caiu.
Debruçado na terra fria e pedregosa, aos pés do inimigo só a misericórdia de Deus, e ela fez-se presente…
O Lázaro só teve o trabalho de mirar a arma na cabeça de João e apertar o gatilho. — Bam! — Ai!
O projétil do disparo cravou-se numa das suas mãos que, mesmo atingido levantou-se e atracou-se com o seu rival. O sangue esvaia-se…
João por cima de Lázaro quase toma uma facada de graça de terceiro…
Um sujeito miúdo, amarelo feita a goiaba madura, ao lado a observar tudo e com vontade de entrar na confusão tomou as dores de Lázaro: aproximou-se mais e puxou da cinta uma enorme peixeira, que parecia um punhal procurava o melhor lugar para sangrar o João. — Descia do alto da cabeça a sua mortífera lâmina fria na direção do vão da clavícula do pobre.
De repente o forte grito do meu pai ecoou pela Rua do Comércio afora: “Não faça uma coisa dessa com o rapaz!"
O homem voltou com a faca para a bainha imediatamente.
O João a lutar e relutar sozinho para tomar a arma do inimigo nem percebeu o tamanho do risco que correu. — Morreria sem saber do quê.
De tanto esforçar-se, com um joelho flexionado sobre Lázaro no chão, o João já o dominava.
A arma do seu inimigo político já estava na sua mão, quando o tio Elias entrou em ação e a tomou.
Salvou o Lázaro da morte e o João da prisão. — Por certo.

*Nemilson Vieira de Morais
Acadêmico Literário.

Inserida por NemilsonVdeMoraes

⁠Sentimento nu!

Já a algum tempo a saudade tem tentado me afogar em lágrimas, se não fosse a mão da esperança estendida me segurando talvez eu já estivesse no fundo do lago,

Perdi muito tempo esperando algo de novo acontecer, foi inútil!

Ao invés de apenas deixar morrer esse sentimento controverso, decidi lapidar insanamente e sem forças de reação contrária o mesmo sentimento, transformando em uma estátua apropriada para minha inteira e louca apreciação.

Inserida por Ricardossouza

⁠O autoperdão é o ato de tomar consciência do mal que se tem praticado aos outros e a si mesmo e, a partir da virtude da autoconsciência, virtude fundamental para transmutar a culpa, começar a agir para reparar o mal por meio do bem, a começar por si mesmo, fazendo a escolha consciencial de cumprir a lei de amor praticando as virtudes.

Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência

Inserida por AlirioCerqueira

O seu corpo é tão lindo
Como as flores na primavera
⁠O que mais te destaca é pureza
Pois isso sempre tivera

Não consigo parar de pensar em você
E em nenhum momento, no seu olhar
Que é tão faiscante
Que não foi difícil me apaixonar

A sua bela e carnuda boca
Me traz inspiração
E quando beijá-la
Me sentirei um campeão

O seu calor e sua delicadeza
Me faz sentir confiança
Pois me trata tão bem
Que no seu dedo, quero pôr aliança

Inserida por Elder_de_Jesus

... está chovendo.
Uma nuvem espessa de pensamentos
Liberam uma fagulha de desespero que vai atravessando violentamente de ponta a ponta a alma , cortando-a ao meio, fazendo-a tremer e desmoronar partes sensíveis que em chuvas passadas sofreram danos, e agora se vão de vez.
Está chovendo...
Um inquieto silêncio se rompe em um gemido calado , um grito profundo no interior do abismo ecoa ...
Está chovendo...
E de dentro pra fora as gotas batem violentamente nas janelas da alma,por pequenas frestas atravessando suas lágrimas.
Está chovendo aqui dentro
e o sol nasce lá fora .⁠

Inserida por bia_butterfly_sa

Fazendo Jejum

Estou fazendo jejum a um certo tempo, da solidão, das desculpas, da saudade e das partes negativas do passado. Foi difícil, mas eu resolvi sair do meu melhor esconderijo, a geladeira; hoje me encontro dentro do conforto que eu procurava, to vivendo alegremente do abraço que eu buscava, do sorriso que me arranca suspiros e do olhar penetrante que sempre me tira o fôlego. Quando tomei a decisão de ousar amar novamente, foi o suficiente para o meu coração parar de chorar, pois uma sombra bem escura surgiu me impedindo de enxergar o que me fazia mal e me deu o prazer de viver uma nova condição de vida.

Inserida por Ricardossouza

Com o tempo fui refletindo e aprendendo lendo Marcos12:31 “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” E o preceito “de amar o próximo” é antigo! E está em Levítico 19: 17-18 “Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”
Nesta reflexão aprendi como poderei amar o meu próximo e/ou alguém que vive comigo, filhos, pai, mãe, irmão, esposa... família e amigos se não tenho amor e respeito por mim mesmo, se não temos isso cometeremos o pecado com o próximo e iremos ferir a todos que vivem ao nosso redor. Fui aprendendo a me amar e respeitar e neste aprendizado fui notando que o amor e respeito que distribuo vem com a mesma intensidade que te dedicas a tudo que está em sua volta. Infelizmente as feridas cometida não tem como voltar e corrigir e sim viver, pode ter perdão mas não tem mais como voltar atrás.
Isso me fez lembrar do grande pecados e cometemos como do Lashon Hará ((em hebraico לשון הרע), lashon significa língua e hará significa o mal/mau, então a melhor tradução seria língua má, ou língua maledicente . É um termo judaico para 'fofoca', 'calúnia' ou mesmo difamação para com alguma pessoa seja contra um judeu ou contra um não-judeu.). Porque digo isso, pois quando não nos amamos procuramos reclamar tudo que está em tua volta e falar das pessoas que estão em nossa vida. Analisando, muitas vezes a gente planta, planta, planta e não colhe o que plantou, trabalha, trabalha, trabalha e não vê o resultado, dorme tarde e acorda cedo e não vê o resultado e nossa vida não prospera. Sabe por que? E que procuramos culpados e falamos mal de todos que estão em nossa volta.
Vamos para Genesis capitulo 4 e analisar o que Deus disse a Caim, fazendo um resumo breve quando Caim matou teu irmão Deus disse: - Por que derramou sangue de teu irmão a terra e maldita Caim, quando plantares não irá colher os frutos. E na bíblia em 1 João3:15 diz: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.” E com isso no coração onde vi que cometemos o pecado do Lashon Hará. O primeiro a cometer este pecado foi Lúcifer em falar mal de Deus. Está analogia que faço foi com o que vivi e não tenho medo de dizer que cometi muitos pecados.

Com aquela frase de Marcos 12:31 e com o vídeo que recebi falando do grande pecado do Lashon Hará me tocou muito forte em meu coração e com isso resolvi escrever para que as pessoas que receberem este texto pensem e realmente se amar e se respeitar e com isso não irás cometer o grande pecado que e do Lashon Hará e pode ter certeza que tudo em tua volta terá a benção de nosso Deus e tudo que plantares ira colher e irá ter uma vida prospera. Então se realmente se amar e respeitar, pode ter certeza que será recíproco com teu “irmão”.
Muito obrigado e que Deus os abençoe!

Inserida por jeanpct

A vida vai ensinando que o casamento é uma construção... Construção da vida a dois, construção da relação real sem romantismo, construção do amor maduro. No início e pura paixão e com o tempo está paixão vai sendo moldado para se tornar amor e não existe tempo ou prazo, para que essa construção termine, ela durará a vida inteira, dia a dia, instante a instante.
E ainda para que seja sólida e duradoura, é necessário antes de tudo se desconstruir... Afirmo isso, pois o coração dos dois ainda e um material bruto sem forma definida. Para que estes corações se torne um eles são aquecido, deformados, marretados, esfriados e volta novamente os processos até que tome uma forma bela e encantadora.
Com tudo isso traduzo que serão feridos nestes processo de desconstrução que não será fácil, pois a vida não e um conto de fadas que tudo vem fácil... mas se os dois foram perseverantes e levarem no coração Coríntios 13:4-7 que diz; “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” e sendo reforçado com Colossenses 3:14-17 que diz; “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”
E a união de dois seres se tornando um vem em
Gênesis 2:18
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele al­guém que o auxilie e lhe corresponda".
Filipenses 2:2
Completai a minha alegria de modo que, penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
Mateus 19:6
Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
I Pedro 4:8
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
Salmos 136:1
Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre!
I Coríntios 13:13
Assim, permanecem agora estes três:
A fé, a esperança e o amor.

E com tudo que foi dito não será fácil colher os frutos, mas na perseverança irá vir a gratidão desta união em a benção de Cristo nosso Senhor e a graças de nosso Deus Pai e o Espirito Santo.

Inserida por jeanpct

Antes da vitória

Vencer por bem e não por mal, muito menos mau, contudo, vencer não é bom até que saiba perder.
A derrota vem antes da vitória, pois vencer antes da derrota trás um sabor errôneo e equivocado de dever cumprido antes da capacidade de vencer após perder.
Tenhamos coragem para perseverar na batalha entre vitória e derrota, sendo complexo vencer, também é complexo perder, assim é melhor que após ser derrotado por qualquer motivo, circunstância e situação, para qualquer pessoa, perseveremos até a vitória.

Inserida por rafael_de_almeida

GRATIDÃO:
Tenho muito carinho pelas pessoas que me ajudaram no decorrer da vida, algumas delas estão distantes, por essa razão, não nos encontramos como antes, outras estão por perto, mas a rotina nos impede de conversar e beber aquele chopp espumante, aqueles que me ajudaram de verdade, estes possuem a minha gratidão e estão em minhas orações constantes, não quer dizer que eu me esqueça daqueles outros que puxaram o meu tapete em tempos de iniciante, lembro-me bem deles, sei quem são, mas não carrego comigo a mágoa e nem o ódio no coração, quero que sigam adiante, na estrada da evolução, penso desta forma pela seguinte razão, pois quando desejamos o bem para os outros, mesmo que o desejo não seja recíproco, o universo conspira a nosso favor, do contrário, se transforma em maldição, é a lei do retorno, algo que multiplica o bem através do sentimento da gratidão, é algo impressionante, recebemos um presente da vida, algo mais valioso que diamante, é a nossa paz de espírito, nossa saúde interior, nossa felicidade apesar da lembrança de uma dor, é Deus nos abraçando, a nosso favor, é o universo conspirando...

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

Tarde de domingo

Na tarde em que nos conhecemos
Dias antes...
Havia tido uma visão
Que após esse acontecimento
Nasceria um só coração
Foi um sentimento criado
Por um pensamento inesperado

Ao te avistar, meus olhos brilharam
E o coração ficou acelerado
Nossos desejos estreiaram
Naquele momento apaixonado

Com tudo isso me sinto incrível
Por ter nascido algo inesquecível
Embora não correspondido
Devido a crença e ao Cristianismo
Continuamos amigos, lado a lado
Enfrentando todos os perigos.

Inserida por Marcelo171

Obsessão

Existia um menino obcecado
Que pensava estar apaixonado
Mal sabia que estava vivendo uma ilusão
Criada e alimentada
Pelo próprio coração

Nesse período procurou ajuda
Mas como vencer um sentimento de rejeição
Nascido pela própria percepção
Onde o cérebro se encontra à deriva
De uma pessoa que se priva da vida sentimental
Não ligando assim, para esse pensamento irracional

Com toda essa repulsão e abominação
Criado pela convicção
Por atitudes de discriminação
Causam nele a impressão
De que nunca terá um amor
Trazido por um beija-flor.

Inserida por Marcelo171

PENSAMENTOS BONS........

A noite deitado em meu quarto solitário, pensamentos começam ⁠a me alfinetar me. Rola te uma lágrimas de meus olhos, passando pela minha face, beijando minha boca e acertando Meu peito, lentamente perfurando minha pele e acertando meu nobre coração. Trazendo lembranças e saudades daquela minha grande paixão.

Inserida por elvyson_amorim

⁠Mulheres nascidas em novembro, é chegado mais um mês de alegria, porque vocês conquistaram mais um ano de vida, com garra, força e toda a delicadeza que nunca lhes faltou...
Vocês têm uma sensibilidade aguçada, conseguem sentir e ver o que muitos não enxergam, é um dom do coração que faz vocês serem mais criativas. Vocês constroem tanta coisa por onde passam, além de seus próprios sonhos, criam suas realidades e seguem espalhando amor e depositando esperança no coração de quem tocam...
Se emocionam demais, às vezes, choram demais porque são empáticas, são humanas, mas são capazes de enxugar a lágrima e não desistir da caminhada porque são guiadas pela perseverança e pela fé de que Deus as ajuda, e Ele sempre seca suas lágrimas, vocês sabem disso!
Vocês são íntegras, não aceitam injustiças, lutam pelo injustiçado e vencem o mal com o bem, são características bonitas demais para serem esquecidas, por isso vocês nunca deixam de ser lembradas. Nasceram para mostrar que sabem enfrentar a vida com garra e isso não as deixa menos femininas, muito pelo contrário, as deixam mais convictas de que ser mulher é ser forte, mas não deixar o seu encanto de fada morrer, e ele não morre, se restaura a cada novo dia e brilha em vocês de uma forma toda especial, porque vocês de novembro são particularmente especiais! Feliz aniversário, mulheres de novembro, poesias vivas que espalham luz por esse mundo afora, porque espalham fé e amor, e é disso que seus corações são feitos!

Inserida por paty_souza

⁠Eu encontrava o meu êxtase quando as minhas vítimas se ajoelhavam a minha frente implorando por piedade. Mas nada, absolutamente nada, foi mais excitante que ver uma mulher como você...
Se solta !
Fique a vontade, abrace forte, beije gostoso, se entrega de coração, seja uma amante uma namorada ser for verdadeiro o que basta é ser feliz e mais nada.
Se arrume todinha, pode dançar pode rebolar pode dizer que ama que tá feliz em todos os momentos e não só na cama.
Se abra para a felicidade, acredite o amor chegou pra voce, ele te ama então entre de corpo e alma, afaste a tímidez e se apaixona.
Mas se mesmo assim voce não se soltar, acredite amo voce todo jeito e não é a tímidez que vai diminuir o grande amor que tenho por voce dentro do meu peito.

Inserida por gustavo_de_paula

⁠Saberás que me ama,
quando me vires em outros braços..
Entenderá o que perdeu
quando não houver mais tempo.
entendo que o melhor é seguir em frente mesmo sem você
em direção a felicidade.
Doce como mel é você linda vida,
que se importa comigo, mesmo sabendo que ainda carrego feridas.
Te quero sempre vida, te carrego no meu peito e pensamentos.
Ter você ao meu lado
dizer que sou teu namorado
me traz paz e reconhecimento
que a vida vale mas que um momento..

Inserida por gustavo_de_paula

⁠Me pega de jeito!
Me pega de jeito, me deixa sem ar, deixa meu corpo trêmulo com as pernas bambas me enche de beijos, me joga na cama deixa eu saciar seus dejesos.
Faz comigo oque for, me faz gemer de tanto prazer, faça como que quiser, use as fantasias que for, mas me mostre de verdade como é fazer amor.
Tome cuidado seja segura me ensina o caminho, da paixão, tire minha roupa, tranque esse quarto e me leva a loucura.

Inserida por gustavo_de_paula

Quatro remos...

⁠Durante o dia tentei atravessar a ponte na intenção de alcançar o enorme castelo a frente, mas algumas coisas aconteceram e eu tive que pular dela e continuei a nado,
Então em um dado momento você apareceu e carinhosamente me estendeu as mãos para eu subir em seu pequeno barco, quatro remos são melhores e mais decisivos do que dois para se alcançar o objetivo, assim me acompanhastes na minha saga de entrar no castelo,
Foi necessário remarmos bastante para darmos a volta na ilha em que ele estava localizado, enfim alcançamos os portões e percebi que ali era a verdadeira entrada, a ponte era o caminho da saída dos fundos do castelo.

Inserida por Ricardossouza

⁠Quando uma pessoa se culpa pela reincidência nas escolhas egoicas sem fazer esforços para realizar as escolhas conscienciais, a pessoa vai se negando de forma cada vez mais intensa o acolhimento por meio do amor essencial, intensificando o ódio a si mesma, que vai gerar doenças como a depressão e outras ainda mais graves, caso isso não seja modificado.

Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência

Inserida por AlirioCerqueira

Da sacada do nono andar

⁠Da sacada do nono andar, vi as enormes torres, acompanhei as pessoas em formato minúsculo indo e vindo, observei o trânsito distorcendo o que é belo,

Da sacada do nono andar, os ventos poluídos surram os enormes corredores da cidade, a percepção dos gritos da metrópole são notados, o Sol tem visto tudo lá de cima e manda seu recado caloroso sempre que possível através das janelas dos prédios imponentes,

Da sacada do nono andar, vejo a noite crescer, vejo o show de luzes acontecer embelezados pelo lustre central, a Lua!

A metrópole silencia por poucas horas, mas os sonhos e os medos, as dores e os desejos, o certo e o duvidoso, não dão folga para os amantes que buscam uma nova conquista a cada amanhecer.

Inserida por Ricardossouza

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp