Textos de Auto Conhecimento
Transmitir conhecimento aos pares é complexo, visto que o conteúdo cultural pode ser considerado igualitário. Torna-se, portanto, fundamental um aprofundamento maior e cuidadoso do assunto para que o discurso seja bem recepcionado. Sem um certo grau inteligível daquele, isso pode se tornar cansativo e desmotivante na maioria das vezes.
Entender o valor do conhecimento exige sensibilidade e orientação na busca de discernimento para apreender os valores da vida e inseri-los de forma que estes promovam a autovalorização que determina os valores que preenchem as nossas ambições humanas, pessoais e profissionais. Pois transitar pelas trilhas do ser humano sem abrir chagas exige conhecimento denso, habilidade para não tropeçar nas cicatrizes de sonhos e desejos fracassados, provocados principalmente pela deficiência de conhecimento.
“Atingir o conhecimento que preencha o vazio e faça a diferença tornou-se o desafio maior. E o homem recorre a todos os artifícios — Filosofia, Sociologia, recursos tecnológicos — por acreditar que, se desvendar o mistério do vínculo entre a ciência e o pensamento com a origem da vida, encontrará as respostas para as dúvidas que inquietam a humanidade.”
“O conhecimento é desejado por milhões, que o perseguem em lugares inusitados, nos momentos mais impróprios, por#11;razões irrefutáveis. Mas poucos param para explorá-lo com sapiência ou fazer os mais sábios dos questionamentos:#11;Qual o valor do conhecimento? Que tipo de conhecimento devo adquirir para me tornar uma pessoa melhor, um cidadão#11;melhor, um profissional melhor?”
“O investimento de tempo no conhecimento nunca é em vão ou perdido, mais cedo ou mais tarde, “pitadas” de todos eles, formarão nossa consciência e então poderemos usa-los, no mínimo em uma conversa de porta de boteco ou uma reunião de negócios, sendo que os dois, podem acontecer no mesmo local: com pessoas ao redor de uma mesa"
As universidades e as escolas deviam avaliar o conhecimento e não a habilidade de escrever, o estudante deve ser autônomo e não um individuo quadrado. As universidades deviam ensinar a pensar e não fornecer o pensamento, o desenvolvimento do intelecto de um ser passa por "conhecer" e não do ser dado a conhecer
Deus é a palavra usada para designar um conhecimento profundo do mundo e do homem, que dá sentindo a vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua essência eterna, centelha divina, maravilhosa e crística pelo vio da oração. É uma realidade vivente sempre ativa, que apenas é compreendida quando experimentada e vivenciada. Assim sendo, jamais pode ser assimilada de forma abstrata, intelectual e discursiva.
Você tem algum objetivo na vida, quer ser conhecido pelo seu dom ou conhecimento? Então seja o melhor, seja o melhor em tudo que você faz, ame suas conquistas e ame muito mais suas derrotas, porque são elas que iram fazer te levantar para tentar novamente. Aquele amigo (a) que te faz elogios sempre será bem vindo, mas aquele que você trata como inimigo que te critica talvez seja apenas um alerta, pois a critica dele pode ser construtiva e te ajudar a crescer em cima dos seus erros, o erro é um alerta para o acerto. Lute, caia, levante, perca a luta, mas nunca a batalha, não desista de seus sonhos, acredite que você pode mais e mais, acreditando em você primeiro, você conquista tudo, mas nunca se esqueça... Mantenha sempre seus pés nos chão!!!
Competências - Conhecimento pode ser obtido de várias formas. Mesmo com poucos recursos financeiros, todos podem ter à disposição um conjunto de informações específicas sobre profissões e mercados de interesse. Os problemas acontecem quando buscamos o aprendizado desnecessário para o dia seguinte.
Como numa perseguição em noite de lua cheia, corro na escuridão das florestas do conhecimento. Tateando cada parte do meu íntimo, a medida que correspondo o mesmo as árvores que me cruzam o caminho. A luz da lua, se faz como a minha sede pela evolução, e concede a visão para dar o próximo passo, ao mesmo tempo em que o topo das árvores que repelem a claridade e a minha coragem, representam os meus medos e preceitos. Na mochila, não carrego nada além das minhas pesadas apostas para um eu melhor. E assim sigo, trombando entre falsas verdades e verdadeiras mentiras. Dada a imensidão da floresta nao salto nem me exalto, afinal, nesse exato momento, nao sou nada mais do que o conjunto das minhas verdades, correndo para reafirma-las ou esquece-las, ao passo que me atiro na escuridão do verdadeiro saber.
A meditaçao `e o ponto de partida para a felicidade. Ela traz o conhecimento e te da a capacidade de se voltar para dentro de si,colocando a sua alma limpida , transparente diante de vc e o universo. Com isso, o proprio universo age a seu favor te emanando energia. O silencio harmoniza , equilibra , traz a paz e a serenidade.. Acredito sempre nesta reciclagem psicologica , que nos ensina ,nos faz refletir ,e por fim nos brinda com o crescimento espiritual. A felicidade `e um estado de espirito. O que vem depois , sera sempre complemento..!!! simone vercosa.
"A observação, em muitas ocasiões, oferece um conhecimento que ultrapassa o alcance dos livros e a resistência do tempo das palavras. Ela desperta um entendimento interior, absoluto e eterno, que ressoa perpetuamente na alma humana. Esta percepção profunda ilumina a mente e transforma a essência do ser, conduzindo-o em uma jornada contínua de autoconhecimento e crescimento."
A curiosidade leva à descobertas. As descobertas levam ao conhecimento. O conhecimento estimula novas curiosidades e, consequentemente, à novas descobertas. Neste infindável ciclo, no mínimo, nos tornamos mais maduros e ampliamos a nossa capacidade de lidar com a vida e com as nossas relações. Então, permita-se desbravar novos horizontes, tudo, sempre, é aprendizado.
"Com todo meu conhecimento e entendimento, acertos e erros; hoje vejo que não adianta querer mudar ninguém, pois a pessoa pode até mudar pra agradar você ou visse versa, mas na maioria das vezes com o tempo o que prevalece é a sua essência, e talvez você não tenha tolerância para aceitar, então seja prático, descidido e embora que sofra, siga em frente, pois com certeza o que você quer estar pra frente e não para trás"
Quanto mais procuramos aprender a mesma técnica ou conhecimento teórico com várias pessoas diferentes, mais dúvida surgem e mais confuso fica, por desaprende o que aprendeu no início do essencial que já sabeis, pelo simples fato de que cada mentor tem uma forma diferente de repassar seus conhecimentos e habilidades.
Sobre a ignorância e o conhecimento, é como estar em um quarto escuro; ao portar uma lanterna, o quarto será iluminado e você verá como ele é e o que há nele. Sem ela, nada enxergará e será difícil caminhar. A ignorância é a escuridão do quarto, o quarto é a vida e a lanterna é o conhecimento, é a luz da razão que ilumina as trevas do obscurantismo.
Você pode comprar livros, cursos, aulas com os melhores, mas não pode comprar conhecimento; Você pode comprar casas, apartamentos, mas não um lar; Você pode comprar posições de destaque, mas não o respeito; Você pode comprar prazeres, mas não a felicidade. Cuide bem do seu dinheiro e gaste sem dó o seu amor.
“A diferença entre o conhecimento interpessoal e o autoconhecimento intrapessoal é que, no conhecimento interpessoal, conhecemos como as pessoas são e se comportam. Já no autoconhecimento intrapessoal, nós conhecemos como nós mesmos somos e agimos. Portanto, se queremos ser excelentes em cada relacionamento, devemos aliar essas duas realidades e aplicá-las através da sabedoria de Deus.”
Do que adianta estar na ERA da informação e conhecimento,sendo macacos com brinquedo caro na palma da mão, que não sabemos usar. Estamos em pleno século XXI, e as faculdades caça níqueis ainda estão ministrando aulas e dando palestras de homem feito do barro e mulher que saiu de sua costela.
Passamos por tantas coisas nessa Vida, que não entendemos e nem temos conhecimento por conta disso. É quando estamos na pior fase que aprendemos a lidar com processos que ficamos imprecionados com tantos desafios. Mas sempre vem aquela voz que nos motiva e da ânimo para continuar a caminhada. Está difícil, complicado, Mas Deus nos conduz ao caminho reto onde ele quer que chegamos, para nós mostrar que valeu á pena confiar nele ! Por favor Deus, não nos deixe desistir daquilo que o Senhor tem preparado para nós, faça de cada um de nós pessoas fortes, para continuar nessa caminhada tão difícil, para que lá na frente podemos ver o valor de tudo isso que tivemos que passar, para comprir o seu propósito! Amém.
- Relacionados
- Textos de Reflexão
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Mensagem de Autoconhecimento
- Frases sobre autoconhecimento para fortalecer sua autoestima
- Frases de autoestima para status cheios de atitude
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
