Coleção pessoal de fprosdocimi

Encontrados 18 pensamentos na coleção de fprosdocimi

Daqui a revolta literária contra um mundo de quadrados, de fórmulas que já dão certo e que não devem ser modificadas, contra enlatados que sequestram a cabeça das pessoas e transformam-nas em zumbis, aceitadoras do estatos quos vigentes e disseminadoras de um nada, dotadas de gritos completamente surdos e revoltas tratadas enquanto doenças no mundo do prozac.

O jornal pode ser imparcial dentro de uma reportagem, mas ao escolher mostrar esta ao invés daquela, ele está sendo extremamente parcial.

A era da informação é também a era do aceitar da ignorância humana. Nenhum especialista está verdadeiramente a salvo desde o advento da internet.

O desenvolvimento da literatura, das sociedades e das discussões entre os seres humanos teem provado que quanto menos se pronuncia sobre um assunto, mais valor se dá a esses dizeres.

O homem, o algoz de si mesmo, lobo de seu próprio rebanho, lobo de si mesmo, lobisomem hobbesiano.

O código genético é uma das maiores provas descobertas nos últimos cinquenta anos que corrobora -- de maneira nítida e elegante -- a evolução darwiniana.

A realidade não se adapta e não tem que se adaptar aos incompletos e simplísticos modelos [científicos] que os humanos têm dela. A realidade é anárquica e complexa. A maior parte dos padrões observados no universo e na natureza são tênues e eles não se adaptam a uma idéia fixa, a um modelo fechado e quadrado que os humanos teem do mundo que os envolve. É por isso que a ciência sempre questiona seus próprios padrões, por isso ela sempre se renova. Ela é uma busca constante de uma regularidade que não existe, que existe apenas de forma aproximada, a ciência é uma descrição de uma regularidade irregular. Todos nossos modelos são falhos em um sem-número de aspectos e muitas vezes eles não permitem que os dados experimentais sejam nele assentados. Então a teoria tem que mudar, tem que se adaptar.

A ciência se constrói no fazer.

A representação simbólica do mundo através de caracteres, fonemas e/ou teorias científicas está desvinculada da natureza do universo, que não tem qualquer representação. Assim como a moral está apenas no homem, também este é o status do conhecimento.

A natureza tem gerado transgênicos desde o início dos tempos e, se levarmos o conceito ao pé-da-letra, podemos considerar que toda virose que pegamos é um tipo de transgenia, onde o DNA viral se integra ao nosso genoma. Assim, para cada gripe que pegamos, transformamo-nos em um novo transgênico.

Embora Darwin seja normalmente reverenciado por ter sugerido o conceito de seleção natural, creio que o principal conceito necessário para entender a teoria evolutiva seja o conceito de Ancestralidade Comum.

Nunca disse que estava certo. Sou um ser humano e sou limitado, não pretendo estar certo sempre, ou mesmo algumas vezes. Escrevo para fazer-refletir e para ser criticado.

Cada cientista tem uma visão da ciência que pratica que lhe é própria e diferente das visões de outros cientistas. É claro que há muito acordo também, mas essa diversidade de visões é uma das forças do empreendimento científico -- que está sempre a se renovar e se autoreconstruir.

A formação do conhecimento começa com a identificação de opostos, tais como bem e mal, certo e errado. Desta forma conseguimos observar o mundo e caracterizar eventos em determinados extremos pré-moldados. Posteriormente percebemos que essas dicotomizações são falsas e que há todo um contínuo entre os conceitos, o que nos permite finalmente compreender melhor o mundo em suas nuances.

É interessante notar que os antropoteístas aceitam facilmente a explicação de um deus em forma humana a ter criado todo o universo, argumentando que o universo não poderia ter surgido 'sozinho' ou 'ao completo acaso'. Por outro lado é interessante notar o fato de que eles não questionam o fato de seu Deus ter surgido da mesma forma 'sozinho' ou 'ao acaso'. Para os antropoteístas, o universo precisa ter uma causa, que é deus em forma de homem, senciente e consciente de sua criação e de sua obra. A causa da existência deste deus entretanto não é jamais questionada e assim a existência de Deus parece não precisar de ser explicado, enquanto a existência do universo precisa.

A idéia teológica predominante nos últimos dois mil anos tem sido a idéia antropoteísta que sugere que deus possa ser melhor representado através de sua similaridade com o homem, que de fato é vista pelo fiel de forma inversa, como o homem tendo sido criado à imagem e semelhança de deus.

O universo apresenta muito mais regras do que somos capazes de perceber ou interpretar.

A idéia de que existe um livro que encerra todo o conhecimento sobre o universo -- e que, ao ser humano, só é dada a capacidade de ler parte deste livro -- é falha e deve ser esquecida, guardada apenas como relato histórico.