Textos de Aprendizado

Cerca de 863 textos de Aprendizado

De olhos abertos
Olho para o teto,
Reflito, penso, e nada.
É como olhar para o vazio
E não encontrar uma só resposta.

É ficar de frente consigo mesmo,
E descobrir que o silêncio
Fala, instrui, ensina.
É perceber que existem pessoas
Que conseguem ser mais vazias que o próprio teto.

Saber fazer de tudo um aprendizado,
E tirar proveito de coisas simples,
Ver que um simples olhar para o teto,
Já quer dizer muita coisa, e assim
Descobrimos que não estamos vazios.

Inserida por ddmbrito

Todos criticam, todos apontam, todos discordam, todos modificariam alguma coisa. No final todos ficam insatisfeitos, todos reprovaram a sua vida. Todos assistiram com muita atenção a sua apresentação. O que fez de errado então? Devia ter tentado agradar um pouco mais? Ou será que ao invés de A teria que ter escolhido B? O que me entriga é o fato de todos discordarem do seu espetáculo. Seu modo de vida não agradou a ninguém? O que teria de ser feito no palco que chamasse a atenção deles?
A conclusão? Para obter um bom espetáculo o artista deve esquecer que existe plateia e a mesa de jurados. Deve dedicar sua apresentação a si mesmo. Em cada acerto terá orgulho, em cada erro, aprendizado.

Inserida por PauloProtasio

PROCURO O NECESSÁRIO
(Rayme Soares)

Andar ao lado de quem se julga melhor do que os outros: tolice.
Andar ao lado de quem pensa que sabe: cegueira.
Andar ao lado de quem nada sabe: oligofrenia.
Andar ao lado de quem não está do seu lado: masoquismo.
Andar ao lado de quem está do seu lado, pro que der e vier: necessário.

Inserida por RaymeSoares

Circo de palhaços

A escola é um mar,
Onde os professores nadam, os alunos boiam, e as notas afundam,
Para muitos a escola tratada nada mais nada menos do um modo de passar o tempo, para outros, é só diversão, para outros, é levada de forma séria.
Escola do aprendizado,
Escola é para ser educado,
Escola digerida como pão, cuspida com som de arroto,
Vomitada como nada.
Escola arrebentada, acabada,
Antigamente era rigidez, hoje ignorada,
Escola!
Mar de podres, mar de idiotas,
Administrado por idiotas que só tiram dinheiro de nós.
A escola é mar, onde os professores nadam, os alunos boiam e as notas afundam.

Inserida por eddiespectrum

Estações

Sem perder o equilíbrio, desvaindo em pensamentos
acreditando ser o intruso do coração alheio
marcado pela singela presença.
Antes de deitar já maquinava o que faria,
e na nostalgia brevemente se odiava.
Tão pouco se encarava com o estranho do espelho,
o medo que em sua retina pairava!
Tentou ser feliz, de sua felicidade se desencontrou
A mão que um dia tentou segurar com intensidade
por obra de falsidade hoje já largou.
Quem sugere a monotonia é quem nunca viveu um dia
em seu mais intenso brilho ofuscou a visão do amor,
Trocando a vida em miúdos, já desestabilizou seu mundo
fingindo ser alguém que na verdade nunca encontrou.
Até que um dia bem cedo, tentou com todas as suas forças
E venceu o medo, resgatando seu caráter primeiro
Tornando ser alguém que sempre sonhou.
E envelhecendo com desejo singelo
Vivendo tudo que há de mais belo
na condição de um sábio espectador.
Que não liga para o mundo lá fora
Aprecia toda arte que outrora o fazia infeliz,
se deliciando na chuva, bem bem insano com loucuras,
experimentando o som que eleva, e o ar pra respirar.
Desprovido da maldade que o mundo rebate
Conhecendo e rejeitando a mentira e vaidade
Que o impedem de se Libertar.
E dentre milhares de pensamentos, viver intensamente
É a melhor forma de todo dia acordar.

Inserida por MessiasJr

Uma hora a gente se dá conta de que olhar pra trás é perder tempo, se importar com os erros cometidos é um pé pra permitir que eles se repitam e tentar estender a mão pra pessoas que não merecem é tão útil quanto tentar calçar um sapato que não cabe mais.
Uma hora a gente percebe que comentários são apenas palavras, e palavras se perdem no ar como cinzas jogadas ao vento. Percebe que só poderemos ser maiores quando nos permitirmos crescer, e só poderemos crescer se decidirmos cortar de vez alguns laços sem os quais jamais imaginaríamos continuar.
Uma hora a gente se dá conta de que devemos deixar de lado certos arrependimentos e certas angústias, já que depois de tanto tempo ainda não encontramos um lugar pra guardá-los sem que eles nos impeçam de enxergar o caminho.
Um dia a gente percebe que é um erro tentar agradar a cem por cento, e que desagradar alguns é o normal e não o diferente. Um dia a gente descobre que a melhor maneira de seguir na estrada é descartando coisas banais, que não significam absolutamente nada, mas que muitas vezes insistimos em remoer da maneira mais dolorosa possível.
Um dia a gente se dá conta que só podemos enxergar a verdade nas pessoas, se decidirmos abraçar a nossa própria verdade. Que só podemos alcançar a felicidade, se escolhermos o único caminho que nos leva até ela.
A vida é muito pequena pra mendigar sorrisos, gestos ou palavras. Eles precisam ser gratuitos, sem rótulos ou códigos de barras.

Inserida por artcos

Com o tempo a gente vai aprendendo a relevar, tenta se preocupar menos, se ocupar mais com coisas que nos façam bem e tenta, por mais difícil que seja, não guardar mágoas.
Acho que Deus nos desafia desde cedo a aprender esse tipo de coisa que só depois de muitas pancadas a gente começa a compreender... O grande lance está aí... Quanto mais dor alguém fizer você sentir, mais você deve relevar e fazer o bem ao próximo... Difícil? Muito!
Imagina... A vontade de gritar mil palavrões e socar certas pessoas diante de tantas injustiças as vezes é quase incontrolável... Mas aí é a hora da tal sabedoria sempre em crescimento entrar em cena e você se deixar contaminar pela calma, pela paz.
Não é um monge tibetano que aqui vos fala, é um ser humano como qualquer outro que também vive para aprender, mas que já vive muito mais para amar e relevar do que para perder tempo remoendo o que dói... A cura da alma está aí: deixar certas dores no caminho, passar por cima de decepções e se obrigar a ser feliz apesar de todos os problemas. E se você for humano como eu, vai pensar?! Falar é mole!
Sim... Mas uma coisa eu já sei e posso afirmar e passar pra você: nos sabotamos o tempo todo e muitas vezes é mais fácil dar uma topada todos os dias na quina daquele móvel do que tirá-lo do lugar... Eu sei, ele é pesado, difícil colocá-lo em outro ambiente, e afinal, a dor de uma topadinha não vai matar ninguém, né?! Pois é! Se desfaça desse móvel gigante e incrível arrematado naquele leilão maravilhoso, mas não se acostume com a dorzinha de cada topada!!!!

Inserida por talitagalhardo

Muito prazer em te conhecer


Desaprendi o amor com você
no dia em que te conheci, experimentei
feito experimenta-se uma dose de cicuta
esse seu desamor sempre tão latente.
Hoje não amo mais ninguém
nem eu mesmo.
E agora que estamos em sintonia
e nos tornamos igualmente cruéis
frios e insensíveis
que tal recomeçarmos do início?
Oi... Muito prazer em (re)conhecê-la.

Inserida por JotaW

As quatro vertentes da pedagogia do conhecimento no evento do Éden:
Gilvano Amorim Oliveira
O conhecimento é a alavanca da alma humana, uma moeda muito mais bem cotada que qualquer numerário monetário que a numismática possa dispor. O homem é, por natureza, vocação e comportamento, ávido por conhecimento. O conhecimento leva a guerras, mata, permite viver, enriquece, mutila e enobrece. O conhecimento divide classes mais que a desigual distribuição de rendas. Em cada íntimo humano há um apelo saudosista por conhecimento, uma espécie de busca às origens de uma instância inicial matricial. O desconhecimento embriológico cria o imaginário de um ambiente originário pleno e totipotencial. Desconhecemos nossa origem e nossa natureza pré-existencial. Este auto desconhecimento ontológico nos alavanca em direção ao saber como uma mariposa se vê atraída a uma fonte de luz. O conhecimento, visto assim, é caminho no sentido do alcance da autognose humana. Nascemos despidos de conhecimento e agregamos saber ao longo de nossos dias, em moto contínuo. Aprendemos desde o dia de nosso nascimento até o dia de nossa morte e a obra sapiencial, por mais elaborada que seja nas mentes mais brilhantes da humanidade, nunca está acabada e plena. Somente Deus é detentor do pleno conhecimento e da verdade absoluta e irrefutável. Por esta razão a busca por conhecimento aponta ao transcendental e passa pela espiritualidade. Sendo assim, vamos encontrar os registros mais antigos de adquirência de conhecimento no ambiente do Éden. Este modelo visto na cena do pecado original segundo descrito nas páginas bíblicas, apresenta os paradigmas de quatro modelos de se transmitir e, por conseguinte, de se adquirir conhecimento. Sem entrar no mérito da veracidade e precisão do texto, pois tal não é o objetivo neste texto, analisemos os fatos. Antes desta análise quero deixar registrado que a ideia inicial deste modelo que logo apresentarei não me é inédita. A ideia inicial me foi apresentada por um dos maiores pensadores em nosso meio, o Perito Samuel Amorim. Posto este crédito, vamos aos fatos. O capítulo três de Gênesis nos apresenta o diálogo da serpente, dominada pelo maligno, e a primeira mulher da história, Eva. Desta conversa podemos extrair quatro modelos pedagógicos no ensino do conhecimento de qualquer natureza. São eles:
1. O modelo mítico: O mito é a primeira e a mais singela das formas de aquisição de conhecimento. Em primeiro lugar vale resgatar o conceito de mito. A ideia de mito se trasmudou no mundo moderno para “coisa fictícia” ou “conto irreal”, mas o senso etimológico original está longe de ser este. O cerne do termo mito é a referência a um conhecimento que não pode ser aferido pela ciência ou pela filosofia. O mito exige crença. O mito demanda fé e, por isto, aponta com mais proximidade a espiritualidade em relação aos outros modelos da pedagogia do conhecimento. Em nosso cenário do Jardim do Éden a mulher faz referência a este modelo de aquisição de conhecimento ao contar que Deus havia simplesmente dito que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Não houve argumentação nem demonstrações, simplesmente uma ordenação. Para adquirir o conhecimento de que não se devia comer desta árvore para não morrerem, Adão e Eva simplesmente creram. O mito aqui era que “comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal levava à morte”.
2. O modelo filosófico: Diante da manifestação de Eva acerca do conhecimento miticamente adquirido, a serpente argumenta inaugurando o modelo filosófico de transmissão de conhecimento. A argumentação traz um elemento novo, a figura da lógica. A lógica é um encadeamento racional de ideias. O pensamento assim disposto cria uma auto pedagogia. A argumentação da serpente é a primeira manifestação filosófica de que se tem notícia. A filosofia é, por primazia, uma fonte de transmissão e aquisição de conhecimento.
3. O modelo experimental: É no Jardim do Éden que vamos encontrar os elementos que deram à luz ao pensamento científico, o método experimental. O pensamento experimental parte de uma premissa elaborada e, por experimentação, confirma ou rejeita tal premissa. Sendo assim, a mulher olha para o fruto, o examina e, finalmente, morde-o numa típica experimentação. Estava inaugurada a ciência.
4. O modelo da experiência: Cumpre distinguir, em primeiro lugar, experiência de experimentação. Experimentação é expediente do pensamento científico, como visto acima. Experiência aqui é uma espécie de acidente. Notemos que Deus propõe a transmissão mítica, a serpente estabelece o pensamento filosófico e a mulher inaugura a experimentação científica. O homem, ao saber destes fatos toma uma atitude imediata e imediatista. Simplesmente se submete à experiência de comer a fruta proibida. O homem aprende pela experiência como quem pisa num fragmento cortante de vidro e se descobre ferido. Note-se o aspecto fortuito do evento e o resultado inesperado, elementos típicos da experiência. A diferença básica da experiência com a experimentação do método científico é a figura da premissa do método científico e o evento fortuito e não controlado. Depois da pisadela inadvertida, o homem aprende que pisar em caco de vidro corta a planta do pé.
Assim, encontramos no cenário do Jardim do Éden a estereotipização dos quatro modelos pelos quais se pode adquirir conhecimento na existência humana caminhante no sentido da libertação de sua maravilhosa ignorância.

Inserida por gilvanoamorim

BONEQUINHA VERMELHA
CORAÇÃO VERDE...

...quando a menininha tinha seis aninhos,
recebeu a visita da mãe na casa do seu papai,
trouxe balas, um par de chinelos e uma bonequinha vermelha e dorminhoca...
simples, mas linda... inesquecível...

a visita foi embora e tudo voltou ao normal,
e alguém por raiva, ciúmes,
achou que ela não precisaria daquilo
...jogou no penhasco!!

o tempo passou... passa e vai passando...
e vai-se remendando o coração vermelho,
que aos poucos vai se tornando verde,
de esperança e de amor...

transformando memórias... em APRENDIZADO!
<3

Inserida por NiAragues

A vida é feita de ciclos, sem que percebemos mais um ciclo se encerra dando abertura ao próximo que tende a ser melhor que o que passaste anteriormente. Caso comece a se repetir, reflita. Para cada ciclo levamos um ensinamento, se este tende a repetir-se provavelmente alguns hábitos precisam ser mudados. Um não as vezes é só um não e instiga ao contrário. Um não aos olhos e convicção podem fazer a diferença. As vezes esperamos a mudança no outro, quando a mudança esta em nossas mãos. É o velho ditado: "você é o autor da própria história".Muitas atitudes estão no piloto automático apenas reforçando crenças antigas e impedindo que novos ciclos aconteçam.

Que tal nessa reflexão toda desligar este botão e deixar o "play" da vida te mostrar os caminhos?

Inserida por vivianrodrigueslima

Uma droga para tudo é maluquice. Legal ou não, prescrita ou não, passada por cima ou por baixo do balcão, comprada para uso nas esquinas das ruas – cada pílula nos separa do conhecimento de nossa própria compleição e nos distancia do aprendizado da verdade. É melhor nos tratarmos sem recorrer a nenhuma droga, seja qual for a droga e a situação. É criminoso, imaginei, para mim, apoiar uma multidão que trata o corpo como uma máquina em vez de notar as manifestações psicológicas, que fracassam em ver além da primeira tela das aparências.
(Fugindo do Ninho)

Inserida por EmOutrasPalavras

Aprenda:
- Der valor para aqueles que lhe valorizam intensamente.
- Der valor aos bem materiais, ele não lhe farar ter quaisquer sentimentos.
- Valorize os Animais.
- Valorize seus Estudos.
- Persista, Insista, Mais não esqueça! as únicas coisas que valem apena são: Seus verdadeiros amigos, sua família, seu emprego, seu estudo, os animais, e todos que lhe valorizam.
- Valorize-se!!!
-Não insista, não persista nas pessoas. O tempo trara para te, a melhor hora de fazer esse pleito.
o Nocaute machuca mais não lhe Derruba!

Inserida por ruanjhasiel

Não importa porque ou de que....


Há dias, horas, momentos de inércia ou fulgor
Que aprendemos que não temos o controle
Não somos donos de nós, de nossas vidas
Descobrimos ser peças em num tabuleiro
Num jogo de Santos, Milagres e solidão
Seguindo em frente num sem fim que fim não tem... ou tem!
Mas aí, já percebemos nós estarmos quase à margem
Da estrada, do jogo, da vida, de nós mesmos
A caminhada é mais que longa e sempre apressada
Quão poucas são as ferramentas prestantes ao alcance
Que cumprem a função de ajudar nesse insano trajeto
Por onde passam também os insones, os lúcidos
Temerosos delirante ou desatentos de alma pura
Que cansados de cada passo dado nessa rota
Nos descortinando, para sermos vistos como somos
E nada e ninguém: nem sejam Santos nem folhas secas
Caídas se um outono cruzando a contramão da ida
Tem olhos pra notar que há mais passantes que passos
E depois de tanto seguir, ultrapassar, sem descanso
O coração se cansa, desiste por nós, sangra abatido
E se assossega, se cala, simplesmente para
E sai de cena sem importar mais com a via que vê à frente
Não há mais o que sofrer, a alegrar, ser frio ou quente

Inserida por mucio_bruck

Todos temos dias ruins, noites ruins e até semanas. Não avalie sua vida por esses momentos. Se vc se sentir cansado apenas não fale que está cansado, se vc está triste não diga : Estou triste, minha vida é uma droga! Por que quando fala vc afirma, convence aos outros e a si mesmo e, isso torna-se realidade crescendo cada vez mais. Então compreenda que dias bons ou ruins são somente dias de aprendizado. É necessário dias ruins para que os dias bons sejam agraciados e reconhecidos.
- Emanuel Becker

Inserida por beckerema

Tem momentos que pensamos em desistir,
Mantenha keep calm,
Respira fundo,
Que é logo bem ali...
Nossos sonhos parecem tão distantes,
Dar a impressão que vai demorar,
Que parece que vai dar m... Oops!!
Só são pensamentos roldando, querendo de vez entrar.
Sua meta é não desistir!
Seu objetivo é ganhar!
Porque num piscar de olhos, você verá que tudo o que você viveu, valeu a pena!
Você conseguiu!
Voce venceu!
Agora pode balançar a bandeira.
O que falar dos espinhos no caminho?
Só servirá de amadurecimento, e as tombos?
Servirá de aprendizado!
Acredite! se você chegou até aqui...
É porque tudo tem um propósito no universo.
E para você conseguir ser aprovado,
Você teve que passar pela prova!

#BlendaLorraine

Inserida por BlendaLorraine

Talvez eu pensei em sempre estar com alguém um dia, talvez não, talvez eu tenha desejado ficar sozinho por um tempo, é, um tempo que demora de passar, um tempo que pode castigar, castigar com a solidão demorada, um amor inesquecível e uma saudade que não passa. Talvez eu seja assim, deseje ficar com alguém por estar sozinho ou deseje estar sozinho por estar com alguém. O TALVEZ não deixa uma coisa complicada ou confusa, o TALVEZ dar dois caminhos, talvez para esquerda ou talvez para direita. E para frente? Talvez para frente também e talvez também para trás.
Acredito que um dia algo vai acabar com o talvez que a vida mim dar. Ou não, talvez esse talvez nunca passe.

Inserida por DLobo

Um ser humano passa por três fases nitidamente marcantes da vida, na infância a fase dos porquês, na juventude a fase das certezas absolutas e na vida adulta quando reconhece enfim que nada sabe e prossegue em busca do autoconhecimento e da reforma íntima para alcançar a paz espiritual.
Creio que assim será com a humanidade de maneira coletiva, passando por estas três fases chegaremos ao ápice onde teremos uma civilização que buscará conhecer-se a si mesma em busca da paz universal.

Inserida por duilioamoraes

Quando você é Tatuador, e tem em sua vida um amor...
No qual na maioria das vezes , é representado por você através de sua arte.
Mesmo quando esse amor se chega ao fim, é impossível que você Tatuador, seja esquecido, por mais que a pessoa cubra suas marcas, retire à laser, mude por completo o desenho... sempre que ele "a" olhar, ou alguém perguntar sobre aquela Tattoo... todas as lembranças viram à tona, em questão de segundos , um filme passará na sua cabeça, mesmo que o passado tenha sido bom ou ruim ... certas coisas jamais serão esquecidas , pois até com coisas ruins que passamos levamos sempre um aprendizado , uma lição, um sentimento seja ele qual for.
Tatuador (Gui, Guigo) 18/07/2014

Inserida por Tatuador_Gui

Cuida do teu Caminho
Espalha migalhas de perdão e compreensão que,mesmo que comidas pelos pássaros,não farão falta ...apenas servem para te apoiares quando pensares em voltar, e este dia nunca mais vai acontecer,nem voltar.
Confia teus pés à uma estrada dura rodeada de borboletas,prenúncio de que os anjos estão ao teu redor.
Observa o aclive que embora leve,vai fazer bem ao coração e as panturrilhas e é sinal de ascensão.
Respeita a tua velocidade de encarar os obstáculos e o teu momento.
Carrega o teu cajado,conecta ele ao Sagrado e ele te será útil.
Faz do Sol tua alegria constante e da Lua tua companhia inseparável.
Anda pelo meio.Bebe água da fonte.Comemora os teus passos,mesmo que curtos,errantes,mas únicos.
Inicia todo dia.Renasce.Reage.Perseverar é vencer.
Despertar e Enxergar é a coroa da Vida.
Ama os teus,colhe tuas flores,faz o teu pão, e deixa que as árvores ao redor,
te proporcionem a sombra fresca para o sagrado descanso.
Tudo é aprendizado,e prevalece a Lei.

Inserida por ateliercristinareis