Textos de Amor Passado
Universidade.
Ando chateado com o meu passado
E também com esse presente cheio de
mesmices.
Velhas estórias não me seduzem mais.
Sinto dores que não são de amor e as
intempéries se agigantam no inverno.
Acho que o peso dos anos vividos
começa a me agaçar.
Fico esperando pela chuva pra poder chorar
sem que ninguém perceba.
Eu nos teus lençóis essa alegria me
bastava.
Abrir todas as janelas e deixar
entrar um pouco de luz dentro da vida.
Estou amargo de tanta solidão.
Preciso mesmo de novas ilusões que
me distraiam o senso.
Acho que voltarei pra universidade.
Lá tem lindas
cabritas sorridentes.
Com beijos
molhados e olhos macios.
E um pouco de
esperança pra eu poder roubar.
Hei de poder deitar naqueles colos
quentes.
E sentir o perfume daquelas coxas
roliças e longas.
E ainda uma vez olhar pra frente com
um sorriso nos lábios.
Carta ao passado
Nesta carta que nunca irás ler, coloco palavras que nunca disse, hei-de correr o risco de perder-me entre tantos pensamentos e sentimentos absolutamente distintos. Irás nela perceber minhas inúmeras mudanças de humor, assim como uma mudança não menos que radical da minha percepção dos fatos.
Após longa e frustrada espera, sem receber nenhuma linha tua, penso eu que seja a hora de escrever-te.
Quero que percebas que não ponho nessa carta amargura, nem quero que te sintas culpado muito menos que tenhas arrependimento. Não estou intencionado a pôr angústia em teu coração, mas sim tirar do meu.
Minha vaidade é grande e impede-me de admitir que o tempo de nada serviu-me, se não para aumentar ainda mais as dúvidas que em mim profundam desde o dia em que me deixaste. Por ser orgulhoso eu nego; se ainda penso nas coisas que fazíamos e na forma que tratavas-me. Eu minto quando questionado se procuro em outros amantes tuas qualidades e se faço avaliações dos futuros pretendentes de acordo com os teus juízos.
Sou orgulhoso demais para assumir que sentia tua falta mas por necessidade aceitar-te ia caso quisesses voltar.
Durante esses anos eu esperei, naturalmente, para ouvir tuas desculpas, e para ver de que forma ias apresentá-las, mesmo sabendo que invariavelmente, fazendo tu o que fizesses, perdoar-te ia.Nada aconteceu, se não minha infrutífera espera…
E, então a dor tomou-me por completo, dor de pensar que talvez quem tenha se afastado tenha sido eu, por uma escolha errada, em defesa de uma certeza equivocada, que talvez eu tenha fugido e que tu apenas respeitaste minha fuga, a me deixares fugir.
Acreditava que a vaidade era uma flor graciosa que podia adornar-me, sendo assim não te procurei, não sofri, não chorei, nem ao menos pedi a intervenção dos teus amigos para que tu voltasses, pois acreditava que nada disso seria necessário, pois no tempo certo tu perceberias que nada daquilo fazia sentido e voltarias.
Não voltou e sinceramente não desejo que um dia voltes. As vezes imagino como seria se voltasses hoje, crio incontáveis histórias na minha cabeça e chego a conclusão que seria um estrago tamanho, só serviria para fazer-me acreditar que tudo havia sido um engano e que essas duas pessoas, jamais se conheceram.
Hoje contento-me apenas em ser nostálgico e, percebo que tu foste e continuas sendo minha referência afetiva mais sincera e profunda, mas não quero e nem vou viver esse amor sozinho, de platônicos já me bastam os sonhos.
Neste momento coloco o ponto final em minha fracassada espera, já não quero saber de reticências, elas me fazem acreditar num futuro que está preso ao passado e me fazem deixar de viver o hoje.
Saudades é o que deixaste.
Espero que essa saudade um dia se canse de mim, da mesma forma que eu me cansei dela.
Com amor,
Lucas.
Passado, Presente e Futuro
O passado, não se pode ser alterado
Mas o momento presente pode ser modificado
E o futuro tão sonhado, basta ser planejado
O passado pode até ser esquecido
O presente, intensamente vivido
E o futuro tão sonhado
Basta à vida prosseguir
Escrevendo o seu fim
Fabiana Cruz poetisa Salvador-BA
ontem meus problemas pareciam resolvidos mas eles vieram para ficar eu acredito no meu passado
ontem o amor era um jogo facil de se jogar mas percebi o amor não é um jogo
ninguem sofre por amor pois o verdadeiro amor não faz sofrer
Eu sempre lhe falei
Como é bom abraçar você
Pena que nunca fiz isso
Não é fácil explicar
E entretanto eu realmente estou tentando
Eu penso que eu posso começar a amar
Meu coração não pode esperar outro dia
Quando você fala comigo eu só consigo
te amar
Querida, eu te amo tambem amo comer ouvir músicas e durmir
Eu amo só você
Eu não posso viver sem você
Eu amo tudo em você
Eu não posso ajudar isto se eu sinto deste jeito
Oh eu estou tão feliz que encontrei você
Eu quero você aqui ao redor de mim
Eu amo ouvir você chamando meu nome
Oh me fale que você sente o mesmo
Querida, eu te amo
Quero comer ouvir músicas e durmim tbm
Eu amo só você
Oh eu estou tão feliz que encontrei você
Eu quero meus braços ao redor de você
Eu amo ouvir você chamando meu nome
Oh me fale que você sente o mesmo
Querida, eu te amo
olho para face da morte e vejo teus olhos
sinto teu passado no meu coração,
seus sentimento mudaram,
olhe no fundo da minha alma
veja ainda te amo,
esse amor será para todo sempre,
se tu queres que morra amando a ti
amarei para sempre,
sinta meu coração ele morreu,
no dia que me deixou,
mais ainda te amo do mesmo jeito
para sempre vou te amar,
meu coração ainda tenta sobreviver
na angustia de amar você para sempre.
por celso roberto nadilo
·
A Felicidade está onde você a colocou.
Há quem tenha deixado-a no passado, já que não podem voltar lá, acabam vivendo uma vida frustrada. Há aqueles que a jogaram no mais alto cargo da empresa, e pensam consigo que só poderão alcança-la quando chegar lá. Há outros que colocaram a tal Felicidade junto ao prêmio da mega sena, alegando que se ganharem o prêmio também a conquistam. Eu prefiro deixa-la bem junto de mim, junto das coisas que possuo, então cada vez que vou pegar alguma das minhas coisas eu olho pra ela. Hoje quando fui pegar minha escova de dentes, ali estava ela, então eu sorri.
Ontem quando observei um menino brincando empolgadíssimo com uma caixa como se fosse um carro super veloz, percebi que a felicidade deve estar naquilo que possuímos. Tratamos a felicidade como uma bolinha, daquelas de tênis, jogamos pra longe, e vamos buscar, então quando encontramos, decidimos jogar mais longe, pra que se cansar? a felicidade é sua, pare de jogá-la pra longe de você. Você já possui a felicidade, só lhe resta definitivamente ser feliz.
"Entre tantos medos que me afligem nenhum deles compara-se ao pânico do passado. Aquele veneno doce, sublime e passageiro. Ah o passado. Quem me dera repetir momentos que nunca tornarão a suceder. Quem dera não tornar-me o que sou hoje. Ah lembranças. Que tanto machucam, que tanto ardem. Passado é aquela música chata que não sai da cabeça, é aquele zumbido pertinente no ouvido. Uma luz no fim do túnel que nunca parece chegar.
Ah os ecos derradeiros do pensamento. Esse aperto no coração que não decide em ser certo ou errado. Ah essas palavras soltas em frases imprudentes cercadas de intenções fúteis, entretanto tão confortáveis quanto um manto quente no inverno. Ah essa tristeza que me consome e me atormenta, mudando minha percepção de "tempo e espaço", difundindo minha personalidade e desencadeando detalhes antigos até então nunca observados. Ah aquele último abraço que não parecia ser definitivo. Talvez nossa almas fossem como aquele whisky envelhecido que melhora ao longo dos anos, distinto, raro e melhor avulso. Ah bebida. Meu estado de tristeza era basicamente como ir à festa e beber socialmente, eu escondia meus piores vícios numa máscara de porcelana. Sorriso no rosto, vestida com a audácia de um lobo, coberta por um manto de individualismo e de expressão tendenciosa. Escrúpulos não me moviam mais, contudo sempre era capaz de esquecer o esquecimento e afundar-me aquele mar de desalento inebriante. Ah o dom da memória seletiva. Amnésia nunca fora tão bem-vinda, dei dois tapinhas em seu ombro e a convidei para beber comigo.
Eu gostava de sentar na mesa de bar e observar o gelo do copo derreter, o que constatava minha teoria de que tudo que é sólido pode deformar-se e deixar de existir, que nada dura.. Gostava também de ouvir de estranhos histórias de amor que não deram certo. Era engraçado, as pessoas que quase nunca sabiam ser sinceras, quando baixavam a guarda, raramente dialogavam olhando nos olhos. Ah o corpo que tanto fala, sinais tão imperceptíveis que fazem toda a diferença. Toque no seu local mais sensível e descubra que o ponto G está nos ouvidos. Você também adquire conhecimento ficando de boca fechada e prestando atenção nos erros dos outros para não cometê-los futuramente. Mas sempre os comete.. Os contos são sempre os mesmos, porém com personagens diferentes que já tentaram alguma vez criar um mundo perfeito e esporadicamente o conseguia. Assista de camarote essa estrutura se romper e sinta o sentimento de viver de ruínas antigas. Ah esse labirinto inacabável de rancor e felicidade, onde o paradoxo é visível e a utopia é um quadro bonito e intocável. Ah essa loucura de não conseguir desvencilhar-se dos trilhos do sentimento, dos mapas desse sorriso traiçoeiro, de um olhar incisivo e vazio. Amor é tudo o que não é. Amor é só uma palavra que, dependendo das escolhas, altera o sentido da vida. São as palavras que machucam, as suposições que agonizam, que colocadas de má vontade acarretam lembranças com o dobro da vivacidade com que aconteceram. A memória, essa sim, inimiga frequente que te encara com um sorriso malévolo no rosto. Quero desatar todos os nós que nos prende, assim como aquelas manias já irrevogáveis. Vontade de queimar aquele colchão que ainda traz teu cheiro, me desfazer do passado que insiste em aparecer por aqui de vez em quando. Devolva-me, me quero de volta. Eu só não preciso de maus conselhos. Assim como qualquer ato que conecta minha linha de pensamentos com a tua teia imaginária de falsas ilusões não existe mais. Não posso mais ser aquela menina má que quebra as barreiras do esforço involuntário para visitar-te nos teus sonhos quando você bem quer. Tenho que me comportar. O inferno ficaria pequeno demais para nós dois..."
UTOPIA DO PRESENTE.
La no futuro ainda irão contar historias de um tempo passado em que as pessoas brigavam entre si, que maltratavam animais, que elas eram capazes de achar que eram melhores que negros, homossexuais e pobres, nesse lugar do futuro irão contar a seus filhos que as pessoas ao caminhar pisavam de proposito em formigas sem a consciência da limpeza que elas fazem nos micro organismos espalhados no nosso habitat, irão falar sobre pais que abandonavam bebes em caçambas e mães que matavam filhos pra ficar com o amante, dirão até que existiram quem fosse capaz de derrubar ininterruptamente arvores e mais arvores sem sequer jamais ter plantado uma fruta pra comer, espalharão aos quatro ventos que homens foram capazes e financiar gerras em outros países colocando irmãos para lutar contra irmãos alegando que havia um deus que éra melhor que outro e la nesse futuro eu não estarei respirando mais, mas aqui, nesse presente eu busco fazer de tudo para não parar de respirar por entupimento nasal de estupides de uma existência medíocre.
Tudo começou assim do nada, meio estranho que hoje estou escrevendo sobre o passado, sobre o nosso passado, que fomos felizes nele, juntos como irmãos ou talvez não, não é mesmo? Parecíamos inseparáveis, eu e você, era muito bom passar os meus dias ao seu lado assistindo filme cantando, te deixando brava, pois você fica mais linda ainda com aquela cara de brava que você fazia... E isso me deixava pensando em você todas as noites antes de eu dormir, e querendo passar a noite ao seu lado, dormindo ao seu lado, para ter certeza que nada ia te fazer mal, nada iria te machucar.
Relembrando de tudo que aconteceu, quantos sorrisos tivemos juntos, quantos choros conseguimos tirar um do outro, momentos tristes que você me ajudou a superar me mostrou que a vida é linda quando se tem um amigo ao seu lado, afinal amigo é para isso não ? Para nos curar de um coração partido para tirar toda energia negativa que nos ronda, apenas com palavras ou até mesmo um sorriso ou uma piada sem graça como você sempre me contava, fingia que era engraçada pois assim você também ficava feliz, e assim eu também ficava.
Nunca pensei que um dia te faria mal, que eu mesmo que prometi sempre estar ao seu lado, tirar toda sua tristeza, e hoje me pego nessa confusão de ir ou não, mas deixar você vai ser a coisa mais difícil, uma decisão que tenho que tomar logo, pois algo me diz que é sim ou não, sem talvez, sem deixar para a próxima vez , é agora ou nunca. Nossa amizade sempre me deixou bem, me deixava feliz, e você sabe que eu fui muito apaixonado por você e acho que você por mim, ironia do destino não é mesmo?
E é esse sentimento que me impede de ir embora, que me impede de te deixar e saber que você não vai ficar feliz, vai sofrer longe de mim, como eu longe de você, vou sentir que falta algo em mim, um vazio em meu coração, um enorme vazio, que é você, irei me sentir perdido, com medo, até que um certo dia sem mais nem menos eu volte correndo para seus braços pois eu te amo
Não julgue pelas aparências, ou pelos erros do passado do outro, todo mundo falha em algo, e isso não o torna diferente de você, ou inferior. "Quem vê cara não vê coração", clichê demais pra você aprender?
O que importa é sua mudança espiritual, e a paz que isso lhe proporciona. Independente das suas marcas.
Meu dia é o equilíbrio da ansiedade futura e a conformidade de um passado
Mas também a surpresa do escondido e a alegria de quem chorou;
A luz dos inocentes e a escuridão de quem ignorou
O meu entendimento é o preço de quem subjulgou;
Sem necessidades de bens matérias, buscando somente a felicidade do coração;
A brisa que nos acalenta também é a única que nos ensina o valor da vida
Pois a espera é a opção primordial para se adquirir paciência até o final;
Nós humanos por alguma razão achamos difícil nos desprender do passado,
eu não estou dizendo que não há espaço para lembranças,
o que estou dizendo é que, não se pode viver o hoje no passado
porque se não seu futuro será exatamente igual ao ontem.
Também não se pode viver no futuro porque se não
o hoje apenas passa por você.
O modo de ser verdadeiramente feliz
é se contentar com o presente.
Vida idiota
Vida idiota minha história, meu passado, meu presente, meu futuro, continuo vivendo no escuro. Mais ela não é culpada são os que nela habita os ditos protagonistas eles sim são os verdadeiros culpados. É verdade sim que ninguém é capaz de estragar a nossa vida se não formos nos próprios, o importante é termos garra e não deixarmos que as pedras no nosso sapato nos atrapalhem, que as rochas nos nossos caminhos impeçam a nossa passagem e lembre sempre de levar na bagagem o amor ao próximo, e o “amor”. É importante saber definir o amor pôs ele é a chave da felicidade, o melhor guia para a eternidade da vida, do saber viver é também necessário saber conviver aprendendo o valor do merecer crer na vitória para vencer na vida…
RUA MORTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Minha poça me diz que se tem o momento,
que o passado está fora da linha dos olhos,
pois o vento não volta; só abre caminho
para ventos futuros; eventos recentes...
É de praxe avançar, concluir fase a fase
ou teremos crateras por todo o percurso;
voltaremos do quase pra ponto nenhum
do luar esquecido numa rua morta...
Foi preciso crescer, alcançar minha idade
sobre cada saudade; lembrança; memória ;
cada glória e tropeço que tive até já...
Esta hora se mostra como agora e só;
há um nó que se fecha no retrovisor;
fui criança na infância; não serei agora...
Meus Filhos
Presente de meu passado,
Futuro do meu presente ,
Alegria de minha vida ,
Ate mesmo quando ausente,
Razão que me garante força de viver,
Ela , Gabi, que foi menina e hoje se tornou mulher,
Meiga carinhosa em diminuto, amorosa
Que carrega em seu ventre
A magia de ser o que é
Dar a luz a uma menina ,
Sofia, que a muito é
Ele , Gui, um menino uma criança de tantos encantos
Carinhos tantos , que ao me ver em prantos ,
Me diz "papito " te amo tanto.
Marcos Paulo Capote da Silva.
Quem não tem passado não terá futuro.
Virtuosos tardios são aves raras.
Quase sempre os grandes talentos e os vencedores aparecem nos tenros anos como crianças precoces, jovens formadores de opinião, adultos empreendedores e velhos surpreendentemente ativos e profícuos.
Analisar o currículo de qualquer pessoa é fundamental para uma boa escolha.
A ficha suja não é o único sinalizador de que o indivíduo não serve para administrar o seu dinheiro que está em mãos públicas.
Também não se fie na opinião de qualquer ignorante.
O voto consciente continua a prejudicar menos do que o dos ignorantes. São eles que dependem mais do poder público, são eles que sofrem mais com as péssimas escolhas.
Os filhos serão o que os pais querem que eles sejam e as administrações serão retrato da sua falta de participação nos rumos políticos da comunidade.
Vamos acabar com os políticos corruptos. Não vote nos ladrões conhecidos. Vote no novo para o bem do povo!
Que somos alem do teor de uma teoria...
passada em uma atividade,
passado no tempo...
passada pela vida...
então tão morta
assim então o nada...
por assim passou,
uma ideia varia no teor que passou...
então nada mudou...
tudo passa
mais uma atividade...
em uma teoria,
que se passa
é profundo no que somos...
nada alem que somos.
por celso roberto nadilo
PÁSCOA SABOR PASSADO SEMPRE PRESENTE!
Hoje saboreei um café da manhã diferente, saboreei um café com meu passado um passado mais presente que nunca, um café debochado, esquecido, desiludido, sorridente, impossibilitado e não pensado. Sabe quando não aceitamos o que passou? Sabe quando fechamos a porta para o que amamos? Ou Odiamos? Ou apaixonamos? Sei lá, importante é que brincamos e sem querer esbarramos...
A vida é isso, um vai e vem de encontros...
Nem todos os ovos são de chocolate...
Nem todos os chocolates são amargos...
Nem todos os beijos são esquecidos...
Nem todos os nunca mais são pra sempre...
Nem todo passado é esquecido...
E nem todo passado queremos esquecer...
Afinal é Páscoa e na Páscoa podemos tudo...
O chocolate é só uma desculpa para um abraço mais longo...
A desculpa de um cheiro entre a orelha e o pescoço...
Para entender o sabor do perfume em contato com a pele...
Cada um tem um passado para lembrar ou que não consegue esquecer...
Nem repente, nem embolada
Sem nada que fazer,
Me peguei a olhar o passado.
Com os olhos da mente aguçados
Vi imagens, momentos, lazer.
Vi também quem amei com esmero,
Me deixar no desespero,
Largando como se larga
Algum traste bem usado.
Disse que já estava velha
E que o mundo lá fora se espelha
Na beleza e no prazer.
Fiquei assim, um tanto abalada,
Porque olhando a meninada,
Na juventude e frescor,
Vi que ninguém mais interessa,
De conhecer o Amor.
Vivem o mundo como uma peça
De um teatro singular,
Sem nada muito pensar,
E onde o ser deixou de ser.
E vi também que a de vinte,
Que me substituiu,
Logo, enjoada partiu,
Deixando o vivente sozinho,
Carente por um carinho.
E aquele olhar que dizia:
Como você é feia,
Agora vive na peleia
Para achar outra guria.
Velho, pobre, feio e retro,
Vai ficar só pra vovô.
E verá que sem dinheiro
Nem amigos vão querer
Ser mais seu companheiro,
E vai viver por viver.
Porque o mundo castiga
Mesmo que faça oração,
Quem na vida abriga,
Maldade no coração.
o medo sombra bêbada
numa vertigem larga
do qual presumo,
existir num passado distante,
deflago um gole dessa bebida ,
arremeto a um pensamento,
calado num frase,
tão distante,
sendo assim...
o fato do desespero dito,
diário é interpretado
pelo ato passado,
entre momento presente,
assim deixo no exato momento
calado no aparente futuro,
bem como foi visto,
de longe uma sombra
de deleite abandonada,
sem nada a ter
velado em teor
ardi o com temperamento,
arredio passado,
em mar morto velado,
estático pensamento neste ato,
involuntário tal como vitima do teu amor.
por celso roberto nadilo
