Textos
Se para você se encontrar, é preciso me perder, você não irá perder. Eu desejo que se encontre, vá em busca da sua felicidade e, se um dia resolver retornar, é só encontrar o caminho de volta para reconquistar o meu coração, quem sabe ele ainda esteja disponível para você... O mais importante de tudo é que a sua escolha terá feito você se encontrar no caminho que escolheu seguir.
Agradecer é uma confirmação interna do bem, é a mínima moeda em reconhecimento por tudo que, naturalmente, recebi ao nascer e receberei enquanto viver. Para mim é igual dizer que sou feliz com o que o tenho, com o que sou e como realizo. Sou grata com toda a forma sistêmica da vida! Sou grata todos os dias, eu sou grata!
Amor é um sentimento muito intenso, entendo que vc amou muito ele, a dor tbm é intensa, mas infelizmente as pessoas se perdem na dor, pois tbm se perderam naquele amor e acabam esquecendo que já tiveram antes uma vida feliz, esquecem até de sua capacidade de estar bem dnv, só que é necessário que lembre disso sempre na sua vida, que nem sempre algo vai ser eterno, mas que seja bom o quanto dure.
Hoje, ao acordar e me olhar no espelho, me deparei com algo inusitado. Fiquei ali imóvel por alguns segundos e extasiado tentando digerir aquela sensação que perpassou a minha existência. Estive de frente com o meu primeiro fio de cabelo branco. Aquela imagem no espelho ficou cravada em minha memória. Comecei a imaginar o que este simples cabelo branco representou para mim naquele instante, dei voltas ao mundo só de pensar nessa mudança repentina. Esse fio de cabelo branco representou um marco para mim em tenra idade, ele conseguiu dividir a minha idade biológica. É como se tivesse dividido a minha vida em dois tempos: a.C. (antes do cabelo branco) e d.C. (depois do cabelo branco)! O cabelo preto que tanto me acompanhou, que tanto me deu a jovialidade de ser, que tanto me mostrou que o bom da vida era viver a juventude com aquela cabeleira de fios pretos, agora, ele se mostra repentinamente de outra forma: um branco platinado reluzente. Esse fio de cabelo branco também carrega a minha história, e veio para mostrar que não há mais tempo para brincar de viver, que é hora de encarar a vida como ela é, de ter atitude. Ele sussurra em meu couro cabeludo e diz que a maturidade chegou. Essa transformação marca um tempo em que o cabelo branco representa a sabedoria, a maturidade e a velhice de uma pessoa com grandes histórias para contar. Agora carrego as minhas belas madeixas com alguns fios de cabelo branco. Estou gostando deste novo estilo que a vida me proporcionou. Quem diria que eu seria contemplado com essa obra prima da natureza. O seu cabelo branco tem história, alguém já parou para ouvi-la?
Em Mateus 5 Jesus ensina o estilo de vida do Reino de Deus: Ame seus inimigos. Abençoe os que te amaldiçoam. Faça bem aqueles que te odeiam. Ore por aqueles que maldosamente usam você. Se te pedirem para caminhar um KM caminhe dois KM. Se te tomarem a túnica, de também a capa. Se te baterem numa face, de a outra.
Valorize a sua vida,todos aqui temos uma missão,pois ninguém está aqui por acaso.Então, escolha bem suas atitudes,peneire seus pensamentos e avalie tudo o que vc espalha.Faça essa autoanálise de seu contexto interno, afinal tudo o que é externalizado é um reflexo resolvido ou não resolvido de sua psique.
Hoje, sorrateiramente, venho escrever sobre algo que nos inquieta, da dor iminente que nos assola e nos isola em uma bolha. Falar do luto, automaticamente, nos remete a perdas e as suas formas de morrer. Não estamos preparados para quando isso chegar a acontecer, talvez nunca estejamos. Do luto que falo agora, prevejo, renego, não aceito, mas acolho inevitavelmente como aquele que acolhe um sorriso. Neste momento, brindo com a morte que chega de mansinho e, amigavelmente, ecoa da sua boca que ainda não é o tempo. Enquanto o tempo não chega... bailamos! brindamos! proseamos! flertamos! Flertar com a morte é saber o quão insignificante é essa passagem por aqui, principalmente se você não tiver vivido tudo àquilo que você sempre quis ou pensou. A cada brinde, a cada drink: um salve! salve salve! A morte, este momento obscuro que sempre atormentou e assolou a humanidade, também nos traz boas novas. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte concreta, de fato. O que dizer dela... aqui se findou uma etapa, a outra que se inicia não ouso falar, pois seria enorme audácia da minha parte, até. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte simbólica, perfeito! Todos os dias morremos em algo para que possamos renascer e viver àquilo que desejamos. Talvez a morte simbólica nos permeie durante toda a existência e, brindamos dia após dia sem percebermos. Tim, tim! Este brinde é para a morte que está acontecendo neste exato momento em você. O que tens matado e, por conseguinte, deixou viver logo após? O que está nascendo em você, viverá ou morrerá? Ou será apenas mais uma morte inevitável nesta vasta imensidão do que é viver? Viver é um constante morrer infinito. Cá entre nós... que texto fúnebre que me deu vida! Uma lágrima de esperança escapou dos meus olhos e começo a pensar: e se não morrermos diariamente, que sentido terá a vida? Um brinde àquilo que renasceu!
A vida pousa em minhas mãos. As peripécias do dia se fazem importantes. Algo novo se presencia. Um lugar, um poema, uma frase, um sonho, uma música... Sou eu me renovando em meus passos. Renovando as cores. Deixando meus ombros livres para o pouso das borboletas. Os olhos atentos, iluminados com o alvorecer. Fazem-me crer. No beijo afetuoso. No abraço cálido. Na solidão gostosa e espaçosa. Na companhia agradável. Na contemplação dos céus.
O mundo dela é assim...As vezes distante, mas na maioria das vezes, presente. Tão presente, que se esquece dela mesma. Mas enfim, ela sabe que na vida por tudo se passa, independente do quê. Pois ela já viveu, não muito, e nem tudo, mas o suficiente para entender que viver é tudo...Viver é uma dádiva, viver é um milagre!
Olha só... Vou fazer um comentário: uma pessoa me disse que preciso arrumar uma namorada, alguém pra andar comigo, ser companheira, ser amiga e presente nos meus caminhos... Pois bem, daí eu lhe falei: eu já tive namorada, esposa, noiva e hoje estou solteiro e livre, tenho minha morada, meu trabalho, minha condução, amigos pra sair e conversar, mas claro que é ótimo ter alguém pra compartilhar as coisas boas da vida e alguém pra nos ajudar a superar os aprendizados que enfrentamos, mas também falei que de agora em diante se for pra ter alguém, que seja pra perder a noção do tempo e não mais perder tempo, sem objetivos concretos ou esse negócio de um pra lá e outro pra cá não dá muito certo, também a vida e as experiências me deixaram um pouco desconfiado, pois quero uma namorada que me chame de meu bem e não que se preocupe com meus bens, que goste de mim como sou, que viva o hoje, que não só reclame do passado, e que queira andar juntos para o amanhã que é incerto para todos nós, e também ter ao lado um alguém que tenha tempo e alegria pra ficar junto e que realmente esteja interessada, e não alguém que sempre esteja ocupada, que não tenha tempo pra viver, só preocupada com trabalho e seus próprios interesses, claro que ter uma carreira, uma ocupação, é algo deveras importante nesse mundo capitalista, sem dinheiro ninguém sobrevive e passar fome não dá, né, mas viver a vida é muito mais importante, e se for pra ser a dois, é a dois e não um... O tal de ficar não é de todo ruim, mas às vezes enche o saco, é algo muito vazio e limitado, sinceramente fica sem graça a medida que o tempo passa, pois nota-se claramente que ali é somente alguém sem passado e nem futuro. Por isso, claro que é ótimo ter alguém pra valer, que tenha uma boa conversa, que tenha algo a lhe ensinar, a lhe propor, que às vezes lhe faça algum tipo de cobrança, que você sinta a sua presença... Sei lá, e também tem aquelas mulheres que foram maltratadas em antigos relacionamentos que desconfiam até da sombra e não sabem mais diferenciar um homem de um cafajeste ou moleque. Mas, todavia, a vida segue, posso dizer até “Deus sabe o que faz”... Vou vivendo, e se alguém um dia se interessar, que não seja medrosa, porque às vezes sou afoito, mas às vezes sou meio lerdo pra entender alguns sinais... Mas agora penso assim: se tiver namorada, tudo bem, se não, tudo bem também, eu vivo tranquilo, e quer bem maior que poder estar em paz? Ah... Quero deixar bem claro que isso não é desabafo, somente uma crônica que escrevi sobre vida de solteiro. O mais importante é ter Deus no coração, muita luz pra iluminar, uma palavra de consolo, paciência e carinho pra ouvir e um sorriso pra demonstrar que sofrimentos são apenas aprendizados. Então sorria e viva, pois Deus o ama por demais! E ser solitário não é sinônimo de tristeza, mas sim de liberdade de poder escolher quem irá caminhar a seu lado...
O mundo não vai se transformar sozinho não, quem tem que fazer isso somos nós – seres humanos. E são esses mesmos seres que entram no patamar de difíceis, cada um pensa e age de uma forma. Somos únicos e individualistas, mas o lance é ter que viver bem, plantar o bem e colher o bem. Se não estamos aqui para isso, pra quê mais então? Não vejo mistério algum, Deus é o nosso governador (aos que acreditam), mas temos livre arbítrio para tomar nosso próprio rumo, é tão simples. Gentileza gera gentileza, amor gera amor, paz gera paz, respeito gera respeito e assim por diante... Cadê o mistério nisso tudo? Ôh gente, assim fica difícil defender essa Era – já era.
Tudo que foi vivido tudo que foi dito, tudo que foi um dia algo bom, agora só são lembranças e pensamentos, juro que eu tento esquecer ou até fingir, mas quando eu deito meu corpo cansa e não consigo controlar os pensamentos, a pior dor e quando o amor morre ou apenas seja orgulho da parte dela, mas você ser ignorado ou simplesmente esquecido é a pior parte, é uma dor forte, eu prefiro tatuagem, se é o fim na história eu não sei mas que cicatrizes sempre ficam expostas e não importa ela estará ali!, e desinteresse gera desinteresse, temos que continuar nossa vida e caminhar, não podemos parar, apenas venho aqui em forma de desabafo poesia, dizer que ame hoje e não importa o que os outros digam ou pensem, seja apenas você, eu vou continuar bem fisicamente mas que isso machucou meu coração para futuros amores por enquanto, não foi a primeira nem última dor mas sei que um dia ainda voltarei a sorrir por que só dependemos de nós para superar as barreiras que a vida coloca na nossa vida, eu apenas vou conhecer copos gelados com corpos gelados até quando!?
O planeta esta cheio de pessoas que só pensam em sí, dando valor apenas para seus próprios interesses e "ajudando" apenas quando enxergam alguma vantagem. Vivem dentro de uma caixa de espelhos, onde possam enxergar seus reflexos em todas as direções, para assim poderem alimentar a máquina do seu ego. Essa, é movida por grandes feitos, seja ela um bom trabalho, uma excelente faculdade ou algo que seja bem visto pela sociedade. Assim, eles criam um mundo somente para sí, vivem ao seu bel-prazer sem dar a mínima ao proximo. Não obstante, chega o dia em que essas pessoas passam a perceber que estão dentro de um ciclo, onde todos a sua volta só estão ali por interesse ou para tirar algum tipo de vantagem. Finalmente esse tipo de gente percebe que esta sozinha em um mundo de bilhões, que sua criaçao de mundo é real, contudo é repleta de solidão.
Quando a notícia de uma tragédia nos aproxima da morte a gente só pensa que isso pode acontecer com qualquer um de nós e a qualquer momento. A reflexão que fica é pra que saibamos usar melhor nossa vida que é tão grande mas tão curta ao mesmo tempo. Temos uma vida toda pela frente ou só um segundo pra pensar, pra dizer, pra fazer algo bom pra alguém. Eu, como todos que se sentiram afetados pela dor imensa dessa tragédia, penso logo em família e amigos. A morte é traiçoeira e não escolhe dia nem horário pra aparecer, mas ela aparece e a gente tem que seguir em frente. O mais difícil é assumir que a gente só dá valor quando perde e não sabe aproveitar o que tem, quando tem. Quantas tragédias precisarão acontecer pra gente aprender?
Vez por outra, vem a vida e nos faz refletir sobre o quanto somos pequenos. Num dia, está tudo bem; no outro, nem tanto assim... E o mundo segue debochando de todos os manuais de felicidade que nós já inventamos na tentativa frustrada de estarmos sempre com um sorriso no rosto. Porque a verdade é que, quando menos esperamos (e é isso que dói: a falta de aviso prévio), muita coisa fica pelo avesso. A gente se desespera mesmo, e o sorriso, antes nunca em falta, começa a entrar em recessão sem nos dar segundas chances de estampá-lo novamente. Será mesmo? Tenho vivenciado na pele essa coisa de ir do céu ao inferno. Se dói? Massacra! Olho para trás e sinto saudades do que foi. Olho para frente e me indago "como é que vai ser?". Mas aí respiro fundo e dou mais duas olhadelas rápidas: para o lado, e enxergo que talvez eu não tenha tudo o que quero (ainda), mas é quem eu tenho ao meu lado que faz toda a diferença no meu estado de espírito; e para dentro, e percebo que, no fim das contas, a minha alegria reside em mim, e a minha força também. Se a vida debocha de mim, por que eu não daria gargalhadas na cara dela? Contra tudo (e apesar de tudo), sou eu quem determino o meu tempo de sorrir. Se o que foi deixou saudade e o que ainda não veio traz insegurança, que mal tem? Mais vale quem anda comigo e, especialmente, o que eu decidi levar no meu coração...
A vida é única. De valor inestimável. Não podemos substituí-la ou mesmo deixá-la por livre arbítrio. Ao risco de arrepender-se sem retorno. Sua vida pertence unicamente a você. Nunca deixe que ninguém a conduza. Qualquer que seja essa pessoa. As decisões são e serão sempre suas. Erradas ou não. Assumir faz crescer. Liberdade, essa é a chave, mas com respeito ao direito alheio. Daquele que lhe prejudicou liberte-se. Àquele que lhe ama, acorrente-se. Parece simples, mas a complexidade de viver é o sabor mais doce e ácido que existe.
Aproveite o melhor de cada pessoa que cruza sua vida, todas elas te ensinarão uma importante missão. Alguns te ensinarão com palavras, alguns com ações, outros te ensinarão como não ser, um exemplo claro de tudo que não deve ser seguido. Cada pessoa carrega uma gama de qualidades e defeitos, cabe a você aprender com o melhor ou o pior de cada um.
O que seria a morte? Para alguns, a falência dos órgãos, para outros, o fim dos sonhos, de todos os planos, de todos os amores, de todas as paixões, de todos os risos, de todas as dores, de todas as lágrimas, de todas memórias boas e ruins, de todos os olhares, de todos os toques. Mas acima de tudo, do coração. Não o órgão em si, mas o coração em que guardamos os sentimentos. Sobretudo, a morte é o fim de todos os sentimentos, sejam eles bons ou ruins, de todos os sonhos que foram cultivados durante toda a vida. Por isso, curta, sorria, ame, perdoe, saia, aproveite. Porque a vida é curta demais para não ser vivida.
Ninguém disse que seria fácil e nem que valeria a pena. O futuro é uma incerteza em nossas vidas que pode durar décadas ou dias. É mergulhar no mar sem saber se irá se afogar, nadar ou virar um peixe. E com essa incerteza nos arriscamos, porque a vida é pra ser vivida, não adiante ter 80 anos e ter vivido apenas 10. Queria ter uma conclusão nesse texto, mas falar de futuro é isso, incompleto!
O presente passado atormenta quando nós somos o único guardião solitário de muitas lembranças que nunca foram registradas ou escritas mas permanecem vivas, ao inverso do tempo que tudo esfumaça e apaga, a cada passo que dou em direção do novo, sempre tem um detalhe ou uma situação que reacendem no frescor do espirito às memoráveis passagens, que saudades.
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
