Textos
Estrela
Devia ser como ela
Com seu próprio brilho
Não depender de donzela
Descobrir e seguir meu trilho
Misterioso ponto luminoso
Cada um conta uma história
Prefiro o conto amoroso
Que não sai da memória
Astro fica distante
Muda nossa sorte
Luz de diamante
Te olhar me deixa forte
Eu te vejo da janela
Não tenho meu próprio clarão
Continuo nessa cela
Preciso de você no coração
Sem medos
Quero que venha sem medo
Quero teus braços como abrigo
Quero aos pouquinhos descobrir
Teus segredos e manias
Quero estar contigo
Quero que tires meus medos
Eu ti revelo meu amor
E os meus segredos
Quero que aceites meu carinho
Quero que entendas meus anseios minhas carências
Quero que não faltes comigo, não faltarei contigo
Quero que sejas sempre amigo, amiga eu serei
Em todos os dias e horas da minha vida
Mais que um abraço, quero sempre tua palavra amiga.
20/12/2012
FALSIDADE
Eu ainda não descobrir como sorrir para uma pessoa e minutos depois falar mal dela.
“Não se sentir falso fazendo isso”? "Eu acho que eu não ouvi isso".
A falsidade não é sentimento, mas é um estado metal, uma característica daquele que não age em boa fé. Pessoas infelizes e incapazes de obter resultados através dos seus próprios méritos é que vivem dessa forma, para chegar em algum lugar.
"Lixo"? É, realmente eu não sei como lidar com reciclagem e particularmente prefiro ficar bem longe do lixo.
Eu não me negocio, eu não me vendo e não troco o bom caráter que herdei do meu pai; por nada. Desculpe-me, mas eu preciso continuar mudando o mundo e não posso perder mais tempo falando sobre isso.
Reflexões. Resende, dia 30 de Junho de
2017. Às 20:07:37 horas.
Sempre soube que era indiscutivelmente na solidão que podemos descobrir as grandes profundezes do ser, e nela que encontra-se o abismo do pensamento.
Quando olhamos para dentro de si, descobrimos um mundo novo de sentimentos e mais grandiosamente na imensa solidão percebemos a vasta falta de grandes esperanças.
Permitir isolar-se de tudo não e fácil para o mundo atual , poucos sabem a doçura e a amargura desta experiencia, mas a grande transformação que nos presenteia vale todo esforço.
Percebemos o que não nos faz realmente falta, e o que realmente precisamos acontece naturalmente.
Essa é uma grande verdade, vamos descobrir o porque desse
desconhecimento de nosso mundo interior...
Vamos tentar nos conhecer...
É muito importante faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
PRECISAMOS APRENDER A NOS CONHECER
Marcial Salaverry
Pode mesmo parecer algo muito estranho, mas essa é uma grande realidade, por mais paradoxal que possa parecer, pois a pessoa que nós menos conhecemos, é aquela com a qual nós temos um convívio mais estreito, qual seja, nosso outro eu. Aquele que vive em nosso interior, e do qual pouco sabemos, apesar de conhecermos muito bem seu aspecto exterior, algo feito a cada vez que nos olhamos no espelho, mas nossa alma consegue manter-se oculta...
Assim sendo, sempre será muito difícil aquilatarmos nossa real potencialidade. Muitas vezes julgamos estar em nosso limite, já tendo feito tudo aquilo que pensávamos ser capazes de fazer, e eis que, seja por alguma circunstância fortuita, seja por necessidade imperiosa, tiramos mais um ás da manga, e verificamos que nosso limite ainda não era aquele, e conseguimos realizar algo do qual não nos julgávamos capazes.
O importante em nossa vida, é jamais desistir, sempre tentando alcançar algum objetivo, seja qual for, sempre procurando conhecer qual será nosso limite, imbuidos da certeza de que sempre há algo que desconhecemos e que podemos aprender.
O limite orgânico é fácil de ser constatado, pois nosso organismo estipula até onde poderemos abusar de sua resistência, e quando a extrapolamos, sentimos as consequencias de nossos atos.
Contudo, ainda não conseguimos reunir condições para avaliar a real potencialidade de nosso “eu” interior. Ainda não foi possível definir quais os reais limites do cérebro, e nem da alma. Até onde poderemos suportar certas situações. Até que ponto nossa alma pode tolerar de felicidade ou de sofrimento. Até onde e o quanto somos capazes de amar. Até onde poderá ir nosso desenvolvimento intelectual. Até onde poderemos suportar, mesmo as mais simples situações de nosso cotidiano.
E uma das provas mais irrefutáveis, é o constante progresso tecnológico, sempre em evolução, sempre com novas descobertas, sempre o hoje muito superior ao ontem, e inferior ao amanhã, sendo essa a prova mais cabal que ainda não se chegou ao limite do conhecimento humano, pois, a exemplo do organismo que nos diz quando devemos parar, fatalmente isso ocorrerá com nosso interior, quando esse limite for conhecido. A cada nova descoberta, constatamos surpresos que de nada sabemos, e tudo ainda temos para aprender.
Enquanto isso não acontece, e enquanto os cientistas e os experts, que estão mais adiantados na busca desses limites, ainda não mostram sinais de fim da evolução, devemos pelo menos tentar acompanhar esse ritmo alucinante, “na busca de nosso conhecimento total”.
Apenas exemplificando, podemos citar um dos maiores “milagres” da mente humana, que é a Internet. Ainda não se conhece sequer uma pequena parte de seu real potencial, e talvez seja por isso que fazemos tantas besteiras tentando entende-la, e faze-la funcionar como desejaríamos que ela funcionasse. Ocorre que ela já começa a superar nosso conhecimento, e está nos deixando para trás. Como pode ser possível que algo criado pela mente humana possa supera-la? Mas o que ocorre é justamente isso. Sempre aparece algo de novo dentro desse “monstro devorador de conhecimentos”, que nos surpreende, por mais conhecimentos que tenhamos sobre o assunto. Quantas vezes os técnicos mais capazes ficam sem saber o que fazer diante de certos problemas que surgem nessa “maquininha de fazer doidos”.
No campo da medicina, com todo o incrível desenvolvimento atingido, com todas as descobertas que a ciência já produziu, muitas vezes os médicos apenas diagnosticam: “Uma crise viral”. Ora, que raio de vírus é esse? Será que os virus do computador produzem gripe e resfriado também?
Desde que nascemos, sempre teremos essa incógnita, sobre o conhecimento de nossos reais limites. É interessante, pelo menos tentar desenvolver nosso conhecimento até chegar ao ponto máximo, que jamais será atingido. A única certeza que poderemos ter, é a certeza de que jamais saberemos qual é nosso conhecimento total sobre nós mesmos. Chegar a esta conclusão, já é um passo para essa descoberta. Possivelmente restem ainda mais uns mil passos para tanto, sendo certo que dificilmente os conseguiremos dar.
Sempre haverá pessoas que conseguirão chegar mais perto desse conhecimento, mas sempre haverá algo de novo para ser conhecido, algo que precisaremos aprender, provando cabalmente que o limite ainda não foi atingido.
Vamos continuar tentando? E enquanto isso, sem esquentar muito a cabeça com essas idéias de autoconhecimento total, vamos ter UM LINDO DIA, porque isso está em nossos limites, embora cada dia sempre poderá ser melhor que o anterior... Ou não...
Quem sabe o que nos reserva o futuro?
Para refletirmos...
'O ato da verdadeira descoberta não consiste em descobrir novos territórios, mas sim em vê-los com novos olhos'.
Marcel Proust
É normal que devido a rotina agitada que levamos, o estilo de vida, o meio ambiente que estamos inseridos ou ainda por fatores genéticos em alguns momentos nos depararmos com situações de difíceis resolução.
Muitas vezes nossa mente se esgota com tanta informação e nossa atenção é direcionada para outras atividades ou passatempos como válvula de escape em busca de um alivio momentâneo.
Seja por problemas familiares, profissionais ou de relacionamento (todos eles que podem acabar influenciando seriamente em nossa saúde) quando nossa a mente não está condicionada e equilibrada, chegamos ao ponto que desistirmos de achar soluções.
E a vida vai seguindo, "deixa a vida me levar vida leva eu", porque afinal para achar uma solução é preciso atenção é preciso dedicação e principalmente olhar para dentro de si e identificar a sua própria parcela de responsabilidade na situação e muitas vezes descobrir comportamentos nocivos que talvez não queremos mudar.
E assim, seus sonhos vão adormecendo, seus relacionamentos desgastando, sua vida caindo no conformismo.
ATÉ QUANDO?
Até quando você vai preferir olhar para o lado ao invés de olhar para si e usar todos os seus recursos para desenvolver seu alto potencial de ser feliz?
Até quando, você vai pular de emprego em emprego sem dar o seu melhor para ser reconhecido e progredir dentro de uma empresa?
Até quando, você vai desistir de relacionamentos que tem tudo para dar certo?Até quando, você vai desistir de seu ou de sua parceira sem buscar desenvolver todos os seus recursos para construir uma boa relação?
Até quando,você vai preferir desejar uma nova vida,cobiçar a vida dos outros, e olhar a sua própria vida com esse olhar de insatisfação mas não fazendo nada para transforma-la?
Mudanças e olhar para o novo é necessário?SIM.
Mas até quando, você vai olhar para o novo, sem valorizar o que já tem, desprezando todos os recursos que já possui para ter uma vida plena e feliz? Esgote todas as suas possibilidades, todos os seus recursos para não partir para uma nova vida com a sensação de não ter feito tudo que podia na oportunidade que teve para ser feliz na vida que já tem!
- Não de Adeus para uma empresa sem ter sido o melhor profissional que poderia ser;
- Não de Adeus para uma pessoa sem ter feito o melhor que poderia por ela;
- Não de Adeus para uma amizade sem ter esgotado as chances de resgata-la;
- Não de Adeus para quem vive anos ao seu lado sem ao menos tentar ajuda-lo e fazer o possível para salvar a sua relação.
Faça o seu papel e quando for para mudar, buscar novos horizontes, novas oportunidades vá com o coração aberto e com a certeza de dever cumprido!
Seja incrível, seja você!
Um forte abraço!
SER AVÓ
Ser avó é muito mais que descobrir que o tempo passou para as mulheres.
É mais que ser feliz com a isenção das dores do parto.
É descobrir um novo amor quando pensamos já tê-lo conhecido na sua plenitude.
É um cuidado extremo e uma dependência que só alimenta a alma.
É viajar quilômetros para se estar junto por algumas horas.
Como diria a Rachel de Queiroz, ser avó é uma arte.
Avó não estraga, avó educa da forma mais serena e sábia que só a elas o tempo foi capaz de ensinar.╰ღ╮╰ღ╮
Carta ao meu futuro namorado
Quando você chegar, ou quando eu descobrir quem é você, a minha boca vai secar, eu sei que vou estar nervosa no nosso primeiro encontro, provavelmente tentando enxugar as mãos, talvez, não sei. Sem dúvida sentirei um frio na barriga no nosso primeiro beijo.
Quando você chegar, eu sei que você vai bagunçar meu cabelo, reorganizar meus planos, trazer ainda mais paz a minha mente, felicidade ao meu cotidiano e fogo ao meu coração, porque não fomos criados para relacionamentos frios.
Quando você chegar, espero corresponder aos teus sentimentos, eu realmente vou me apaixonar por você e sem essa de não criar expectativas. Por que não criar? É do ser humano ter medo de amar por consequência de frustrações vividas, e eu não terei esse medo, saberei que em ti posso confiar.
Quando você chegar, que sejamos maduros o suficiente para resolver brigas que eu sei, são inevitáveis em todo relacionamento saudável. Que nós não sejamos ingênuos ao ponto de achar que “joguinhos” resolverão problemas.
Quando eu te encontrar sei que vou admirar o teu caráter, desejo também que você tenha orgulho de mim, rogo ainda para que tenhamos princípios, gostos e perspectivas de vidas semelhantes.
Quando você me olhar que tenha desejo, que nosso relacionamento seja repleto de amor, abraço, beijo, paixão, desejo, respeito e que traga paz aos nossos corações.
Por último, não menos importante, espero que estejas orando por mim, pois desde o dia que decidir esperar por você, converso com Deus ao seu respeito, peço pra ele te guardar, para que ele me transforme em uma mulher melhor pra quando enfim você chegar.
E se você leu até aqui, tem um recadinho pra você: 👉🏾Não desperte nem incomode o meu amor até que o queira. 👈🏽Por isso, estou me guardando e me PREPARANDO pra quando você chegar, por que sei, no tempo certo: TUDO DARÁ CERTO.
Esperarei por você, não importa o tempo que demore para VOCÊ CHEGAR.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS! 💟
Não é fácil, não é simples, leva tempo.
Não é só descobrir a verdade, é aceita-la e coloca-la em prática.
Ninguém tira uma parte de si mesmo sem sentir dor.
É saber que as borboletas poderão aparecer ou não, independente do quanto você cuide de seu jardim.
Mas, as vezes é melhor sentir a dor por inteiro, não por pequenos cortes ou por decepções em doses homeopáticas.
Não dá pra ser feliz lambendo feridas e curando machucados de ilusões do dia a dia.
Acho que a vida só é vida, se é inteira, se vem da raiz.
Chega uma hora que precisamos nos reconhecer e ser quem somos, independente dos que continuarão ao nosso lado ou não.
Não importa de onde se tenha que recomeçar, o melhor é encarar logo a realidade.
Dar o primeiro passo, buscar o que é seu e ser quem você nasceu para ser.
“Que o tempo me entenda”
Chegar aos trinta não é descobrir respostas.
É aceitar que algumas perguntas só existem para nos acompanhar até o fim.
Já não busco mais o sentido exato das coisas —
me contento com o eco que elas deixam.
Gandhi dizia que, mesmo insignificante, é importante que façamos o que viemos fazer.
Nietzsche me ensinou que o abismo também olha de volta.
Schopenhauer sussurra que a vontade nos consome.
E Shakespeare... bem, ele mostrou que somos feitos da mesma matéria dos sonhos —
mas que esses sonhos também morrem.
Hoje, olho para o mundo e vejo pressa, ruído, vaidade.
As redes gritam, os egos se inflamam, as verdades se fragmentam.
Viver se tornou barulhento demais.
Mas ainda acredito no silêncio das intenções.
Na ternura de uma escolha honesta.
Na coragem de quem permanece sensível.
Talvez a vida não precise fazer sentido.
Talvez ela só precise ser vivida com consciência.
E, se possível, com alguma beleza.
A beleza de um gesto real.
De um olhar que diz: “estou aqui”.
Se algo vai restar de mim,
que seja isso:
alguém que tentou, mesmo no caos,
não esquecer do essencial.
As vezes quero desistir e sumir para tentar me descobrir
Esse sentimento é mais comum do que parece — às vezes, a rotina, a pressão ou até o peso de expectativas (nossas e dos outros) faz tudo parecer sufocante. Querer “desistir e sumir” pode ser o reflexo de uma alma cansada, que não quer desaparecer do mundo, mas sim dar um tempo para respirar, silenciar o ruído e reencontrar a si mesma.
Talvez o que você queira não seja sumir, mas se encontrar. E isso exige pausa, espaço e escuta interior — não fuga, mas reconexão.
Se puder, permita-se um momento só seu: desligue-se das exigências externas, escreva, caminhe, fale com alguém de confiança ou apenas fique em silêncio. Às vezes, é no recolhimento que a gente se fortalece.
*A Viagem do Coração*
Um coração cansado decidiu partir em uma jornada para descobrir seu propósito. Ele viajou por montanhas e vales, encontrou pessoas e lugares novos.
Ao longo do caminho, ele aprendeu a amar, a perdoar e a se doar. Ele descobriu que a felicidade não está no destino, mas no caminho.
Quando finalmente encontrou seu propósito, o coração percebeu que havia mudado. Ele agora era mais leve, mais aberto e mais cheio de amor.
E assim, o coração continuou a viajar, compartilhando sua sabedoria e amor com todos que encontrava. Sua jornada havia sido transformadora.
COMO DESCOBRIR UM GOVERNO GENOCIDA?
1º Todo sistema que é baseado na ditadura e na opressão transforma o país numa prisão e campo de concentração. É perseguido e odiado todo aquele que pensa e critica o sistema e aqueles que governam. Todos devem ser fiéis e obedientes a um só senhor, que tem o garfo e a faca do país na mão. Ser militante é mais importante do que ser cidadão. A arte é amputada em todas as áreas. Os interesses do partido são mais importantes do que os interesses nacionais.
2º Só é permitido a um determinado grupo ascender e progredir no país. Todo aquele que é próspero e fausto, mas que não faz parte do sistema e do grupo que controla a economia, a política e a cultura, é conspirado contra e eliminado. Quanto ao povo, só lhe resta crer nas falácias dos chefes, que vêm com mel nos lábios dizendo: “as coisas vão mudar, vão melhorar”, “devagar se vai longe”, e os anos vão passando.
3º Todo intelectual é conotado e censurado. Não são bem-vindos nos assuntos de caráter cultural e nacional. São obrigados a compartilhar o seu conhecimento com o povo, através de obras literárias que publicam. São vistos como rebeldes e taxados de revolucionários e arruaceiros. Por esta razão, muitos recorrem ao mercado exterior e internacional. Mas, mesmo assim, não escapam das conspirações que são tramadas contra eles. Apesar das perseguições sem tréguas, muitos conseguem escapar pela intervenção divina. Neste tipo de governo, é mais perigoso o cidadão que lê do que o cidadão fora da lei.
4º A concorrência não é permitida, para que não haja crescimento e progresso dentro da nação e na vida dos cidadãos. Os estrangeiros são os mais privilegiados e bem mimados, sob a condição de que serão cúmplices e marionetes do sistema para oprimir o povo, tanto na política, quanto na economia e na cultura. Porque eles agirão na segunda pessoa, enquanto o patrono nunca precisará dar a cara nem ser combatido pelo povo. Isso ocorre de forma muito camuflada, e quase nunca se vê ou se nota, porque eles baralham o povo a partir das leis que são promulgadas pelos políticos detratores.
5º A juventude é impedida de crescer e evoluir de duas formas:
1º - Prioriza-se mais a construção de fábricas de cerveja do que a construção de novas escolas e campos universitários.
2º - A venda de bebidas alcoólicas chega a ser 10 vezes mais barata do que a venda de manuais escolares, e livros são mais raros e caros do que bilhetes para festas noturnas, farras e maratonas.
Essa política tem como finalidade destruir a camada juvenil, para que um determinado grupo continue a governar o país, e o povo permaneça na pobreza e na miséria. Nas instituições acadêmicas, não é permitido o ensino da Filosofia, Química e Física como carreiras, para que essas áreas não venham a ser uma pedra no sapato daqueles que governam a seu bel-prazer...
Sua euforia contagiou o meu corpo. Me fez descobrir um lado meu que nunca tinha explorado. Nossos pensamentos juntos eram como um rio que passava por nós, levando toda a ansiedade que nos habitava. Sentimentos surgiram em meu olhar, ao encontrar o seu, que se assemelhava a uma nuvem de poeira cósmica no espaço, a mais bela que eu já vi. Você, é minha melhor companhia, feita de reflexões e poesias que eu recitava nos nossos melhores momentos. A minha pele tem memórias, e as melhores sempre serão tuas.
Com o corpo e a alma
Era fácil
Olhar para si
E rir de escárnio
Era bom não descobrir
Aquilo que
Muitos dizem sentir
Era confortante saber
Que eu poderia ser
O que quer que fosse
Era legal
Deitar a cabeça
No travesseiro e o teto olhar
Era a melhor coisa
Simplesmente imaginar
Tudo que não viria a existir
Era boa a sensação
De não viver
Uma forte emoção
Era prazeroso viver
Sem o saber
Que ecoa em meu ser
"O meu dom é descobrir.
O seu dom é fingir.
Lembro-me das coisas que vi.
Penso no tanto que eu te quis.
Tortura-me os sentimentos que senti.
Nesse nosso faz de conta, você fez de conta que eu nunca existi.
Nesse ofurô de paixão, minh'alma eu despi.
Banhei-me nas suas promessas que, das minhas decepções, eram só mais um adir.
Suas palavras secas foram-me águas de um salgado rio que, já não está mais à fluir.
Até tentei fazer estar tudo bem, mas meu dom não é fingir.
O meu dom é descobrir.
Aquele que um dia lhe jurou amor, já não mais reside aqui..."
Aprender a descobrir
Depois de um tempo
A gente descobre
Que descobrimos
Muita coisa
Com o tempo!
Aprendemos que não adianta
ter pressa
Aprendemos que somos retribuídos
Pelo que plantamos: as palavras, as conversas, o bem querer, as ações.
Aprendemos que sempre temos
o que aprender
Nada se concluí eternamente.
Aprendemos que mudamos de pensamentos
de opiniões
e que por isso
é importante respeitar as reflexões dos outros
A diversidade alheia.
Com o tempo
vamos ficando mais sábios
e mesmo que pensemos que o tempo acabou
Lá vem a vida
nos ensinando
a recomeçar!
Aprendemos com o tempo
que sempre vale a pena
descobrir algo
daquilo que já descobrimos
Daquilo que já aprendemos.
Descobrir
Vivemos em um mundo louco,
Metanoia, tramoia e paranoia,
Do tudo,temos apenas um pouco,
Não distinguimos, o valor de uma jóia.
Turbilhão recheado de loucuras,
Profundos oceanos de devaneios,
Caminhos de infinitas procuras,
Marcados nos livros que leio.
Livros enigmáticos de ficções,
Livros do útil conhecimento,
Livros loucos das paixões,
Livros de implacáveis sentimentos.
Sentimentos de paz e harmonia,
Onde tudo, está em equilíbrio,
E essa força da magia,
Nos arrebata e nos dá o alívio.
Mundo intocável de uma mente,
Mundo límpido de criança,
Mundo da lembrança que se sente,
Mundo que ainda há esperança.
Mundo vivido no passado,
Mundo que será vivido no futuro,
Se não fizeres o errado,
Certamente, não baterás com a cara no muro.
Mundo de visões
De sonhos realizados,
Enigma das civilizações,
De um mistério revelado.
Lourival Alves
No sentido da realização
Quando descobrir realizar, realizei
Porque na mente projetei
Pus no papel e sonhei
Calculei os centavos
Economizei
Investi
E venci
E agora que cheguei até aqui
Penso que tenho que prosseguir
Porque parado não dá pra ficar
Mesmo porque nada para
Tudo é ação e movimento
Existo eu
Existe você
Existem todos
A humanidade caminha
Apesar dos que a idade possa trazer
Nem se para só ao lazer
Mas muito ainda
Do que se quer fazer
Quero cada vez mais
Não no sentido da ambição
Mas, no sentido da realização.
Maria Lu T.S.Nishimura
queria mesmo era olhar
No fundo dos olhos de certas pessoas
E descobrir o que escondem lá
Talvez medos, sonhos ou outras coisas
Será que encontraria a verdade
Ou apenas um reflexo distorcido
Será que veria a felicidade
Ou algo mais sombrio e sofrido
Os olhos são janelas da alma
Mas nem sempre revelam tudo
Às vezes, a mente se acalma
E o coração fica mudo
Mas ainda assim, eu gostaria
De mergulhar nesse oceano
E descobrir o que se escondia
Por trás desse olhar humano
Quem sabe eu pudesse encontrar
Um pouco mais de compreensão
E ajudar a iluminar
Essa escuridão da solidão
Então, se um dia eu puder olhar
No fundo dos olhos de alguém
Espero poder confortar
E ajudar a fazer um novo amanhã nascer.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade