Textos

Cerca de 83049 textos

⁠A vida de uma pessoa surda é repleta de desafios, especialmente quando a comunicação em Libras não está presente em seu ambiente. Desde da idade iniciais, esses pessoas enfrentam obstáculos significativo, à falta de acesso à lingua de sinais e à comunicação eficaz com o mundo ao seu redor.

Imagine crescer em um mundo onde as palavras são sons incompreensíveis, onde expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades é uma luta diária. Para muitos surdos, a falta de comunicação em Libras significa isolamento, incompreensão e desprezo.

Na infância, a ausência de uma lingua visual e acessível pode dificultar o aprendizado, o desenvolvimento emocional e social. Muitos surdos enfrentam dificuldades na escola, onde a comunicação é predominantemente auditiva, e lutam para acompanhar o currículo acadêmico e estabelecer conexões significativas com seus colegas.

À medida que crescem, os desafios persistem. Encontrar emprego pode ser uma tarefa árdua, pois muitos locais de trabalho não oferecem suporte adequado para pessoas surdas. A barreira da comunicação pode levar à discriminação no local de trabalho e limitar as oportunidades de carreira.

Além disso, questões de saúde mental também podem surgir devido ao isolamento social, à falta de compreensão e ao estigma associado à surdez. Muitos surdos enfrentam problemas de autoestima e depressão devido à falta de aceitação e apoio da sociedade.

No entanto, apesar desses desafios, a resiliência e a determinação das pessoas surdas são inspiradoras. Muitos buscam ativamente meios de superar as barreiras impostas pela falta de comunicação em Libras, procurando comunidades surdas, aprendendo a lingua de sinais e advogando por seus direitos.

É fundamental reconhecer a importância da comunicação em Libras e promover sua inclusão em todos os aspectos da vida. Ao fazê-lo, podemos ajudar a criar um mundo mais acessível, inclusivo e acolhedor para as pessoas surdas, permitindo que elas vivam suas vidas plenamente e alcancem seu potencial máximo. Iza lira

Inserida por iza_lira

⁠Querida mãe,

Ao longo da vida, enfrentamos uma série de desafios e responsabilidades em relação a você, desafios que vêm acompanhados de profunda gratidão e amor. Nossa jornada juntos é marcada por momentos de alegria, mas também por dificuldades que superamos juntos.

Enfrentamos o desafio de expressar adequadamente nossa gratidão por tudo o que você fez por nós, desde os primeiros passos até os desafios da vida adulta. Seu amor incondicional e seu apoio constante nos deram força para enfrentar os obstáculos que surgiram em nosso caminho.

Também enfrentamos conflitos e desentendimentos, mas esses momentos não diminuem o imenso carinho e respeito que temos por você. Sabemos que nem sempre é fácil ser mãe, mas sua dedicação e sacrifício não passam despercebidos.

Hoje, queremos expressar nosso profundo apreço por tudo o que você é e por tudo o que representa em nossas vidas. Você é nossa rocha, nossa inspiração e nosso maior exemplo de amor, superação, fé e resiliência.

Com amor e gratidão,
(Iza Lira)

Inserida por iza_lira

⁠Quando a vida decide bater, bate doído para machucar
Não te pergunta se você vai resistir ou o quanto você vai aguentar;
A vida é dura quando ensina e até cruel quando quer cobrar
Não escolhe credo, raça ou posição social
Quando decide te esmagar...
Mas ai, quando decidimos parar e recomeçar
Tudo se torna mais tangível, e paramos de dúvidar
É a hora de trilhar em um novo caminho
E assim voltarmos a acreditar!

Inserida por JULIOAUKAY

Um lugar


Caminhei tanto por essa vida, aprendendo tantas lições, com passos certos, determinados, pulando alguns erros, distribuindo ilusões, numa falsa alegria, sem contar dos meus medos, ser feliz, queria, calei alguns segredos... lugar
perfeito nunca existiu, fiquei fantasiando, esse lugar, sempre buscando...

⁠Um lugar de encantos, de sonhos e de esperança, de muitas realizações, de presente... sem tristes lembranças. Um lugar onde me coubesse por inteira, sem invasão, sem constrangimentos, que mesmo sem existir o amor, fosse necessário, que não fosse escuro... Um lugarzinho especial chamado futuro!

Aqui chegando com tudo isso aqui, me deparei, não sei se por prêmio ou por castigo, nem sinto euforia ou decepção, os medos se foram, a esperança, creio, estagnou, das lições aos poucos vou esquecendo, desaprendendo, o futuro é um lugar frio e silencioso, chamado solidão, e desamor.



Autora:
do Livro Luar de Vidro
Escrevo no site:
Recanto das Letras

Inserida por liduinadonascimento2

⁠A arte desorganiza as formas automatizadas de ver a vida, Uma perspectiva epistemológica que nos convida A enxergar além do óbvio, do comum e do trivial, Revelando caminhos ocultos, mistérios a decifrar.
Em cada traço, em cada cor, há um universo a explorar, Onde a mente se expande, o coração se põe a sonhar. Desperta-se a sensibilidade, a intuição, o sentir, Desafiando limites, rompendo barreiras para prosseguir.
Assim, a arte nos convida a desconstruir o conhecido, Para vislumbrar o novo, o inusitado, o escondido. Transformando paradigmas, questionando a realidade, A arte nos apresenta uma visão ampla da verdade.
Que possamos, então, mergulhar nesse mar profundo, De cores, formas e significados, em constante fecundo. Permitindo que a arte nos guie na jornada da vida, Desorganizando o mundo para encontrarmos nossa saída.

Inserida por paula_ingrissy

⁠A vida segue a gente estando bem ou não, se preparando ou não. Porque Aquele lá de cima quem manda. Ele faz bem, porque se não fizesse, o rancor e revolta causado pelas injustiças da vida nos consumiria. Um dia a gente chega onde quer, outro não. Mas não podemos levar tudo ao pé da letra num cenário injusto e incoerente. Apenas respire fundo e tente quantas vezes for preciso, sem medo de fracassar, apenas tente, vai que um dia da certo. Se preparar física e psicologicamente é essencial. Mas tudo só acontece se além disso o espiritual tiver em contato com Quem pode fazer algo por nós, o Criador, Esse que está acima de tudo. Acalma teu coração, lava sua capa de defesa e começa tudo de novo, quantas vezes for preciso, vai que um dia dá certo. Não é sobre religião e sobre quem somos e Quem pode fazer algo por nós(Deus) além de nós mesmos. PONTO. Provérbios 14:32.
06/04/2024

Inserida por rosa_limasilva

⁠*"Novos Horizontes"*

"Diante de nós, estendem-se os novos horizontes da vida. Cada amanhecer traz consigo a promessa de oportunidades e desafios que nos convidam a explorar o desconhecido. É na busca por novos horizontes que descobrimos o potencial que reside dentro de nós, prontos para ser desvendado.

Caminhamos em direção ao futuro, com coragem e determinação, deixando para trás as limitações do passado. Os novos horizontes nos incentivam a sonhar, a inovar, e a buscar aquilo que nos inspira. Neles, encontramos a liberdade de ser quem somos e de nos reinventarmos a cada passo dado.

Ao nos lançarmos em direção aos novos horizontes, abraçamos a mudança e acolhemos a incerteza como uma oportunidade de crescimento. É no desconhecido que encontramos a magia da descoberta, e é na jornada rumo aos novos horizontes que nos tornamos mais resilientes e confiantes.

Que possamos sempre olhar para o horizonte com esperança, sabendo que os desafios que surgem diante de nós são apenas convites para nos superarmos. Que possamos abraçar a aventura de explorar novos horizontes, sabendo que cada passo nos leva mais perto da realização dos nossos sonhos."

Inserida por Irineu007

⁠Como valorizar a educação em meio à monetização de fofocas, discórdias e vulgarização da vida privada em reality shows e mídias digitais, em detrimento do conhecimento e de princípios éticos e morais?

Será que a possibilidade de ascensão social de pessoas que viviam no anonimato justifica a produção desses tipos entretenimento tão controversos?

Inserida por I004145959

DANÇA EFÊMERA

Uma vida é pouco para tamanha dor
Muito pouco para tantas paixões
Para tantas danças, mudanças e sonhos

A vida foi demais para tanta dor
Demasiada para tantas aflições
Para tantas danças, mudanças e sonhos

Você decidiu não ter o amanhã
Renunciar o infinito e o finito,
A dualidade da existência
Adentrar-se no mistério

Eu decidi estar no hoje
Buscar o infinito no finito,
A dualidade da insistência
Encantar-se no mistério

Vida suicida em paixões
Com instinto de sobrevivência
A vida foi demais para tanta dor

Vida kamikaze por paixões
Sem instinto de sobrevivência
Uma vida é pouco para tamanha dor

Inserida por yiuki_doi

⁠Ah, quem dera a vida fosse outra,
Sem muros ou cercas,
Sem guardiões e descabidos horários.
Sem frias regras e olhares condenatórios.
Ah, quem dera a vida fosse outra!
Não desgrudaria de você
Seríamos café partilhado, almoço servido e jantar rendido.
Seríamos olhar demorado e abraço apertado.
Mas, como a vida é essa, te amo assim:
Além dos muros,
Mais forte que as cercas,
Driblando os guardiões
E desobedecendo aos horários.
Só para ao teu lado, ainda que por alguns instantes,
acreditar que é possível um amor
que faz o coração da gente bater mais forte.

Inserida por DiegoLelis

⁠Momentos e os espinhos
Em certos momentos, a vida se torna uma visita indesejada aos meus olhos, e isso se deve às inúmeras ocasiões em que insiste em enviar a saudade, envolta em espinhos, fazendo com que meus olhos sangrem ao lembrar de você. Esta cruel e insensível lembrança que se arrasta em minha direção constantemente, por vezes até diariamente. É angustiante esse sentimento que se desdobra a cada ciclo, e dolorosas são as lembranças que o tempo me traz incansavelmente.

Inserida por yonnemoreno

⁠Linhas desoladas -

Se a vida tivesse sido outra
outra teria sido a nossa história,
agora, a memória é tão pouca,
triste, permanente, obrigatória.

Meus olhos de mágoa e leite
cheios de chuva, silêncios e cansaços
e a sombra do teu corpo num tapete
aconchegada nos meus braços.

A solidão ardendo ao pé do lume
o espelho sem reflexo nem paisagem
e a vontade de subir, chegar ao cume,
contemplando a tua imagem.

Que saudade de estarmos sempre assim
vestidos de paixão - doce, intacta,
hoje, escrevo versos sobre ti
nas linhas desoladas de uma carta.

Inserida por Eliot

⁠Utilize as bênçãos que Deus lhe deu para cultivar a sua independência, em vez de vampirisar a vida de outras pessoas. Seja um artesão de seu próprio destino, não seja um parasita de almas e corpos.
Deus nos deu talentos e habilidades que podemos desenvolver e usar para nos sustentarmos e alcançar o sucesso. Em vez de explorarmos aos outros para nos sustentarmos, devemos nos esforçar para nos tornarmos independentes e autossuficientes.

Inserida por hanna_beatriz_matos


"A vida é como um livro em branco, nós somos os autores, e cada escolha que fazemos é uma nova página escrita. Que possamos preencher cada capítulo com amor, coragem e sabedoria, transformando nossos sonhos em realidade e nossos desafios em oportunidades de crescimento."

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠"Em meio aos altos e baixos da nossa vida, percebemos a presença constante de Deus. Ele não apenas nos fortalece nos momentos de adversidade, mas também nos abençoa com alegrias e conquistas. Cada experiência, cada encontro, cada desafio, é uma oportunidade para reconhecer Sua bondade e Sua graça em nossas vidas. Quando nos conectamos com Deus, encontramos paz no caos, esperança na incerteza e amor em abundância. Ele é nosso refúgio seguro, nossa rocha inabalável e nosso guia compassivo. Que possamos caminhar em fé, sabendo que, com Deus ao nosso lado, somos capazes de superar qualquer obstáculo e viver uma vida plena de propósito e significado."

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠''Em meio aos desafios e tribulações da vida, é o amor benevolente de Deus que nos sustenta, nos dando forças para superar obstáculos e perseverar diante das adversidades. Que possamos sempre nos lembrar desse amor incomparável e buscar compartilhá-lo com todos ao nosso redor, pois é através dele que encontramos verdadeira paz e plenitude.''

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠"Na jornada da vida, cada experiência, cada fracasso, cada sucesso são lições preciosas que nos guiam rumo ao entendimento mais profundo do mundo e de nós mesmos. Portanto, abracemos cada momento como uma chance de aprender, pois é na busca pelo conhecimento que encontramos o verdadeiro crescimento e a verdadeira realização."

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠A nova vida (nem tanto) paulistana


Praça do shopping
Almoço
Pai e filho ao lado
Nenhuma palavra
O adolescente curva-se ao celular
Olhos e mãos fixos no aparelho
De repente, nem tão de repente assim,
Quatro palavras saem do pai:
__ Vou ali. Já volto...
Filho continua mais curvado do que nunca
Mira e digita com dedos ávidos
Nem levanta a cabeça
Arre, que incômodo é esse que incomoda tanto!

Rio comigo, pois nesse contexto
Não é possível fluir palavras

Pai retorna
Arruma as coisas coletivas: mochila, capa, agasalho, guarda-chuva
Mais uma palavra é dita:
__ Vamos...
E lá se vão pai e filho
Cada qual em seu mundinho mundano e quadrado
Talvez redondo ou triangular
Tão paulistano!

Olho à minha frente...
Prato posto com alimentos saudáveis

Rio de novo...
Minha vida flui...

Cadeira vazia à frente transmite mensagens:
* Os amigos invisíveis estão por perto (parentes, mentores, guias, anjo da guarda)
* Os amigos encarnados, também presentes,
Estão em meu coração e em meus pensamentos
Isso é bom demais
Acalenta.

Rio...
A vida flui
Pois ela precisa prosseguir em seus intentos.

julho/ 2024

Inserida por hidely_fratini

⁠Bem ou Mal

A solidão não é algo ruim.
E, sim, algo inseparável da vida.
É a sombra, a luz, o silêncio.
Ressoa nas cavernas da alma.

Em meio a horas de ausência,
Quando o mundo parece distante,
A solidão revela a essência da alma humana.
Como uma amiga silenciosa.

Tristeza é uma fiel companheira.
Como um véu escondendo o sol,
Mas mesmo no choro mais profundo,
Há um aprendizado e um alívio.

Seja no eco da própria voz,
Ou ao som de um movimento solitário,
A solidão é a tela em branco da solidão.
Onde o coração revela o seu diário.

Em silêncio, se ouve a si,
Na ausência, é possível encontrar a paz.
Em seu silêncio profundo,
É a chave para compreender quem és.

Não é uma má, mas uma etapa.
Um retrato da vida interior.
A solidão, por sua própria natureza, é a solidão.
É uma espécie de guia, um manto de amor.

Inserida por CledsonRodrigues

⁠Preto e branco

A vida é um quadro em branco e preto.
Uma tela em que as sombras dançam e interagem.
Onde a natureza humana se revela,
Nos contrastes que o tempo traça.

O preto é a noite da alma.
As fases de dúvida e dor,
O branco é a luz que ilumina a esperança.
O brilho das alegrias e do amor.

No meio do tom cinza,
Onde se oculta a complexidade,
Vivendo as nuances da existência,
Cada detalhe é uma parte essencial da verdade.

A alegria e a tristeza estão intimamente relacionadas.
Em um balé silencioso e infinito,
A cada dia, surge um novo traço.
Cada passo conduz a um destino incerto.

Na escuridão e na luz, o ser humano se encontra.
Procurando sentido, buscando explicações.
A simplicidade da linguagem em preto e branco,
É reveladora a essência do coração.

Não se limita ao contraste, mas também à harmonia.
É o elemento que define o panorama da vida.
E na simplicidade das cores,
A alma possui sua própria medida.

Inserida por CledsonRodrigues