Textos

Cerca de 82982 textos

A vida está aí para ser vivida, e podemos vive-la com respeito e muita dignidade,
procurando não fazer mal a ninguém, fazendo-a muito gostosa de ser vivida...
Osculos e amplexos,
Marcial

A VIDA PODE SER MUITO INTERESSANTE
Marcial Salaverry

Essa é que é a verdade, mas nem sempre entendemos que a vida é uma coisa muito interessante, e muito gostosa de ser vivida, devido às surpresas que nos reserva durante nossa caminhada, pois sempre pode acontecer algo de novo em nossa caminhada...

Estamos sempre nos surpreendendo com coisas que acontecem, bem como com certas atitudes de algumas pessoas, que conseguem nos surpreender pelo inusitado do fato, por coisas que jamais poderíamos supor que elas fizessem.

Podemos citar como exemplo, pessoas que, dotadas de uma cultura elevada, inteligentes, extremamente capazes, e que justamente por isso nos fazem prejulgá-las como pessoas equilibradas, racionais, incapazes de atitudes descabidas, e nos surpreendemos quando descobrimos que elas são capazes de certas atitudes totalmente irracionais, de promover certos assédios ou perseguições, que melhor ficariam em novelas ou em filmes “C”, ou mesmo desejando provocar situações que podem levar à desordem, como certas manifestações que provocam caos geral.

Temos de convir que a vida é um ir e vir de alegrias, de decepções, de erros e acertos, e assim sendo, o mais importante é tentar aprender e crescer espiritualmente, pois se pararmos para tentar analisar porque cada um de nós nasce de uma forma, numa determinada situação, alguns, numa família pobre, outros, em situação confortável. Com tais fatos, tem aqueles que acreditam que Deus é injusto, por proporcionar melhores condições para uns do que para outros, contudo, não deve ser assim julgado, e assim, será melhor pensar na evolução do ser humano. Certas decepções que sofremos, mais nos levam a acreditar nisso. Percebemos que existem pessoas que precisam crescer, não somente no conhecimento das coisas do mundo, mas que tem necessidade de evoluir sua alma. Realmente, de que adianta desenvolver seus estudos, se sua alma permanece estagnada, não cresce. De que adianta ter fama, dinheiro, se a parte espiritual permanece em estado primitivo?
Com dinheiro pode-se comprar consciências, pode-se comprar a Justiça, mas o sentimento puro, diante do semelhante, este não há dinheiro que compre.

As nossas origens, o porque nascemos de uma maneira ou de outra, são totalmente inexplicáveis. Não se pode definir porque alguns nascem em berço de ouro, e podem dispor de todas as condições para ter uma vida fácil e confortável, enquanto outros nascem em berço simples, e sempre vão precisar lutar para conseguir algo na vida.

Mas o que vem depois, o crescimento ou não das pessoas, o tipo de vida que vão levar, o que vão fazer em sua caminhada, é algo que depende mesmo do chamado “livre arbítrio”. Cada qual é, ou deveria ser responsável pelo que faz.

Se vai estudar ou não, se vai ser uma pessoa de bem, ou se vai ser um drogado, se vai ser mais um corrupto, ou alguém que procura punir esses corruptos, ou mesmo se vai procurar pautar suas atitudes procurando observar as leis naturais da vida, são coisas que independem da vontade divina, já que estão mais vinculadas à vontade das pessoas que decidem a maneira pela qual vão viver.

Claro que sempre qualificamos as pessoas conforme sua aparência. É verdade que existem pessoas que cresceram materialmente, amealhando recursos ou instrução, mas que não conseguiram desenvolver seu espírito, ao mesmo nível de seus conhecimentos.

São pessoas que se recusam a enxergar adiante de seu umbigo. São pessoas que, quando enfiam uma coisa na cabeça, acham que aquilo tem que ser da maneira como querem. E, se contrariadas em sua vontade, tomam certas atitudes atrabiliárias, causando mal estar entre aqueles que lhe haviam oferecido amizade e consideração, mas como ousaram contrariá-lo em algum capricho, ei-los furiosos, fazendo cobranças, exigindo atendimento a seus desejos, sem respeitar os direitos alheios.

São pessoas incomodativas e frustradas, que não sabem entender quando não são desejadas. Passaram por cima da vontade alheia. Apenas lhe interessa ver seu ego satisfeito. E exercem pressões incomodas, e procuram fazer baixas chantagens emocionais, e tomam atitudes que beiram o ridículo.

Isso tudo, apesar de serem pessoas de elevado grau de instrução, doutorado, etc...

Infelizmente, isso ocorre mesmo. Houve o crescimento material, e não houve o crescimento espiritual.

E é justamente o crescimento espiritual, que nos faz entender a vida, como deve ser vivida. Faz-nos entender que quando as coisas não correm como queremos, devem ser aceitas. Faz-nos entender que todos têm direito às suas opções de vida. Faz-nos entender que nada deve ser conquistado pela força. Faz-nos entender, enfim, que sempre nosso direito termina onde o começa o do outro. Atingindo esse grau de compreensão, melhoramos como pessoas, chegamos a um melhor nível de compreensão da vida. Quanto melhor entendermos os outros, mais seremos entendidos. Quanto melhor respeitarmos os outros, mais seremos respeitados.

Assim é a vida. É fácil de ser vivida. Basta que saibamos vivê-la. Basta aceitarmos os direitos que todos têm à vida, e nossos direitos também, serão respeitados.

Assim, respeitando os direitos de todos, desejo UM LINDO DIA, que sempre poderá serm um di interessante e gostoso de ser vivido, dependendo de nossa vontade...

Inserida por Marcial1Salaverry

Segure minhas mãos - 2015


Segure minhas mãos,
Não vá embora, não se afaste,
O que carrega é tão pesado,
E falar não faz que passe,

Que histórias traz consigo
Dentro do seu coração,
Venha aqui cantar um rock
É só um rock, meu irmão

É o bastante pra expulsar
Da sua vida a solidão,
Conte pra mim, mesmo em lamento
O que te vai no pensamento

Ninguém quer estar sozinho
Sente aqui, bem a meu lado,
Bem aqui onde eu me sento,

Venha aqui olhar a vida
Deixe a vida olhar voce
A vida quer te dar a chance
Se levante, encare o lance,
Pois do chão nada se vê...

Inserida por RodrigoGuimaraesPena

A vida

Vida tranquila
Vida corrida
Vida divertida
Vida pacata
Vida sensata
Vida instável
Vida correta
Vida imprudente
Vida racional
Vida inconsciente
Vida moderna
Vida ultrapassada
Vida avançada
Vida retrógrada
Vida ousada
Vida comedida
Vida arriscada
Vida serena
Vida suave
Vida grosseira
Vida frenética
Vida paciente

Inserida por franbanzatto

O que fazer...

Quando tudo dá errado
Quando o mundo parece conspirar contra você
Quando a tempestade vem pra te afogar
Quando o coração está prestes a despedaçar
Quando nada faz sentido
Quando a vida parece não valer a pena
Quando sua família não acredita em você
Quando as portas se fecham
Quando a doença vem te abater
Quando não há saída
Quando tudo diz que não

Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder. REAJA!

Inserida por franbanzatto

TEMPO FAQUEADO
Afiado raio de luz
Faqueando o horizonte
Cutuca o homem pra sina
Picaneia o corpo em sobressalto
Existência diminuta
É preciso andar mais alto
Sem deixar de estar atento
Cada dia vai um tento
No laço vai um couro, nem sempre bem tratado
Não há tempo ... há muita lida
E assim se vai a vida
Que já exige algum remendo
Mas pra nada se tem tempo
Sem saber que é vingativo
Logo ali na encruzilhada
Que não admite mais retorno
O raio perde o fio,
“Amolado” com o que não importa
Vai se fechando uma porta
De chegada ou de saída
Por certo não sei
Deixando aqueles que amei
Estocado pelo mesmo tempo: que “é...rrei”!

Inserida por alfredo_bochi_brum

O Ponto Fora da Curva


De realidade subvertida constantemente, é ainda um fato inegável!
Transtorno de quem o é, desejo de quem não o alcança.

O ponto fora da curva assiste às curvas várias da vida como expectador assíduo e observador, percebe e acompanha todos que andam pela curva, mas não acompanha o tempo, nem o ritmo de nenhum.

Tão longe que não pode tocar, tão longe que não pode ser tocado; muito menos sentido e percebido como de fato o é.

O desconhecido ponto fora da circunferência, de longe, parece diferente e estranho, mas não passa de algo normal, até comum, especialmente raro ou perigoso para quem da curva o vê, especialmente comum aos raros que o entendem.

E porque ele está lá e não junto à curva? Porque lá é o único lugar onde poderia estar, toda a dinâmica contraditória não o permitiria viver o ciclo normal da vida. Assim retoma ao seu próprio ponto de vista de fora da curva e se convence de que lá é mesmo seu lugar.

Consolo dos pontos fora da curva é não ficar tonto diariamente com tanta insanidade... conforto na solidão do ponto fora da circunferência é viver noutro tempo, noutro ritmo... alegria do ponto fora do círculo é assistir ao escapar de alguns... esperança do ponto é que tudo termine logo, porque é cansativo ver tanta roda girando insignificantemente no mundo.

Inserida por cecilialemos

"Entenda de uma vez por todas,que não podemos fugir de nossos problemas.
O segredo é: enfrentá-los, aceitá-los
como são, simplificá-los ao máximo possível e não complicá-los ainda mais.
Portanto ,seja mais resiliente,ou caso contrário, você viverá eternamente infeliz e inconformado com a vida que tem. Pense nisso!"


---Olívia Profeta---

Inserida por OliviaProfeta

Dos obstáculos que a vida nos traga
Cada um tem de viver o seu fado,
Por mais amarga que a sina seja
Nada nos é dado de bandeja
Mas deus está a nosso lado.

Algo pode não estar em sintonia
Mas farei tudo por te ver bem,
Não é tão facil como parecia,
Parece que algo se pressentia
Mas nunca sabemos o que aí vem.

Ninguém prevê o futuro.
O melhor é sempre dar o melhor,
O pensamento estruturo,
Para não ser imaturo.
Mas sei o que te dizer de cor

Isso tenho eu a certeza
Que um dia tu saberás
Que poderías ter sido a alteza,
Fora deitando toda a tristeza
A força suprema serás.

Esta te vou contando eu,
Isto é algo que se vive dia-a-dia,
Tanto neste fado meu
Como no destino teu,
Todos com magia

Lá está toda a verdade,
Verdade essa dura e crua,
Mesmo assim poderá deixar saudade
Por toda a eternidade,
Cada um tem de viver a sua.

Assim temos de pensar no ditado
De um futuro sorridente,
Pois um dia tornar-se-à no passado,
Deixando de viver lado a lado
Que jamais voltará a ser presente.

Inserida por Guilherme_10

Me perguntaram:
Qual profissão vc ñ seguiria?
Eu:Gari,mas não que eu não goste deles,simplesmente odeio levantar as 6 para pô o lixo pra fora e ver que a população empilhar o lixo na rua,se isso já me mata,imaginer conviver com isso todo dia.
Considero toda profissão digna desde não seja roubando,traficando ou flaudando.
O mundo só tomará jeito quando as pessoas se puserem um no lugar do outro.

Inserida por alexandre_noronha

🥰🥰🥰 Filhos 🥰🥰

Filho é um aprendizado constante...
Onde aprendemos a pensar antes de falar...
E a agir.. antes de pensar...
Sem querer nos tornamos mais humanos...
Mais humildes...
E, talvez, nos aproxímamos mais de Deus...
E assim, compreendemos, realmente, o q é um "amor incondicional"...
Porque, simplesmente, os amamos "apesar de"...
E não "por causa de"....
Então, quando ver uma declaração de amor de um pai/mãe não pense que o filho seja perfeito...
Porque " perfeito" é o amor... Por ele..
Já os amava antes de serem concebidos, já conhecia, já esperava... Sempre fizeram parte da minha vida...
Não é biológico, nem cultural é destino...
Eu não os dei a vida, eles deram a minha...
🥰🥰

Inserida por EdineuraiSaMarSi

COMBOIO DE GENTE

Vejo um comboio que parte
Enquanto um outro chega.
Lá dentro vem gente,
De fora, outros esperam.
(uma multidão)
Todos anseiam pela sua estação.

Gente contente,
Gente diferente.
Gente com bilhete
Para a viagem da emoção,
Dentro da carruagem
Atrelada a tal composição.

A uns aquece
A outros pouco arrefece.
Num percurso que segue apenas em frente,
No meio de pouca ou tanta gente,
Para cada um, a sua razão.

Inserida por FilipaGalante

Jardim

Esse jardim de lindas flores
De pétalas tão perfumadas
Algumas de estadia tão efêmera
É um vazio que a saudade não preenche

Toca com a lembrança o passado
Das pedras, dos dias difíceis aos especiais
Tentar aceitar só faz o céu chover mais
Dói o espinho que no fim da vida habita

Cai a noite, canta-se os dias, nunca é hoje
Dá medo, sinto raiva, quero chorar
Nunca entenderei o porquê de tanta dor

Esse Jardim de memórias e lágrimas
De aroma brando e flores amarelas
Abafa o vazio que a saudade não preenche

Alexander Bezerra

Inserida por alexanderbezerra

Estou te perfilando 2

Continuo perfilando pessoas e encontrei seu perfil, algo incomum nos seu traços pessoais. A falta de empatia mostra como as pessoas estão frias uma com às outras. E pessoas assim como você, gostam de ditar as regras. Suas exigências só são válidas quando existe uma concordância mútua numa relação interpessoal, fora disso é um ato imaturo. Você até gosta de alguém, mas sempre deve ser do seu jeito. E você não têm como mudar isto ou não quer. Chamamos esse tipo de pensamento de “mindset fixo.” Numa relação sempre quem quer dá as cartas é você, e você nem percebe que fica difícil dessa relação ter um futuro certo e promissor. E quando você esta sensível qualquer palavra ao contrário do que você pensa, leva a ter desprezo pela pessoa, tem um surto de irritabilidade, não meça as palavras e acaba trazendo consequências graves. Mas por um outro lado ser sincero é um ponto forte do seu caráter. Mas a sinceridade e um caráter nobre, quando usada sem equilíbrio se torna um desastre e desvaloriza sua identidade. As vezes você quer se sentir valorizada, mas suas atitudes agressivas tira o foco positivo das pessoas que te rodeiam, e você perde seu brilho quando alguma coisa sai do seu controle. Personalidade forte é uma de suas virtudes, e esse é um ponto positivo para você. Mas as pessoais também tem o direito de pensar diferente, e o nosso ponto de vista devem ser respeitados e não controlados, a não ser por nós mesmos. E na ânsia de você querer só pensar em você, você se perde no seu mundo imaginário. A síndrome de superioridade invade sua mente, e com um pouco de Narcisismo você se acha uma pessoa perfeita, que só existe no mundo criado por você. Mas no fundo você é uma pessoa magnífica! Só se deixa ser levada por conclusões precipitadas provocada por uma sociedade cheia de conflitos e defeitos cognitivos. E na área das emoções e dos sentimentos distorcidos, você se deixa levar. na falta de empatia que são provocados pela massa pensante e este é um fator negativo e destrutivo para com o próximo. Então eu te convido a ser uma pessoa melhor e mudar o seu mindset fixo para o de crescimento, onde você pode usar sua autocrítica, e pensar com sua mente,e ter suas próprias experiências subjetivas, não as dos outros, tentar procurar resolver todos os seus conflitos, emoções, e sentimentos.
Estou sempre te per

Inserida por DavidBezerradeMelo

Estou te perfilando!

Estou me colocando na posição de "perfilador" e pude notar com isto que, que sua tendência de ajudar o próximo é de merecido respeito. Pude notar também que que sua empatia é muito nobre, e o que você faz pelos demais, mas as vezes não usa consigo mesmo.
Mais uma coisa pude notar em sua personalidade, é que você cobra muito de si mesmo. Colocando sempre sua capacidade de maturidade em risco e nunca usa sua autocrítica. E nesse ponto você detona o "gatilho da incapacidade" e se convence que está tudo desmoronando em seu redor, e que tudo que tenta conquistar não passa de ilusão, lhe trazendo insegurança, desgosto,baixa auto-estima na sua vida. E quando você se dá conta, se esquece que Deus te dotou de inteligência,capacidade de superação, e você perde a força para lutar. Nesse "gatilho" você sempre perde o seu brilho e transmite no seu semblante a tristeza é a inquietação fazendo associação com a estresse e a ansiedade que foram acionadas no seu interior.
Eu te convido a mudar esse "gatilho" e "acionar alguns gatilhos positivos:"
O da esperança, o da capacidade que existe dentro de ti, o da elevação da auto-estima, o da vontade de vencer, o de atitudes positivas, e emoções equilibradas. Basta querer e acreditar em si mesmo colocando Deus em primeiro lugar em tudo.

Sempre estou te perfilando !

Inserida por DavidBezerradeMelo

AS PESSOAS E O CELULAR:

Nos dias atuais a tecnologia principalmente as que envolvem os celulares, estão influenciando muito no comportamento de várias pessoas. Podemos notar que há uns tempos atrás, não se via pessoas em estado hipnótico com celular na mão. Hoje vemos que nessas pessoas existe muita falta de diálogo e sem estrutura para dá e receber feedbacks no decorrer do seu dia. Não quero dizer com isto, que, a pessoa deva deixar de usá-lo, não é essa a intenção, e sim uma questão de autocontrole, para não ser controlado por um aparelhinho que cabe na palma da mão. Por esse motivo algumas pessoas estão perdendo o bom censo, e jogando fora um bem precioso que é a aproximação uns com os outros. E também é uma tremenda faltade de educação você querer falar com alguém que não desgruda do celular, e esse nem para,para te dá atenção. Esses estão destruindo um relacionamento saudável, e produzindo uma sociedade de pessoas com um "eu" flutuante, conectados na Internet e desconectados da realidade e de uma boa convivência verbal diária. A comunicação verbal é muito importante para que as pessoas venha mostrar sua cognição. Tem que haver um bom diálogo e mostrar uma boa postura, isto trasmite uma boa primeira impressão num relacionamento interpessoal. Não o que esta acontecendo hoje em dia, algumas pessoas andam grudadas nesse aparelhinho, na rua, no ônibus,no carro, na fila do banco, e em vários lugares, vemos algumas pessoas de cabeça baixa totalmente hipnotizadas, e nem se dão conta do que se passa ao seu redor, causando acidentes, caindo em buracos na rua, podendo ser atropeladas e etc... Elas estão vivendo ausentes da realidade. Suas mentes já se encontra com a S.P.A. "síndrome do pensamento acelerado." E vivem com a falta de atenção em coisas mais importantes, como promover uma simples conversar sadia num relacionamento interpessoal. Até a próxima!

Inserida por DavidBezerradeMelo

Destino

Nas linhas da minha poesia
leio o teu olhar
com rimas cruzadas, luzidia
sinuosas a poetar.
Interferindo no meu destino.
E assim, eu pus a cantar
tal o badalar de um sino
o coração a anunciar.
E neste som divino
a vida nos seus caminhos
o meu e o seu num continuo
Desejar... íamos sozinhos
até nossas mãos entrelaçar.
E, neste poema marcado
de versos ao nosso dispor
desde então, o fado
juntos, passamos a compor!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28/02/2020, 23´21” - Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

Dizem que tempo é dinheiro.
Eu aprendi que tempo é vida!
É simples comprovar isso: você pode perder dinheiro e vida de um segundo para outro, mas com vida, você pode recuperar dinheiro. Por outro lado, mesmo com todo dinheiro do mundo, você não pode recuperar a vida - logo, a vida vale mais do que o dinheiro.
Quem gasta a vida comprando muito dinheiro, vai gastar muito dinheiro para recuperar a vida.
Gaste sua vida com sabedoria para ter dinheiro, e gaste esse dinheiro com sabedoria para não perder a sua vida.
Pense nisso! Pense!

Inserida por ValterLemes

Isso é o casamento!
Casamento é igual pedal de bicicleta, é igual ou remos de um barco e é igual à uma roda gigante
Pedal - uma hora um tá em cima e o outro em baixo e os dois se esforçam para erguer o outro sem parar.
Remos - os dois seguem no mesmo sentido com a mesma energia e corrigem o curso sempre que há um desequilíbrio.
Roda gigante - nos altos e baixos seguem juntos, lado à lado numa eterna aliança.

Inserida por ValterLemes

#A #vida é um jardim...
A ser cuidado...
Admirado...
Todos os dias admirado...

Na vida temos que ter projetos...
Sonhos...
Desejos...
Cercas e horizontes...
Aurora e arrebol...
Dias quentes...
Alegres e sortidos...

A vida é feita de pensamentos...
Alegrias e lamentos...
Doce como o mel...
Em alguns momentos...
Fel...

Tem que se perder...
Se desejar se encontrar...
É gratidão...
Sorriso retribuído...
Abraços dados...
Ou aperto de mão...

A vida é amor a ser construído...
Desejo sentido...
Entrega à paixão...
Não exige a permanência do outro...
Vem de dentro...
Brilha...

É caminho dourado...
Que requer cuidado...
Companhia...
Solidão...
Realidade...
Não é ilusão...

É uma graça...
Que se renova todos os dias...
Persistente...insiste...

Perdoar... não esquecer...
Ah se a gente soubesse...
Realmente viver...

Sandro Paschoal Nogueira

Pensar como a vida é, é muito fácil. O mais difícil são as dificuldades que você ira passar, nada é por acaso e se você passou por certa decepção logo vai passar esse sentimento, mas pra isso você precisa enxergar as pessoas como elas realmente são, pode ser difícil, mas nunca desonre de sua palavra e nunca abaixe a cabeça pra ninguém, confie somente em você, as pessoas maldosas estão por toda parte.
Quem é verdadeiro sabe quem é de mentira!!!!

Inserida por bianca_pietra_lima