Textos
Ta acabando - 2013
O ano praticamente voô, acho que é verdade que depois dos quinze anos o tempo passa voando. Ja vou completar 18 e mais uma nova fase entra na minha vida , eu espero que seja boa. Todo ano agente planeja tudo, tudo menos e no meu caso ou da maioria nem metade acontece, uns prometem que vao fazer dieta outros que vão passar no vestibular, trabalhar menos , viajar, parar de beber ou fumar. E quando percebemos não conseguimos , ficamos frustrados. A vida passa rápido que nem percebemos o tempo em que perdemos.
Final de ano é hora de ficar pensando no que voce poderia ter feito e não fez , que você deveria ter dito aquilo naquela hora, que poderia ter mudado a situação mas não disse. Eu planejei tantas coisas e muitas não deram certas porque esperava que outra coisa acontecesse e como não aconteceu me perdi e chorei de raiva. Tudo foi em vão... realmente as principais coisas não consegui, tento entender o que o meu destino quer comigo.
Eu não podia perder tempo mais fui fraca e perdi , sou perdedora não consegui, o pior é que tentei, era pra estar acontecendo o que tinha planejado com os olhos brilhantes quando os fogos estoraram junto com a champagne na virada do ano.
A vida deveria ter um gabarito, juro que não ia copiar as respostas só quero saber aonde estou errando. Brinquei, ri , vivi aventuras, bebi,chorei, briguei, amei , estudei, odiei mas deveria ter feito tudo isso com mais frequencia , foi um ano de planejamento, gostei muito desse ano mas o próximo eu não posso mais errar. Agora já parei de estudar, já sai do emprego agora só quero curti o ultimo mês que tenho direto, descansar pra lutar denovo, posso ter conseguido mas não tem problema o próximo ano eu tento denovo.
Escrevo poesias cerebrais, dicotômicas, sem tempo. Cada palavra insignificante esmiúça o livro ébrio que presumo ser minha vida maçante.
E o tempo é como as areias do deserto, jogadas ao vento, metamórficas, simplórias. O meu tempo despenca desastradamente tornando-se apenas um pequeno monte de areia.
A cada nota que sai do instrumento, é um refluxo de sentimentos, do mesmo modo pra quem escuta ou apenas pode sentir; é um toque nos sentidos, em geral é uma transformação na cabeça, na alma e no corpo.
onde expressamos, distribuirmos e também recebemos as emoções.
Nunca deixem lhe dizer que música é apenas uma forma de arte que combina os sons e os ritmos seguindo uma pré-organização ao longo do tempo
Veja você com esse sorriso
De quem nunca erra
Mesmo errando as vezes
Esses pequenos olhos
Que a mim só dizem a verdade mesmo que essa
não seja dita em suas palavras.
As vezes reparo em você
Uma pequena criança
como se não estivesse nem ai pra nada.
E que de forma triste hoje percebo que sua ausência
me faz muito mal
Vejo esses olhos Desconcertantes e mãos pequenas de abraços doces
Certos e simples detalhes que a torna unica.
E só pela tentação de te olhar eu já me sinto bem.
É que eu tenho a leve impreessão que seu corpo
Se encaixa perfeitamente no meu.
Não queria que fosse assim
Mas assim aconteceu
Estou triste agora
Quero sair
Preciso de ar
Me leve pra algum lugar bem animado
Quero sorrir
Sorrir até doer
Sorrir até chorar
Sinto falta disso
Não tenho sentido vontade de sorrir
Quero sair
Preciso me animar
Preciso conversar
Me leve pra algum lugar
Quero sair
Na vida alguns agem de forma que compreendem ser melhor!
Outros preocupam-se em agir de forma harmônica
à moda da sociedade.
Riem dos que vivem, agem e compreendem a vida de maneira diferente..
Esquecendo que a maior graça e infantilidade,
é a perca de sua originalidade..
para conseguir estar alienado aos "modos" da sociedade!
Escola da Vida
A vida realmente é semelhante a uma escola. Cada dia é uma nova lição para nós.
Quando nossos pais nos enviam à escola, temos quem nos receba e nos ensine a base para a nossa longa jornada.
Ao chegar à escola, achamos estranha essa nova rotina e também a convivência com desconhecidos.
Aos poucos, esses desconhecidos se tornam pessoas do dia a dia e com a convivência passamos a gostar um dos outros.
Mas também há aqueles colegas que não nos identificamos muito, mas mesmo assim convivemos com eles também.
Vamos crescendo e com o tempo percebemos que de tempo em tempo aparece um novo professor para nos ensinar algo de bom.
Esses muitas vezes se tornam até amigos e um grande exemplo para nós.
Junto com tudo isso, percebemos que às vezes, também nos tornamos professores.
Sempre tentamos ajudar algum colega dentro das nossas possibilidades.
Entramos na adolescência e junto com ela surge uma responsabilidade a mais.
Somos mais maduros em relação à antes, porém surgem novos desafios.
Incertezas, sonhos, paixões, novas descobertas, liberdade...
Todos esses sentimentos são aumentados e a maioria vividos na escola, devido a ser o lugar onde geralmente passamos um bom tempo dos nossos dias.
Ao término do ensino médio, nos sentimos com a sensação de dever cumprido.
Já nos sentimos maduros e prontos para prosseguir com nossas vidas e com independência.
Se vamos fazer a faculdade não importa, o importante é que realizamos o que era basicamente esperado de nós.
Passado alguns anos... Uns terminaram a faculdade, outros fizeram cursos, outros não fizeram nada.
Mas ficou todo o aprendizado de tudo o que lhe foi ensinado até ali.
E assim é na escola da vida...
Nascemos e somos recebidos pelos nossos familiares.
No início são estranhos, mas depois passamos a conviver a aprender a amá-los.
Na adolescência vivemos momentos intensos e marcantes.
Até momentos inconsequentes, mas eu diria que necessários para o aprendizado.
Na vida encontramos novos professores e novos alunos a todo o momento.
Sempre aprendemos e ensinamos o tempo todo. Seja com um amigo de anos ou um desconhecido que se senta ao seu lado e puxa uma conversa no ônibus.
Ao alcançar a maturidade, entendemos melhor o sentido e porque de muitas coisas e assim criamos uma visão mais concreta dos fatos. Uns se interessam, procuram estudar e tentar compreender melhor a vida. Outros preferem não saber ou não se importam com as consequências de suas ações.
Assim como na escola e na vida, a velhice chega e com isso precisamos procurar fazer coisas que nos façam estar sempre com a mente em trabalho e assim não nos esqueçamos de tudo que nos foi ensinado até ali. E lembrando também que precisamos da mesma paciência que tiveram conosco quando éramos bebê.
A vida é semelhante à escola...
Então que na escola da vida possamos aproveitar o máximo do que nos for ensinado. Cada dia é uma nova lição. Cada lição um aprendizado. E as provas? Estas geralmente são surpresas. Que possamos estar atentos e preparados para que quando as provas da vida nos pegarem de surpresa, estejamos com a tranquilidade e sabedoria para resolver todas as questões.
Quanto aos aprovados ou reprovados, não sei qual o critério para aprovação, mas o importante é termos a sensação de dever cumprido e a certeza de que fizemos tudo o que o nosso pai esperava de nós e de tudo para ter sido o melhor aluno que pudemos ser.
Como Escolhemos Viver
Todos nós seres humanos passamos por dificuldades, desafios, provações. O que diferencia essas situações, é como escolhemos encará-las. Diante de qualquer problema que enfrentamos, sempre temos duas opções: viver reclamando e sempre se colocando como vítimas na situação ou podemos aceitar os fatos e encará-los da melhor maneira possível.
Quando escolhemos reclamar dos problemas, eles se tornam ainda maiores. Gastamos tempo com reclamações, desperdiçamos energia física e mental e tudo isso de uma forma inútil às vezes, pois há situações que precisam de ações para ser resolvidas. Quando agimos assim, muitas vezes não raciocinamos direito, o que pode fazer como que tenhamos atitudes e ações que possam nos trazer problemas maiores no futuro.
Ao escolher aceitar os fatos, criamos dentro de nossas mentes um caminho onde podemos encontrar soluções. Ainda que esse caminho possa ser longo, sempre encontraremos uma resposta boa ao final dele, de um jeito ou de outro. O legal é que durante esse percurso conseguimos também muitas outras coisas boas que nos permite refletir e aprender um pouco mais sobre alguns valores que a vida nos mostra a todo o tempo, mas que só na dificuldade conseguimos percebê-los.
Que em nossas vidas possamos sempre escolher o que é melhor para nós. Analisar o que vale a pena e o que não vale, mas sempre sem esquecer de que o nosso bem mais precioso é a nossa paz de espírito e para alcançá-la será necessária muitas dificuldades, desafios e percas. Todos esses itens virão. A forma que escolheremos encará-los é que irá definir qual caminho seguiremos para alcançar nossos ideais e resolver nossos problemas.
Diante da necessidade desesperada para “vencer na vida”, para “se ter um futuro tranquilo”, o que conseguimos muitas vezes, é um presente tão conturbado... nos tornarmos extremamente ansiosos e constantemente insatisfeitos.
Corremos tanto, e de uma forma tão desesperada, que não nos permitimos nem mesmo vivenciar e aproveitar o que alcançamos. E vivemos assim... Será que vivemos?
E a vida está aí...
Tem milhoes de coisas lindas acontecendo... o mundo nao para, tem sempre algo lindo acontecendo...
Sentir-se feliz é estar bem com seu interior, estar bem com seu corpo e com sua alma... Sentir que não te falta nada, viver o hoje, nao levar nada do passado em conta, pois quando a gente tem que errar nao vai existir aprendizado... a gente erra milhoes de vezes, principalmente se esse erro te fizer feliz...
ANDANÇAS
Acordei pensando em mudar
nada mais fazia sentido
o que eu quis todo esse tempo?
o que você pensou?
Nossas vidas se cruzaram
Os olhares combinaram
o tempo passou,
te conhecia tanto!
Perdi o chão e você partiu,
Preciso viver (aquilo que não vivi)
Preciso sorrir (aquilo que não sorri)
Me conhecia tão pouco!
Acordei vou viver meu mundo
Agora tudo faz sentido,
o caminho é meu (só meu)
Permito-me caminhar só...
Nossas vidas se cruzaram
Os olhares combinaram,
O tempo passou,
não te conheço mais...
Viver para esquecer
A primeira coisa que tenho a esquecer,
É está de vida,
De ter vida com você.
Outra coisa que também tenho pra esquecer,
Nesta coisa de vida, de você ser minha vida,
E sem você não poder viver.
Muita coisas terei a esquecer,
Esquecer que na vida que levo,
Levo a morte da vida que gostaria de ter.
A vida que em minha vida nasceu
Hoje não é mais minha vida,
Por isso em mim a vida morreu.
Enide Santos 19/05/14
INVENTO O CAIS
(Rayme Soares)
Eu venho de um lugar, de uma barriga, de um quintal, de um abrigo...
Eu venho de um lugar, de um colo pai, de doces mães...
Eu venho de um mundo indescritivelmente maravilhoso, venho de uma “boa vista”...
Venho de um “ninho”, sou passarinho...
Venho de irmãos passarinhos...
Eu venho de uma casa, sob um par de asas mães, sob tantos mantos bons...
Onde sonhávamos, nós passarinhos...
Eu venho de um cheiro de pitanga, de uma riqueza e uma carência sem medidas...
Eu venho de tantas parcerias, venho por tantas estações...
Eu venho de uma banda da lua, de uma onda, de tantas...
Eu venho de um sonho realizado, materializado...
Venho dos meus rebentos...
Filhas, tudo...
Eu venho das minhas paixões...
Venho do rio e do mar, de muito amar...
Venho de tudo que me impele a buscar saber mais...
Eu venho e sou esse que vos fala e se apresenta...
Quero ir além dos cinquenta...
E vou...
CINQUENTA
(Rayme Soares)
Cinquenta passos até o início
Cinquenta braças até saber
Do que é passado, do que é vício
Do que passou, do que há de ser
Cinquenta tempos, suor e sangue
Cinquenta ondas, até o chão
Dentre essas, minhas filhas
Não cessarão no coração
Cinquenta: amores dentro e fora
Olores, dores, cantares, flores
Pelos quatro cantos, no mundo afora
Em mim, no centro, no vão das cores
Cinquenta: o novo e o velho
O bom que sorvo dessas andanças
Redescobrindo o evangelho
Vou acolhendo minhas mudanças
Renasce vida, a cada ano
A cada engano, renovo a vida
Aprendizado nesse plano
A nova entrada é a saída
Por esta porta, nem sei se estou saindo ou entrando.
Estou feliz!
DA VIDA NÃO SE LEVA NADA!
Da vida não se leva nada!
Nada!
Não se leva nada!
Da vida
Não se leva nada
Vida
Vida
Vida
Não se leva
Da vida
Não
Se
Leva
Nada...
Vida...
Leva...
Nada...
Da vida...
Não se leva nada
Nada!
Se...
Se...
Leva...
Nada...
do livro "prece científica, editora 24 horas
me sinto hoje como uma "mulher casa" que não sabe o que fazer com meus "espaços de dentro"
meus corredores e salas vazias. percebi que ao longo dos anos
Deixei vago esse lugares para me tornar coadjuvante em vidas que não são minhas.
Passando entre as pessoas sem que elas me notem... mas não culpo ninguém por isso
Afinal, se abandonei a cadeira de protagonista de minha vida, a culpa é exclusivamente minha.
De extremos afetos,de singelos gestos, sentido intenso em provocar. Tão natural a lembrança que o sorriso me espanta
quando vejo a mudança da estrada onde estou a caminhar.
Do tempo que deu, renovou a esperança sem pensar em vingança,a alegria retomou seu lugar.
Triste fim dos que não vivem, infelizes são os que desistem sem refazer suas histórias e reerguer novamente do chão!
Sentimental é um ser alado que se entrega sem resguardo e sofre, chora, sorri e comemora as lindas voltas que a vida propõe.
Nas escuras linhas do destino, feitas de tropeços e espinhos carregam a força da superação. De preces lacrimejadas, de pragas enfim lançadas é livre a escolha do equilíbrio ou desnorteação!
Incrível é viver o instante e não se arrepender no restante, dos dias em que a consequência vier enfim aparecer.
Das amarguradas ciladas da vida, sempre sobra um troco para apostar em um novo sentido de viver sem solidão.
De tantas lutas e brigas, cansei-me de despedidas, quero sossego na guarita e lençóis no meu colchão.
Sem fim nem começo, somos todos sujeitos a perder e ganhar, não me espanta o medo de um pobre sujeito a ofender por não conhecer o que está a falar.
Entre tantas bobagens, é melhor rir da desgraça do que cair na armadilha de acompanhar.
Sendo a vida preciosa, tão raro e tão gostosa, bom mesmo é viver sem ligar!
Muitas vezes estamos percorrendo caminhos pelos quais não escolhemos trilhar. Nos deparamos com caminhos que não escolhemos, mas são caminhos que nossos pés nos levaram, são os quais nossa história trouxe nos a caminhar.
Percebemos que estamos num lugar onde jamais poderíamos ter sonhado, não somente de estar, mas como estar. Deparar com sorrisos pelos quais não imaginávamos ver todos os dias ou sorrisos pelos quais achávamos que sentiríamos falta. Mas esta não é a realidade da história. A história se escreve a cada dia com suas tramas e seus ápices, com suas quebras e junções.
Podemos entender algumas cenas passadas, mas não entenderíamos à onde nos levaria. Somente quem for ler nossa história depois do ultimo ponto final entenderá realmente qual era o caminho... ponto
Impossibilidades (Retrato da tristeza)
Viveres retalhados,
Vidas despedaçadas,
Contrastes de cenários,
Vultos espalhados.
Lágrimas, lágrimas, lágrimas...
Amores impossíveis,
Sonhos incapazes,
Vidas vazias,
Tristezas visíveis.
Lágrimas, lágrimas, lágrimas...
Almas feridas pela extrema solidão,
Vidas desesperançadas,
Vítimas dos pesadelos,
Dos abismos da ilusão.
Lágrimas, lágrimas, lágrimas...
Deixe
Deixe o vento soprar em sua direção,
Pode ser que ele passe por você e te faça um grande bem,
Levando com ele todas as dores e angústias do teu coração.
Não expulse as gaivotas que passeiam a beira mar,
Elas não estão ali porque o mar é solitário,
Mas porque o mar lhes agrada e lhes atrai,
E o mar com as gaivotas se torna mais bonito de se apreciar.
Não corra contra o tempo, porque o tempo não faz sentido,
O tempo é apenas uma invenção,
Ele é originado pela luz e pela escuridão.
Se tudo fosse luz quem haveria necessidade de relógio?
Bastaria viver a vida sem ter esta preocupação.
Deixe que as palavras se libertem do teu coração,
Não lhes acorrentem, elas precisam ganhar o eco da liberdade.
Deixe-as sair e manifestar-se, deixe-as respirar,
Uma palavra sufocada pode morrer de solidão.
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
