Texto sobre Tristeza de Mario Quintana
Tentar causar admiração no outro
é sentir-se como se apenas puxasse
um trem sobre os trilhos
sem ao menos move-lo,
mais sensato seria amar a lua,
descansar sobre a relva
ou cavar a terra em busca
do diamante mais raro,
pois o amor é muito simples,
apenas é, não dói,
não transcende
suas próprias limitações.
PARABÉNS SÃO JOSÉ!... (II)
Hoje é dia de São José.
"Pouco foi escrito sobre sua vida"; ainda assim não nos privamos de conhecê-lo e de saber que foi um grande homem de Deus. Isso é tudo,nos basta.
Este dia é sagrado pela fé católica, como sagrado são todos os dias. Mas é uma data especial de ser lembrada,comemorada. - Não é um dia qualquer: é o dia de São José.
Esse santo homem teve a mais nobre missão terrena: servir a Deus,ser esposo de Maria e, pai de Jesus (homem). Papéis que,Pelo que se sabe, cumpriu com denodo. - Como deve ser.
O dia de São José é coroado em Minas Gerais, com as bênçãos dos céus: temos chuvas de graça, com abundância; nesta ocasião, principalmente na capital.
Em 19 de março, por aqui, religiosamente, acontece a famosa "Enchente de São José”,para os devotos a ele, ou, “enchente das goiabas" para os céticos.
- Agora mesmo choveu na Grande Belo Horizonte, molhei-me da cabeça aos pés. - Estava na rua, trabalhando, sem proteção das gotas fria de água que caíram dos céus.
Segundo a tradição, quando chove no dia de São José têm safra boa e mesa farta o ano inteiro.- Assim seja!...
A devoção a São José é feita de rogos,orações e cantorias...por seus devotos.
Devemos dar graças a Deus pela vida de São José. Às vezes pouco lembrada, mas,um exemplo dos fiéis na Terra.
Tudo indica que ele tenha ido morar nas mansões celeste, antes de ver o martírio de seu filho até ao calvário. E,com isso, poupado de presenciar tamanho sofrimento e dor do Filho.
Mas nunca deixou de amá-lo,crendo piamente. - Que Ele, iria salvar a humanidade das suas mazelas pecaminosas e outras.
Homem de fé e trabalho...
No seu dia comemora-se também o dia do carpinteiro; ofício que exerceu com esmero, à vida inteira. - Era conhecido também como "O Carpinteiro de Nazaré".
José morou nesta cidade quando regressou do Egito, após perseguições de autoridades romanas ao Menino Jesus.
Um dos nomes mais usados pelas famílias brasileira, para pôr em seus filhos, é o de "José".Há uma razão de ser,disso: foi o nome bom que José conservou. - "O bom nome vale mais que ouro fino"...
Um contingente de fiéis o tem como o “protetor das famílias”.
Imagino o quanto José sofreu para cuidar da esposa e da Santa criança, naquele dias turbulentos; e,de difícil sobrevivência naquela inóspita região do planeta.
Só deu conta de cumprir sua missão, porque foi obediente a Deus.
“... José fez tudo como o anjo o determinou...”
O Menino Jesus começou a ser perseguido desde Seu nascimento. Quão complicado fora para José contornar toda aquela situação: fugindo para o Egito com a esposa e o Menino. O Rei Herodes querendo matá-lo. José viveu fugindo de um lado para outro, em busca de proteção para a família. - Por muito tempo...
Por certo,foram muitas noites mal dormidas; fome,sede, enfrentamento dos perigos e intempéries do deserto...
- Mas, temente e sensível à orientação de Deus, José nunca desistiu de sua caminhada de fé e esperança; sendo fiel às seus valores morais e espirituais...
Venceu todos os desafios...
Não temia as lutas, porque sabia em quem tinha crido; não se assombrava porque sabia que Deus era com ele; para fortalecê-lo e ajudá-lo.
Portanto, sejamos mais gratos a Deus por ter abençoado grandemente o seu servo José! para vencer, no verdadeiro sentido da palavra.
Que tenhamos a graça de trilhar em rastros de homens íntegros e honrados, tementes a Deus de todo seu coração. - Que se desviam do mal, como José.
Obrigado meu Deus, por ter permitido Seu Filho amado deixar o conforto de Sua glória, e por um pouco de tempo permanecer conosco.
- Tornado-se homem; sacrificando a si mesmo, por amor a nós. Com poder para nos resgatar do "império da morte e do pecado"; e nos transportar para o reino do Filho do Seu amor.
Parabéns a São José, pelo magnânimo legado deixado à posteridade. - Vencendo os desafios que lhe fora proposto pelas circunstâncias cotidianas. - Cumprindo com resignação, sua obrigação espiritual e material: de amar a Deus, sobre todas as coisas e proteger à familia dos laços do Inimigo!
- Nos orientando com o seu exemplo, de como deve ser a vida.
Teu Primeiro Beijo...
O teu primeiro beijo rasgou a minha compreensão sobre tudo.
O teu amor se comporta como uma ave de rapina, ele tem visão e velocidade, sabe atingir os meus pontos fracos com facilidade.
Como o vento que bate nas flores e exala todo o perfume, como o brilho das estrelas iluminando a vastidão do Céu noturno e com a força da correnteza de um rio, é assim que eu percebo os teus carinhos e recebo a tua chegada na minha vida e isso se transforma em sentimentos, ganha sentido e vira amor.
Eu quero o teu coração como meu abrigo, como minha morada.
CLAMOR DAS ÁGUAS III
01 - No início do mundo, o Divino movia-se sobre minha face. Sou obra prima, presente do Criador ao homem.
02 - Combustível mais precioso da vida; em condições normais, em meu ciclo natural, mantenho harmonia e bem estar sem igual, entre aqueles que respiram e transpiram.
03 - Vivo no campo e na cidade. Sou rios, lagos, mares. Estou nas pessoas...
04 - Acondicionam-me em: reservatórios, picinas,tanques, torneiras,filtros,potes,... Mas, contorno obstáculos.
05 - Todos já me viram em algum momento. Sou tão grande, que sou vista do espaço e tão pequena, que me vejo numa molécula.
06 - Na Terra, sou infinitamente mais importante do que a prata,o ouro,o diamante, as pedras preciosas,as riquezas das nações...
07 - Em meu ciclo constante, caio do céu para vós. Broto da terra, em fontes termais, ou não; dos olhos em forma de lágrimas: alegres ou sentidas.
08 - Me ponho a correr por todos os lugares como deve ser a justiça dos homens.
09 - O Pai Criador outorgou-me a sublime missão de servir. Assessoro a Obra da Criação em suas mais variadas atividades; à vida inteira.
10 - Ocasiões mais marcantes...
As duas ocasiões mais marcantes em meu percurso existencial, foi quando me dividi em duas partes para dar passagem ao povo de Deus, que vivia escravizado por Faraó, no Egito. E, por ocasião em que o maior Profeta: João Batista, lançou mão do meu potencial para batizar o Homem mais importante: Jesus de Nazaré, o Salvador da humanidade.
11 - Nunca me neguei ao serviço de limpeza da vossa casa, do vosso carro e do vosso corpo. Sempre disponível, dou refrigério a quem me deseja,me procura e me acha; do micro ao macro organismo. Jamais os deixei de servi-los. Higienizo o mundo, e ponho o alimento na mesa de cada um de vós. Quando precipito sobre os bons e os maus. Tenho algo de meu Feitor: não faço acepção.
12 - Não haverás indústrias,trabalhos, trabalhadores,bens de cosumo,progresso...
13 - Quem mais me consome é a agricultura. Seus gestores,usam e abusam da minha boa vontade: quando adicionam veneno ao meu corpo,ao plantio e aos consumidores. Sou eu que dou a vida no tempo certo.Sem a minha presença, ainda que nasçam... a soja inferruja,o arroz torce a palha, o milho não dá espigas... nada cresce. O homem,aborrecido,com fome... morre em suas intrigas; não havendo fartura de pão.
14 - Como promotora da vida, uma vez contaminada, morro e torno-me veneno letal...
15 - Há muito, apresento sinais doentios; estou perdendo lentamente as forças, a saúde, a vida. – Há necroses em muitas partes do meu corpo; mundo afora.
16 - Morro a cada instante, um pouco, e a minha situação só piora a cada dia. – Falta-me o tão necessário oxigênio, que vocês usam para respirar e viver.
17 - No Tietê, “São Paulo”, já me consideram como uma das mais sujas do planeta.
18 - Caso ainda haja humanidade...
Peço socorro!, com urgência. Para quê, minha morte generalizada e anunciada, não aconteça. Meu estado de saúde
é bastante crítico!
19 - Temo não sair com vida da situação que me encontro para contar a história. Dependo de vocês agora... Não quero morrer e levá-los comigo. Não seria interessante isso. Para ninguém.
20 - Peço em troca de tudo de bom que fiz e ainda faço a todos vós – cabeças pensantes –, é o “RESPEITO”.
21 - Há por toda parte, um clamor por JUSTIÇA, ao meu respeito; vindo das pessoas de bem... Mas pouco se faz.
22 - Ainda preciso dar assistência a um contingente enorme de outros seres viventes que ainda virão ao mundo. - A vida precisa continuar para outras gerações também: de homens e de bichos.
23 - Pela minha posição na hierarquia dos elementos da natureza, eu precisaria ser mais amada, reverenciada,defendida...
24 - Falta reflexões contínuas quanto a qualidade do nosso relacionamento. Perdemos a harmonia.
25 - Será que estou pedindo demais?querendo um tratamento mais digno, justo, humano?
26 - Lembrem-se da “lei da semeadura e da colheita”! não se lamentem, se algo der errado, por não observarem esse princípio.
27 - Vejam quantas agressões tem sofrido meus corpos d’água; bacias hidrográficas: nascentes, afluentes... Rios principais... Mares.
28 - Somente o homem maltrata-me, assim. Vós “cospem no prato que comem”. – Ao me poluírem...
29 - Sou mais 'eu' do que vocês, em vossas composições corpóreas. – Em mais de setenta por cento. Estou nos vasos,artérias e capilares; compondo e conduzindo o oxigênio e outras substâncias, para a nutrição das células.
30 - Até na medicação me faço presente...
Quando doentes, na vida adulta ou bebês, eu estava e estou, no medicamento farmacológico. No chazinho.
31 - Nunca vos neguei um gole de mim, quando sedentos; nem o pescado para o pirão de cada dia, indo ao rio lançarem vossas redes e anzóis...
32 - Lembram-se da “multiplicação dos pães, por Cristo”? Pois bem,... O complemento do milagre eram peixinhos, que cuidei com muito amor, para aquele momento especial.
33 - Devido as suas atitudes irresponsáveis, recebo uma carga diária de poluentes in natura – todos os dias; das mais variadas origens.
34 - Muitos não mais me contemplam, banham-se ou pescam. Onde sou CARTÃO POSTAL, há placas às minhas margens... com os dizeres: “É proibido pescar. Peixes impróprios para o consumo.”
35 - Sou mais bonita em fotos. Quem se aproxima de mim sentirá um odor horrível!...
36 - Multiplicaram-se desordenadamente, como areias do mar e agora me a tem como culpada de seus problemas; principalmente em períodos em que caio do céu sem dó: e acontece enchentes, desmoronamentos, perdas, mortes...
37 - Aí me maldizem e recorrem a São Pedro – para dar um jeito nas situações calamitosas que surgem nessas épocas do ano – pedindo a ele qur feche as torneiras.
38 - Nas cidades grandes, ando como “Rios Invisíveis” em várias partes. Gestores sem noção do que fazem...
Em vez de me restaurarem, canalizam-me; e jogam os problemas para os moradores das jusantes.
39 - Destroem as matas ciliares, junto do meu leito, e minha clara visão do mundo exterior se esvaem.Os cílios são a proteção de meus olhos.
40 - Fui isolada dos elementos da natureza: como à luz, o ar, o solo...nestas canalizações.
41 - Não posso mais respirar, nem me infiltrar no solo, para recargar os aqüíferos subterrâneos.
42 - Veículos vivem sobre minha cabeça, em avenidas barulhentas. Não levo mais o lazer a população, não mato a cede dos animais; por causa da pouca saúde.
43 - Lamentável situação...
Não dou mais alegria aos meninos em longos banhos nos poções, ou em piscinas naturais. Porque não fizeram nenhum sacrifício para me salvar.
44 - Tenho saudade do tempo: que eu não tinha cor, odor, paladar; para agradar a todos os gostos. Agradava a “gregos e troianos”. Hoje, o mau cheiro que exala do meu corpo não agrado a ninguém.
45 - Estou locomovendo-me com certa dificuldade, nos espaços rurais e urbanos, devido ao assoreamento... mas não deixo de seguir para o mar. É meu destino.
46 - Sem poder fazer muito agrado aos banhistas locais,turistas, que antes me apreciavam e não alavanco a economia das cidades e dos países, como devia.
47 - Será que meu maior pecado foi mesmo, o de viver a vida inteira fazendo o bem?! Será?!...
DEUS?
Vamos tomar um chopp bem gelado sentados em um bar e conversaremos melhor sobre a questão "Deus".
Só não fique frustado depois que eu lhe apresentar as minhas considerações sobre "Deus".
Não culpe a teologia, não culpe a filosofia, não culpe as pessoas, mas culpe a falta de conhecimento, a falta de interesse pela verdade e a crítica que a região impõem para aqueles que não seguem o seu caminho.
A metafísica é um assunto legal de se conversar, mas prefiro conversar tomando uma cerveja bem gelada.
Vamos tomar uma cerveja gelada, bater um papo aleatório, aí sim, conversaremos melhor.
Deus?
Resende, 22 de agosto de 2019
Quando temos certeza demais sobre o que queremos,
não deixamos espaço para que Deus trabalhe e
escolha por nós. Que ouçamos não a voz do coração
que é enganoso, mas a da fé que diz o que Deus tem
para nós... Que seja feita a vontade de Deus e se
cumpra em nossa vida os sonhos que Ele tem para
nós, pois os nossos sonhos e as nossas escolhas são
sombras perto das maravilhas que Deus nos reserva.
Confiemos sempre n'Ele, sempre saberá o que nos
convém...
Quando essa pandemia ( COVID-19 ) passar.
Que sobre forças pra continuar. Que sobre coragem para mudar os pensamentos .Que sobre esperança pra amar. Que sobre forças para encarar as grandes mudanças. Que sobre alternativas pra escolher. Que sobre argumentos para-se expressar. Que sobre desejos para novas conquistas. Que sobre vontade para realizar os sonhos. E uma nova vida cheia de alegria encontrará. Com fé em Deus tudo se renovará.
Ensaio Profano sobre a dominação:
Os donos do mundo também são dono das pessoas. Essa é a pretensão sórdida dos destruidores de pessoas
Alguns chegaram ao último posto almejado, mandam em tudo mesmo, tudo embalado a muitos chutes e pontapés.
Outros, sem sucesso, com pernas curtas para alcançar o poder buscam como consolo alguém pra chamar de seu. Um só que seja!
Egocêntricos, disciplinados, ditadores compulsivos, extremamente possessivos e inteligentes somente o inferno é o seu limite. No início, inferno dos outros.
Alguns lobos assumidos e outros, em pele de cordeiro, usam o vitimismo como uma das armas para manter sobre si todas as atenções. Muito astutos, conseguem sempre sentar-se no lugar das vítimas e emocionam a platéia.
Até as normas podem ser escudos perfeitos para os seus planos.
Assediadores, buscam as suas presas nos perfis mais vulneráveis, alguns conseguem se livrar, outros agonizam na sua opressão.
Mas, felizmente, a consciência é um dispositivo voraz de alerta ao ser humano que age com imparcialidade e pode abater essas pessoas em seus momentos de profunda solidão, mesmo que estejam rodeados de multidões de discípulos.
Nem o dinheiro consegue livrá-los dessa imperiosa força que oscorrói dia após dia, vão chegando a momentos de insana autodestruição interior, atormentados pelas lembranças e profunda crise de identidade.
E por fim, já não são donos de mais nada, nem de prazer para usufruir das poucas moedas que lhe restaram...
Ensaio sobre a esperteza
Diga sim rápido!
Vamos, apresse logo a decisão,
você é o próximo,
vai ser bom,
Eu te garanto!
Porque essa pulga atrás da orelha?
Nos conhecemos há tanto tempo!
Não pense muito.
Cavalo selado não passa duas vezes!
Toma, é seu,
Obrigado, pelo sim.
Agora, siga rápido ao veterinário!
#Fui
Leite azedo
O leite azedou, as pessoas o ignoraram sobre a mesa
O leite azedou, as pessoas o provaram, mas não o elogiaram
O leite azedou, as pessoas o deixaram de lado
O leite azedou, as pessoas não gostam mais do leite
O leite azedou, as pessoas não suportam o seu cheiro
O leite azedou, as pessoas compraram outro leite
Hoje em dia existe muita competição entre indivíduos propagadores de ideais
sobre a cura mental e a espiritual; todos prematuros, supersticiosos,
incompetentes e incompletos. Eu os aconselho a tomarem cuidado com os
modismos filosóficos entre os curadores do espírito.
É aconselhado aos alunos abordarem estes assuntos pisando com os próprios
pés sobre bases de bom senso e da razão.
Que o aluno saiba que o misticismo e a superstição tornaram o caminho da
razão obscuro por séculos.
mês de julho
dia vinte e dois
farias sessenta anos
mais os quatro decorridos
sobre o ano que adormeceste
a palavra pai é como um balão aceso
sobre a imprecisão contígua da boca cerrada
só a prejuízo a poderei pronunciar com a leveza certa
porque arde e não sei quando se fará noite dentro de mim.
(Pedro Rodrigues de Menezes, "vinte e dois de julho")
"Desvindo"
sem indiretas muito menos frases retas
talvez anedotas sobre as derrotas
ou falsas vitórias vistas com a glória de serem escória da sua memória
visíveis as palavras retóricas que tu soltas
enquanto sóbrio te revoltas
aguardo de forma firme o triste crime que te reprime
sublime como um regime te previne
do pensamento nojento que tira seu tempo e só trás sofrimento
o juízo que não tive tentando ser vivo
o perigo que não tive suplicando um motivo
devia ter ido embora quando pude
ou devia ter desvindo
para onde eu achei que ia
onde nunca chegaria
ao menos me sentiria caindo.
"Ilusão"
Você foi a minha alegria.
Agora é somente a inspiração para escrever sobre a vida.
Sobre as mentiras vazias que sobressaem nossa química.
Típica ilusão não resolvida por gente tímida.
Nada mente
nem entende.
Respeite o meu passado ou nunca entenderias o meu presente.
Então eu aceito o seu antepassado regrado e mal amado.
E digo com certeza:
você
não
sente.
Ponto!
As montanhas não se movem, são as tropas que avançam sobre as suas encostas.
Ou seja o ser humano varia seus princípios conforme as circunstâncias.
Porém, precisamos ter nossa vida como um ponto fixo do compasso, você domina toda esfera, com segurança, faz uma esfera perfeita em todos os pontos equidistantes, mas sem perder o centro.
Atuar fora, projetando o centro.
Escrever sobre alguma coisa, requer emoção.
Os escritores não acordam do nada e escrevem simplesmente por que são pagos para isso.
Tem que haver uma inspiração, um sentimento.
Às vezes a mistura de tudo, um pouco de descontentento, um pouco de tristeza, um pouco de alegria, um pouco de amor, um pouco de ódio, mas precisa ter muita paixão pelo que se escreve. Só assim você transmite a mensagem a quem lê. Escrever por escrever é melhor que não tenha escrito nada!
É sobre isso! Seria melhor se não tivesse escrito nada!
Vejo você...
Mas uma viagem e nós dois no cenário,
eu vc e a fogueira acesa sobre a mesa com a vista linda do por do sol a beira mar,
teus olhos meu coração, tua boca minha respiração, teus sorrisos a minha admiração,
um momento único, a praia eternizada nas memorias, o teu perfume atravessando os tempos e a tua voz confundindo o hoje do ontem em apenas um fechar de olhos.
Minhas memórias.
Sobre minhas lembranças guardo com profundo carinho
Sobre minha infância guardo memória, boas memórias !
Sobre o passado sempre guardarei o que tiver de melhor .
Sobre os velhos amigos , sinto saudade, mais sei que cada um está feliz com suas escolhas .
Sobre meus sonhos , corre-rei atrás de realiza.
É sobre o meu futuro , não sei o que esperar!
Sobre Mãinha escrevi: SOMOS UM
Meu olhar é o dela.
Meu cabelo crespo é o dela.
Meus lábios carnudos é o dela.
Até meu sorriso!
A cor da pele é dela.
O nariz esparramado é
o dela.
O rosto, é o dela.
Se tivermos distantes, a alma não se desconecta;
Somos uma alma, só dividida em dos corpos.
Nem a morte pode nos separar.
Pois até depois de mortos, a vida faz questão de nos juntar.
Somos a beleza do continente africano;
Eu sou seu poeta,
E ela, meu poema que declamo.
Mãe é um pedaço de Deus:
Porque é uma vida que gera outra vida!
Fragmentos do meu livro: Dom Amaro.
-“Descansou” – dizem, sobre quem foi para outro lado.Porém, ninguém quer descansar, preferindo viver cansado.
-“Saiu dessa para melhor””- dizem, sobre quem foi para outro plano. Contudo, melhor é viver na pior, esperando o melhor para o próximo ano.
-“Foi para o sono eterno”- dizem, sobre quem, de repente, foi para o céu.Porém, todo mundo quer ficar acordado, que, de repente, despertar no beleléu.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp