Texto Sobre Silêncio
Ao se preparar para comunicar uma notícia, ao ler um convite que considera relevante, a pessoa fica esperançosa e feliz. No entanto, ao dar a notícia, a reação imediata da pessoa contemplada foi o silêncio em vez do júbilo. Mesmo com a resposta positiva posterior, a verdade permaneceu no silêncio.
Às vezes o que precisamos, é de um sorriso no rosto de quem gostamos. Um forte abraço que nos aconchegue e tire esta dor que está nos machucando. Um olhar sereno que nos acalente. Um ombro amigo para encostar nossa cabeça. Às vezes o que precisamos é de apenas uma palavrinha amiga que toque fundo o nosso coração. E às vezes o que precisamos é apenas a companhia do silêncio.
Ah se o meu silêncio me traísse e falasse tudo que eu queria lhe falar, ah se ele falasse é com você que eu sonho, que quando a gente conversa e as ideias se encaixam é como se minha certeza se confirmasse, a certeza de que mesmo não vendo seus olhos todos os dias são neles que me encontro, que sou eu, e são neles que quero me perder, perder do mundo e encontrar o meu grande amor em você.
Queria entender o que me prende ao seu olhar. Ao seu lado, as palavras somem, o silencio impera diante de meu grito. Ai, falo com os olhos. Me declaro no abraço roubado. Um dia espero que consiga ouvir meu olhar que tanto lhe grita e receber de meu abraço nao apenas a gentileza, mas o coraçao aqui declarado. A voce, anonima de todos os dias!
Só queria conversar com alguém que não se esqueceu do silêncio. Meu Universo entulhado de palavras: estes tropeços em tantas mudanças bruscas, intermitentes… Todos sabem meu endereço, opinam sobre as cores das minhas cortinas, mas não perguntam se eu preciso de uma xícara de açúcar enquanto bebo este café amargo e quente… (Camilla R)
Eu prefiro ficar quieta, nesse silêncio. Esperando. Esperando que aquele dia finalmente chegue. Eu não posso exigir nada de ninguém e nem viver esperando para alguém sentir a minha falta. Mas eu posso, sim, seguir com a minha vida. Não dá para viver todos os dias esperando que ele acabe, esperar que os 365 dias do ano sejam só mais números aleatórios. Quero aproveitar nem que seja apenas um dia, como o último, sem esperar o amanhã, sem planejar. Eu sempre planejo as coisas, é como se fosse quase que automático. Poderia te dizer "oi", ou "lembra de mim?", poderia fazer acrobacia para chamar a sua atenção, mas prefiro ficar aqui, quieta, no silêncio dessa noite quente. Prefiro me esconder atrás da cortina, só por enquanto, porque não é o momento. Não é agora que vai valer a pena. Se eu não posso dizer tudo, se eu não posso fazer o que é preciso, se eu não posso ter uma segunda chance, eu prefiro ficar aqui. Me preparando para o meu momento, para o dia que eu vou finalmente tomar as atitudes necessárias de alguém que amadureceu.
Espero que entenda que o meu silêncio não quer dizer um “não”. Que quando abrevio todas as palavras não significa que eu não queira conversar e que quando te bloqueio por alguns segundos não é porque te odeie, muito pelo contrário, eu te amo demais e seria bobagem te magoar com palavras grotescas na hora da raiva. De vez em quando, fico calada ou monossilábica propositalmente só para não falar asneiras e pôr tudo a perder. Entenda que quando você me olhar cheio de amor e eu baixar os olhos é porque preciso apenas do teu abraço confortante ou de um selinho no canto da boca. Entenda que nem sempre serei 100% amor, que eu nunca consegui ser romântica, mas por você talvez eu consiga. Entenda que quando eu falar que não sou perfeita, é um pedido para que aceite os meus defeitos. Que quando eu escrever em “códigos” é para te fazer entender letra por letra de um amor que só a gente entende. Entenda que quando eu escrever o que você não entende é porque quero que você não entenda mesmo. Entenda que quando digo que sua beleza é bela em todos os aspectos, estou tentando dizer que você me enche de orgulho por ser quem é. Entenda que eu amo a sua voz rouca e suas poucas palavras. Que eu adoro o seu jeito engraçado de surpreender e sua mania insuperável de me deixar sem graça. Por favor, entenda que eu amo você e seria tolice ter outro em seu lugar. Sobretudo, entenda me entender. Confesso que não é tarefa fácil e que às vezes nem eu me entendo.
Um lugar pra chamar de seu, as vezes é tudo o que mais precisamos. Sou amante do silêncio por mais ensurdecedor que pareça ser, no mais ser considerado estranho para os outros, por gostar da solidão, não se atentam que todos ficaremos literalmente sós, aguardando sabe lá Deus de que forma ou onde a última ordem de destino, não há diálogo mais sincero do que com si mesmo, o silêncio sempre tem respostas, o silêncio sempre é sincero.
Difícil saber se o silêncio que certamente virá, se estabelecerá como benção ou maldição... Boas palavras são mistérios bem vindos, porém o que se vê em amplitude é o engano e subjetividade insustentável sobre quase tudo o que se diz ou escreve... Talvez um dia a solução telepática de comunicação, com base no sentimento humano seja o melhor caminho, levando em conta que ninguém consegue se enganar ou mentir sobre seus próprios sentimentos... A natureza cósmica universal, deverá "expô-lo" como comunicação confiável entre mentes...
Fica aqui, me privilegie com seu silêncio, e então sorri, e nesse instante sinto que ainda há esperança pra mim. Lembro dos momentos de lixo, bons tempos... brincávamos de nos machucar, e o amor saiu ferido. Mesmo tendo ido, ainda é tão presente e isso me tem doído. Aquela paixão carregada de tanta insanidade, tanta juventude, do tipo que começa na rua e acaba na cama. Quando te olhava ali, dormir, era como se toda minha felicidade te dependia. Fica aqui, por essa noite, me faz sentir aquelas velhas sensações, me iludi ou qualquer coisa, me machuca, diz que sou insano, que a culpa foi minha, e eu vou assumir, só não sai daqui. Ficar a sós comigo é doentio, mas te prometo tudo que um dia te dei. Mesmo que seja só por hoje, e amanhã eu recomeço a te esquecer. Odeio essa cama arrumada, odeio a falta do seu cheiro, odeio amar o seu cabelo tão bagunçado quanto a minha vida, odeio tentar te odiar e no mesmo instante querer te beijar, descontar toda essa raiva, odeio esse sorriso que me faz odiar cada erro que te levou a ir. Mas talvez eu não seja um bom lugar pra habitar, eu mesmo não me recomendo. Mas fica aqui, pra me ouvir, e me olhar daquele jeito que me fez te escolher todas as noites. Dorme comigo, nada disso deixou de ser seu. Junta a tua dor com a minha. Fica aqui.
Aqui em meio ao silencio, meus pensamentos vageiam em meio as lembranças,de nossas conversas, chego a sorrir sozinha sonhando acorda, como nossas promessas de amor eterno, que nunca existiu, entao lagrimas se formam em meus olhos, percorrendo minha face e morrendo eu meus labios, provocando um gosto terrivel em minha boca.
Quem cala não consente, quem cala exerce o direito constitucional de permanecer em silêncio. Além do que, qualquer pessoa é presumidamente inocente, até que o transito em julgado prove o contrário. Portanto, permanecer calado não é se intitular culpado. É não fazer prova contra si mesmo. Responder para quê? Se não sabes o que pode comprometer. CF/88
Experimente fala com Deus em silencio, você vai ser surpreende quando perceber que seu coração esta consolado, sem ao menos você saber o porque. O Espírito do Senhor no pacifica de tal modo que se fosse assim preferiríamos viver uma vida inteira sobre essa paz, sobre o amor, que reluz essa graça, é algo que vem de dentro pra fora não é de fora pra dentro. A voz do ETERNO estremece nosso espírito e ecoa em nossos corações repetidas vezes, a questão sera: Eu estou sensível para ouvi-lo ou não, sempre sera essa, pois as vezes o procuramos e não o achamos, talvez não seja isso - "Porque Ele sempre está em Nós".
❝ Em alguns momentos das nossas vidas ... é preciso deixar que o silêncio seja maior que as nossas vontades ... somente nele podemos recuperar o equilíbrio ... restabelecer os verdadeiros sentimentos de paz e harmonia para a nossa alma ... é neste silêncio que nos encontramos com Deus ... que sentimos toda sua bondade e sua misericórdia ... dores e aflições ... físicas e psicológicas sempre existiram e sempre irão existir em nosso caminho ... por isso escute o seu silêncio ... encontre-se com Deus e tenha fé em seu coração ... para toda adversidade há um aprendizado ... para toda dor há um remédio ... para todo mal um amor puro que cura ... ❞
* As vezes a atitude mais sábia é o silêncio. Ignore ofensas, fofocas, disse - me disse de gente desocupada que não tem o que fazer, leva o tempo a tecer uma verdadeira rede de intrigas. A vida é tão curta pra que descer ao nível dessas pessoas? Se preocupe em ser feliz, espalhe sementes de amor e bondade por onde passar um dia elas germinarão e outras pessoas se beneficiarão com sua colheita. Manter a boca fechada é sempre aconselhável em certas situações, busque o que te acrescenta e te faz uma pessoa melhor.Deixe na sua vida um legado positivo de amor e paz e será lembrado com ternura e afeto. Você só tem a ganhar!! Pense nisso!!*
Mas senti a sua falta. Falta de morar no abraço, da gente se perder no silêncio, da sua presença. Se me perguntassem em que lugar eu quero morar eu com certeza diria que é dentro do teu abraço. Não existe lugar mais confortável, quente, cheiroso e acolhedor. E eu me sinto segura, em paz, protegida, sem medo. Deve ser por isso que gosto tanto de colocar a cabeça lá dentro e ficar bem quietinha. Dessa forma ninguém me acha, a não ser quem efetivamente precisa me encontrar. Mas essa pessoa, bem, ela nunca, nunca me perde.
E assim chega a noite, de mãos dadas com o silêncio, que há muito ganhou raízes. Desviei o que pude das esquinas da noite me deparei com a madrugada triste fria e solitária. A solidão veio se esconder comigo. Sozinhos fizemos as maiores loucuras poéticas. E o que sobrou da vida foi fragmentos de outrora, pedaços de tempo que guardam lembranças. E assim, em pedaços são restos, são cacos, lasquinhas de vida espalhadas no chão. Vejo lá fora uma grande luz a brilhar será que meu coração parou ou estou a sonhar? Apenas uma mera ilusão e uma noite solar. Boa noite
"O silêncio pode dar medo para alguns, pois eles o sentem como imobilidade, como estagnação, como deserto, como vazio. Na verdade, existe silêncio e silêncio. Em linhas gerais, pode-se dizer que existem dois tipos de silêncio: o da morte e o da vida superior. É preciso amar e cultivar em si mesmo o silêncio da vida superior. Este silêncio não é inércia, mas um trabalho intenso que se realiza numa harmonia perfeita. Não é também um vazio, uma ausência, mas uma plenitude comparável a que sentem os seres unidos por um grande amor: eles vivem algo tão profundo, que não podem exprimi-lo através de gestos ou de palavras. Sim, o verdadeiro silêncio é a expressão de uma presença: a presença divina."
E mais uma vez ele se vai, some no meio da escuridão sem um pio a dizer, um silêncio total deixando-me aqui, só e com o coração entre os dedos e a cabeça girando pensando o que pode ter acontecido... E dessa vez, eu não estarei aqui esperando eu terei ido, e quando perceber isso não fique triste pois o importante é que enquanto você estava aqui ele era vivo, e a decisão de jogar o mar em cima de nós foi sua, com essa sua distância. Daria a lua, o sol pra que você entendesse que esse iô-iô deu um nó, e não rola mais. Ou fica ou vai sem olhar pra trás...
Silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos, nunca fui muito sociável, nunca me encaixei naquelas rodinhas de amigos, onde cada um tenta se exibir mais que outros, nunca gostei ser centro das atenções, nunca gostei da falsidade, gosto de coisas simples, pessoas simples e amigos para a vida inteira.
- Relacionados
- Frases sobre silêncio para momentos em que as palavras não bastam
- Silêncio: frases curtas que dizem muito em poucas palavras
- Frases de silêncio que provam que ele é a melhor resposta
- Quietude
- Silêncio
- Frases de combate à violência que rompem o silêncio e promovem mudança
- Silêncio dos Bons
