Texto sobre Saudade Amor
REFLEXOS
Sempre houve e sempre haverá um lamento,
uma saudade que a alguém acompanha, e que
esse alguém a respeito, nunca venha a falar.
Sempre se sofre por outra pesoa que junto
a nós já esteve e não mais esta.
Foram tantos beijos, um afeto , algo que
chegue perto (se não o for) , de um querer
maior.
Evidente que existiram falhas desilusões,
sempre ficam cicatrizes, ao espírito e ao
coração.
Uns são mais frios quanto ao sentimento, outros
sensíveis o são.
Mas ambos os sexos têm consigo um sentimento
forte importante que marcam suas vidas.
Ambos pelo querer desenfreado têm pedaços
arrancados, pela frieza ou pela paixão, são marcas
profundas que ficam no coração.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras ddo Brasil
Membro da U.B.E
Saudade não escolhe peito, apenas vem...
Saudade é algo que se dá, apenas de momentos vividos?
Saudade escolhe há quem se dá?
Saudade é apenas uma lembrança linda do vivido, do passado, ou do que apenas não pode ser...
Ah saudade vou falar contigo, não venha faça bagunça e se vá, sem ao menos dizer se a quem eu sinto saudade, está a sentir o mesmo, se não sou saudade, sou vaga lembrança?...
Não quero sentir, não quero provar-te...
Quero viver, e poder dizer sobre os dias que te senti e apenas em minha paz repousei...
Saudade de algo? Saudade de alguém? Ou saudade de mim?
Fico com o dizer “ não há nada como um dia após o outro", porém em meio a esses existe um infinito....
Infinito esse que cabe tudo, cabe você.... cabe...e digo, você sou eu ,ou você é você e em qualquer lugar haverá um encaixar-se em meio a esse sentir.
Não espere o nós, antes de seres “sois", não espere trunfo antes da derrotada....
Espere por ti e veja que também está a esperar-te, onde e como estiver ...
Apenas seja, esteja, sinta...
Se vens, se vou?
Cabe no espaço que citei...O infinito!
Nele cabe sonhos...e lá a saudade não existe.
Tudo muda mas nada é novo
Vaidade e mais vaidade
A vida é uma tragédia
Da qual se tem saudade.
Oh mudança que aflige
Estou em tua arquibancada
O essencial vira adjacente
E o adjacente vira nada
A paixão já não mais existe
A flor não nasce mais
E o espinho que persiste
A muito ficou pra trás
Apenas amor restará
Restará no meu além vida
Plantarei no meu quintal
Oh, rosa mais bonita
Pois tão forte quanto o tempo
Está a lembrança que levo comigo
Lembrança não de mudança
Mas de amor e de amigo.
Saudade de olhar nos teus olhos castanhos,
de piscada em piscada.
Admirar teu sorriso lindo,
de riso a riso.
De abraçar você
sem nem pensar o que está acontecendo lá fora,
de fase em fase.
De te beijar e sorrir depois
por estar feliz do teu lado,
de momento a momento.
De simplesmente te ter por perto,
de saudade em saudade.
Linda Leonardo -
Minha vida fez-se grito
Cheia de curvas de saudade
E num pranto entristecido
Atravessou a minha idade.
Veio de longe a solidão
deixando a vida por viver
E num momento sem razão
me dei ao fado sem saber.
E vai chorando o coração
Num anseio sem ter calma
E eu cantando desde então
Tantas penas da minh'alma.
Tanta vida por viver
Tanto fado por cantar
Tantos versos por escrever
E eu sofrendo por te amar.
(Versos que o poeta dedica à amiga e fadista Linda Leonardo)
As vezes eu quero te ver
Outros dias nem tanto
Mas hoje a saudade de te ter de novo gritou comigo
Me assustei.
Quem é você pra me fazer sentir isso?
Ah, me deixa! Vai embora de vez
Não me assombra não
Eu demorei pra me aprender e reaprender.
Me refazer longe de você foi a melhor coisa que eu fiz.
Não me assombra não.
É tudo que peço.
Rememorando...
Que saudade da igreja antiga.
Naquele tempo tudo e todos eram amadores.
Pastores, pregadores, cantores, músicos e construtores eram amadores.
Hoje grande número de pastores, pregadores músicos, cantores e construtores são profissionais na obra de Deus. Muitos se dedicam a usurpar tanto quanto podem da obra de Deus. Por isso, quando olhamos para trás não tem como não ter dois sentimentos: Um é saudade de um tempo romântico da obra de Deus. E outro e o de sentir vergonha, revolta e indignação; com as formas heréticas e modernas como se faz a “obra de Deus” atual.
Todavia, quero lembrar que o menino Davi era alguém na arte de combater. Sua experiência de luta se resumia a combater um leão e um urso para defender as ovelhas do seu pai, Jessé. Nos combates em batalha na guerra, o menino Davi era um completo amador. Entretanto, naquela batalha memorável contra os filisteus, o amador Davi venceu o profissional militar, o gigante Golias. Está na hora de fazer um recall espiritual; e, retornar ao amadorismo evangélico amém?
Pense nisso...
O amigo. Valdemar Fontoura
VOCÊ
VOCÊ, uma felicidade em minha vida
A paz que eu procurava em cada caminhada
A saudade de uma paixão perdida
A união de duas almas abandonadas
VOCÊ, a cura do meu sofrimento
O fim de um medo de amar
Uma promessa de amor a cada momento
E a alegria de poder sonhar
VOCÊ, a mulher que eu amo
Um abraço quente em uma noite fria
Um pouco de sol tomando banho
Um bocado de tristeza sentindo alegria
VOCÊ, ensinando um passo novo em meu caminho
Escutais este pedido de uma alma sofrida
Não deixai-me mais sozinho
Nem me abandoneis mais nesta vida
ORIGINAL ESCRITO EM 13/07/1991
Mamãe (Tributo)
Hoje está tudo cinza sem você,
O vazio e a saudade me acompanham,
Está difícil até de crer,
Os meus pensamentos se estranham.
Sua voz ecoa em todo o meu ser,
O teu sorriso em minha mente,
Ainda digerindo todo esse acontecer,
Com uma dor que só quem sabe, sente.
Quantas cargas nos trouxe a vida,
Quantas saudades tenho de ti,
Essa tua ausência que nos trouxe feridas,
Porque a senhora teve que partir.
Eu,Vanderlei e Luiz,
Val,Lelei e Calo,
Tu és a nossa flor de liz,
Sempre serás maior, do que tudo que falo.
Uma mãe é algo incomparável,
Perde-la então; é como perder uma jóia rara,
Deus fez e faz coisas inexplicáveis,
E a senhora,é uma delas,minha lua clara.
Estou tentando sair desse triste leito,
Com a certeza de ter dado o meu melhor,
Que o desejo de Deus,seja feito e aceito,
Continuarei a dar voltas ao seu redor.
O seu valor não foi reconhecido por causa da sua viagem,
Pois ele,sempre esteve implícito nas atitudes dos teus filhos,
Paisagem, coragem e voragem,
Amor ágape, amor philos.
Tereza Ana,
Tereza, mulher de muita gana,
Tereza,que ao falar de ti, meu peito inflama,
Tereza, super mulher,mamãe , que tanto minh'alma chama.
Lourival e família
Amar sem Medo da Idade -
A manhã está suja de saudade!
E há lá coisa mais bonita
Do que amar sem medo da idade,
Viver, conforme o vento agita?! ...
Pois conforme o vento agita
Também se agita a saudade
E há lá coisa mais bonita
Do que amar sem medo da idade?!
A vida é feita de ansiedades,
Tantas vezes, de sonhos por cumprir,
Mesmo assim, nas dificuldades,
Ela ensina a nunca desistir.
Não importa de onde vimos
Nem tampouco com quem estamos
Só importa o que sentimos
E o lugar onde chegamos.
Balada de Uma Saudade - Catedral
Quando a noite chegar
E a chuva cair do céu
Eu sei que vou te procurar
MAs onde está você?
Tá tão vazio aqui
Não sei viver com essa solidão
Perdoa se eu chorar
É que a saudade dói demais
E a tua ausência só me traz
Lembraças e eu sei
Que faria tudo enfim
Pra ter você aqui, perto de mim
Mas se você quiser
Alguém pra te ouvir amor
Não precisa chamar, pois eu
Do teu lado estarei
E seja como for
Será assim pra sempre
o meu amor
Mesmo se eu não te ver mais
A saudade vai marcar
Em uma canção
Tua imagem no meu coração
Mesmo se eu não te ver mais
A saudade vai marcar
Em uma canção
Tua imagem no meu coração
Tua imagem no meu coração !
Para compensar quando o olhar verte saudade,
vemos a estrelinha a brilhar com mais intensidade...
Entardecia. A menina olhou o imenso e límpido céu. Parecia que as nuvens, que constantemente por ele viajam, se tinham abrigado todas no seu olhar. À sua volta rodopiava a lembrança do dia em que tinha perguntado: "Mãe de onde vêm os meninos?"
Tinha passado muito tempo, mas naquela hora era como se tivesse formulado a pergunta naquele instante. E então viu e escutou:
_Deus, sempre que uma senhora está preparada para ser mãe, retira um pouco do brilho do seu olhar e planta-o no céu. Desse brilho nasce uma estrelinha e seguidamente, de entre vários escolhe um bebé ainda do tamanho de uma sementinha, coloca-o na sua mão e delicadamente sopra-o com o vento do amor em direcção à estrela. Embalado por esse vento divinal, o bebé, logo que chega à estrelinha, começa a deslizar pelo raio de luz em direcção à terra sendo guiado pelo mesmo brilho que está no olhar da mãe. Ao chegar, aloja-se no seu ventre. Ela, já imbuída do seu maternal amor, enlaço-o com o cordão da vida e protege-o até que a sementinha cresça e esteja pronta para florir.
Essa estrelinha ficará sempre no céu como se fosse o segundo olhar da mãe. Tudo quanto ela não possa ver para proteger o seu bebé, a estrelinha, sempre vigilante, vê e envia através do sentir, uma mensagem à mãe. Ela será a sua estrela guia para toda a vida. Estás a ver aquela estrela lá no céu que se distingue das outras?
E acenando com a cabeça em sinal afirmativo, a menina continuava a escutar a voz da sua mãe:
_ Aquela é a tua estrelinha!
E realmente parecia igual em brilho ao olhar da sua mãe…
E continuou a escutar:
_ Se um dia Deus precisar de mim e me chamar para junto de si, eu deixarei na tua estrelinha todo o brilho do meu olhar, para que ela possa proteger-te melhor…
Com uma nascente de chuva no olhar a menina constatou que, afinal, era bem verdade o que a sua mãe lhe tinha contado.
Naquele dia, lá no alto e imenso firmamento, a sua estrelinha brilhava com muito mais intensidade...
Para os que têm no céu a sua estrela a brilhar mais intensamente…
HerLânder Lobão
Sinto saudades de como éramos antes
Uma saudade doida, que faz a alma chorar
Saudades daqueles momentos únicos, que fazia meu coração amar
Aqueles que vc pegava na minha mão e tocava o meu coração
Gostaria que fosse daquela maneira para sempre...
nunca passou pela minha cabeça que minha amizade com vc chegasse neste ponto tão complicado
tenho vontade de mandar vc se ferrar muitas vezes, de jogar tudo para fora...
mas as vezes penso nós seus olhos suaves, no seu sorriso iluminado!!
Penso na sensação que vc me dar
Uma sensação inexplicável
Vc pode ser somente uma pessoa para o mundo, mas para mim vc é o mundo
Preciso contar que te amo
sendo na distancia... a saudade comeca a bater... e os sentimentos continuam... sem ninguem saber o porque...
seria coisa magica ou coisa especial?
seria marca de importancia ou coisa anormal?
seria encanto ou feitiçaria?
seria pura simplicidade ou uma simples alegria?
seria um puro sonho que nao sabemos definir ou a enorme simples inexplicavel amizade que sem perceber passou a surgir?
Nao importa o que seja nem como vamos definir so quero que nao saia daqui de dentro pois me faz, sem querer, sorrir.
Apenas Delicado
Tão assim
Tão perto de mim
E distante nessa saudade
Que em palavras
Gritam ao invés de falar
Tão assim
Na intimidade que arrepia
Conto uma história
De pessoas que puderam sonhar
Num caso sem acaso
Num erro concedido
Num amor doído
Como foi bom amar!
Onde foi quebradas pedras de gelos
Em alguém congelado
Cansado de tanto caminhar
Alguém que já sentia
Que havia mais pra se doar
Sentia que mais precisava
Sentia que não conhecia
O amor de verdade
Foi bom apresentar!
Antes, tudo era tão normal
Não foi fácil
Foi o nascimento mais complicado
De um bebê e um neném
Mas o complicado foi ultrapassado
Com uma força que crescia
Com uma paciência que sabia respirar
Sabe lá, de onde isso vem...
Antes, tudo era tão natural
Encontros bem marcados
O horário que não se perdia
O beijo no quintal
Eu me lembro
Nas noites que chovia
Você tinha medo do temporal
E toda dia renascia
A vontade de encontrar
Para viver um carinho diferente
E a cada dia que seguia
Não se conseguia mais ficar ausente
Era sempre como
Se fosse a primeira vez
A primeira semana,
O primeiro mês...
Tudo se repetia com um novo sabor
E de tanto amor,
A gente não se perdia
Mas isso era apenas delicado
Algo ficou para trás
Veio a distância
E ela não cultivou
Aquele encanto do primeiro encontro
Aquela magia do primeiro mês
A freqüência do primeiro ano
O ritmo que a gente fez
E mesmo resistindo
Algo se perdeu de nós
E foi assim,
Apenas delicado
Que aquele sonho
Ficou pra traz...
Minha Querida,
Não me bastam as tuas palavras doces a dizeres que gostas de mim, que tens saudades minhas, que pensas em mim, que me Amas. Não me chegam os teus olhos meigos que me olham de perto como se ao longe estivessem. Não é suficiente o carinho que me entregas como se de uma esmola se tratasse. Quero mais. Sempre quis mais.
Quero-te inteira, de corpo e Alma. Quero tudo aquilo que me dás, tudo aquilo que me deste e tudo aquilo quanto um dia sonhaste em me dar. E até tudo o que nunca pensaste dar a ninguém.
Quero os teus sonhos, quero o teu coração, aberto, dissecado. Quero os teus olhos dentro dos meus. Quero o teu corpo nú, descoberto, despojado de pudores e vergonhas. Quero os teus segredos, os teus anseios, os teus medos. Algum dia me propus a dar-te menos do que isto? Não será, então, justo que eu queira o mesmo que estou disposto a entregar?
Talvez eu esteja apenas louco por te pedir tudo o que te peço. Talvez só em sonhos possas estar ao meu lado desta maneira. Então que criemos um sonho. Não seria o primeiro sonho que eu inventaria só para nós dois. O que não me posso permitir é deixar-me levar pela triste e dura realidade de que já nada tenho direito senão às tuas palavras doces.
Bjs de quem te ama, meu Amor....
A SAUDADE
A saudade nos faz isso.
A saudade nos faz chorar.
Dá vontade de gritar calado
e ficar parado na estação,
nesta vida que não e´ bem como a gente quer…
A vida tem disso,
Nos faz encontrar e nos desencontrar.
Nos faz ir e depois voltar.
Dá vontade de ficar andando, cheio de silêncio.
Dá vontade de parar pela tamanha dor na estrada.
Dá vontade de saltar e parar no meio do caminho.
É preciso constatar o que mudou.
E ver se as pernas conseguem saltar
e viver o que se está reservado.
A saudade tem disso.
Faz correr para perto.
Faz a gente correr para não perder o momento.
Faz a gente sorrir por nada,
Apenas pela esperança...
Esperança...
Luiza Ricotta
Um começo de saudade
numa alegria crescente
o que senti em verdade
quando te olhei de repente
o céu encheu-se de estrelas
e enquanto eu sorria em calma
entraste pelos meus olhos
e foste ferir minha alma
instante que só conhece
aquele que se extasia
subindo na luz da prece
ou na asa da fantasia
hoje sofro duplamente
não há dor igual a minha
tenho as mágoas que me deste
mais aquelas que eu ja tinha
INEFÁVEL!
O sorriso opaco
tua mente rota.
Ah! Se soubesses,
do frio, da saudade,
ou entendesses
tal fio em verdade
às dores e prazer;
Imerso teu tempo
redime sofrer
e não vês;
Amanhã teu futuro
ou o viver
submerso obscuro,
perene n'alma
refuta o amor,
vil às lembranças
mórbidas reais
do teu ser, cruel
em desdita, ardor
e passado inefável.
SOBRETUDO SAUDADE!
Na memória
a lembrança viva
a correr, com o rio
manso, em sonhos, só.
A tarde contemplativa
viceja em crepúsculo
infinito arrebol.
O pensamento ondeia
pertinente ao sol;
O desejo ameno
faculta irreal,
o sabor da ternura
confisca a desdita
almeja aparato,
requer, conduta primata.
Corre o rio, o pensamento
canta a passarada
sopra o vento,
em silêncio; Ecos...
Floresce a juventude
no ínterim dos anos,
o temor invade
sobretudo saudade,
rege esperança
do querer real, quaisquer.
Depressa é o viver
consumido pelo tempo
abstrato, desmedido a correr.
Alvaro Sertano,do livro "Eu Poeta"!
