Texto sobre o Passado
Dizem que há proposito para tudo.
E que tudo tem seu tempo certo.
Há crentes na criação pelo pó.
Há estudos de que evoluimos por sí só.
Uma guerra entre ciência e teologia.
Mas nenhuma prova a existência da vida.
Como iniciou e pra onde eu vou ?
O X da questão talves não seja a pergunta em indagação.
Embora, nenhum estudo prova o porquê de tudo isso existir.
Há uma certeza em que todos vão concordar comigo, sim!
Passado e Futuro não existem.
Mas nos deram "o presente" em que podemos ser mais.
Esse "presente" tem o poder de evolução e criação.
evoluir dos seus erros passados e criar melhoras para seu futuro.
O "presente" é um "presente" dado a nós, use-o com sabedoria.
Algo a dizer sobre nós
Às vezes, penso em como seria te amar novamente, como seria mais uma vez te beijar, te abraçar, e sentir que, apesar de todos esses anos, o nosso amor ainda ficou guardado. Daí, lembro que escolhemos rumos diferentes para a nossa história.
Olhando para trás, percebo o quanto éramos imaturos. Não conseguíamos enxergar que o amor mora nos detalhes e no respeito. Você me machucou e eu não soube lidar com todo o caos que você deixou… Ok, eu também te machuquei e não imagino o caos que deixei. Hoje, não importa quem machucou mais ou menos. Sinto que é em vão discutir sobre isso.
Estamos vivendo nossas vidas e aparentemente sem mágoas. Já se passaram dois anos e pouco desde a última vez que te abracei, quando tomamos um vinho e demos boas risadas relembrando o passado. Nesse dia, parecia a oportunidade perfeita, mas depois percebi que não dá para colar um vidro quebrado. Foram tantas emoções naquele dia que não saberia descrever… Aliás, sei sim.
Quando vejo você chegar naquela esquina com um sorriso sem graça, meu corpo ferve de nostalgia. Volto anos atrás, quando nada importava, só nós dois. O frio na barriga, a boca seca, os olhos brilhando, as famosas borboletas no estômago. Minhas pernas tremiam, minha mão suava. Meu corpo inteiro entrou em estado de alerta, parecia que o meu grande amor voltaria para meus braços e acalmaria todo esse caos… Não foi assim e até hoje não é.
Foi triste perceber que você estava aqui e, ao mesmo tempo, tão longe. Seria impossível te abraçar e dizer que ainda te amo. Saber que estava na mesma cidade me tirou o ar, o sono e o apetite. Me vi em um lugar solitário e triste por alguém que não estava mais à minha disposição.
Me reorganizei e estou tentando acreditar que o amor pode ser vivido de outras formas e com outras pessoas, de formas diferentes. Porque o amor é isso: o cuidado, os detalhes, a vontade de ficar! O amor não nos completa, pois precisamos ser inteiros sozinhos.
Se bem que, aproveitar a vida ao seu lado foi uma das melhores escolhas que fiz ate hoje! nao passou um só dia sem que eu pensasse em voce
PSaindateamo!
sem a queda não se aprende.
*
Antigamente eu pensei, mas, só para pensar ser algo ou alguma coisa coerente. Então, rente ao portão me feri com as rosas e sangrei a bonança que não tinha, eram apenas os vestígios das bulas de remédios, deitei o precipício, choramingando. Assim me vi no autorretrato, formando frases impensadas, "e, achando-se ser importante sem ter nada.".
*
Ricardo Vitti
O importante não é o que temos, nunca foi e nunca será… O que vale é o que contemos em nós e isso nos define! Não falo só das coisas boas, das agradáveis vivências, das qualidades… Falo de tudo, o ruim que nos moldou e o bom que nos renovou. Tudo é válido!
Não podemos mudar o passado, somente transformá-lo em aprendizado! E lembrar que temos ainda tanto a viver… Muitos outros sentimentos e outros inesquecíveis momentos!
É nesse coquetel que mistura alegrias e dores na alma, que vamos nos transformando a cada ciclo, a cada etapa, avistando as setas na estrada, que nos indicam intuitivamente (ou claramente) para aonde ir.
Você é o seu interior e não precisa de opiniões alheias. Só você sente, só você vive, as suas dores, a sua vida! É só parar, fechar os olhos e sentir… Sentir orgulho de si! E seguir, não com o passado como fardo, mas como alicerce… Para o que ainda irá se tornar, vivenciar, experienciar.
Viver à Pressa
Flor que nasce na primavera,
Olho para ti, pareces tão bela,
Cesso o meu passo para te olhar
Até à noite te procuro ao luar.
Flor que ignora as garras do tempo,
A hora não passa enquanto contemplo
A cor que não te envergonhas de ser,
Até quando o mundo não te está a ver.
Flor que só vive do sol e da chuva,
Ouves tudo o que o vento murmura
E guardas segredo como se tua voz fosse,
Em estranha humildade que me sabe tão doce.
Flor que aos meus olhos perdidos é pedra,
Já não és novidade que o meu olhar espera,
Mas continuas sorrindo na sábia certeza:
Não é do olho que olha a tua beleza.
Flor que me observa enquanto eu passo,
Os meus olhos para ti já não têm espaço,
Inebriados bebem do que não interessa,
Não sabem sentir porque sentem com pressa.
Flor que está ao longe acredita em mim,
Um dia terei força para voltar ao jardim
E perceber que mais vale cessar o meu passo
Que caminhar errante sem à beleza dar espaço.
Maturidade é quando você não mais se decepciona, pois sabe que tudo está como deve estar, a única existência é o presente, como se decepcionar com o presente, só pode se decepcionar com o passado, ou com o futuro, o passado não existe mais, e o futuro nunca existira, o passado só pode ser relembrado no "presente" e o futuro é só uma imagem projetada no "presente" ... o caminho já é tudo, é o começo e o fim.
Kairo Nunes 09/09/2020.
Olhei pela minha janela e vi,
Levava os cabelos compridos molhados.
Um andar compassado e rápido, ritmado ao som da música que trazia no walkman pelos seus fones.
Aquela música devia ser com um ritmo alucinante pela forma que os cabelos pendiam de um lado para o outro naquele andar acelerado.
Tem o ar de quem não saber, nos seus jeans rasgados, nas botas de salto.
Não lhe vi o rosto, mas parecia arrogante, no seu andar e jeito de ser.
Parecia que o seu olhar não cruzava com o de ninguém a subir a avenida.
Quase a virar, onde os meus olhos deixariam de a ver, parou. Debrucei-me mais um pouco para ver a que se devia aquela paragem súbita. Uma criança tivera caído.
Subitamente aquela adolescente que parecia desalmada estava de joelhos a passar o seu lenço numa ferida no joelho do asfalto.
Os fones pendiam no seu pescoço e falava a sorrir num tom tranquilizador, assim parecia.
A criança levantou-se e sorriu, ela fez-lhe uma festa pelos seus caracóis.
Seguiram ambos os seus caminhos, a criança continuou a correr com o seu lenço amarrado no joelho, enquanto a sua sombra desaparecia na curva no mesmo passo compassado e ar despreocupado, assim parecia, assim parece.
Abri a janela e vi a distância que trinta anos trouxeram.
Uma imensidade de lenços e de sorrisos no coração que nem todos vêm e que não se faz questão disso.
Num ar despreocupado, de coração cheio, onde ainda teima que o mundo tem espaço para ouvir sua voz.
Levava os cabelos compridos e molhados, ainda os levo até hoje.
Rasgos
Por que me rasga pedindo gentileza?
O belo se foi, transbordou e ardeu...
Sabes que sempre fui sonhador e amante...
Agora sou silencio de uma casa vazia cortada pelo vento...
Resquícios do que um dia foram...
Marcas ficam, e são elas que nos batizam...
Quando visito meu passado, recordo que já amei demais...
Embora me esqueça de mim mesmo...
Sandro Paschoal Nogueira
A amargura se não tratada é como um câncer que aos poucos e sem perceber vai corroendo a alma da forma indolor até virar metástase.
Depois de enraizada só um milagre, uma profunda metanoia em que se decide perdoar e esquecer o passado e viver a vida longe das sombras da dor.
Quanto mais tempo, mais difícil pode ser.
Quanto antes entender o mal que se está alimentando dentro de si, menos penoso será o caminho de volta a sensatez de uma vida com paz interior, sem que lembranças do passado interviram no presente.
O futuro é a espera de algo
Ninguém sabe, só se projeta
Nele aspiramos nosso supostos sonhos, almejamos alcançar metas, mas é incerto
O passado é tudo aquilo que se fez
Se passa por ele, mas alguns fazem suposições
Pensam em como poderiam estar
Se não tivesses praticado alguns atos ou falado palavras amargas
Ninguém volta no passado, ninguém avança pro futuro
O que temos é o presente
Que é o resultado do ontem e o experimento do amanhã.
Se estagnardes no tempo, abalado pelos teus revezes, lembre-se que a cada segundo se reiniciam novas oportunidades.
Pense para frente, pois o passado esta morto, nada mais poderá fazerdes por ele.
Deste passado só aproveitamos as experiências, conseguidas com o sacrifício das derrotas.
(Teorilang)
Gostávamos da casa porque, além de espaçosa e antiga (hoje que as casas antigas sucumbem à mais vantajosa liquidação de seus materiais), guardava as recordações de nossos bisavós, o avô paterno, nossos pais e toda a infância.
Habituamo-nos, Irene e eu, a permanecer nela sozinhos, o que era uma loucura, pois nessa casa podiam viver oito pessoas sem se molestarem. Fazíamos a limpeza pela manhã, levantando-nos às sete, e pelas onze eu deixava a Irene as últimas peças por repassar e ia à cozinha. Almoçávamos ao meio-dia; sempre pontuais; então não ficava nada por fazer além de uns poucos pratos sujos. Era para nós agradável almoçar pensando na casa ampla e silenciosa; e em como nos bastávamos para mantê-la limpa.
Sou "guardadora" do incompleto.
Coleciono histórias, contos, poemas e
livros que nunca terminei.
Estão todos pela metade,
guardados onde nem sei.
O incompleto é essa peça rara,
componente de mim.
É a beleza do imortal,
do que não se conclui porque não tem fim.
Mas daqui para frente é com o futuro, com
os pedaços que há de vir.
Quanto as minhas metades, deixei o vento levar.
Elas são sementes, que solo puro, há de cultivar.
Agora é com o futuro,
com o adubo que há de fortificar,
com a chuva que há de vir,
e com o sol que há de brilhar.
Eu sou metade de todos,
de quem foi e de quem quis ficar.
Sou semente com tempo certo para germinar.
Agora é com o futuro. Tenho que esperar.
E quem sabe o solo seja fértil,
o sol seja sensato,
o clima propício, chuva corriqueira.
Quem sabe de metade, eu não passe a ser inteira!
(Grãos ao vento/ Fernandha Franklin?
Sempre singular comigo...
Eis que ressurge...
Saindo de mim feito enxurrada...
Tanto erro passado...
O que nunca foi perdido...
Mas que sempre é reencontrado...
A vida não explica...
Nem sob medida...
Queria não ser um perigo...
Fazer nada escondido...
Do pecado que cometi...
Ser o alvo escolhido...
Quem não me conhece...
Que me procure...
Que me encontre...
Que me espere...
Talvez não tenha acabado...
Talvez esteja só começando...
As coisas lá do céu...
Sandro Paschoal Nogueira
Hoje escrevemos cartas para ninguém.
Passamos horas e horas escrevendo textos ao vento.
As palavras vão se perdendo enquanto imaginamos se alguém chegará a ler.
Não existe mais um endereço e muito menos um amor.
Talvez um desabafo para lugar nenhum em um tempo qualquer.
Mas mesmo assim escrevemos.
Talvez seja a saudade de um tempo que palavras faziam sentido.
Um tempo onde o pensar era virtude.
Mas bem, mais uma carta ao nada, que talvez encontre um alguém que faça sentido.
Às vezes, lembrar dói.
Magoa... faz sofrer.
Vontade louca de correr e correr.
Pra trás a tristeza deixar
Viver um eterno ressonar.
Um passado descolorido
Uma luz frouxa
pra trás tão no pretérito abandonado.
Sonho louco.
Olho-me no espelho.
Olhar magoado.
Vejo marcas e machucados.
Cicatrizes feias e fundas.
A vida tem estado
– no que se refere a mim –
o tempo todo nas mãos com um relho.
Eu tento
Eu tento parecer normal.
Mas o que dissimulo é totalmente anormal.
Eu tento não parecer insana.
Mas minha insanidade beira o caos.
Eu tento ser forte e firme.
Mas medo é o que me define.
Eu tento ser a rosa de alguém.
Meus espinhos ferem a toda a gente, porém.
Eu tento... tento... e tento.
E de tentativa em tentativa,
loucamente,
eu vou morrendo.
Eu tentei... eu tentei.
Aquela lembrança
Retornou como um antigo erro aquela lembrança.
Corri pela areia da praia para esquecê-la.
Coloquei óculos escuros para não vê-la
Mergulhei no mar para afogá-la.
Redimensionei-me.
Fiz-me pequena...
Corpo decomposto...
Fiz tudo o que podia pra daquela lembrança não sentir mais o gosto.
Retornou... simplesmente retornou.
e fustigou-me.
Seu mau humor logo de manhã irá estragar sumariamente
este teu novo dia.
Normalmente isto é fruto do péssimo dia anterior, onde as coisas
foram mal para você.
Porém tal situação já ficou no passado, não desperdice esta nova
oportunidade que se oferece para você.
Está aí à sua disposição um dia inteiro para ser lapidado com todas
as ferramentas das experiências anteriores.
(Teorilang)
Olhei pra trás outra vez
O que eu vi?
Eu não sei
Esses olhos refletem o céu?
De onde vem essa cor profunda?
Profunda como mar
E carregam histórias que te fazem recitar
Recita a beleza e inspira
Quase posso compreender
O reflexos desses olhos
São a saudade que teima em te doer
- Sobre sua saudade