Texto sobre Medo de Mario Quintana
Sabemos bem que as grandes angústias do homem do homem provem do medo, o mais antigo dos nossos inimigos, o inimigo permanente: é o medo que faz o homem temer as mudanças, ainda quando as reconhece como inevitáveis; o medo faz criminosos, algozes, torturadores, quando os homens são pequenos; e profetas, heróis, mártires, quando os homens são grandes; leva, também, a uma tendência à acomodação que se caracteriza muito pelo horror à agitação, ao debate, à controvérsia, à divergência. Ora, a cultura está estreitamente ligada a tudo isso, à agitação, ao debate, à controvérsia, à divergência. Se estudarmos a História, mestra da vida, como escreveu alguém, e a citação é lapalissada inevitável, verificaremos, embora com aborrecimento de muitos, que as épocas fecundas não foram as épocas de calmaria, mas a de agitação
O medo de abandonar as frustrações, os traumas do passado, as correntes negativas das tradições e a ansiedade das incertezas do futuro, tem arrastado muitas almas ao aprisionamento emocional e físico, longe de celebrar a verdadeira liberdade para sentir uma nova vida, abençoada, bem-sucedida e feliz.
Eu gosto de garotas, então quando escuto as garotas do vestiários da natação falar de garotos, me sinto deslocada. O cheiro dele, o corpo dele, o sorriso dele. Não comigo, admiro uma garota não só por corpo, eu quero saber dela, quero ver seu gosto musical. Se gosta de rios, flores ou se odeia. Quero poder falar que sou Lésbica sem ter medo, quero ter coragem de elogiar uma menina, mesmo assumida, sinto que meu lugar não é aqui, eu não quero ter medo de amar uma garota.
No passado politico brasileiro, a esquerda era comunista ou socialista. Hoje é ilegal, ladra, corrupta e abusiva em nome de uma boa democracia. A falta de instrução, de valores morais e de básicos princípios humanitários distorcem o pluripartidarismo de outrora em justificativa arbitraria para atos criminosos e vergonhosos sem autoria, responsabilidades e punição. E o pior que a justiça, a igreja e a população acovardada se calam. A justiça, por que tínhamos constituição, códigos e judiciário. A Igreja por que ainda somos a maior nação católica do mundo. A população que tinha por porta-voz legitimo da verdade a imprensa falada, escrita e televisiva, amordaçadas por anúncios governamentais ou empréstimos vencidos, não possuem mais liberdade.
Não tenha medo de amar novamente porque alguém brincou com você, lembre-se que você deu o seu melhor e quem perdeu foi a outra pessoa, não você! Não faça parte das pessoas que vivem no mundo doente, onde amar e demonstrar amor é sinal de fraqueza, faça parte do amor, diga que ama, que sente saudade, aproveite cada segundo pois não sabemos quando será o ultimo dia.
Ainda há lágrimas em teus olhos!.. Sonhos devastados... Dolorosas lembranças do passado... Resquícios de dor e medo... Planejastes uma linda história mas o destino mudou todo o enredo. E na quietude destes dias frios se desvelam todos os segredos da tua mente através de teu corpo cansado! E na noite mais escura da alma, o que você tanto temia foi o que permaneceu forte ao teu lado! - Pois o que temias tanto na verdade, não era teu inimigo; era o teu único aliado... Vozes pairam incessantemente dentro de tua mente Condenando-te por algo que já não sabes se é certo ou errado! Sentenças injustas! Verdades ocultas! Solitárias lutas!.. Permanecendo fiel a ti mesmo entre tantas tormentas vês que ainda nem tudo está acabado! Há invisíveis lágrimas em teus olhos, mesmo no esboço deste teu sorriso quase apagado... - Na vã tentativa de fingires que tudo vai bem! Ainda há lágrimas em teus olhos!... Lágrimas sobre a tua triste face bela e nua! Lágrimas ... Lágrimas ... Lágrimas que já não são somente tuas...
O medo que impomos direta ou indiretamente aos nossos inimigos é bom quando gera respeito pelo poder que acreditam que temos, mas torna-se perigoso quando este medo é excessivo, porque pode gerar ataques altamente perigosos e até mesmo mortais e inesperados quando chegam ao desespero e aí aqueles tidos como pequenos inimigos ou desafetos podem se tornar mais perigosos que aqueles que detém grande poder e riquezas.
O medo ajuda, mas a covardia atrapalha. Sentir medo serve para nos proteger de coisas e situações ruins para nossa vida. Porém o medo demasiado é covardia. A covardia impede de conquistar os nossos objetivos. Portanto, pode-se dizer que o medo é importante para a sobrevivência de qualquer ser, mas a covardia atrapalha a evolução, principalmente a humana.
O que ser realizado pois eu acho que ser humano ganancioso e essa realização nunca vai está completa pois logo ele. Vai achar outra e outra para se manter realizado a casa instante será que Samos escravos das nossa realizações pois nunca estamos. Realmente completos pois muito falam que estão realizando mais nunca completos
MEDO é o sentimento que existe em todos nós, não há um ser que não tenha sequer algum MEDO que os intimide. No entanto, não interessa de que ponto origine-se, temos que conseguir enfrentá-lo para pudermos eliminá-lo de nossa mente. Isto posto, é pertinente compreender o que está te provocando algum temor, pois existem medos que nos impossibilitam realizar atividades que adoraríamos. Portanto, temos que vencer o MEDO e dispensá-lo de nossas ideias, para desfrutarmos a vida com efetividade.
Ansiedade é sentir um frio na barriga, no peito uma explosão, o chão fica molhado por uma goteira na mão, um nó na garganta travando a respiração, falta de ar, parece até sufocamento, a mente fica a milhão, um carnaval nos pensamentos, dor muscular, aí você pensa que acabou, mas neste jogo, tudo apenas começou.
Medo não é frescura, é real. O fato de você não sentir não significa que não exista ou que é coisa da cabeça do outro. O medo é um sentimento negativo poderoso que paralisa o raciocínio e transforma as mais insignificantes sombras em monstros assustadores e de proporções alarmantes. Diante do medo nos sentimos vulneráveis, impotentes, pequenos e desprotegidos. Não subestime o medo dos outros só porque não faz sentido pra você.
Nós vivemos em uma sociedade que acha que o cargo e a patente a torna maior do que os outros. E por isso se sentem no direito de pisar, humilhar e massacrar as pessoas. Mas na verdade, essas pessoas são apenas vazias e tristes. E por isso tentam diminuir os outros para que fiquem do seu mesmo tamanho.
Não existem garantias. O medo tenta prever tudo, quer segurança absoluta — mas nunca é o bastante. Já o amor aceita o risco. Ele não precisa de certezas, porque entende que o controle é uma ilusão. No fim, a diferença está no olhar: com medo, tudo é ameaça; com amor, tudo é possibilidade.
Você me contou a única coisa que eu não poderia ouvir, agora me vejo guardando a sete chaves o segredo que me dói a alma. Por certo, sufocarei em minhas confusões, mas jamais contarei sem que antes você exponha ao mundo. Suponho o por que me fui ao teu encontro, por que busquei me afogar em teus olhos, por que insisto andar em círculos, se sou apenas um quadrado.
Sabe, o bem, o verdadeiro bem, para mim é a não destruição, a criação, o aperfeiçoamento, o companheirismo, a solidariedade, o amor (que é a solidariedade; pessoas que se amam se ajudam, ajudar para ver o bem do próximo, daquele que você ama), mas quando me deparo com algumas religiões fico angustiado, como o cristianismo, pois conheço pessoas incríveis que de acordo com esses religiosos irão para o inferno, só porque não servem a Jesus, não o aceitando como salvador, não acreditando que ele é o filho de Deus, e algumas outras coisas.
Eu vejo Deus como um amigo, não com alguém que se eu discordar tenho que temer seu poder, não gosto de um Deus semelhante ao Kim Jong-un - o Líder supremo da Coreia do Norte - que faz o que dá vontade e todos devem glorificá-lo e obedecê-lo pois caso assim não façam, serão punidos severamente.
Sendo sincero, nunca pensei em Deus como uma entidade, uma pessoa tirana que deve ser temida ou mesmo que só ajuda em troca de algo, mas como alguém que vê seu esforço e reconhece os seus méritos de suas conquistas, como alguém que está lá e diz: Parabéns! pelo seu esforço você conseguiu evoluir e ter o que tanto queria. Vejo Deus como um amigo e não um rei, não enxergo Deus, os céus ou seja lá o que for como uma monarquia absolutista, mas um lugar onde somos realmente livres, nesse lugar não praticamos o mal pois já evoluímos espiritualmente a ponto de perceber que isso é ignorância e não nos traz satisfação o ato da maldade.
Há tempos que meu Titanic afundou, e o oceano é fundo demais para que eu consiga tirá-lo sozinho. Quanto tempo desperdicei esperando tê-lo de volta, quanto tempo esperei que salvassem meu Titanic, quanto tempo acreditei que entenderiam que não o afundei de propósito. Agora, enfim, vejo que a cada dia, ele se enferruja mais nas profundezas do escuro, e não sei quanto tempo vai durar sem mim, ou, quanto tempo vou durar sem ele.
As circunstâncias me dizem todo dia que "não", mas teus olhos conseguem gritar mais alto, tão alto a ponto do "sim", se materializar em som. Por vezes, tentei esconder no baú do desinteresse e fechar com a chave do silêncio, mas meus olhos também me denunciam. Guardamos tão bem um para o outro esse segredo, mesmo que eu saiba do seu e você do meu. Espero um sinal maior, mas ele nunca virá, pois, enquanto espero por ele, você também espera por mim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp