Texto sobre Egocentrismo
Como um filósofo que analisa há décadas o mundo, compreendo que o transtorno narcisista é uma disfunção inerente ao ser humano que já é mau, no entanto, isso é intensificado ainda mais pela sociedade capitalista liberal e pelo Imperialismo, por meio do individualismo burguês. Sendo assim, é algo que devemos aceitar que existe, já que as únicas formas do mesmo ser extirpado completamente seria uma sociedade sem classes, com um Transumanismo aplicado totalmente numa sociedade do comunismo, ou através de um apocalipse cristão. Portanto, não tenham ilusões.
Há pessoas que estão sempre querendo tirar o que é seu, tentando passar na sua frente, mesmo quando você está fazendo algo que não é de interesse delas. Essas pessoas insistem em se meter na sua vida apenas para ter o prazer de pensar que vão te "superar". Como diria a personagem de humor Filó: "Ooohh, Coitado(a)!".
"Vivemos em um cenário onde ser visto parece ser inconsistente de existir, mas é nesse vazio da superexposição que nos perdemos, criando personas que nos distanciam de nossas desvantagens, enquanto a ansiedade de ser o melhor nunca desaparece, nos tornando reféns de uma identidade que não é nossa." – Dan Mena.
"Quando somos consumidos pela necessidade de agradar, a nossa própria essência começa a se diluir, como se cada expressão de nossa individualidade fosse submetida a uma avaliação constante, nos tornando espectadores de nossas próprias vidas, enquanto outros nos observam de suas telas." – Dan Mena.
O narcisista usa várias formas de manipulação com suas vítimas. A mais comum é atribuir a elas a culpa pelo comportamento desrespeitoso dele. Não pense que poderia ter sido diferente se a tua reação à falta de respeito dele tivesse sido outra. Independente do que você faça, ele vai sempre dar um jeito de culpar você. Não se engane: O narcisista é como um dado viciado. Não importa quantas vezes você o jogue, o resultado vai ser sempre o mesmo.
