Texto sobre Educação

Cerca de 1249 texto sobre Educação

Nem sempre a justificativa é vista como manobra para se defender de um acontecimento, mas mostra ao acusador que mesmo não tendo feito nada, a sua verdade é maior que qualquer fato importuno que possa o prejudicar, e quando se trata de injustiça a verdade na defesa é a unica forma de provar que sua consciência esta mais limpa do que nunca.

Inserida por thiagoherinch

No processo educacional, há aspectos humanos que devem ser levados em consideração, tais como nível de desenvolvimento, maturidade, liberdade, motivação, postura, valores, ética, obediência e capacidades; disposição para aprender e ensinar, identidade pessoal e criatividade, hábitos e costumes.

Inserida por OswaldoWendell

Um verdadeiro projeto de nação, entre outros valores, considera quem trabalhou e trabalha; prevê cuidados relativos à saúde de seus cidadãos. Onde existe um projeto de nação há cuidado e promoção da coisa pública: planeja-se, avalia-se, investe-se, executa-se, acompanha-se criteriosamente os projetos. Quando há excelente compreensão do conceito de nação, os dirigentes promovem a proteção dos cidadãos e a educação constitui prioridade absoluta. Onde não há um projeto de nação, a corrupção encontra terreno fértil.

Inserida por OswaldoWendell

Ser artista no Brasil não é uma escolha digna de profissão e sim uma situação sem solução, um desafio insano, uma teimosia que nunca termina, um mau estar na contra-mão de tudo que sempre foi provincianamente certo e normal.Ser artista no Brasil, não é para todo mundo é só para quem acredita em utopia, sabe viver na nevralgia do pouco, respira a vida todas as manhãs e traz consigo um belo sorriso largo pois só pensa alucinadamente, com o coração.

Inserida por RicardoBarradas

A gratuidade enfraquece a vontade, porque nivela todos por baixo! A abundância, o excesso, a facilidade, roubam a dignidade, porque tiram o valor das coisas. O governo oferece o estudo gratuito, e isso tira a vontade de estudar. A dificuldade desenvolve tônus no caráter. E como se não bastasse, agora a escola é de tempo integral: o mais educação: mais isso e mais aquilo, exagero! E a EJA e outras modalidades condensadas privam os jovens da espera, treinado-os para a impaciência.

Inserida por Kllawdessy

O Brasil só terá um bom governo soberano para os próximos anos e com representantes mais comprometidos com a realidade nacional nas próximas eleições com um maior investimento na educação, na cultura e na cidadania. Sem isto os nomes mudarão sim, mas a ciranda da corrupção entre os poderes e o flagelo social de uma nação miserável e ignorante, permanecerá.

Inserida por RicardoBarradas

Quando um filho toma consciência da própria existência, seus pais já tiveram muita oportunidade de incutir em sua memória desejos saudáveis e comportamentos admiráveis. Mas, muitos negligenciam a chance de influenciar maravilhosamente a vida dos seus descendentes. Os pais que geram devem ser os mesmos que educam!

Inserida por Joacilluis

A maneira tradicional de aprender e ensinar no Brasil é o enciclopedismo raso e dogmático. É como se o objetivo do nosso ensino fosse transformar crianças brasileiras do séc. XXI em crianças francesas do séc. XIX, nós precisamos de uma educação radicalmente diferente, analítica, capacitadora e dialética, uma educação que apresente cada disciplina de pelo menos dois pontos de vista contrastantes. O objetivo não é decorar a enciclopédia, o objetivo é adquirir as capacitações de análise e de síntese.e libertar a mente.

Inserida por ferreira_istvan

Professores de Língua Portuguesa - utilizem os sonhos dos seus alunos para produção de texto e ensino de gramática em sala de aula. Primeiro, solicite que tragam escrito, manualmente, o relato daquilo que sonharam na semana, no dia anterior ou algum sonho que os tenha impactado. Depois, escolha na sala alunos-revisores do sonho e por fim, discuta e debate os sonhos que forem possíveis nos 50 minutos de aula. Vocês estarão valorizando a história subjetiva dos seres humanos que constróem o mundo junto com vocês em sala, poderão conhecer os alunos e seus comportamentos e finalmente, terão material para ajudá-los em seus desafios para equilibrar suas personalidades. Vamos nessa?

Inserida por Acirdacruzcamargo

Se viver é substancialmente uma atividade cognitiva, não há como não admitir que toda aprendizagem é um processo que acontece no organismo vivo. Aprender é sempre uma atividade corporal. E já que os corpos são, em tudo e a todo momento, movimento e expansões na finitude, todo conhecimento leva essa marca do finito. Nossa completude máxima ocorre na finitude. Sonhar em sair dela, ou alcançar uma totalidade que a supere, é o desejo de um além cujas manifestações nunca saem do aquém

Inserida por pedro_paulo_soares

Idealmente, o que deveria ser dito a todas as crianças, repetidamente, ao longo da sua vida escolar, seria algo como isto: «Você está no processo de ser doutrinado. Nós ainda não fomos capazes de desenvolver um sistema de educação que não seja um processo de doutrinação. Lamentamos, mas é o melhor que podemos fazer. O que estamos te ensinando é um monte de preconceitos atuais e de escolhas desta cultura em particular. Uma pequena olhada na História vai mostrar a você o quanto eles são temporários. Você está sendo ensinado por pessoas que conseguiram se acomodar a um regime de pensamento que foi desenhado pelos seus antecessores. É um sistema de auto-perpetuação. Aqueles de vocês que forem mais fortes e individuais que os outros serão encorajados a sair e a encontrar formas de se educarem a si mesmos – a educarem seus próprios julgamentos. Aqueles que ficarem têm que se lembrar, sempre, e para sempre, que estão sendo moldados e modelados para se encaixarem nas necessidades estreitas e particulares desta sociedade».

Inserida por pensador

Me incomoda a falta de liderança, de homens e mulheres na UEPG que tenham coragem de liderar processos de mudança, enfrentar o autoritarismo, a monarquia reacionária, o conservadorismo pedagógico e político imperante na condução da mesma. Os líderes que surgem são ocasiões, messiânicos e a menor derrota, infantilmente se retiram do front, passando a viver às custas da vitimização. Levantai-vos!

Inserida por Acirdacruzcamargo

A violência contra os professores é fruto de uma sociedade amplamente desestruturada e doente, que vilipendia os agentes fomentadores do seu próprio desenvolvimento. Para o Brasil ser um grande país e não apenas um país grande, invariavelmente deverá investir na qualidade da educação e no reconhecimento dos educadores. Uma nação que subestima o valor da educação restringe os seus progressos futuros.

Inserida por LazaroGomes

Não existe a menor possibilidade da implementação de um verdadeiro e maduro programa anti droga em qualquer estado brasileiro se não for criado pelo menos um centro de referencia e pesquisa toxicológico estadual para dar apoio cientifico em tempo integral aos profissionais das áreas de saúde publica e privada nas diversas e crescente emergências medicas toxicológicas da população, cada vez maior de usuários, que a cada dia usam substancias entorpecentes bem diferentes.Em uma visão estrutural só haverá mesmo o inicio de uma programa nacional contra as drogas quando existir uma interlocução pratica e efetiva entre as secretarias de educação, de saúde, de justiça e dos diversos órgãos de segurança publica.Todos com uma mesma visão, uma orientação cientifica e concorrendo em uma mesma direção.

Inserida por RicardoBarradas

Os pais que se dizem modernos, estão precisando urgentemente aprender o poder da palavra Não... A aprender hierarquia, demonstrar aos filhos que não são iguais, e sim que existem pais e filhos, e os filhos obedecem e respeitam e não ao contrário, como certas novelinhas de tv andam ensinando... Esta faltando princípios básicos nas famílias, como educação, respeito, demonstrar caminhos do bem e principalmente Deus. E umas palmadinhas nunca fez mal a ninguém...

Inserida por valdirventuri

A classe dos professores é desvalorizada no cenário atual da nossa sociedade sendo que em diversos meios de comunicação as pessoas caçoam, inclusive os próprios estudantes. Isso me deixa chateado enquanto educador, pois não se pode generalizar, afinal existem educadores brilhantes que se preocupam com seus educandos visando uma educação de excelência. Porém quando me deparo em reuniões compostas por pessoas, formadoras de opiniões, responsáveis pelo futuro do País que não conseguem se manter em silêncio para ouvir o próximo, tenho que concordar que as severas críticas anunciadas não são tão severas assim.

Inserida por nelson_junior_1

Vejo a arte e a cultura muito mais que substratos de identidade. As vejo como novas plataformas para a linguagem da filosofia publica edificante na diminuição das diferenças, na correção das distorções históricas sociais e mesmo um dos mais abrangentes meios e veículos na promoção da felicidade.

Inserida por ricardovbarradas

Não construo pontes ou prédios, não salvo vidas por meio de cirurgias, tampouco atuo em um tribunal argumentando pela inocência de alguém. Mas, construo valores e conhecimentos de forma que os estudantes possam se direcionar e escolher para seus projetos de vida, todas as demais profissões. Sim, sou professor.

Inserida por DIOGODIEDRICH

Ontem na "Cantata do natal" na escola, ouvi de um aluno: — "Este é o Claudeci não precisa respeitar ele." De um aluno reprovado se espera tudo. Não fiquei chocado, mas queria dizer isso para você, talvez aprenda algo sobre caráter e educação familiar. Assim se explica também o medo da escola em reprovar aluno.

Inserida por Kllawdessy

A falta das politicas publicas educacionais e culturais efetivas geradoras de bons sonhos existenciais a médio prazo e a crescente escassez de oportunidades profissionais, incentiva de forma injusta e equivocada a falsa felicidade e realização pessoal de vida, para as meninas pela maternidade precoce. São elas esquecidas órfãs sociais em um papel despreparado de irmãs-mães, cada vez mais cedo que dificilmente conseguem dar prosseguimento de vida. O agravamento desta situação, não para por aqui pois em poucos anos e muito mais desesperador, pela invisibilidade de uma crescente população geração abandonada de meninas mães e filhos sem pai, via o fomento culposo institucional de ausência politicas preventivas e de programas educacionais da maquina publica, contraporá uma mão de obra cada vez mais barata, farta e fácil, desqualificando a virtude da vida para toda uma sedenta marginalidade crescente e cada vez mais dominante, aliciadora e impositora de uma falsa felicidade efêmera e imediatista de consumo fácil, tão presente nos grandes bolsões de miséria urbana nas periferias sombrias das grandes cidades deste nosso tempo.

Inserida por ricardovbarradas

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp