Texto Reflexivo sobre a Vida

Cerca de 4272 texto Reflexivo sobre a Vida

No alçar dessa caminhada
Nada tenho.
- Nem ninguém.
Apenas a morte e a vida.
Minhas duas únicas certezas e amigas.
Elas me lembram do intervalo a cumprir.

Tudo tem um início e tem um fim.
É cíclico.
Essa fonte de vida misteriosa e intrigante
É que nos motiva nessa busca vazia e incessante.
Mas o que é viver?
O insano.
Sobreviver ao delírio da realidade.
Suportar esse terrível engano.
Uma viagem sem passaporte, não premeditada, ao qual tivemos que nos submeter.
Mesmo sem querer.
O nosso desejo é o último a ser ouvido. Desde o instante em que nascemos. Então, por que devíamos aceitar que a vida seja para isso?
A realização egoísta de meros desejos insaciáveis, que nunca conseguimos satisfazer?
Eis a sábia atitude de aceitar desde o princípio o sofrimento com resignação, pois em si está a sua força, é na humildade que reside toda a convicção.
Por que devíamos tanto nos importar? Se a chuva que molha vai embora, escorre no rio para nunca mais voltar?
O tempo passa e a gente envelhece, mas só ficam as lembranças, a dor se esvai. Por isso é melhor fazer com medo, do que se arrepender de nada ter feito.
Lembra-te de não se deixar ser governado por suas emoções, e sim por teus pensamentos e, posteriormente, por suas ações.
Pois o que sentiu você não lembrará, só o que deixou de fazer, e portanto agora deixará partido o seu coração. Só o que importa é o agora.

Inserida por bittencourtlarissa

Estrada
Uma estrada longa e de curta duração, que me faz lembrar dos estilhaços em meu coração, talvez por ela eu andarei sem a certeza que no fim dela chegarei.
Sem rumo, sem direção, igual à um cantor que não consegue compor sua canção, ela é bonita ao redor mas traiçoeira para quem à percorre, se não tiveres cuidado uma sútil lágrima pelo seu rosto escorre. Ser forte não é para todo mundo e o amor é uma fraqueza, se fordes fraco se machucará com toda certeza.

Inserida por Tete2021

Espero que valha a pena abrir mão de algo duvidoso e valioso... ficando estagnado já que seus valores te torturam todos os dias te questionando onde está você, aquele você que possui conceitos, moral, ética, honra e todos outros valores que você próprio criou e empregou.
Não sei se tudo isso vale algo tão singular, mas está resposta quem dará será o tempo, e ele não terá piedade em expor aquilo que poderia ter sido... Na verdade ele é oque mais aguarda este momento. Talvez com uma gana de vingança por não ter havido coragem para seguir um caminho duvidoso.
Desde já, prepare-se para a resposta...

Inserida por AlanErnesto

⁠Águia voa com águia!
Eu não tenho tempo a perder com pardal...
E se você não entende isso, você vai chamar muitos de amigos e essas pessoas vão ser as mais tóxicas na sua vida.
Costumo dizer que o ápice da felicidade é quando você consegue se sentir feliz com a felicidade do outrem, sem que essa felicidade possa lhe beneficiar diretamente.
Se a felicidade do outro não lhe causar um sentimento de ofensa e você se sentir feliz, você é Feliz!!!
Águia voa com águia!!!
(Jony Zifer)

Diante de certas coisas, levamos um murro na cara e um estalo. Percebemos num susto o quanto a vida é frágil, rara, única, que daríamos tudo pra voltar um dia atrás, ou alguns muitos dias atrás, que a maioria das coisas que pensamos ou nos preocupamos é tudo bobagem, que o essencial muitas vezes passa despercebido...que fazemos planos englobando coisas banais, e que raramente fazemos o que queremos por medo, ou insegurança de simplesmente VIVER. Ser autêntico. E quando vemos passaram-se muitos dias. Estamos sempre acomodados no presente, imaginando um futuro melhor, e dias melhores.
Mesmo nesses momentos, na maioria das vezes o máximo que fazemos é postar no facebook nossa descoberta e percepção pela vida. Mas ela segue, e muito igual como sempre.

Inserida por lskato

Chega uma fase em nossa vida que o céu é nosso teto...
Mistério!
Com pés descalços pisar em solo árido é nosso chão...
Calos do destino bate em compasso no coração!
Como abrigo de nossa alma uma armadura que aos poucos se desprende no ar...
Deus em nosso silêncio nos soprando a Paz!

Inserida por Lulena

Castelo de Sonhos

A menina até hoje brinca com a boneca de pano, e com seu sorriso indulgente desabrocha no Jardim da vida pétalas
em flor...
Em seu castelo pueril observa agora atentamente suas mãos enrugadas e as marcas de expressão em seu rosto que ficou...
Mas ela continua sonhando e acha que o tempo não passou...

Inserida por Lulena

⁠Quando se passa em frente a um espelho e vê teus olhos vermelhos de tanto chorar, olheiras gigantescas de tanto noites virar, teus olhos sem vida alguma já sem amor algum pra dar.

É ai que não se reconhece mais aquela criança feliz e animada que já foste um dia, agora só uma casca tentando conquistar mais um dia.

Inserida por Pedro_Santos_2004

Dual


O bom da vida é viver num lar sem paredes, com teto solar e com suas fundações em cima de uma rocha,

Através do reflexo do espelho caído no meio da floresta o sol brilha e ilumina as flores e as borboletas ao mesmo tempo que sua sombra revela uma paisagem de galhos finos e as folhas secas caindo lentamente e se espalhando pelo ambiente,

A uma dualidade e beleza entre o que é exposto para todos e o que é visível apenas para o que está dentro do nosso cantinho mágico e bem guardado.

Inserida por Ricardossouza

'MAR... '

Nos extensos mares somos barcos naufrágios. As muitas correnteza [des]favoráveis sempre deixam ranhuras. As salinizadas águas com o tempo deixam cicatrizes. A dilaceração é perceptível com o tempo e o tempo é um desastre.

Vedar as fendas que surgem apenas prolonga o que de fato já se escreveu. Deixar o barco correr ou manter-se agitado? Há os que preferem a resistência, a mágoa de tentar subir as correntezas rumo às suas expectativas. Outros apenas flutuam. São levados pelo mar com aparente satisfação e ócio.

Mas sabe-se: todos querem um porto a qualquer valia. Chegar àquela luz que tanto brilha. Manter seguro a estrela que tanto se admira. Uma. Várias. O que vale é a energia. Flutuar sob as águas imensas. Belas. Delirantes. Mas com seus desafetos e sujeiras.

Com o tempo aprende-se a aceitar o extenso mar à nossa frente. Não importa como ele seja. Um dia nos levará para onde não queiramos. A tração que se tem é apenas temporada. Ajuda, mas não é duradouro.

A visão desse mar é fantástico. Inacreditável. Surpreendente. Nele todos movem-se sempre rumo ao desconhecido. E o tempo há de naufragar aquilo que tanto procuramos. Tempo? Não! O mar... essa coisa sombria e nefasta.

Inserida por risomarsilva

### A ESTRADA NÃO TRILHADA II ###

Em noites de silêncio, onde as sombras dançam,
Penso nas trilhas que a vida não me fez passar.
Decisões guardadas, sonhos como pássaros engaiolados,
Há uma caixa de Pandora dentro de mim, em silêncio...

Os risos que não ecoaram pelas colinas,
Amores que se desfizeram antes mesmo de florescer,
O tempo perdido, entre incertezas e convicções,
Cada escolha que hesitei, me trouxe até aqui...

Se a vida tivesse outro percurso, outros ventos,
Será que encontraria mais paz, mais serenidade?
Ou seria um espectador de uma outra existência,
Ainda buscando o verdadeiro sentido do ser?

As sombras das vidas não vividas me perseguem,
Ecos de um passado jamais realizado, sussurrando.
Mas no destino que escolhi, encontro pedaços de paz,
Aceito as imperfeições que me moldaram, com gratidão...

A vida, com suas incertezas e suas belezas,
Não pode ser domada, moldada ao nosso querer,
Mas pode ser apreciada em sua essência plena,
Encontrando beleza em cada dia, em cada amanhecer...

A aceitação do agora, com suas alegrias e dores,
Permite que eu viva plenamente meu mundo interior.
O futuro é uma página branca, pronta para ser escrita,
E cabe a mim preenchê-la com experiências e amor...

As vidas não vividas são mistérios guardados,
Mas a vida que escolhi é profunda, verdadeira.
E em cada segundo que passa, encontro razões
Para seguir adiante, buscando o sublime no mundano...
--- Risomar Silva ---

Inserida por risomarsilva

'A DOR DA FELICIDADE'

Essência e suor diário no rosto. À medida que o tempo passa, a magia da mágoa vai aumentando. Arraigando na alma como germe. Pouco a pouco ele perde origens, coisa que outrora nunca ganhou. Tempo devastador. E as dores da felicidade só exacerba seus dias...

Ele gastou décadas para um emprego promíscuo, sufocador. Derramando condolências tijolo a tijolo. Para que prédios ou uma casinha de papel com seus odores? A felicidade tem um preço: busca incessante. Seja lá onde for, seja lá com quem for. O peso será sempre intenso, talvez o mesmo, balanceador. Só temos que minimizá-lo e colocá-lo no bolso e andar sorrindo como se não tivéssemos...

Não adianta mais parar o tempo. Parar no tempo e olhar bobo para o passado/futuro. Ficar obeso, fazer academia, ter mais tempo com os amigos/família. A felicidade estará trazendo suas dores, cultivando seu preço. Misturado a compaixão e um punhado de tragédia, cada pessoa sufoca-se na felicidade que tem ou morre na infelicidade...

Inserida por risomarsilva

⁠Sentado sob uma pedra, ele olha o rio majestoso [Tapajós], com suas curvas e maravilhas, e fica pensando na vida. Carregando uma dúvida desde criança que aperta o peito desde sempre. E percebendo tudo que o envolta, todos os dias repetitivos, todo o tempo que passara [e passam] nos olhos tão rapidamente, parecendo o hoje que o abarca, ele ver várias reflexões...

- Qual a finalidade de tudo isso? Bilhões de pessoas que existiram, outras que ainda carregam seus caminhos para um aquém nada absoluto. E ele lá, observando o tempo passar a sua frente. O rio fazendo sua trajetória, sua rotatividade, como se fosse amaldiçoado para isso. No inverno, correntezas destrinchando vidas, no verão, águas quentes, sem sombras para aqueles que procuram relvas...

A pretensão dele desde crianças [adolescente] era a felicidade. Sem demagogia, mas já o conseguiu. Era conquistar um emprego dos sonhos, mas já o tem! Bens necessários, mas já alcançou! Ter um amontoados de diplomas, mas já os conquistou! Ele acha difícil acordar todos os dias sabendo que o que queria já fora conquistado. Procura-se uma razão, mas ela perdeu-se e com certeza, alguém irá encontrá-la em outros rios...

O sol começa a aparecer e ele pensa: - dei bastante amor, acredito que já amei também, não sei ao certo. Hoje, nesse momento, estou insípido, incrédulo e com o coração vazio. Não quero pessoas por perto. Quero ficar aqui, observando o voo das garças, ouvindo o cantar dos pássaros que hoje, não me sustentam mais os ouvidos. Que meus filhos reescrevam suas histórias, sem retóricas, apenas vivendo com esperança nos olhos, sem importar-se para os rios que, de quando em vez, aparecem sem bater a porta...

--- Risomar Sírley da Silva ---

Inserida por risomarsilva

⁠Dádiva

As minhas asas deixei,
por entre as árvores passei...
Em todos os oceanos nadei...
Por sobre as pedras voei...
Meu segredo não saberei,
não sei ao certo se sou anjo,
ou humano...
Se sou poeta ou anônimo,
se sei, ou não sei...
Se são conceitos ou liberdade para novos sonhos.

Mas se lhe digo que te amo, acredite...
Se estou contigo, confie...
Se sou presente, é porque sua presença me fascina...
Se inventei, eu inventei novamente...
Não estou aqui para ser fraco ou forte ...
Quero ser real na não-realidade...
Ser desejo por não existir, e por existir você desejar...

Por sobre as flores lembrei...
Lembrei de você... Novamente, eu lembrei de você...
Se aqui estou, é porque na alvorada conquistei a minha dádiva.
Decidi por não ter asas, para permanecer aqui e poder te amar...
Os dias eu vencerei...
E os meus segredos contigo, dividirei.

Inserida por Ruptura

⁠Frases são apenas frases.
Criadas por fases.
Atitudes são feitas, por isso não tem nada melhor do que relembrar em frases.
O que não é dito pode ser escrito.
Mas nem tudo na vida tem um veredito.
Calar é como navegar.
O mar parece não ter fim.
Mas você sempre chega em algum lugar.
Ou ele te leva, ou você conduz seu destino.
A escolha é sempre sua❣
ღ✫ღ✯♪

Inserida por Starisy2

⁠Meu Deus, hoje eu vejo, que mesmo diante tantas adversidades,
tudo conduz ao reajustamento com as leis divinas.
Houve momentos de muitas dificuldades e aflições, e ainda há,
mas seus ensinamentos há muito tempo deixados por Jesus Cristo
é uma bússola orientadora em meio às dúvidas, para o homem consiga assim, navegar em direção de seu próprio ser, fonte inesgotável de informação e encontrar os recursos necessários de sobrevivência para a vida.
Hoje consigo enxergar a joia mais preciosa, submersa em solos
ásperos para que o homem busque através do suor de seu próprio
esforço e desenvolva-se em total plenitude Intelectual, Moral e
Espiritualmente para que um dia possa pertencer ao reino das boas
aventuranças.

Inserida por AdmilsonNascSantana

⁠A vida não tem pausas, segue um fluxo contínuo, num ritmo muito acelerado, mas que passa despercebido, quando menos esperamos, o presente virou passado, o agora acaba sendo um fruto do ontem e logo o futuro que era distante se torna no hoje, no fim dos contas, um é o reflexo do outro,
Então, ainda que cada um tenha sua própria personalidade, nada é exatamente novo e sim cópias aperfeiçoadas ou em alguns casos, pioradas e até aquilo que chega a ser tratado como algo inédito, não demora muito para deixar de ser e a qualquer momento vira antiquado, inevitavelmente, isso vai acontecer
Personagens, maneiras e lugares diferentes, porém, uma mesma base, resultados que se repetem, rotinas, escolas, trabalhos, encontros e despedidas, pores do sol, noites estreladas, alguém que nasce, cresce e morre, início, meio e fim de uma jornada, um nexo forte da temporalidade entre épocas e gerações relacionadas.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Já imaginou como seria se houvesse um confronto entre o presente e o passado?
o entusiasmo da infância
contra o cansaço da vida adulta,
a criança ficaria decepcionada,
nem sonhava que chegaria a este ponto, que cobranças e desânimos
seriam mais frequentes,
enquanto que o adulto seria surpreendido,
nem lembrava que ela havia existido um dia,
que viver não era mais tão divertido como antes,
ambos num primeiro momento
não saberiam explicar como aquilo estava acontecendo, a razão de estarem se confrontando,
entretanto, chegariam num acordo
diante da seguinte conclusão
de que um é o reflexo do outro,
de que a vida não é feita
apenas de diversão, mas que esta
não deve deixar de existir
para que viver não seja algo em vão
e que assim, os dois possam coexistir
enfrentado juntos cada situação.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Entregar-se ao Criador...

Na vastidão da existência humana, onde o efêmero e o eterno se entrelaçam, somos muitas vezes convocados a refletir sobre a essência de nossa jornada. Neste espaço de introspecção, surge a figura do Criador, cuja presença transcende o ordinário e se manifesta em cada pulsar da vida.

A gratidão ao Criador é um tema que transcende a mera contemplação passiva e nos convida a uma profunda reflexão sobre nossa existência e propósito. Iniciamos nossa jornada literária com o reconhecimento de que há uma força suprema, uma entidade divina cuja majestade ultrapassa nossa compreensão limitada. Este arquiteto do universo, fonte de toda vida e origem de tudo que conhecemos, é digno de nossa reverência e admiração. Sua presença se manifesta na harmonia do cosmos, na justiça que governa a moralidade e na bondade que permeia os corações humanos. Ao entregarmos nossa vida a esta força suprema, testemunhamos transformações que vão além do visível, pois Seu Espírito tem o poder de remodelar nossa essência.

O Criador, em Sua infinita sabedoria, rege cada aspecto da realidade. Nada escapa ao Seu controle, e todas as coisas acontecem sob Sua autorização. Esta verdade nos confere segurança e nos convida a confiar na divina providência, mesmo quando o tempo parece não corresponder aos nossos anseios. As Sagradas Escrituras nos ensinam, em Romanos 12:1-3, a oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, a não nos conformarmos com este mundo, mas a sermos transformados pela renovação de nossas mentes. Este convite à metamorfose interior é um caminho seguro para descobrirmos a boa, agradável e perfeita vontade do Criador.

Ao contemplarmos as maravilhas que Ele realiza em nossas vidas, somos levados a um estado de poesia, onde cada transformação é um verso da canção divina. Sua mão invisível opera milagres cotidianos, guiando-nos com paciência e amor. Ele nos oferece um fardo leve e uma paz que ultrapassa todo entendimento, mas, para isso, é necessário renunciar ao nosso antigo eu e nascer de novo, abraçando a transformação que Ele nos propõe, onde deixamos para trás velhos hábitos e crenças, para adentrarmos na plenitude das bênçãos e promessas do Rei dos Reis.

É imperativo que nos desapeguemos de práticas, pensamentos e ações que destoam da essência e caráter do Criador. Esta renúncia, profunda e transformadora, exige que abandonemos costumes e companhias que nos afastam da luz divina. Como delineado em Efésios 4:17, que nos adverte a não andarmos como os gentios, na vaidade de seus pensamentos, antes nos chamando a uma vida de renovação e santidade. É um chamado a não mais vivermos como outrora, em futilidade de pensamentos, mas a renovar o espírito do entendimento. Esse caminho de verdadeira entrega e sacrifício é um ato de amor e devoção, que nos alinha com a vontade celestial e nos abre as portas para uma existência plena, repleta da graça e sabedoria divinas.

A proposta do Criador é clara: uma vida de felicidade e serenidade, onde o impossível se torna possível. O amor incondicional que Ele nos dedica, mesmo em nossa imperfeição, é um testemunho de Sua bondade infinita. Ele nos abraça em nossa falibilidade, oferecendo redenção e nova vida. Sua palavra é viva e eficaz, penetrando até a divisão da alma e do espírito, e é apenas através de sua exposição diária que podemos experimentar uma transformação genuína.

Pode-se afirmar com propriedade e convicção que, ao confiar no Criador, experimentamos maravilhas que transformam todas as áreas de nossa vida. Louvor, adoração e oração tornam-se atos essenciais, e a busca por Seu reino e justiça se torna nossa prioridade máxima. Que possamos ser gratos a cada novo dia, não apenas pelo perdão e pela vida que Ele nos concede, mas por cada desafio que nos aproxima de Sua vontade. Que estas palavras inspire uma introspecção sincera e um comprometimento renovado com a essência divina que nos chama a viver plenamente, impulsionando-nos a agir com amor e determinação.

A verdadeira transformação começa no instante em que decidimos confiar, amar e servir ao Criador com todo o nosso coração.

Inserida por mauriciojr

⁠Carrego em mim toda vida do mundo
Meu coração bate
Minhas pernas funcionam
E meus pulmões me alimentam
Então por que me sinto morta?

Carrego em mim toda vida do mundo
Meus reflexos são ágeis
Meus sentidos certeiros
E minha visão é clara
Então por que me sinto tonta?

Carrego em mim toda vida do mundo
Vejo beleza no podre
Vejo vida na morte
E perfeição na assimetria
Então por que me sinto feia?

Carrego em mim toda vida do mundo
Destruí muitas barreiras
Carreguei muitas pessoas
E construí muitas moradas
Então por que me sinto fraca?

Carrego em mim toda vida do mundo
Meu corpo me sustenta
Minha mente discerne
E meu espírito me guia

Se separadamente sou constituída de virtudes
Por que o todo parece tão disfuncional?

Inserida por acucena_polizel