Texto para um Amor te Esquecer
Conceito Arquitetônico e aplicabilidade Filosófica dos princípios da Resiliência.
Em um laudo pericial, muitas vezes, é necessária a realização de ensaios destinados a fornecer informações relacionadas às condições de resistência e ruptura de peças estruturais. Considerando que, entre os ensaios realizados para vistoriar peças estruturais, há os destrutivos e os não destrutivos, assinale a alternativa em que todos os ensaios são destrutivos.
No Restauro a Resistência à compressão axial, teor de cloretos e determinação do escoamento à tração de armaduras.
Ductibilidade. A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro, cobre e alumínio são metais muito dúcteis.
Na ciência da Resistência dos Materiais, a resiliência é definido como a medida em percentual da energia que pode ser absorvida dentro do limite elástico sem criar uma deformação permanente (deformação plástica). Em curtas palavras, a resiliência é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.
Conceito Físico de Elasticidade
Na Física, o termo elasticidade significa a propriedade mecânica de certos materiais para sofrer deformação reversível quando são submetidos à ação de forças externas e restaurar a forma original, quando essas forças externas são removidas.
Portando tanto a Elasticidade quanto a Resiliência interligam-se e são interdependentes. Porém, nem sempre um objeto submetido a uma energia pode sofrer deformação, mas todo objeto que deforma-se por um determinado espaço de tempo está demonstrando o seu potencial de Resiliência.
A Resiliência é um processo Físico e Químico. Aliás, uma das maiores tragédias do ensino é que disciplinas que tratam do mesmo transcurso, são ensinadas didaticamente separadas. A Matemática da Música, a Biologia da Geometria Descritiva, a Química da Física. O Português da História...
Uma força é colocada em um material que sofre uma aceleração em seus elétrons que movimentam-se mais rápido para adequarem-se ao campo magnético da força nele aplicada. Esta força pode ser tanto a Tenção quanto à Tração. E alguns objetos só existem em função de suportarem a duas forças em conjunto. Por exemplo, as vigas e lajes que sofrem de Cargas pontuais e ainda mantém-se como lajes sem cair por causa da Tração ao contrário da Tensão.
Num centro de diagnóstico, o tomógrafo somente não cai na cabeça das pessoas no andar de baixo porque as vigas e lajes são preparadas para suportar a “dor” da pressão das forças: Gravidade, Peso, Tração.
Toda laje ou viga deforma-se?
Sim! De milionésimos de milímetros até onde ela é calculada para flambar.
A força movimenta as órbitas dos elétrons que transformam num processo químico e emitem calor na existência de cargas prováveis.
Porém uma pergunta real. Um objeto qual recebe uma força que promove uma movimentação em seu campo gravitacional, pode movimentar-se e voltar a mesma forma. Mas ele jamais será o mesmo.
Se assim o fosse, não precisaríamos da Ciência da Resistência dos Materiais. Um objeto que sofre pressão de forças externas é um objeto validado. Ou seja, mesmo que ele deforme-se. Mesmo que ele produza calor ou até queime. Ele vale muito mais do que o que não sofreu nada.
Compreendendo sucintamente, o objeto que reage às forças externas é um corpo que valoroso, se ele chega a sofrer um Movimento Mecânico Elástico, mais ainda. Entretanto, sabe-se que nenhuma matéria que sofre um Esforço Solicitante é a mesma depois deste processo. Porque até as órbitas moleculares transformam as geometrias de suas elipses.
Trazendo para a Filosofia o conceito da Resiliência.
Todas as pessoas sofrem forças externas. Inclusive, a Física Mecânica é baseada em princípios Naturais.
Toda pessoa é Resiliente. E toda pessoa sofre mutação externa e interna. Fisiologicamente e Psicologicamente. Tenho sérias dúvidas depois que apresentei minha tese, que fisiologia se separa da emoção.
A diferença é o quanto a pessoa vai conseguir manter suas metas depois de uma força externa, que neste caso, podemos chamar de dor. Porém já compreendendo a Mecânica da Resiliência, metas e objetivos são obsoletos diante do tempo de Tensão e Compressão externas.
Para o ser humano, não há nenhuma vergonha em simplesmente mudar de metas, objetivos ou mesmo flambar diante de dores da vida. Não quer dizer que ele não seja resiliente. Mas que a Física Mecânica é impotente como Ciência para ser correlacionada ao milagre da mente humana. A mente é que inventa a Pesquisa, que descobre Fatos. Mas sempre, estes, serão limitados para explicar o movimento das emoções.
Se acaso você estiver passando por uma dor, não esqueça que pela vida você já passou por várias e vai passar por outras. Não é vexame parar. Pensar. Ficar ansioso. Ter medo. Angustiar-se. Ao contrário, é normal. É apenas você reagindo ao que eu chamo de “Pacote Vida”.
02/11/2018
Um dia!
Um dia você foi se afastando...
afastando...
e aquele amigo de infância,
me teve por inimiga.
...
Um dia você pediu a sua filha
aquela em que eu olhei tantas vezes,
aquela em que eu fiz tarefas madrugada a fora
aquela a que eu tanto amei como se de mim tivesse saído.
...
PARA SE AFASTAR DE MIM!
...
um dia eu chorei.
o outro também.
vários anos eu chorei.
e lutei por um amor de sangue que sumiu pra você
E só eu não enxerguei.
...
A época em que mais fui humilhada foi o tempo em que eu estava cuidando de você numa cama.
Me pergunto quantas as vezes não orei para que você fosse feliz no seu casamento?
Quantas as vezes para que a vontade da minha sobrinha fosse feita?
...
com pedras fui recebida.
Por uma família que não me ama.
...
Um dia eu ouvi de alguém sábio que uma pessoa por uma coisa não se divorcia,
Mas por quarenta sim.
...
Ontem eu chorei muito.
E vão ser anos de choro acumulados.
Só que agora, não tenho mais vinte e poucos anos.
...
Meus cabelos são brancos e minha beleza foi embora.
Eu fiz o horror de deixar a minha vida passar pela janela.
Em nome de alcançar o inalcançável!
...
O relógio e o calendário me dizem que não há perdão pra mim!
...
Por isso, em nome da minha sobrevivência, hoje eu decreto um rompimento.
Não há necessidade de me aturar em nenhuma reunião de sua família.
Sua esposa não precisa mais me tratar mal ao telefone quando eu ligar para aí.
Nem você de gritar comigo.
...
Hoje eu estou orando para Deus me fazer deixar de te amar!
Não desejo mal para você.
Só quero me afastar. Sem drama, sem espetáculos,
como gente adulta que sabe que chegou a todas as possibilidades.
Seja feliz, você e sua família.
4 de setembro de 2011
Dedicado ao meu antigo amigo, meu distante irmão mais novo.
A paixão é um sentimento enganador, pois ela turva sua mente e sua visão,quando você acha que ta apaixonado é apenas uma ilusão,uma fantasia que você criou de uma pessoa perfeita que não existe mas que você gostaria que ela fosse.Quando na verdade o sentimento não te deixa ver quem é a pessoa de verdade que está do seu lado, porém quando o sentimento vai passando você começa a enxergar a pessoa como realmente ela é, a fantasia se desfaz a paixão acaba.
V.A
Seu Pior !...
Mesmo que meu melhor seja pior ,ainda sim sou grato por existir nele,por um simples motivo alentador à que minha filosofia de hoje me aponta : historicamente a história nos aponta de que ela a história transformou milhares de piores e melhores sem precisar mudar sua essência ,apenas acrescentou à eles ;então concluo que eles os piores não estavam errados por que se assim o fossem nem daria para acrescentar nada ao seu pior.
Um bom som
Vou curtir um bom som,
Cantar não é meu dom,
Mas pra escutar tenho
Boa percepção...
Música alivia
Minha dor
Não importa se fala
De alegria, poesia
Ou amor...
Só quero curtir um som,
Pena cantar não ser
Meu dom,
Pois cantando gostaria
De me expressar
Pois música revigora a alma,
Um bom som me acalma.
Vou deitar, curtir um som
Pois ouvir
Uma boa música
Me faz refletir, sorrir
Cura as feridas
Em meu coração!
Recado para os egoístas:
Nesta vida não há ninguém melhor que ninguém
Cada um possui suas qualidades e defeitos.
Não julgue ser o dono da verdade
Não menospreze seu semelhante
Não pense que você e imortal
Você já parou para pensar que sua ultima morada e a mesma das pessoas em que você se julga ser superior.
O MUNDO PERFEITO
Pensei um mundo melhor!
No meu jeito, jeitoso!
No meu estilo, estiloso...
Difícil pensar o meu jeito de viver bom pra mim:
Ninguém, deve-me favor,
Favor, não é obrigação!
Ninguém, deve-me promessas,
Promessas não são dividas!
Ninguém me deve confiança,
A confiança se conquista!
Ninguém me deve o abraço,
O abraçar é espontâneo;
Ninguém me deve o beijo, deseja-se beijar!
Ninguém me deve o amor,
por ama-lo cegamente,
Amar é decisão minha!
No mundo posso existir sem viver;
Porém, não quero viver sem existir!
Posso viver a solidão,
Porém, não quero existir sozinho!
É bom saber que tem muitos por ai!?
E num piscar de olhos, o dia vira noite, os pulmões se enchem e esvaziam repetidas vezes, como um sinal de vida, respirar. Os ouvidos se aguçam no silêncio da madrugada banhado pelo tilintar das gotas de chuva batendo na janela e, por incrível que pareça, consigo sentí-las em mim, cada gota gelada e cheia de dor escorrendo pelo meu rosto triste. E como de praxe, me pergundo: Por que? Por que meu sentir exige dor, e choro, e lamento, e saudade, e lembranças... Por que?
Me dou conta que o dia começa ao pôr os pés no chão frio do quarto, no banho gelado, melancólico e totalmente sem graça, na roupa amassada, no café mal tomado, na rotina miserável. No fim do dia, cá estou eu, no mesmo quarto de chão gelado, chovendo oceanos de cansaço, chorando sussurros e dúvidas.
No final, o porquê continua a ser uma incógnita, assim como eu.
ONTEM, HOJE, AMANHÃ...
Você já deu o seu, hoje?
Não adie. Um beijo adiado é um beijo perdido, assim como um abraço amigo. Ouça o que digo: O melhor da vida é o carinho repetido, o beijo molhado, o afago retribuido, o abraço apertado, o arrepio sentido, o tesão compartilhado, o instante gozado...
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo-SP)
Primeiro te diminui ao tamanho de um grão de mostarda
Besta, lerda, inútil parece normal e simples
Te faz sentir amada, mas te deixa no nada
Deixa um vazio profundo do tamanho do mundo.
Te humilha, te faz de nada
Pra quem pensa que é fácil escalar e sair do vazio
Sinto muito dizer, mas estás enganado
É um contexto complicado e pesado
Que fere o que já tá machucado
Te priva do mundo, te afasta de todos
É mais fácil atingir um alvo isolado
Depois você morre e fica sem nada
É difícil, é complicado, mas tem que ser falado
Mulher, você é mais que isso
É tão forte, tão bonita
Peça ajuda e saia do nada
Faça o mundo te escutar
Junte todas e grite
Não se deve usar dos problemas pessoais para justificar falhas ao executar um processo; esse tipo de pensamento é destrutivo e os resultados não mudarão com esse tipo de justificativa.
Aprender com as lições ensinadas pelas falhas levará o indivíduo a alcançar a performance e um grande resultado.
Deve-se deixar as justificativas baratas de lado, já não existe mais tempo para esse tipo de comportamento.
Resende, 15 de Abril de 2019.
Talvez fique pelo tempo, um tempo que ainda não se foi...mora em mim.
Dias coloridos, ficarão cinzas quando a distância e a ausência insistente tocar.
Vais querer acariciar, vais fechar os olhos e na vã tentativa de me tocar.
Talvez as estrelas te digam o que eu não posso mais.
Talvez a lua te abrace na tentativa de te dar um segundo de paz.
Talvez meu rosto se dissolva no céu da tua saudade.
Talvez você se arrependa,
quando o dia já se fizer muito tarde.
E a vida de tanto seguir ficará distante demais para voltar e beijar novamente o meu tempo de amor.
Talvez um dia você me beije só no seu pensar...porque não faz isso agora,
Enquanto ainda estou a te esperar.
16-04-19
Os céus vão ficar muito azuis, sustentando um sol gigante e amarelo,
A voz de Deus macia quanto nuvens,
... tu ouvirás!
A presença do amor soprando flores,
...sentirás.
A alma fará festa quando contemplares o tempo de Vitória chegar.
Seus sonhos se farão reais, seus olhos vão sorrir, enquanto seus lábios felizes irão Agradecer...
A bonança,
A bem aventurança,
Compreenderá que seus dias de lutas, suas montanhas escaladas, foram fortalecimentos para a sua fé na vida,
Para o seu conhecimento interior.
É pertinho de Deus que somos acolhidos e todas as nossas inquietações coagidas.
Creia!
Ventos bons estão soprando por aí!
09-04-19
O melhor presente que se pode oferecer nesta Páscoa,
é um sincero abraço de amizade...
Vamos experimentar?
Um sincero abraço de amizade pode aquecer
o corpo e a alma...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O MELHOR PRESENTE NA PÁSCOA, UM ABRAÇO DE AMIZADE
Marcial Salaverry
Ao invés de pensar em comprar presentes para distribuir, vamos entender que para bem festejar a Páscoa, devemos faze-lo com solidariedade na alma, pois é o que
representa o desejo Dele.
E certamente não existe nada mais solidário do que um abraço amigo e sincero, e sendo realmente solidário, não deixará ninguém solitário...
Um sincero abraço de amizade, é para todos uma vital necessidade, simbolizando uma gostosa amizade...
Um abraço dado com emoção, aquece a mais frio coração, é muito difícil ser indiferente à sinceridade de um abraço sincero...
Um abraço dado com sinceridade, transmitindo um quê de felicidade, é disso que todo o mundo tem necessidade...
Existem diversas situações, em que um abraço jamais pode ser recusado, para não dizer que JAMAIS devemos recusar um abraço de sincera amizade...
Seja em momentos de dor, seja em momentos de tristeza, e principalmente em momentos de grande alegria, certamente um abraço sincero é o que todos desejam, e que sempre será bem recebido...
Assim sendo, com plena e total certeza, a melhor maneira para agradecer ao nosso querido Amigão, será espalhando toda amizade que levamos no coração, através da sincera amizade que poderemos transmitir com nossos abraços sinceramente solidários, espalhando a amizade que estivermos levando n'alma...
Nesta Páscoa, vamos formar uma corrente ligando-nos em um sincero abraço, externando toda a PAZ E AMIZADE de que somos capazes de sentir, fazendo de cada dia, sempre UM LINDO DIA...
UMA FELIZ PÁSCOA, é o que lhes desejo...
Páscoa...
O que essa data representa para você?
Um feriado ou Dia Santo ?
Muitas pessoas celebram á Pascoa apenas como um feriado qualquer, pois estão curtindo a praia, tomando suas bebidas, comendo seu chocolate, e esquecem do verdadeiro significado que é a passagem da morte para a vida !
O significado do Ovo da Páscoa ?
O ovo significa vida, o início de uma nova vida, a ressurreição.
Pois exatamente ás 3 horas baseado na bíblia, Jesus estava dando seu último suspiro naquela cruz, onde essa mesma era para mim e para você, mas por tanto amor ELE entregou sua vida para que nossos pecados fossem perdoados e para que hoje nós pudéssemos estar testemunhando a sua vitória sobre a morte.
Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena, a prisão de Jesus e sua morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus, isso representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade. Não estou aqui pregando uma religião, mas estou falando do verdadeiro sentido para nós cristãos, a ressurreição.
Jesus está de braços abertos para te acolher e para perdoar todos os seus pecados, ELE TE AMA, e ELE já te mostrou isso ! Agora falta você, fazer algo para retribuir tanto amor ! Pense nisso !
Sou seu cafajeste Bebê
Ao acordar nesta manhã senti um imenso prazer em ver despertar junto comigo o pior em mim, um coração desapegado, a vontade de te usar... Mulher qualquer, para mim pouco importa, o cafajeste é amado por poucas mas invejado por muitos... Os melhores invejam os piores – um paradoxo que deriva do fracasso deles nesta área tão relevante!
Parado num canto qualquer comecei a pensar:
Oque é a vida?
Para alguns vejo que a cida parte um filme, onde a pessoa acha que tem poderes igual aos vingadores, para outros a vida é conto de fadas Shrek por exemplo, sei lá tanta coisa, tantas pessoas, tantas conversas e vidas, estilos diferente, mas vamos lá na se for comparar a vida com algum filme ou desenho eu a compara com shrek , isso mesmo onde não devemos ser príncipe ou princesa, ter a beleza como ponto para agradar ao outro, onde dinheiro não é prioridade e simplesmente o que precisamos é ser simples isso mesmo ter apenas necessário para ser feliz, sem querer ostentar, ou ser o que não é no dia a dia, essa minha reflexão de hoje.
#BrunoSenesi
Doe asas ao seu coração, permita-se voar nos sonhos, se encantar com um desejo que parece distante alcançar.
Sinta a brisa que se mistura as águas e compõem a imensidão do sossego que a sua alma precisa.
Feche os olhos,
Vá lá...voar ...
O céu está aí pra você, encante-se, mergulhe na vida.
Sem pressa ou receios.
Abra as janelas do tempo despejando os segredos,
Liberte- se do que te impede, e vá.
Voe na serenidade que você merece.
Haverá sempre uma porta que nos salvará das indiferenças,
Há de ter sempre um sorriso que nos salvará do ódio, há sempre um abraço que nos acolhe após a dor,
Haverá sempre beijos que nos curarão da desilusão.
Haverá o encontro do amor verdadeiro quando tiveres sentido a mágoa de uma simples paixão.
Conhecerás o gosto da felicidade após sentir o vento do desencanto soprar.
Enxergarás o que você merece, e nunca mais se contentará com o mínimo,
Vais exagerar em tudo,
Seu coração será palco do amor que não aceita medidas rasas, do gosto pelo que aquece a alma diariamente, a vida te abrirá portas de carinho as quais escancaradas te curarão de tudo que um dia doeu.
Serás o ar que faz o mundo de alguém respirar, serás o suspiro e o desejo desse alguém.
Serás a flor, a alma que foge para o abraço, que se esconde no colo, que se enlaça em tudo que cuida, que ama...
Em quem prova que tem verdade.
É um tabu admitir que você se sente só. Você pode fazer piadas sobre isso, é claro. Pode dizer às pessoas que passa a maior parte do tempo na Netflix ou que não saiu de casa hoje nem sairá amanhã. Haha, engraçado. Mas raramente você conta às pessoas sobre as verdadeiras profundezas da sua solidão, sobre como você se sente mais e mais alienado dos seus amigos a cada dia que passa e não sabe bem como consertar isso. Parece que todo mundo é melhor em viver do que você.
Em parte, você sabia que isso ia acontecer. Ao crescer, teve a sensação de que não faria uma boa transição para a vida adulta, de que iria cair nas rachaduras. E olhe para você agora. Lá-lá-lá, está acontecendo.
Sua mãe, seu pai, seus avós: todos te olham como se você fosse uma joia valiosa e lhe dizem várias vezes como você tem sorte de ser jovem e ter a vida toda pela frente. “Envelhecer não é para os fracos”, diz seu pai, abatido.
Você quer que eles parem de dizer essas coisas porque isso só faz com que você se sinta cheio de culpa e pânico. Só te faz lembrar de como não está tirando proveito da juventude.
Você quer beijar todos os tipos de pessoas diferentes, quer acordar na cama de um estranho talvez uma ou duas vezes para saber se é bom não sentir nada, quer ter um grupo de amigos que seja como uma tribo, uma família leal. Quer ir de um lugar para outro com frequência e quer que os fins de semana sejam como um dia longo e épico. Você quer dançar com músicas idiotas na sua sala idiota e ter um bom trabalho que não atrapalhe muito seu estilo de vida. Quer ter menos medo, menos ansiedade e mais disposição. Porque se você está fechado agora, imagina só como será no futuro.
Todo dia você promete mudar algum aspecto da sua vida e todo dia você fracassa. Neste ponto, você está começando a questionar seu próprio poder como ser humano. Neste momento, seus medos venceram. São eles que estão fazendo seus 20 anos de refém.
Pare de pensar que todo mundo está fazendo mais sexo do que você, que todos têm mais amigos do que você, que todos estão se divertindo mais do que você. Não só porque não é verdade (até pode ser!) mas porque esse tipo de pensamento te paralisa. Você já passou tempo suficiente se sentindo preso, como se estivesse vendo a vida passar como uma rápida dissolução e se sente incapaz de fazer alguma coisa.
Não sei se você vai melhorar. Não sei se uma pessoa pode simplesmente acordar um dia e decidir ser um participante ativo na própria vida. Gosto de pensar que sim. Gosto de pensar que as pessoas melhoram a cada dia, mas isso não é bem verdade. As pessoas pioram, e são as suas histórias que acabam sendo esquecidas porque não conseguimos suportar um final infeliz. Os doentes precisam melhorar. Nossa normalidade depende disso.
Você precisa se dar valor. Precisa querer grandes coisas pra sua vida. Esse tipo de coisa não acontece da noite pro dia, mas pode e vai acontecer se você quiser.
Você quer mesmo, quer muito? O medo de se arrepender aos trinta anos supera seu medo de viver hoje?
Veremos.
