Texto Pai do Mario Quintana
Aqui se faz
Aqui se paga
Não sei quem faz a conta
Mas tem gente que sai devendo
Amor com amor se paga
Mas com toda essa modernidade
Aceita-se cartão e parcela no boleto
Nas voltas que a vida dá
O ônibus só anda lotado
O apressada come cru
O vagaroso deixa queimar
Há males que vem para o bem
A minha mulher é um anjo
Minga sogra um demônio
eu já te amei tanto
tanto
tanto
tanto
mas hoje
não te amo tanto assim
antes, você vinha ao meu
abraço
agora, você se esquiva ao
me ver
eu devia mesmo
pegar a ponta mais
fina e cortante
de um estilete
e enfiar nas
veias do meu pescoço
na sua frente
para que você visse
o que você me fez fazer
UM SENTIMENTO NOBRE
Ainda criança imaginei que realizar sonhos era sair correndo pelo mundo. Ser o mais veloz, o mais ágil e mais esperto. Mas daí, ganhei uma bicicleta e passei a acreditar que meus sonhos seriam realizados montado numa bike.
Quando cresci, comprei um carro. Feliz e empolgado acreditei que a partir daquele dia todos os meus projetos se realizariam. Que a felicidade estava calibrada nas trinta libras das quatro rodas do meu veículo e, agora sim, eu andava em paralelo com as minhas aspirações.
Porém, descobri com o tempo que não era correndo pelas ruas, ou andando de bicicleta, nem tão pouco o carro seria o fator principal pelo meu sucesso nos projetos imaginários.
O que mais precisaria não era físico. Vinha de dentro! Mexia com minha emoção e meus sentimentos. E era capaz de me levar por onde quer que eu fosse.
Era um sentimento nobre, forte e ímpar que surge desde a terna infância quando superamos os pequenos medos e perdura durante a fase adulta. Esse sentimento se chama CORAGEM.
Era isso que me faria ir ao ápice dos meus sonhos e desejos. Era a CORAGEM que me empurrava para caminhar ou correr por longos percursos, que me ensinou a andar de bicicleta, mesmo muitas vezes caindo; era a coragem que me fazia trabalhar duro para conquistar um carro.
Era a CORAGEM o principal elemento a me fazer voar, tirar os projetos do pensamento, ganhar o mundo e, mesmo algumas vezes cansado, era ela, também, que me fazia sentir realizado.
Recorde-se de quantas vezes tivemos todas as condições para fazer algo, mas faltou CORAGEM? Ou quantas vezes vimos alguém prestes para conquistar o que ela mais queria, e também faltou CORAGEM.
Quando não falta CORAGEM podemos ir muito longe, vivenciar momentos inesquecíveis e realizar coisas inexplicáveis. E isso não se resume apenas a bens ou coisas materiais. Vai além do imaginável! Como por exemplo: conquistar um grande amor ou pedir perdão a quem nos magoou.
Então, seja qual for o seu sonho, desejo ou projeto de vida, que você seja preenchido ou preenchida de muita, mas muita coragem. Pois, é ela que, também, te fará ser FELIZ.
A Chuva
Chove hoje como um dia normal na capital
Há até quem lhe deseja-se um terrível mal.
Uma indigente à chuva está sentada
Vê um corrupio de pessoas que dela e e da chuva fogem.
Alma perdida dizem eles... coitada e acidentada
Quando chove, chove para todos, não só para a mendigagem.
Houvessem apelos de misericórdia e de esmola caridosa
Mas todos olham para baixo e repugnam tal ação
Ela pobre de riquezas, é como a chuva que esfria o coração
Ninguém sabe de onde veio ou quem era.
Como a água desta chuva que embate como uma fera
Há quem goste de você pelo que és. Há, também, quem NÃO goste de você justamente pelo que és.
Seus pensamentos, ideias, jeito de viver, seu sorriso, seu tom de voz e até a cor da sua pele, sempre serão agradáveis para uns e desagradáveis para outros.
Busque, sempre que possível, estar próximo das pessoas que te agradam e que, ao mesmo tempo, sintam prazer em tê-lo ou tê-la por perto.
Claro! Nem sempre haverão pessoas satisfeitas com sua presença. Porém, não permita, ou ao menos tente não permitir que a energia alheia mude o seu equilíbrio.
A vida nos proporciona pessoas incríveis. E para saber quem são essas pessoas incríveis, temos de conhecer aquelas que não são.
E vida que segue.
Como pode um ser tão complicado e tão simples ao mesmo tempo?
Um mar tempestuoso, mas basta uma pitada de carinho e esse mesmo mar se torna calmaria,
Tão forte, porém tão sensível, o que a define?
A necessidade,
Como pode características tão distintas descreverem uma só pessoa;
És o que és; única, decidida, amorosa... Entre tantas outras coisas boas,
Bem assim, uma Mulher!
Ainda lembro do beijo
Meio apressado, meio ligeiro
porém muito gostoso.
Ah! Quem me dera, beijar de novo.. esse beijo
Doce, suave, meloso, quente
Eram meus lábios molhados
tocando nos teus e sentindo os afagos...
adrenalina à mil, desejo meu e seu.
E na euforia, no calor do corpo
da mão envolvida em seu cabelo
da pele roçando na outra
Só lembro da tua boca. Que diacho aconteceu?
Eita danado!
Que beijo arretado,
excitante, "malvado",
me levou à loucura.
Que só de lembrar, advinha?
Que boca.. Que toque...
Quero ter a sorte.. e de novo,
sentir sua boca na minha.
"Enquanto olho repetidamente pela janela do meu quarto, ainda me pergunto se há oportunidades para me tornar amigo de pessoas de todos os continentes. Mesmo estando longe de tudo, eu tento me aproximar das pessoas de alguma forma, seja através da poesia ou da arte. Todos os dias, preparo a mesa para alguém que ainda não conheci."
- Antenor Mario
“A soberba (arrogância) é um sentimento de superioridade e orgulho excessivo, emerge de um sentimento de inferioridade levando a pessoas considerar-se superior aos demais. Se manifesta como uma atitude arrogante, excesso de confiança e uma necessidade constante de ser admirado e elogiado pelos outros. Ela pode levar a pessoa a desprezar ou menosprezar aqueles que considera inferior, buscando sempre colocar-se em uma posição de destaque. Pessoas soberbas acreditam que já sabem tudo e não precisam se esforçar ou aprender com os outros. A soberba pode projetar uma visão distorcida da realidade, induzindo a decisões erradas e ignorando a opinião valiosa de terceiros. É primordial ao humano de caráter cultivar a humildade, reconhecer suas limitações e falhas, valorizar as opiniões e perspectivas alheias, evoluir com os erros e ter em foco que ninguém é superior a ninguém.”
(Mário Luíz)
"Autenticidade não é grossura, a minha é exagerada sim, não consigo ser falso, não sei fingir, sou transparente ao extremo, e por esse motivo assusto bastante as pessoas. Jamais concordo, me calo ou falo só para agradar. Sou o que sou, na presença ou na ausência. Eu sou real!"
(Mário Luíz)
“O Homem é o único ser vivo que se entrasse em extinção não faria falta alguma nos ciclos de vida, cadeias alimentares do planeta Terra e no Universo, ao contrário de qualquer outro ser vivo, com certeza sem o homem o planeta entraria em harmonia natural... Somos o único ser que mata, destrói, devasta, produz lixo (inclusive até além do planeta que devasta) e aprisiona outros seres para seu bel prazer... Acredito que o homem nunca pertenceu ao Planeta Terra, a Terra lhe foi presenteada para habitar e à está destruindo... E o Homem ainda se autointitula como criação divina!”
(Mário Luíz)
"Quer casa, carro, bom emprego? Ótimo. Lute, se qualifique, trabalhe. Mas sem essa de "Deus me deu", pois ao assumir que Deus é responsável pela "fartura" que recebe, está atestando que Ele também é o responsável pelas mazelas que torturam milhões pelo mundo. Assuma suas responsabilidades que geram o bem ou o mal e pare de terceirizá-las a Deus. Seja honesto e tenha um mínimo de coerência."
(Mário Luíz)
“NÃO tem meu voto e nem minha atenção, candidatos hipócritas e demagogos que se aproveitam para ludibriar o povo exaltando, Deus, Religião e Família ao invés de apresentarem projetos para toda a população, seja ela, branca, negra, amarela, indígena, católica, espírita, evangélica, ateia, mães ou pais solteiros, militares ou civis, gays, trans ou héteros. Gestores e representantes do povo são eleitos para gerir e legislar para pagadores de impostos e para os que são impossibilitados de pagá-los por pobreza. Eleitos pelo povo são para representar e proteger o povo, sem distinção!”
(Mário Luíz)
"INSANIDADE
Manifestações de pessoas que desconhecem a história, pedindo a volta da ditadura militar, sem o discernimento que se seus desejos estapafúrdios fossem atendidos, jamais poderiam fazer esse tipo de manifestação em uma ditadura militar, diferente da democracia que até em atos insanos com estes o Estado age dentro da lei, triste do povo que não conhece sua historia, suas raízes, incapazes de estudar, se informar e criar suas próprias expectativas e conclusões, as criam guiadas erroneamente por terceiros que lhes tem e impõe uma dominação parental..."
(Mário Luíz)
"Uma pessoa com gosto musical eclético é aquela que possui várias linhas de pensamentos, que seu gosto varia e não se restringe a um determinado ritmo, vertente ou opinião. Um fator de relevância é que várias pessoas se prendem a um mundo onde existe apenas uma verdade e geralmente a própria, e do ponto de vista geral essa não é a verdade absoluta, o que se deve fazer é conhecer outros pontos de vista, não é obrigação que o indivíduo goste do que está escutando, mais sim conhecer e respeitar, é inconcebível criticar e julgar o que não se conhece."
(Mário Luíz)
"Nascemos livres, céticos, ateus, mas dependendo do país e região que nascemos, a cultura, religião, família e crenças, nos impuseram o que pensar e acreditar, os mais evoluídos tem a autoconsciência, os não, precisam que lhes deem um caminho para seguir, algo em que acreditar, logo o que você crê não é uma verdade absoluta, é só um conjunto de impressões, um produto do meio onde você nasceu, o que significa que, dependendo de onde se nasce pode-se vir a ter uma das 7 principais, ou mesmo das mais de 40 mil religiões existentes."
(Mário Luíz)
“Para quem acha que artistas não são pessoas importantes e que não precisa delas, seja coerente com seu discurso Ctrl+C e Ctrl+V hipócrita e; exclua de sua vida a música, os shows, as idas às boates, os barzinhos de música ao vivo, filmes, séries, novelas, documentários e afins, teatros, cinemas, museus, bibliotecas, leitura, galerias de arte. Jogue fora sua TV, seu livro, seu rádio, seu smartphone, seus móveis, seu veículo e casa, pois designers também são artistas; em suma, isole-se do mundo, pois a arte e os artistas estão presentes em tudo desde o início da vida no universo, seja humana ou animal, pare de replicar o que os outros pensam e tente começar a pensar por si. Seja fiel a si, seja sua própria bússola moral.”
(Mário Luíz)
Deveria haver um esforço nacional criando-se um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que vedasse o candidato eleito pelo povo a ocupar cargos no Executivo e Judiciário,para que os eleitos cumpram o mandato exatamente para que foram eleitos e acabar com a farra de ao serem eleitos ocuparem cargos comumente no Executivo municipal,estadual e federal,deprimente eleger um cidadão que faz campanha para senador,deputado e vereador após os elegermos assumirem cargos no executivo e os eleitores simplesmente ficarem com cara de tacho!!!Sem contar o que está por trás de um candidato eleito assumir um cargo para abrir vaga ao seu suplente.É o conceito propriamente dito fraude eleitoral!!!Podemos no mínimo exigir um compromisso moral registrado em cartório do candidato a se comprometer a cumprir o mandato ao qual pretende ser eleito..pelo menos ficará clara sua falta de caráter e compromisso com o eleitor e sua desonestidade em ser eleito para entrar no mundo da falcatrua...
(Mário Luíz)
O médico que ama salvar vidas e curar o próximo, jamais vai deixar de amar porque o hospital o qual trabalha é mal administrado. Ele ama o que faz e se entrega ao sacerdócio que escolheu para marcar sua passagem nesse tempo. Assim são os policiais de Sangue Azul, uma administração jurássica e corrupta não o abate, quando ele embarca em uma viatura e seu coração dispara depois de uma vida salva, e um ladrão, um homicida, um estuprador preso, a satisfação do dever cumprido é indescritível. Esse é o objetivo do Policial de Sangue Azul honesto e incorruptível...
(Mário Luíz)
"Estamos na época dos radicais de direita e esquerda, que são absolutamente iguais, antidemocráticos e com discursos carregados de ódio, em suas mentes limitadas acham que os que discordam de suas opiniões e posições devem ser exterminados; há os que por receio de ficar mal com uma das tribos preferem se eximir de assumir uma postura; e há os que enxergam sem fanatismo ou receio de se indispor com as tribos e assume a postura do certo e errado, sem pender para lado algum, apenas usando o bom senso apoiando o que é certo e criticando o errado, seja de que tribo venha."
(Mário Luíz)