Texto fazer Compras
Palavras
As palavras têm forças para levantar uma multidão, têm poder para mudar situações e fazer outras pessoas tomarem decisões
Tem a capacidade de encantar e de promover conflitos...
Palavras são como armas com grande poder de perfuração
Mas que pode sarar ou machucar, fazer sorrir ou chorar, impactar, assustar... Transformar...
As palavras podem fazer coisas com e nas pessoas
Mas isso depende de quem está armado e as sabem usá-las...
Do Professor:
O dom de se fazer entender e de levar os que o ouvem à busca do saber e do conhecimento é, de fato, para poucos. A vocação de oferecer um melhor conceito a respeito do que é tangível e do que é intangível, sem a pretensão de ser definitivo, também, não é para muitos. A ciência e a consciência de que as definições se exaurem com o tempo é dos que buscam e acham.
O Menino
Vou fazer um apelo. É o caso de uma menino desaparecido.
Ele tem 11 anos, mas parece ter menos; pesa 30 quilos, mas parece ter menos; é brasileiro, mas parece menos.
É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir.
Calado demais pra sua idade, Sofrido demais pra sua idade, com “quase” idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não teve infância.
Parece ser menos carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de ser criança problema. Ainda descalço por amor a bola. (...)
Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno, ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo o Bob Marley ou pelo grande Augusto Cury (...).
Tímido até a ousadia, seus silêncios gritaram nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado se sua alma.
Foi visto pela a última vez com uma pedacinho de papel na mão sempre escrevendo, escrevendo e escrevendo, sei lá oque. (...)
Travava, na ocasião muitas ideias na cabeça, e um coração esperançoso.
Foi visto pela última vez com uma bola na mão, mas é de todo improvável que muito a bola o tenha ensinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.
Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.
Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem as dezenas todas os dias.
Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque...ou encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim.
(ADAPTADO DO TEXTO DE CHICO ANYSIO)
Dá para esquecer o passado?
Bem, podemos fazer lobotomia ou dar uma pancada na cabeça para tentar amnésia.
Não dá para esquecer, isso é conversa fiada.
Porém quando construímos um presente melhor, mais completo, cheio de brilho, o passado por si só, se esmaece, enfraquece, desbota.
O grande paradigma é como construir um presente melhor se só pensamos no passado?
Essa é a chave, quando estamos fechados para o melhor, nos fixamos no pior, sempre foi e sempre será assim.
Minha dica:
Queime tudo, mate tudo, chore, grite, esperneie, seja louca, o que der para fazer para exorcizar tudo, faça uma reviravolta na sua vida, essa limpeza de sentimentos amarrados em você tem de sair, no meu ponto de vista, você precisa experimentar o avesso, quem sabe essa não seja a formula ideal para você se libertar do passado e criar um novo momento em sua vida.
Para fazer um belo vaso, em primeiro lugar o oleiro molda o barro. Depois, ele o cozinha em alta temperatura para que se torne resistente e não se quebre ao primeiro choque. Quando postos em alta temperatura, alguns vasos se quebram. Assim somos nós nas mãos de Deus: quando não quebramos diante das dificuldades, saímos mais fortalecidos. Deus é o oleiro que nos molda, e as provações nos fazem mais fortes e íntegros.
Por isso, amados, sei que não irão se quebrar como vasos frágeis. Sei que irão superar as dificuldades porque foram forjados no fogo divino.
DESABAFO
Não sei mais o que fazer, já se passou tanto tempo desde que terminamos e eu ainda tenho esse sentimento forte por ti. Não consigo me aproximar de outras pessoas, ter vontade de sair ou me imaginar com alguém que não seja você. E pra ser bem sincera, não sei se voltaria pra você, mesmo você me pedindo e me provando que não vai fazer de novo, me provando que dessa vez vai ser pra valer, porque eu me machuquei de mais, então o problema não é com você em si, não me leve a mal, juro que não é pessoal. Mas eu teria esse medo com qualquer outra pessoa, em especialmente com você, porque foi quem me deixou assim.
Eu era tão apaixonada, acreditava tanto no amor, em contos de fadas e príncipes encantados. Eu sei que essa menina ainda tá aqui dentro, querendo acreditar em tudo isso, o problema é que mesmo com medo, eu só quero que seja com você. Pois foi você quem me mostrou que eu posso ser amada, que o amor concerta tudo e que não tem nada melhor do que um amor correspondido.
Eu era só sua e por mais que eu tempo passe eu não vou entender o que te levou a tomar essa decisão, porque eu, assim como todos que vivenciaram nossa relação, tenho certeza que você realmente gostava de mim.
Pior ainda, por mais que o tempo passe não vou conseguir te esquecer. Enquanto você tá ai, indiferente pra mim, eu to aqui, morrendo de amores por você.
Você tem um novo Anjo.
Sei que já sabe o que fazer, mas quero te lembrar de um detalhe: faze-la acordar sorrindo todos os dias.
É verdade o que dizem... "a pessoas podem esquecer o que você fez, o que você disse, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir.
Continue sendo Vida. Bjs
FELIZ POETISA
Vens cá, poetisa da emoção
vamos fazer um trocadilho?
Explodir a porta deste exílio
libertando nossas vidas; coração?
Expandes tua luz sem empecilhos
percebes do esplendor a sensação?
São teus valores em fagulhas de paixão
celebrando quem és tu, sem estorvilhos
Enlevas firme e docilmente teu talento
ignoras sabiamente o infausto infeliz
Ah, incauto! Não te condiz merecimento!
Funesto na desonra, profano em mil perfis
Enquanto tu, sacerdotisa das letras, pitonisa
Glorifica a vida, finita, convicta de que és, feliz!
Ninguém é perfeito, o que existe é uma busca utópica por fazer tudo certo a cada instante de todas as formas.
Vai conhecer melhor uma pessoa quando observar não o erro que ela comete e sim como ela reage frente a ele.
Acredito piamente que aprendemos não com os erros e sim com a correção deles, caso contrário errar seria um método didático.
Ter a consciência de que somos seres que uma hora ou outra cometemos erros exige humildade, coloque em dúvida sempre a forma como tem levado sua vida, só assim poderemos evoluir. Porque se vermos forma que estamos utilizando como perfeita e suficiente, isso nós impedirá de crescer, é necessário mudar e melhorar sempre.
Veja no erro a capacidade da superação e crescimento. O fracasso não acontece quando se erra, só existe quando se desiste frente ao erro.
Galego
‘’ O que fazer quando não sabemos o que falar, quando todas letras some do seu alfabeto, deixando-o incapaz de formar qualquer palavra e muito menos pronunciar se quer algum som através de sua boca.
Como viver em paz se o coração está completamente acelerado, batimentos que muitas vezes perdem a cadência, deixando o resto do corpo paralisado, sem margens para o autocontrole.
Quem conhece aquele cara ali, que não tem medo de falar, que não guarda palavras com medo de que os outros falem a seu respeito, uma pessoa livre de qualquer maldade que venham pensar sobre ele. Como entender suas reações, como viver sem criticar seu modo de viver, a maneira na qual escolheu, ela denominada de felicidade. Felicidade que somente sua alma sente, felicidade que está expressa em seu olhar, mas para isso tens que olhar em seus olhos, felicidade que muitos entendem como carência, que julgam como se fosse um homem solitário e complexo.
Ele não leva nada a serio, não liga para os pensamentos alheios, não se deixa interferir pelos ‘elogios’ de quem o critica, apenas absorve tudo e todos e transforma-os em conhecimento, evolução, aprendizado.
Conhecimentos estes, que serão aproveitados logo mais para suas novas ideias, seus novos desabafos, aprendizado que trouxe das coisas que a vida lhe apresentou. Não se preocupe com as coisas que são ditos ou escritos por alguém, afinal, cada pessoa é nutrida com pensamentos específicos para ela, não somos nós que escolhemos o que pensar o que falar e o que escrever, arriscar-me-ia dizer que existe uma magia onde se explica tudo isso, porem fica a nosso cargo receber essas informações e traduzi-las em palavras, gestos, dizeres e até muitas vezes em desabafos.
Toda palavra dita por um homem deveria ser recebida como qualquer outra coisa, não podemos julgar e impedir que alguém fale ou demonstre algo, pois somos livres para pensar, falar e fazer o que bem entendemos. Porem quando não gostamos de algo temos todo o direito de repreender a pessoa, porem não podemos impedir sua vontade de expressão.
De tudo que já lemos, ouvimos e escrevemos nessa vida, se houver uma pequena parcela de aproveitamento, nos tornaríamos pessoas mais evoluídas, com uma gigantesca bagagem de conhecimento, porem, tudo aquilo que foi inútil a nós, simplesmente não levamos conosco, mas jamais podemos dizer que não aconteceu, que não existiu, afinal, estaríamos matando uma vida que existiu, estaríamos excluindo um momento que foi eternizado e que por algum motivo existiu.
Penso e defendo o pensamento de que na vida tudo existe uma explicação, um motivo, a hora exata para acontecer, nada é em vão, nada é por acaso, afinal o que seria da noite se não existisse o dia? O que seria da vida se não existisse a morte? A alegria se não houvesse a dor, o bem e o mal, o rico e o pobre, a criança e o adulto, o sorriso e as lagrimas.
O que seria da minha vida se não conhecesse você? ’’
- Alexandre dos Reis.
❝ ...Sou feita de sonhos, amor e alegria,
sou fiel aos meus sentimentos, gosto
de fazer as coisas da minha maneira,
do meu jeito imperfeito. Não dito regras,
também não gosto de segui-las. vivo do
meu jeito e procuro ser feliz do meu modo,
as vezes incomodo algumas pessoas por
ser assim. Mas não sou perfeita.E na minha
humilde imperfeição, sou completamente
FELIZ....❞
Fazer parte da espécie humana é um destino glorioso, mesmo se nossa espécie se dedica a muitos absurdos e comete muitos erros terríveis: apesar de tudo isso, o próprio Deus gloriou-se de vir a fazer parte da espécie humana. Parte da espécie humana! E pensar que essa percepção, que é um lugar comum, pode subitamente parecer uma notícia de que você é o detentor do bilhete que ganhou o primeiro prêmio na loteria cósmica.
Reflexões de um espectador culpado, Thomas Merton
O que fazer com este sentir que me envolve
Que me leva até você
Que me arde em desejo
De me perder em seu beijo
O que fazer com esta distância
Que nos separa
Este meu querer tão urgente
Que a nada se compara
O que fazer para me aconchegar em teu braço
Sentir teu abraço
Mergulhar neste delicioso delírio
Como menina, deslumbrada com a lua
Como mulher, unicamente sua.
Yara Alves
Tempo! Que ideia temos?
O que fazer com ele?
Amar, curtir, vibrar,
colaborar, sorrir...
São tantas coisas que
podemos ter, receber,
ou doar-se.
Mas, e para nós o que
fazemos?
Que tempo temos para nós?
E quando isso acontecer,
devemos aproveitar, nos cuidar,
evoluir, crescer e aparecer;
nada de se esconder.
Amemo-nos em primeiro, assim
poderemos amar ao outro.
Comecemos agora, renovando-nos
não perdemos o tempo;
pois ele é sabedor de tudo.
O ano está acabando e nada como fazer uma boa reflexão sobre o que teve de positivo, o que veio acrescentar e o que não fez diferença alguma. A vida é mudança constante e temos que adaptar tudo a nós e não o contrário.
Minhas dicas são: jogar fora o que não tem serventia pra você e não terá para outros; doar coisas sem uso; ignorar e/ou excluir pessoas que são negativas e, principalmente, aquelas que querem ver as outras derrotadas; ver a vida com olhar mais meticuloso, mais observador; deixar vir à tona a sua luz para que todos nós juntos possamos criar uma energia positiva para que a vida fique mais leve e mais harmoniosa.
Que ao terminar sua reflexão de "fim de ano", veja que ela pode ser diária.
Fazer o bem sem olhar a quem!
É esse o ditado popular!
Eu faço sem falsidade, sem esperar nada em troca, não quero aplausos, quero apenas ser reconhecida por ser uma pessoa honesta, e bondosa! Infelizmente muitos confundem bondade com tolice!
Mas prefiro ser tola, do que ter um coração de pedra e precisar usar as pessoas pra poder ser alguém! Prefiro ser tola, mais uma tola do bem!
Prefiro ser amiga, prefiro estender a mão, prefiro apanhar do que bater, prefiro ser assim como eu sempre fui uma pessoa humilde, mas com um coração bom!
Você já deu as chances que ele precisava, não há mais nada que você possa fazer. Você não precisa mendigar o amor de ninguém, amor não se cobra. Você pode tentar de tudo para conquistá-lo, mas você não pode obrigar ninguém a te corresponder. Algumas vezes você precisa carregar o fardo sozinha. Você precisa aceitar o fato de que diferentemente de você, ele não sente uma paz quando vê você sorrindo, e nem se arrepia quando toca nele. Você precisa encarar que não existe amor, pelo menos não da parte dele. E você amar sozinha, você sabe, não é suficiente.
É só mais um dia passando te dando a certeza que você tomou a decisão certa. Aquele relacionamento já não valia mais a pena. Seguir em frente é o melhor para você. Já passou da hora de deixar todo aquele sentimento desnecessário para trás e abrir espaço em seu coração para tudo o que você realmente merece. Você fez tudo que estava em seu alcance, e cá entre nós, sabemos que na verdade foi muito além disso. Você se dobrou e redobrou para tentar continuar, para tentar fazer dar certo, mas chega uma hora em que toda essa insistência já não vale mais a pena. E sua hora chegou. Chega de tentar, de cobrar, de continuar atrás. Assim não dá. Amor não se cobra e muito menos sobrevive sozinho.
Eu sei que não está sendo nadinha fácil para você. Sei que seu coração arde, a saudade bate e as lembranças doem, mas toda essa fase vai passar. E quando finalmente todo esse alvoroço dentro de você se acalmar,você vai perceber que o certo a se fazer era mesmo ter deixado tudo para trás. Nem tudo vale o sacrifício que fazemos, e você se sacrificou muito por ele, enquanto ele não fazia nem a metade para manter o relacionamento de vocês. Você tentou, você fez sua parte e a parte dele, você tentou de todas as formas e sentiu de todas as formas também. Não se sinta culpada, você só se confundiu, e deu o amor certo para a pessoa errada. Mas essa sensação também passa, e no fim você vai entender que amor não se cobra, amor se divide.
Uma pessoa pediu para eu fazer poesias mais alegres
Que tenha mensagem de motivação, encorajamento
Como uma pessoa infeliz animar alguém pelo que escreve?
Ela me elogiou , disse que eu tenho muito talento
Vou atender o pedido dela
Farei a diferença neste mundo
Descreverei palavras edificantes e belas
Falarei de Deus que tem um amor profundo
Evangelizarei com este meu dom
Me tornarei útil, significante
Fixarei meu olhar em tudo que o Criador fez de bom
Pois se eu me valorizar tornarei mais importante
Ouça o que eu tenho a lhe dizer neste instante
Tentarei consolar aos corações
Deixarei para trás tristezas cortantes
Peço a Deus bastante inspirações
Findo agora deixando algo positivo
Conte comigo nos momentos difíceis
Jesus Cristo é o seu melhor amigo
Fique feliz e não triste.
Eu canto por te tristeza
Canário por padecer
Se voltar pra mim
Vai me fazer sofrer
Perdoe o meu coração
Hoje eu queria te esquecer,
Mas quanto mais eu tento mais eu lembro
Ter você é meu desejo de viver
Sou menino e teu amor é que me faz crescer
Minha menina, eu te amo
Sem você não sei viver
E o vento só me traz
Vestígios que lembram você
Eu não consigo te esquecer
Cada minuto é muito tempo sem você
E se o olho não vê e o coração não sente
Janela da alma é crente que sonha em ver seu rosto se materializar
Não vejo a hora de te encontrar
E continuar aquela conversa
Pra fazer o nosso amor reviver
"Não posso recuperar a beleza de ontem,
mas posso fazer de meus atos algo bonito.
Posso não recuperar o ontem,
mas posso agradecer e fazer algo melhor hoje.
Não posso recuperar a alegria de outrora,
mas posso fazer alguém feliz agora.
Hoje é um bom dia para recomeçar.
Hoje é um bom dia pra perdoar.
Hoje é um bom dia pra amar.
Hoje só existe hoje."
Joelma Siqueira (pensamentos registrados)
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp