Texto de Tristeza
"Muitas das vezes a tristeza bate a porta
Querendo levar a alegria embora
Não tendo resposta
Saí correndo
E assim que precisa ser
Não deixe a porta aberta para
Sentimentos ruins
Se revista do máximo de coisas boas
Porquê o seu coração sente tudo
E o seu ser precisa eternizar
Sentimentos bons
Para se ter uma vida
Tranquila e harmoniosa".
Pensar em você
Parece que o
Coração sente a maior dor
As lágrimas descem
E a tristeza vem
Pra inquietar a alma
E a vida começa
A desmoronar
Como se a lama
Descesse e tomasse
De conta do rio
Seria tão diferente
Se o amor fosse
Correspondido
Não precisaria
Passar por tanta aflição
Esperando você decidir
Entender que o meu
Amor é verdadeiro
E profundo
E que só está esperando
Você me dizer
Enfim te quero
A tristeza poderia
Levar a minha alma
Ao fundo do poço
E me deixar
Atormentada
Mas também poderia
Ser o combustível
Pra descobrir
A passar pelas
Aflições da vida
E conviver
Com sabedoria
E mesmo sentindo
Todas as dores
Da alma ferida
Aprender a
Lidar com elas
De forma positiva
Desenvolvendo
A capacidade
De ser resiliente
E confiante
Por dias sempre
Melhores
[Verse 1]
Chegou com pedacinho
De céu no olhar
Trouxe onde era tristeza
Um novo lugar
Fez meu coração
Ficar cheio de alegria
Teu doce toque
Virou minha melodia
[Pre-Chorus]
E tudo em mim
Começou a dançar
Tua presença
É o meu novo lar
[Chorus]
Teu doce toque
Tocou a minha alma
Profundamente, docemente
Como quem acalma
Veio leve
Feito brisa da manhã
E ficou,
Feito amor que não se vai, não se espanta
[Verse 2]
Antes, eu era silêncio
Agora, sou canção
Tudo em mim se acende
Só com tua intenção
Teu riso é abrigo
Tua voz é oração
E quando me olha
Cura a solidão
[Pre-Chorus]
E tudo em mim
Começou a dançar
Tua presença
É o meu novo lar
[Chorus]
Teu doce toque
Tocou a minha alma
Profundamente, docemente
Como quem acalma
Veio leve
Feito brisa da manhã
E ficou,
Feito amor que não se vai, não se espanta
[Bridge]
Te encontrei, sem esperar
E agora não dá pra voltar
Tudo mudou…
E eu só sei te amar
[Final Chorus]
Teu doce toque
Tocou a minha alma
Profundamente, docemente
Como quem acalma
Fica em mim
Feito sol no meu quintal
Teu amor chegou
E fez tudo ser real
[Outro]
E nesse novo lar
Vivo a te amar
Cada dia é luz
Teu amor é o que eu busco
E assim vou dançar,
Celebrando a união
Com cada passo da vida,
Com o coração em festa,
Te encontrando em cada canção.
LÁGRIMAS DE DÚVIDA
Eu não quero ser mensageiro das lágrimas de tristeza que o mundo fábrica em seus olhos,
Eu não posso pôr dúvida no seu pensamento e ter como base a insegurança para minha felicidade,
Existe tombo que todos os olhares veem, porém, eu vitima ou não é quem sinto, os olhares sempre buscarem o que interessa a seu dono trazendo elegeria e tristeza no mesmo senário.
Narradora: Mas a tristeza pode chegar a qualquer reino, por mais feliz que ele seja.
Mãe: Ella, minha querida, eu vou contar-te um segredo, amor. Um grande segredo que vai ajudar-te a superar as dificuldades que a vida te trouxer. Lembra-te do que te digo para sempre. Tem coragem e sê bondosa. Tens mais bondade num só dedo, filha, do que muitas pessoas em todo o corpo. E és poderosa! Mais do que tu pensas. E és mágica.
Ella: Mágica?!
Mãe: A sério! Tem coragem e sê bondosa, minha querida! Prometes-me?
Ella: Prometo.
Amante
Não seja amante do pecado
Consequências e tristeza
São muitos que pregam o perdão
Mas poucos que perdoam traição
Seja amante das coisas boas da vida
Das pessoas que carregam a verdade como única certeza
Dos momentos que podem virar uma canção
Viajar nos pensamentos ou contemplando a natureza
De tudo que faz bem e alegra o coração.
Eu sei. Tem dia que a tristeza nos veste. Que as coisas parecem mais difíceis. E que outras coisas perdem o sentido. Tem dia que é mais doído. Tem dia que os problemas ganham mais força. E que nossas certezas desabam... Nossas frágeis certezas. Tem dia que respiramos angústias. E dúvidas. E medos. Tem dia que precisamos mais de Deus.
Quando tudo desmorona ao nosso redor, Ele é a rocha que se mantém de pé à nossa frente, impedindo os golpes mais duros da vida. Ele é quem nos sustenta. Nesses momentos de dor, onde por dentro é só frieza e escuridão, Ele é a centelha de luz que nos aquece. Quando não souber o que pedir, eleve seus pensamentos a Deus. E chore nos braços do pai. Ele sabe de tudo, entregue o controle da sua vida a Ele e creia. Agradeça pelo amparo. Esses momentos de dor passarão.
Não alimenta a tristeza. Tristeza a gente sente, normal, faz parte, mas depois a gente muda o foco. E ora.
Cria bons pensamentos. Busca o que te faz feliz. Batalha pelo teu progresso. Seja feliz nos pequenos detalhes, nas miudezas.
Se perdoa pelos erros cometidos. E vigia pra não cometer novamente. Tem fé acima de tudo. E lembra de que tudo passa.
Josy Maria
Senhor, ilumina essa tristeza que nos veste, põe sobre ela seu manto de amor e proteção para que ela se dissipe. Seja o nosso norte, nos guiando por bons caminhos. Nos perdoa por nossos erros e nos impele a fazer o que é certo. Cura em nós nossas angústias e nos fortalece moral e espiritualmente. Habita em nós, Deus Pai, com toda sua bondade, sabedoria e perfeição.
Amém!
Assim seja!
A tristeza vestiu-me com força. Não que ela já não tenha tentado e conseguido outras vezes, e que pela minha fé tive a força necessária para submergir e ver a luz enviada por Deus. Dessa vez, a tristeza veio com as vestes da morte. Levou meu pai. E mesmo sabendo que é o ciclo natural da vida e que foi feita a vontade de Deus, parece que algo quebrou aqui dentro. O que peço a Deus por hora é que essa tristeza se transforme numa saudade bonita e que o que venha aos meus olhos com o tempo seja o brilho das lembranças boas e não as lágrimas que derramo agora. O que peço a Deus também é que Ele nos traga o consolo, a força e o discernimento necessários para passar por isso. Eu sei que passa. Mas às vezes não sabemos o que fazer com a dor dilacerante. E é a Deus que humildemente entrego minha dor neste momento, confiante dos cuidados e curas que só Ele pode trazer à minha alma machucada. Eu sei que nada sei, só Ele. Então é a Ele que recorro, me apresento e me dobro em prece.
Josy Maria
17/09/21
Bom dia!
Pra você que foi dormir com o peso dos problemas e a tristeza como companhia, desejo para o dia de hoje que seja soprado por Deus em seu coração um fio de esperança para lhe aquecer de fé e lhe fazer acreditar nas soluções e ter a certeza de que tudo passa. Pra você que está tomada(o) pelo cansaço, seja ele emocional, psicológico físico, mental, ou todos eles e se sente por um fio, desejo a restauração e o renovo dos recomeços que só Deus pode proporcionar. Pra você que pensa que não vai aguentar, desejo força, perseverança e resiliência. Que o dia de hoje seja bom, que seja a porta aberta da cura de tudo que precisarmos, que Deus esteja presente em cada momento, tomando a frente de tudo que nos dói e cansa. Acordar crendo em milagres faz toda diferença e nos faz ter a garra que precisamos para passar pelo que for. E mesmo que a tristeza dos problemas perdure por algumas horas do seu dia, que a fé seja a força dominante que lhe guia até o anoitecer e se faça presente em você por toda sua vida. Agradeça. Mais um dia lhe foi dado por Deus.
Gratidão, Senhor, por mais um sábado em Sua presença. Que nosso final de semana seja segundo Sua perfeita vontade.
Assim seja.
Josy Maria
Não se culpe pela sua tristeza, não aumente mais o peso da sua carga. Eu também não lhe culpo, pelo contrário, eu lhe acolho. E oro por você. Você é uma plantinha que precisa de cuidados até florescer. Não importa se o processo é lento e longo. Não importa a contagem do tempo. Importa a sua resiliência, a sua resignação e principalmente a sua fé. Eu nem consigo mensurar o tamanho da sua dor, porque por mais que eu tenha a minha, ninguém veste a pele do outro para saber de fato e só sabe quem passa, além de Deus, que sabe de todas as coisas. E é a Ele que recorro em prece, por mim e por você. Eu só peço que você lembre das palavras do nosso amado Jesus: Bem aventurados os que sofrem na Terra, porque serão felizes no céu.
Que Deus te guarde, te sustente, te cure e te liberte de todos os males. E que você sinta toda felicidade e realização que merece nesta vida.
Josy Maria
Luto por Marília Mendonça
A finitude da vida sempre traz tristeza. E neste momento, para muitos, o pesar transborda... Desejo muita luz durante a sua passagem para a Pátria Espiritual, Marília. E também da sua equipe. Que Deus conforte os corações dos que ficaram e choram a perda dos que se foram. Que Ele abrace a todos com seu amor paternal e perfeito.
Josy Maria
Terça-feira vencida...
Para a noite que chega, pega essa tristeza que te pesa e apresenta pra Deus, deixa Ele embalar teu sono, suavizar teus fardos, recuperar tuas energias para o novo dia que virá. Pega teus cansaços e se recolhe nos braços daquele que pode te dar o conforto leniente que te dará novo ânimo e fortalecerá tua fé. Pega todo sentimento de impotência e de incapacidade e se curva diante de Deus, Ele pode te capacitar e te direcionar onde tu precisas chegar. Chora, se precisar. E dorme, confiante de um amanhã melhor e de um dia a menos para a chegada da tua vitória.
Que a noite restaure cada um de nós, com a sensação de renovo e esperança redobrada e que Deus ilumine nossa noite e cada canto de nossos lares, livrando-nos de todos os males.
Assim seja!
Josy Maria
Dia vencido…
Bom seria se a tristeza não se fizesse presente, não forçasse sua entrada e não roubasse a cena de vez em quando. Bom seria ter todo dia apenas motivos para sorrir, e a plena confiança de que tudo passa. A gente sabe que passa, mas o tanto que dói até lá tira um pouco o raciocínio. Mas, bom é terminar mais um dia com fé, apesar do que for. Bom é sentir o cuidado de Deus ao longo de mais um dia vencido. E sentir Ele secar quando uma lágrima furtiva escapole pelos olhos e escorre pela face.
Muito bom é terminar o dia com gratidão e esperança de que tudo melhore, porque pela fé sabemos que dias melhores virão.
Pela quarta-feira vencida, obrigada, Senhor.
Josy Maria
Resposta à Fernanda Young, para sua Carta à Tristeza:
Pois é, Fernanda. Folgada como é, comigo ela faz o mesmo. Vez por outra bate na porta,e quando abro ela ai entrando de mala e cuida, se achando a dona do pedaço, como é dedeu feitio. Pensa que vai chegar e se instalar de vez, pois abre o guarda-roupas e ocupatodos os meus cabides – com toda pompa e circunstância – como se fosse ficar para sempre.
Mas como sei bem como ela é, num primeiro momento finjo que concordo. Por educaçãopermito que entre e ocupe todos os meus espaços sem oferecer resistência, como aconteceuainda esta semana mesmo. Mas no dia seguinte já deixo claro que se trata do meu espaço,e que sua estada é – e sempre o será – bem breve, deixando a mala dela bem à vista para
que não se esqueça. Sempre que chega faço assim: não a ignoro nem a expulso; só nãodeixo que se assenhore de tudo.
Logo na primeira vez em que tentou se instalar, disposta a transformar sua vida em casamento,falei em alto e bom tom que isso nunca aconteceria, pois que temos naturezas bem diferentes:e o rompimento se daria em seguida por absoluta incompatibilidade de gênios: ela é amargae eu amo a vida, ela torna tudo pesado e eu curto ser leve, ela gosta da noite e eu adoro o sol.
Então não batemos! Acho que funciona, pois logo ela faz as malas de novo e procura outro lugarpra ficar, já que sabe que por aqui nunca vai passar mesmo de uma hóspede rápida e passageira!
Sei que agora você vai ficar bem, como eu já estou desde que ela desistiu e se foi daqui de novo,em busca de outro lugar pra morar. Sempre tenta, é claro, mas em algum momento vai acabarentendendo que por aqui é que não vai ser!
Espero que se recupere tão rápido quanto eu, e ponha pra fora esse seu sorriso outra vez.
Um beijo pra você!
Luiz Roberto Bodstein
O Cativeiro da Agonia.
“Faço da minha vida um cenário da minha tristeza.”
E assim, a existência se converte em palco, e eu, ator sem aplausos, caminho entre sombras que se arrastam nas paredes da própria alma.
Agonia…
Tu que me encarceras e me vigias como sentinela antiga, tens mil portas abertas em tua fortaleza austera.
Eu, porém , cativo, não tenho nenhuma, ou talvez apenas uma:
o meu pensamento.
E o pensamento, este frágil portal para mundos possíveis, treme. Ele poderia ser fuga, ruptura, salto.
Mas não fujo.
Porque o dom dos abismos se levanta silencioso entre nós dois, entre tu e eu, como muralha feita de memórias, silêncios e ausências que se recusam a morrer.
E nesse intervalo, nesse vão entre o que sou e o que me dói, a vida permanece suspensa, hesitante, como vela acesa no vento que sopra de dentro.
Frases, textos e citações by Josy Maria
Dia vencido!
Quanto aos seus cansaços e tristezas, deixe a esperança ser sua bússola, guiando-a (o) através das tempestades da vida. E que ela seja o bálsamo regenerador durante sua noite de sono. Lembre, assim como a noite cede ao amanhecer, também sua tristeza encontrará alívio nos braços acolhedores de Deus. Tenha fé. E confie na sua própria resiliência, pois dentro de você reside uma força inquebrável, capaz de superar até os momentos mais difíceis. Não duvide dessa força. E acima de tudo, acredite no controle de Deus em sua vida.
Josy Maria
Fragmento VII - Algea
Uma vez que a tristeza é violentada em sua sutileza, nem mesmo Hélio, em sua rogativa, pode amainar seus ventos, de sorte que, barafustar é seu penúltimo ato antes da atimia.
Aquilo que o homem desconhece de si, intui do outro, sendo tal conhecimento, desrespeitoso e inclemente.
Asseguro-te, diante da tristeza, o aninhar de um abraço possui mais poder transformatório que a faculdade de entender o abstrato de outrem.
