Texto de Reflexão de Amor

Cerca de 130625 texto reflexão Texto de Reflexão de Amor

LINHA DA VIDA (soneto)

A linha da vida, na vida é sinuosa
Da partida a emaranhada chegada
Quimera criada e felicidade caçada
Já a morte... Ah! A morte é teimosa

E nesta estrada, a sorte misturada
Certeza e surpresa bem manhosa
Mas tudo com uma pitada furiosa
De cor e sabor, se bem aproveitada

Tal qual uma poesia em sua tosa
Irresoluta é a linha a ser traçada
Porém, é elaborada na sua prosa

E no tem tudo e no não tem nada
Há saída, entrada, espinho e rosa
Como corredeiras (vida) não fica parada...

Luciano Spagnol
Novembro, 2016
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

O Dom da Vida
Nem todas as pessoas do mundo sabem o real significado da vida. Algumas pessoas roubam a vida de outras, de uma forma tão agressiva, destruindo sonhos, expectativas, objetivos, não respeitam o dom de viver.

Sem sombra de duvidas a vida é um dom, pois nem todos têm, nem todas as pessoas abraçam e amam a vida como algo valioso e verdadeiro, porém, existem pessoas que não só a respeitam, mas fazem dela uma história inesquecível.

Quando refletimos na vida geralmente, fixamos o olhar em alguma coisa e, quando percebemos, estamos parados no tempo, hora triste, hora sorrindo, pois a vida é bem assim. Nos proporciona momentos de tanto êxtase de felicidade, que não acreditamos como isso é possível, como em outras vezes, nos deparamos em momentos de tanta tristeza e dor, que logo pensamos, não vou suportar...

A vida é, assim, um processo de rir e chorar, uns choram mais que outros, outros criam da arte de viver um motivo para rir, independente de quanto estiverem tristes.

A vida pode ser tão longa aproveitada todos os momentos, como pode ser tão curta, quando apenas se quer que os dias passem. A vida pode ser um portfólio de conquistas e, recheado de boas experiências, como pode ser apenas um diário com algumas páginas escritas, outras rabiscadas e, outras vão continuar sempre em branco.

Quando íamos crescendo as pessoas mais velhas sempre diziam, a vida é uma escola, somos alunos de várias disciplinas, às vezes somos aprovados, outras vezes temos a oportunidade de refazer aquilo em que não fomos tão bem, outras vezes torna-se impossível refazer e, naquela disciplina somos reprovados. Ainda bem que em alguns momentos o papel do professor e do aluno inverte, é, como isso é possível, só Deus para explicar, mas hora aprendemos, hora ensinamos. Simples assim. Uma escola em que os papéis são transferidos de acordo com os momentos e não únicos.

Muitos tornam-se adultos, porém com muitas disciplinas pendentes. Mas sabe o que é interessante na escola da vida? Enquanto há o ar que enche os pulmões e permitem-nos respirar, ainda há tempo para aprender. Antes que as cortinas se fechem, antes que os olhos deem o último olhar, antes que perdemos a vontade, o desejo, ainda há tempo para recomeçar.

O dom da vida, inspira-se no dom de amar. Certa vez um homem sábio, deixou-nos uma lição muito importante para todos nós. Nessa escola lições importantes, nos fazem avançar nas disciplinas da vida, então gostaria de compartilhar. Ele disse, que o amor é um dos frutos do Espírito Santo, ou seja, é o segredo para uma vida feliz.

Eu só desejo algumas coisas nesta vida, o ar enchendo os meus pulmões com o sopro de Deus, a presença do Espírito Santo, a continuidade do início de tudo, o sorriso de quem amo, flores antes da morte, amigos para contar nos momentos felizes ou tristes e, saber agradecer os elogios que me forem dados, com elogios sinceros para quem me surpreender. Com isso, a felicidade será consequência de uma escola no qual o diploma serão os dias que jamais irei esquecer.

Inserida por NoeleaSousa

Se formos andar pelo nosso planeta, veremos que Deus tem muitos nomes, mas Ele é um só, em três personalidades iguais e distintas: Pai e criador; Filho e salvador; Espírito Santo e santificador. Pois bem, um único Deus em amor e bem, que fez e fará tudo. Qualquer coisa que falarmos sobre Deus ou Jesus não será completo, pois Ele é ainda maior, e além de nossa imaginação. Divergências entre o secular e o sagrado, em alguns temas são constantes. Muitos imaginam um Deus que fica lá distante quieto, alheio, só anotando, mas não, Ele é presente, quer ser amigo, pai, conselheiro, e não cobra nenhum sacrifício para estar presente em sua vida, somente sua fé, sua confiança e lealdade. Deus não exclui alguém só porque este ou aquele pensa uma maneira diferente, quem excluiu são religiosos, fanáticos, autoritários, etc. O nosso Deus, nosso amigo, e pai, quer a comunhão entre todos, e muitas vezes Ele usa pessoas, para te levar a caminhos que parecem estranhos a primeira vista, mas, com o passar do tempo, verá que é ali que mora a verdade e a justiça. A Igreja deve convidar, manifestar e viver a disposição para a comunhão de todos, sem religiosidade ou interesses, como infelizmente vemos muito por ai. Talvez, um grande problema para a paz mundial, seja mesmo esses blocos de pessoas com interesses religiosos específicos, ou financeiros, sem olhar para o que a palavra realmente diz, fazem uma hermenêutica para seus próprios interesses e não ao de Deus e muitos até falam em seu nome mas não agem como deveriam. Mas as pessoas de bem, e que em Deus confiam, e o seguem são ungidas e tem uma luz e sabedoria, para falarem coisas certas Dele, e não somente falar como tagarelas. Falar somente o necessário, sem gritar, ou ser agressivo, mas firme e sensato, com verdade, de coração, mas não um repetidor de frases feitas, reflita, estude e somente depois abra a boca, para não se tornar um insano, um boneco de púlpito que os outros somente ouvem mas não degustam as suas palavras.
Só por curiosidade, vou relacionar quatro grupos do mundo espiritual e sagrada e suas concepções:
Judeus – Deus é o libertador, com espiritualidade enfocando o sagrado e a ética.
Cristãos – Deus é pai em comunhão com os filhos. A espiritualidade orienta o amor.
Budistas – Deus é o iluminado, como caminho e vivenciam o sagrado e o desapego.
Islâmicos (Muçulmanos, árabes) – Deus é plenitude do bem. Enfocam o sagrado e o servir.
Sabemos sim, que existem milhares de outros grupos, e diversidade de concepções.
Faça sua parte, creia faça justiça, seja um missionário de Deus aqui na terra, valorize o bem, o amor, o dom da graça recebida. A missão de Jesus nos determinou foram para a salvação, reintegração, restauração, os enfermos, inserção na sociedade, vida em abundancia e cuidar. Então, seja você uma luz, um caminho, demonstre que Deus habita mesmo em seu coração, viva sim em abundancia, mas demonstre atitudes saudáveis e que satisfaçam a vontade Dele, através do respeito ao próximo, a pluralidade cultural e religiosa, ao meio ambiente. E quando falar de Deus, seja através das escrituras..

Inserida por valdirventuri

ENFADO (soneto)

O quarto penumbroso e triste. Meu viver!
Um silêncio na alma que ela parece morta
Eu num olhar vago, uma pujança absorta
Não tenho ânimo, nem uma reação sequer

Rabisco gestos pálidos que a nada importa
O mundo lá fora a passos largos. Ouço dizer
O meu aqui dento de solidão põe a embeber
O vazio lânguido, num isolamento que corta

E neste enfado, no enfado inquieto do ser
Que é que me interessa além desta porta?
Se sempre é o mesmo, o mesmo parecer

Aqui neste útero meu sonho se transporta
Que diga a sorte, e o destino o que quiser
Aqui poeto quimera, que abre comporta... (do meu envelhecer!)

Luciano Spagnol
Novembro, 2016
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

Um dom que todos temos em comum é a capacidade de dificultar coisas simples. Problemas simples se tornam complicados. Pequenos obstáculos se tornam enormes. O que era fácil, difícil.
Porque não fazer do caminho mais simples, o principal?
A vida é curta, curta. Faça na sua vida suas escolhas, de suas escolhas, sua vida. Quem é capaz de sonhar, é capaz de viver, de realizar.
O tempo é nossa maior dádiva, assim como as palavras depois de ditas, não pode voltar atrás. Aproveite-o sabiamente com o que realmente importa, busque sua felicidade nas coisas simples, aproveite cada dia, cada hora e minuto, pois independente do quão rápido seja, jamais voltará.

Inserida por habara

Há pessoas que estão de passagem, e há outras que vêm para ficar;

Há pessoas que nos fazem sorrir, e há outras que, felizmente, nos fazem chorar;

Há pessoas que chegam, e as achamos belas, enquanto há outras que, após chegarem, perdem a beleza que traziam;

Há pessoas que nos completam, e há outras que nos dividem;

Há pessoas que somam, mas há as que diminuem;

Há pessoas boas, e há pessoas más.

Altas ou baixas; loiras ou morenas; alegres ou tristes. Cada pessoa é única, ao seu modo, ao seu estilo.

Amando um pouco a um e decepcionando-se um pouco com o outro, o que realmente importa é que por um louvado processo de transformação nós passamos... e crescemos.

Inserida por NaraMinervino

Não tente entender e nem muito menos compreender a vida, apenas viva;
pois, a vida é assim, ela é para ser vivida e não compreendida!
Viver..., simplesmente viver, ou viver simplesmente?
Eu vou tentando absorver, não a vida, e sim tudo o que de bom existe nela!
Viva! Viva! Este é o dom, mas, que maravilha! É Viver...

Por: Ildemario José Dos Santos
15/08/2016

Inserida por IgorBarros36

Lugar no mundo


Sabe aquela moça?
aquela de olhar inquieto
que carrega tantas incertezas
sempre a procura do rumo certo

De alma nobre, aberta
ela não quer muito da vida
só encontrar a saída
para o que lhe tira o sono

O seu lugar no mundo não está distante
e sim a poucos instantes
da sua vontade incessante
de fazer acontecer.

Inserida por jessicademoura

O mal do século.
Que todas as almas dos corpos vivos levantem e digam amém! Alma cansada, alma perdida, alma desiludida. Em um corpo que anda, fala, come, bebe, dorme e acorda...
Estamos falando de corpos vivos, cuja suas almas encontram-se aparentemente mortas. Dias de finados oramos para que as almas em outro plano possam se encontrar, mas quando iremos orar pelas nossas e por todas do mundo que ainda estão aqui devendo algum trabalho? Devendo vida?
Espíritos de jovens, adultos, idosos, que andam sem rumo, sem saber o que querem ou o que podem fazer, esses também necessitam se encontrar. Um eixo entre uma longa trajetória e uma bem curta, onde suas escolhas definem as tréguas que a vida pode dar. Saber apontar a melhor e menos dolorosa direção, cuidar em encontrar diferentes tipos de desfibriladores para ressuscitar todos os dias não é uma missão fácil, é algo que requer certa inteligência.
Tudo começa com o primeiro passo, provavelmente não verá uma porta aberta, então procure janelas ou uma brecha e por ela passe sem desistir, siga em frente. Caso ainda não dê para correr, ande; ainda não foi possível andar? _. Então, arraste-se. O último sopro de vida só você poderá dizer se valeu ou não a pena.
Andrêssa Matos

Inserida por Autoraandressamatos

O SONO E A VIDA

"Dormir é desculpa pra quem tem medo de viver" pensando bem é verdade, as pessoas se escondem tanto atrás do seu sono, recusam uma, duas, três vezes aquele convite pra sair....Mais sabe, talvez seja medo mesmo, e sim das pessoas.Talvez no sono essas pessoas encontram mundos que jamais vão achar na nossa realidade.Talvez seja apenas uma forma de se proteger da maldade que isso tudo se tornou, a ignorância, a arrogância dominam o mundo, talvez essaseja pessoas que são julgadas como "medrosas" estejam apenas se privando da maldade, e se livrando de ser mais um psicopata ou mais um assassino, ou até mesmo um suicida.
Reflita, não somos medrosos, apenas diferentes.

Inserida por Kallytasilva

Já se fechou a ferida,
secou-se as lagrimas derramada
as pétalas arrancadas
que um dia lhe trouxe lagrimas,
transformou-se em um jardim,
mais colorida, bela e florida,
Ela sabe o que quer,
e não tem duvidas só certezas,
olhos risonhos,
cheia de sonhos,
alegria que não mais pode ser contida,
a alma que por sua vez já foi depressiva,
descobriu que a vida é linda.

Inserida por InacioAndre

MINHAS MARCAS

Cada dia que passa vejo que o tempo deixou mais uma marca
Nas linhas do meu rosto...
Na minha alma e no meu coração
São marcas de uma vida bem vivida
De lutas, de batalhas, algumas derrotas
Mais a maioria de vitórias!

Marcas que tenho orgulho de exibir
Fazem parte dos momentos...
Cada momento com sua marquinha
Alguns momentos de tristezas
Outros de saudades
Mais a maioria foi alegria!

Foram tantos momentos
Momentos de felicidades
Com o nascimentos das minhas filhas
Os nascimentos dos meus netos e da minha neta
Quando fui bisavó dos meus tesouros
Que exibo com orgulho!

E a vida vai passando...
Cada dia deixa uma marca
Marcas essas que vou exibir sem medo
Sem medo da velhice
Sem vergonha de mostrar que eu existo
E que minha alma ainda vibra
Que meu coração ainda cabe muitas marcas

E assim vai ser até eu morrer
Ainda que eu morra...
Vou estar num lugar, onde vou vibrar
Vibrar por cada lembrança
Que alguém de mim lembrar
E tão leve a minha alma vai estar!

LáFeOli

Inserida por LaFeOli

não basta ser um um espectador, olha para a alto para o céu e me diga que tamanho você deveria ter para fazer coisas tão grande, quanto as que olhamos e vivenciamos admirando, não adianta só querer ser alguém melhor temos que crescer a altura do seu pró pio sonho.
ser grande não quer dizer que você pode ter tudo ou conquistar muito, ser grande é saber se está a altura do realmente do que almeja alcançar #fica dica se Deus fosse pequeno ele não teria altura para fazer o céu então se para muitos o céu é o lime-te não preciso escrever mais nada...

Inserida por rafaelcastro

Sintonia
Você pensou numa música,
Eu cantei...
Você sonhou nosso sonho,
Eu voltei...
Sintonia.
Quis reescrever nossa história
Porque temos saudades...
Porque nos faz bem...
Porque ficamos vazios, sós...
Você sentiu falta,
E eu também...
Eu trouxe flores,
Você também...
Sintonia.

@veraregina14

Inserida por veraregina14

Intempérie

“A vida essa viagem só de ida
para um destino incerto
ás vezes com belas paisagens
e refrescantes mares, mas
há também o caos e a seca
de escaldantes desertos.
As noites são longas e frias,
porém passageiras
enquanto o sol não desperta
olhando o céu contempla-se estrelas.
Nem sempre o sol despertará
algumas vezes será dia de chuva
relâmpago e trovão, mas
após a chuva tem o arco-íris
trazendo a esperança de que
dias melhores virão.”

Viviane Andrade

Inserida por VivianeAndradeSantos

Já parou pra perceber tudo que acontece no seu dia a dia? Tudo em sua volta? As pessoas se cumprimentando, atravessando a rua, pedindo uma informação, correndo da chuva ou transpirando loucamente enquanto esperam na fila? Com certeza a resposta é não. Você nunca prestou atenção nessas pequenas coisas que acontecem ao seu redor diariamente.
Sabe porque? Por que você só está preocupado com si mesmo, sua arrogância e falta de humildade fala mais alto, se está bom pra você que se dane os outros né? Pois bem comece a rever seus conceitos, pois essas coisas simples é que fazem o seu mundo e são essas pessoas que dão vida a esse mundo rancoroso em que vivemos; comece a sentir mais, a amar mais, a se sensibilizar mais, pois a vida não é um jogo onde é possível repetir a missão fracassada e a sua missão aqui é amar o próximo sem se preocupar com o que pensam sobre você, preste atenção, pois no jogo da vida não há continuação quando acaba

Inserida por DavidJackson

Criar expectativas voltadas ao sucesso sem levar em conta a possibilidade do fracasso, talvez seja uma das lições mais difíceis da vida, especialmente quando tais expectativas envolvem outras pessoas com diferentes pontos de vista. Mas, uma coisa é certa na vida de todo mundo: nem sempre vamos ter tudo aquilo que queremos!
Entender e aceitar as nossas limitações é importante para evitar uma vida recheada de amarguras e decepções.

Inserida por Bargado

Fruto do pensamento e ação humana a sociedade evoluiu do preto e branco para uma multiplicidade de cores que a tornou mais exigente e complexa. Em termos matemáticos foi como que passar da dimensão natural e inteira (N e Z) para o universo dos números reais e complexos (R e C) impondo um corre-corre real e virtual a diversos níveis e exigindo a sua necessária adaptação. Esta evolução espelha o próprio ciclo de vida do homem, sendo que curiosamente na vivência das coisas simples o ser humano anseia maior complexidade na sua vida e perante a teia complexa que vivencia só aspira mesmo pelas coisas simples que a vida tem para oferecer. E assim é a natureza humana…
E por isso há tanto encontro e desencontro nesta dinâmica que é a vida!

Inserida por umapalavraadizer

Entre a certeza que foi um passado…resta-nos o rescaldo
E ao dependuro reside um futuro
Vale-nos então o presente
Que infelizmente…e não raramente
Entre o pé esquerdo preso no passado
E o pé direito apenso ao futuro
O mais importante (e que é o presente)
É visto tão somente…como peça sobressalente
E no entremeio…
Onde se vive…verdadeiramente?
O que se controla...efetivamente?

Inserida por umapalavraadizer

"O olhar sempre será marcado pela luta, pela dor, mas é carregado de glória, de conquista, e de amor.
Aprender que o mundo não é só seu, e ao mesmo tempo entender que a vida que nele habita é fascinante, encantadora.
É olhar para sua cor, e dizer que você é a criatura mais maravilhosa que já vi, e ainda poder falar o mesmo para outras criaturas iguais, e ao mesmo tempo imensamente diferentes.
Unidos pelo sangue, não o que foi derramado, mas o que é gerado, unidos pela vida, e por essa imensa tribo chamada Terra."

Inserida por netosamasefer