Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
Tracionada a ferrugem dos ferrolhos
reage ao sol
e rescende o cheiro dos carvalhos
no escorrer das ocras:
o ferro a menstruar no tempo.
Transversa
a luz revela o desenho das teias:
colcha prateada de neurônios
– esses nervos da vida.
Firmes ali sem mais estar
mãos invisíveis no ensaio do tear.
Cachimbo de domingo
Cadê o gado?
Buscar na Índia.
E o pasto?
Derrubar árvore, plantar capim.
E o capim?
Braquiária: buscar na África.
E a fome?
Come carne, toma leite.
Vila verde
fome saciada.
Escorre água,
mareja areia.
Pasto pisado de gado.
Casa de capim.
Rio doce assoreado.
Calores!
Quando ninguém estar olhando
Meus olhos se enchem de lágrimas minha garganta dói com um nó enorme se não durmo bem ele não dorme bem se ele não dorme bem eu não durmo bem as vezes eu acordo no dia seguinte achando que as paredes do meu quarto estão chegando perto e vai me sufoca meu peito acelerado tento chegar na cozinha pra fazer sua mamadeira começo sentir medo deito no chão e o escuto chora tento pega lo para acalmar calentar ele e penso será que vou vive assim pra sempre dormi chorando acorda chorando ele vai ter que ver até quando ? Tenta desabafar e uma coisa impossível ngm liga ngm se importa acham que só porq não sei explica eu não tenho problema sair de uma sala cheia porque se sente só sair correndo pra casa pra se deita e chora e se pergunta porque do medo de continua vivendo e do medo de morrer e deixa seu filho sozinho saber que isso vem desde de sua infância e coração aperta e não ter ngm vendo isso ngm sentindo isso ngm pra te joga uma corda pra lhe salva.
Só tem alguém pra te julga .
Há dias tão ruins
Que há vontades de sumir
Para um canto tão sozinha
Ali dormir
Algo me prende e
Me paraliza
Parece mais forte que eu
Não consigo levantar
Nem muito menos pensar
É triste as noites
Parece o fim
Sinto angústiada e com
Medo do que há de vir
Me tornei quem eu menos queria
E neste rio de lágrimas
Mais uma vez
Eu finjo que estou bem
Não me arrependo de nada do que fiz em toda a minha vida?
Mentira. E quem diz isso mente mesmo, existe sempre alguma coisa na nossa vida que se fosse possivel faziamos de maneira diferente.
Mas o que lamento de verdade é o tempo que desperdicei com as pessoas erradas.
É isso.
Perder tempo e com pessoas erradas, não tem volta.
Será que sabemos que são as pessoas erradas?
Sim. Em algum momento elas se mostram. A máscara cai.
Não se enganes: o sucesso é feito de muitos fracassos, uns mais visíveis que outros.
Não ter medo de falhar, que desafio!
Falha o mais cedo possível, para aprenderes o mais cedo possível, para recuperares no menor tempo possível. Falha agora para que não falhes depois.
Tenho aprendido. Tenho falhado.
Tenho me recuperado. Tenho recomecado.
Se cuidem.
Há algo que falta,
A conta não fecha,
Ecoa pela minha mente em voz alta,
E o sono não acalenta.
O que quebrou em mim?
Inteligente por unanimidade,
Alma sensível,
Benigno, só não aos olhos familiares,
Considerado por alguns vis!
O que quebrou em mim?
Talvez falte esforço,
Isso realmente importa?
Escuto, o que devo fazer sempre em coro!
Palavras ao ponto de enlouquecer, sem nenhuma resposta.
O que quebrou em mim?
Sinto falta da infância,
Ou talvez ela sinta de mim!
As vezes me imagino adulto, encarando – me criança:
Nesse pensamento o pequeno sempre pergunta:
O que quebrou em mim?
Confissões:
Confesso que tem dias que fico encolhida, o mundo das pessoas cada dia se mostra (mais) egoísta e hipócrita.
Ainda penso que mesmo com medo somos (mais) bonitos quando expomos nossas verdadeiras emoções.
Ainda penso que estamos aqui pra (mais) dar que receber. E nunca esquecer, nunca mesmo, que essas trocas sejam (mais) recíproca para nunca se esgotar.
Sabe, reciprocidade existe pra isso, pra ninguem nunca se esgotar.
Acho que é por isso que a vida nos dá surpresas. Que bom.
Graças a Deus existem outras pessoas, outro dia.
Ainda bem.
Se me perguntarem o que vejo, vejo muito sucesso, esforço, dedicação, compromisso, entrega, cuidado diferenciado, respeito, amor, carinho e desejo de sempre proporcionar o melhor para cada "ser" (personalidade singular, vulgo paciente).
Realmente uma profissão belíssima, onde temos diariamente contado com as maiores angústias e misérias humanas, mas onde conquistamos uma ascensão inimaginável, incalculável e indescritível, esse crescimento se chama "CUIDAR". Isso transpõem culturas e crenças, pulsando nesses corações, onde os sorrisos refletem o sentimento e as vestimentas refletem o que se busca a alma.
“Vivendo percebi que espiritualidade é...
É o que fornece sentido para a vida
É o contato com o transcendente
É a busca por nossas respostas
É maior que a religiosidade
É a ligação com o sagrado
É uma forma de existir
É além das religiões
É o desconhecido
É o indetectável
É o amparo
É o amor
É amar
É ser”
Rejeição De Seu Paí
Não há nem o que argumentar eu sei que rejeição machuca, e muito! Ser desprezado por seu pai , que deveria te amar e te aceitar é horrível. A rejeição que vc sente do seu pai deve te causar insegurança e raiva , por não ter ele para te apoiar e esses sentimentos é normal pelo oq vc está sentindo tenta lidar com a dor que isso causa em vc reagindo de uma forma positiva e tentando superar os efeitos negativos da questão. Você também pode falar sobre isso com sua mãe , ela sim vai saber mais que eu oq te falar , pq um colo de mãe vai te ajudar , a superar todos as suas dores
Xiuuuu fica em silêncio ... Tem coisas que não são gostosas, não são fáceis de ver ou ouvir, mas você tem que engolir!
Deus vai honrar o seu silêncio! Fica de boa!
O inimigo quer o seu escândalo, o confronto, a contenta, a raiva, e o barulho da confusão, mas Deus quer seu silêncio, pois é ele que a partir de agora vai falar por você!
Renuncie a sua reação!
Controle seu temperamento!
E aguarde o que Deus fará! Ah, e depois me conta.
Quando "DEUS" promete algo para alguém ele cumpri. O problema é que tem muitas pessoas que usa o nome de Deus para falar coisas para outros. Aí a pessoa sem saber compriender ou seja conchecer a verdadeira voz de Deus , fica esperando algo acontecer e não acontece. Aí se frustão e deixa de acreditar em Deus.
Só tem uma coisa; Quem faz esse tipo de coisa " usar o nome de Deus para dizer algo pra alguém que Deus nao autorizou" Tem um acerto muito grande com Deus.
Não deixe que a raiva te defina
Quando deixamos que a negatividade defina o que somos, nos prendemos ao passado e a infelicidade. Isso não significa que devemos ser passivos a tudo e aceitar as situações sempre. Mas que devemos entender que a negatividade nos limita e nos joga para baixo. É preciso coragem para enfrentar os problemas e as dores. Devemos nos impor sim, além de lutar contra o que nos magoa.
No entanto, devemos evitar fazer isso de uma forma destrutiva.
Não seja vítima da mágoa
A mágoa nos afeta sim, porém, não podemos deixar que isso nos defina. Somos mais do que o que sentimos e que nos machuca.
Por isso, precisamos entender o que sentimos, como nos afeta e como mudar isso. Temos que tomar a responsabilidade de modificar as nossas vidas para nossas mãos e não deixar na mão da mágoa.
A cada anoitecer
um sentimento de dever cumprido começa a nascer.
E após refletir sobre todos os erros e acertos da "caminhada" do dia,
a Gratidão e a Esperança começam a entrar em harmonia.
GRATIDÃO pela saúde, pela família e amigos
e pelas conquistas que a vida trouxe.
ESPERANÇA de ser uma pessoa cada vez melhor
e contribua para que o AMANHÃ seja melhor do que o HOJE.
Uma unidade, humanidade
O egoísmo é o câncer da humanidade, um nódulo maligno que ataca os valores e os destrói em todas as bases, dele provém a metástase de todos os males. Enquanto os seres humanos não compreenderem o sublime e sagrado propósito da vida em unidade, onde, só evoluiremos em plenitude e sabedoria unidos por um bem maior a todos. Enquanto o egoísmo, o ter e a busca desenfreada pelo poder nortear as principais aspirações dos homens, estaremos caminhando para a autodestruição da humanidade.
Viviane Andrade Santos ❤...
A consciência não precisa ser negra. Basta que toda consciência seja justa, digna, ética, livre de preconceito, transparente e humana.
A minha consciência negra sabe que a luta do meu povo resiste porque nunca existiu uma consciência humana.
Se existisse consciência humana, povos não seriam brutalmente escravizados, segregados, marginalizados, discriminados, estereotipados, incriminados por sua cor, não precisariam lutar pelo direito de ser, de pertencer, de viver, de sobreviver com dignidade e valor.
Se existisse consciência humana, todos teriam seus direitos respeitados, a justiça seria justa, não existiria a intolerância religiosa, independente de sua matriz, o desrespeito, ou qualquer tipo de preconceito e a humanidade seria mais feliz.
Se existisse consciência humana
seria o fim da cultura do racismo institucionalizado, que traz em seus registros que a população negra descende de escravos, negando ao longo dos anos o nosso direito a uma história verdadeira, culturalmente rica, afro-brasileira.
Se existisse consciência humana, atletas não seriam xingados por serem negros. Jovens não passariam anos de suas vidas presos por crimes que nunca cometeram. Mais de 50 mil jovens não teriam sido mortos, como se repete todo ano, de janeiro a janeiro.
Somos conscientes da nossa história, do nosso sangue ancestral derramado, da nossa luta por direitos, por liberdade, por respeito e pela igualdade racial.
A consciência negra existe e precisa ser propagada porque somos a resistência e precisamos insurgir, onde a consciência humana não chega ou enquanto ela não existir. "
Viviane Andrade Santos
O que é o amor?
O amor é gesto, tempo de vida dedicado
à escolha das mais belas palavras na tentativa de explicá-lo.
Amor é o que se sente no momento em que as palavras escolhidas se encaixam perfeitamente e fazem sentido.
Amor é este sábio e amplo compartilhar de palavras para defini-lo e a certeza de que as palavras e tudo mais acabam, só o amor é infinito.
O amor é cuidado, proteção, dedicação
É a possibilidade que antecede
os milagres diante do impossível.
O amor é a essência da alma de Deus
É a força indubitável que nos mantém vivos.
O amor é a evolução humana sem o qual nós nada seríamos.
O amor é o sentir genuíno, profundo, de tal maneira, indizível.
Cuidado ao SUPERAR sentimentos e emoções...
Isso é como cobrir algo com um monte de outras coisas, na esperança de que desapareça de vez. Mas isso não acontece. Em algum momento um vulcão entrará em erupção e tudo vai se espalhar denovo. Essas coisas tem que ser resolvidas de uma vez por todas, seja com as pessoas que te causaram ou com a sua posição madura e leve diante dos fatos.
Porque o cão não fala com o gato
Temos um véu que não nos permite ver mais além, só alguns homens gênio dotados de grande capacidade conseguem atingir a plenitude da felicidade, fazendo as pazes com ele mesmo e respeitando e aos outros, nesse sentido caminha para a liberdade porque, só se é livre quando se cumpre com normas, regras, a lei e a simbologia, sendo que pode-se ser um ser iluminado e criar isto e aquilo que permite ir mais além, No entanto pensar no futuro de nossos progenitores é primordial, sendo que nós não somos um número nós somos uma familia humana, que estamos interligados, que influenciamos este e aquele com as nossas acções dando nosso exemplo e testemunho de retidão, para fazer luz na vida dos outros, porque estando em anarquia e remando contra a maré tudo se vai tornar pior, fluir pela corrente do rio sempre é mais fácil e vê-se mais resultados, porque para conseguir alguma coisa nesta vida é com muito esforço independentemente de onde venha a força se é de Deus , daqui ou dali, o certo é que essa crença move e modifica, retífica, restaura e torna a estado novo, nesse propósito acreditar que uma crença pode transformar é possível e dá alegria, o galardão é dado a todo momento pelo ar que respiramos e pela dádiva da vida e pode desvendar mistérios e adequerir conhecimento para a vida, para melhorar, ou viver caído na lama no fundo do poço, cheio de problemas, sem paz, nem serenidade nem amor. Pensar na escuridão e a luz , ou inferno e o paraíso é isto. Melhor que tudo é caminhar de mãos juntas com todos tanto amigos e inimigos ser grato, enquanto vivermos.
Emanuel Andrade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade