Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
Ahhhh tempo tempo tempo, como eu queria que você andasse devagar, ahhhh tempo tempo tempo, que não espera nós passageiros da vida ao menos nos assentar, ahhhh tempo tempo tempo, para que correr assim? Tens todo tempo do mundo e logo na minha vez decide acelerar? Tempo tempo tempo, deixe-me ao menos apreciar a bela paisagem que é a vida, deixe-me ao menos respirar com calma sem me preocupar, pois já estou ficando velho e não estou vendo você passar... Ahhhh tempo tempo tempo, por favor corra devagar.
Eu procuro seguir a Natureza, viver em harmonia com a Vida, com o corpo, com o momento, não preciso de certezas pra estar em paz. Eu me importo com o que posso viver não com o que posso provar. Eu cuido da minha respiração agora, da minha comida, dos meus passos, se eu tiver bem com isso, o que vier depois não me preocupa. As pessoas vivem discutindo ideias e ainda sim se sentem inquietos, eu não tenho respostas e nem certezas e mesmo assim durmo tranquilo. Eu sigo o que é natural, o silêncio, o equilíbrio, o que me faz bem sem prejudicar ninguém, não sigo dogmas e nem rejeito tudo, eu observo, eu aceito e me ajusto. Eu cuido do pequeno, minha mente, meu corpo e minhas atitudes, o resto se ajusta com o tempo.
O mundo é feito de injustiças, tais como o mínimo de concordância, em qualquer área, se você é amigo do rei terá todos os benefícios da camaradagem, se não sofrerá retaliações. Realmente o mundo é injusto, mas nunca irei me dobrar a esse sistema, porque minha dignidade, honestidade e caráter vale muito mais, enfim ...
A ansiedade pode levar à busca incessante por saciedade, distorcendo o ritmo dos nossos pensamentos e resultando em um tipo de "engarrafamento psicológico". Essa dificuldade em organizar e filtrar os pensamentos consome rapidamente energias essenciais, dificultando a resolução clara e objetiva de problemas.
infelizmente no mundo atual, a gente muita das vezes valemos o que temos, se você não tem nada, não vale nada, " sem grana você não é ninguém " se você é uma pessoa com posse de bens aquisitivas, aí sim você é interessante para algumas pessoas, é uma moeda de troca, e um jogo de interesses, não importa se você é uma pessoa simples de um bom coração, com ótimas intenções.
Não existe sofrimento pequeno, sem razão, ou menor que outro. Existe sofrimento de cada um. O sofrimento é único e é incomparável,impossível de ser medido por quem não o sente. O sofrimento não deve ser ignorado ou diminuído por ninguém. Apoiar alguém que sofre, é compreender que as causas e a dimensão do sentimento do outro é incompreensível, e que ninguém têm a solução mágica para o sofrimento do outro. Apoiar alguém que sofre é estar ao lado, disponível para ouvir, e dizendo: estou aqui para o que precisar!!
"A gratidão só existe em corações que foram lapidados pelo amor. Quando amamos, podemos sentir gratidão, mas não esperamos a gratidão do outro. Neste caminho, desejamos o amor do outro, mas não precisamos dele, porque nos amamos e somos gratos em qualquer circunstância. Será feliz e terá uma jornada longa na Terra aquele que se ama, que aprendeu a viver de uma forma que o torna feliz, que não depende de realizações para sentir efêmeros prazeres que não suprem o desejo da alma humana. O único caminho para o amor está dentro de cada ser humano; a felicidade se constrói a todo instante, a cada segundo. Ela é o segredo contido na prática, e não no conhecimento."
Quando eu era criança, queria ter 20 anos da noite para o dia. Assim como nos filmes. Porque ser criança não me ajudava a superar as dificuldades. Então, quando fiz 20 anos, queria ter 30. Achei que precisava passar por aqueles anos de amador pra me entorpecer da dor. Mas, mesmo depois dos 30, nada mudou. Comecei a sentir falta dos momentos que eu esperava que passassem logo. Foi quando eu percebi que cada momento que vivo é o que faz minha vida durar mais. Agora vou viver cada momento ao máximo. Porque a vida não é um filme. É a realidade.
Ser pessoa com deficiência, é ter um atestado social durante toda a vida de que você sempre terá que demonstrar a sua capacidade, mesmo sendo capaz, pois, o julgamento de incapacidade cega as pessoas que não veem a capacidade nas pessoas com deficiência, mesmo elas sendo capazes. O que precisa é acessibilidade e oportunidade para a capacidade se aflorar e aparecer.
O verdadeiro amor é como a chama de uma vela. Pode ser apagado com um simples sopro, ou se transformar em um incêndio capaz de iluminar a escuridão mais profunda. O amor verdadeiro é como o sol que mantém o dia brilhante, crescendo e intensificando sua luz e calor com cada amanhecer. Ele aquece o coração mais frio, transformando-o em um farol que nunca se apaga. Quando encontramos esse amor, ele nos guia através das noites mais escuras
Passo horas olhando suas fotos, como se cada uma fosse uma janela para momentos que ainda não vivi ao seu lado. Cada detalhe me prende: o brilho nos seus olhos, o jeito único do seu sorriso, a suavidade nos traços do seu rosto. São imagens que contam histórias silenciosas, mas cheias de significado para mim. Enquanto as observo, minha mente cria cenários, imaginando sua voz, seu toque, o som da sua risada. É uma forma de te ter por perto, mesmo na distância. Suas fotos não são apenas lembranças; são promessas do que estamos construindo juntos.
O importante não é provar sua inteligência, mas sim demonstrar que você não é burro. Isso envolve mostrar sabedoria prática, discernimento e a capacidade de tomar decisões sensatas no dia a dia. É sobre lidar com os desafios de maneira eficaz, aprender com os erros e crescer com cada experiência. É uma demonstração de entendimento do mundo ao redor, não apenas do que você sabe, mas do que você faz com o que sabe. Provar que não é burro é saber usar a sua inteligência de maneira produtiva e significativa.
Achar que somos superiores aos outros é um erro. Esse é um complexo de superioridade que, muitas vezes, deriva de um complexo de inferioridade. Precisamos nos esforçar para sermos superiores a nós mesmos, buscando constantemente nossa melhor versão, que surge do contínuo aperfeiçoamento pessoal.
Certa vez me questionei o porquê de eu ter me afastado de certa pessoa que me fazia mal, e voltei a falar com ela e assim que ela abriu a boca compreendi que minha escolha foi acertada e aprendi a não duvidar mais de minhas decisões. Se o mal foi cometido várias vezes não tem porque insistir. Podemos considerar algumas pessoas, mas o lugar delas é onde não nos possa atingir.
No silêncio, a lágrima rola, lágrima pesada que vai se tornando leve ao fluir. Nas lágrimas, vão-se os excrementos da alma, a matéria espiritual que você não consegue explicar. Chorar alivia, mas desabafar com Deus alivia mais ainda. Deus te ouve nos gemidos inexprimíveis, por isso, entregue a Ele tudo que o sufoca. Chorar alivia, és um bálsamo. Chorar com a alma; cura, liberta, restaura, te refaz, do velho faz-se o novo, e nova criatura és. Experimente chorar, experimente colocar para fora a alma presa dentro de você. Vale a pena! Sempre vale...
" Não há certezas de como viver e conviver, os valores são muito complicados. Junto com essa incerteza vem um sentimento típico de quem é livre para escolher a própria forma de viver, este sentimento nós chamamos de angústia. E a angústia te acompanhará ! Nesta hora você deve estar se perguntando onde está o texto motivacional ? Essa é a realidade do mundo, mas se você quiser a gente canta no final..."
Nossas lembranças podem nos remeter, as pedras da beira de um rio calmo, as areias quentes do deserto ou para debaixo de uma arvore com a copa grande que nos oferece a sombra ... enfim ... nossa lembrança vai ser precisa não só daquilo que deixou nosso coração em euforia mas também daquilo que o deixou desgostoso, cabe a nós escolher aquilo que sua mente quer evocar.
O tempo passa assim como um sonho, bonito ou não, tudo é muito rápido. Não vejo diferença entre o tempo, seja este por anos ou milésimos de segundo. Ser verdadeiro ou falso é uma questão de personalidade e esta é ÚNICA para cada um de nós. Erros e acertos fazem parte da imperfeição na busca de algo perfeito em nossas histórias. Prefiro a proposta da verdade e viver meu tempo com a consciência tranquila e consciente de que meus atos foram, são e sempre serão verídicos e sinceros.
O consenso universal dos estudiosos ensina que nada se pode entender das opiniões de um filósofo sem ter uma idéia correta da estrutura geral do seu pensamento, e que não se pode adquirir essa idéia sem ter lido os seus textos principais ou um estudo de conjunto feito por um erudito habilitado. No Brasil não posso dizer isso sem provocar chiliques de indignação.
A alma humana é expectativa e desejo. A alma humana é tender para algo que ela não é. Nenhuma alma encontra plena satisfação em si mesma. A alma foi feita para a satisfação ilimitada, não limitada. Toda satisfação limitada implica necessariamente num elemento de insatisfação. Apreciar uma coisa qualquer significa naquele momento deixar de apreciar todas as demais. Embora uma satisfação limitada qualquer seja um símbolo da satisfação ilimitada em Deus, o próprio ato de satisfação é uma limitação. O indivíduo precisa perceber que subjacente a qualquer desejo humano há um elemento incalculavelmente maior que o objeto da satisfação. Há um elemento em sua alma que não pode ser exaurido pelo objeto limitado. O objeto da satisfação sempre termina antes de sua alma. O desejo da alma humana é ilimitado. Então apenas um objeto ilimitado pode satisfazer o desejo ilimitado da alma. A plena consciência dessa ilimitação da alma humana aliada à ausência de disposições para satisfazer essa mesma ilimitação é o que caracteriza a Santíssima Virgem. Para a Santíssima Virgem, a alma só se satisfazia com Deus, então ela não quis mais nada que não fosse Deus.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade