Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

Cerca de 35540 frases e pensamentos: Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

Quando lembramos, falamos ou dedicamos bons significados às pessoas amigas, o que enche nosso coração de alegrias é o completo amor que nos dedicam mesmo se não as conhecermos, posto que muitas vezes nem é preciso. Quando nos empenhamos em agir harmoniosamente com nossos pensamentos para fazer o melhor que nos cabe ao outro, justificamos mais do que um gesto bondoso e desinteressado. Mostramos o quanto é simples dedicar tempo e sinceridade a quem, de alguma forma, precisa. Pois quem muito fala de grandezas e imensuráveis esforços para evidenciar seus feitos, sempre são incapazes de praticar pequenos gestos. A cada instante que você deixa de se permitir a menor possibilidade de fazer, está se afastando da realidade de se dedicar, o propósito não é procurar uma razão para fazer, é descobrir um louvável propósito e por ele se transformar, a ele se submeter e a partir dele se dedicar. Quem exaustivamente dedica sua existência a buscar a verdade, jamais a encontrará se o espírito estiver na escuridão, e se não tiver coragem de fazer as renúncias necessárias para libertar-se de seus tormentos. Não são exatamente as suas atitudes que dão sentido às suas iniciativas, o quanto de pureza nos bons sentimentos que você dedica ao que faz é que de fato importa e engrandece. As alegrias e satisfações não estão nas chances de possuir ou nas situações de domínio e controle, encher um coração de levezas, sabedoria e dedicação nos leva às boas escolhas e nos aproximam das felicidades.

John Pablo de La Mancha

Inserida por JohnPablo23

⁠É possível que você esteja vivendo o momento na eternidade, mas é importante lembrar que a escolha é ação, e que cada ação tem consequências.

O passado é um caminho que não pode ser mudado, mas podemos aprender lições e construir nosso presente e nosso futuro. O presente é o momento de escolher o que queremos, e o futuro é o resultado daquela escolha.

É importante lembrar que, ao escolher, estamos comprometendo-nos a viver com as consequências dessa decisão. Ou seja, ao optar por algo, estamos, ao mesmo tempo, optando por outras coisas que não queremos.

Sendo assim, é importante ter em mente que cada escolha, seja ela pequena ou significativa, tem consequências que podem afetar não só nossa vida, mas também a de outras pessoas e até mesmo de gerações futuras.

Por isso, é importante escolher com consciência e responsabilidade, para que possamos construir um futuro melhor e mais sustentável.

Inserida por wraess

Uma das muitas necessidades da vida é poder contar com alguém que nos mostre o que fazer, porquê fazer e quando fazer, pois às vezes as trevas das falsidades tentam apagar nossa luz. A noção do dever é uma concepção pessoal e cada um decide de qual lado ficar, mas a definição é regida pela irrecusável necessidade de ter atitudes, de se propor às iniciativas sem que precisem insistir conosco para darmos o primeiro passo. Para fazermos algo pelo outro não precisa que ele nos peça ou que estenda um tapete vermelho para caminharmos, não há nenhuma bondade em gestos que na verdade escondem o mal dentro de si. É indispensável compreender as necessidades que nos cercam diariamente, das menores às mais dramáticas, e assim vamos somando experiências e observando condutas diante de adversidades que poderiam ser nossas, por isso temos que exercitar constantemente a necessidade de sairmos de nós para ir em busca dde entender o que os diferentes sofrimentos causam nos outros, por diferentes razões, talvez seja uma excelente oportunidade para nos conhecermos e nos compreendermos, e descobrir do que somos capazes de fazer ou deixar de fazer. O despertar de novas razões e sentimentos se origina em novas descobertas, que em grande parte ocorrem diante dos infortúnios, mas quase sempre está ligada a uma necessidade de se viver apenas o que se conhece, por acreditar que nossas dores sempre são maiores que a dos outros, e por isso muitas vezes ignoramos a existência de outras realidades. Tem pessoas que nos cercam que se sentem tão completas de si e com tanta razão que refinam tanta hipocrisia, e se transformam em gente vazia com tantas evidências, de suas tantas certezas que não conseguem enxergar seus tantos assuntos inúteis. O verdadeiro propósito da verdadeira amizade não é o tempo que molda ou as afinidades que constroem, pois até desconhecidos podem ter gestos de amizade e nos doar o melhor que há em seu coração, nos fazendo felizes, amenizando nosso sofrimento e sentindo a nossa dor.

John Pablo de La Mancha

Inserida por JohnPablo23

Às vezes a coragem e a força não se obstinam às vitórias, mesmo que encontremos no caminho pessoas que sempre nos desanimem com suas palavras, pensamentos de derrotas e omissões. Nossas batalhas nos fazem descobrir novas forças e renovar crenças em poder contar com quem nos apoiam, nos amparam e abraçam nossa causa sem duvidar um centímetro da nossa dor e sofrimento. E desta forma atravessaremos incontáveis tempestades, enfrentaremos tortuosas dificuldades, e de mãos dadas com aqueles que nos escolheram não nos renderemos às desistências, mesmo que alguns se afastem, pois quando decidimos lutar por um bem maior somente quem tem coração bom fica ao nosso lado. Ao longo da vida quando encontramos pessoas boas conseguimos compreender que os desígnios que nos trazem sofrimentos ou alegrias são frutos da árvore do amadurecimento, mas quando são estas pessoas que nos encontram então muitas dúvidas se esclarecem e temos a mais absoluta certeza que nem sempre quem nos abraça está do nosso lado. Quem se empenha em sanar necessidades que não são suas, escolhe construir pontes para transpor obstáculos e consegue enxergar nas angústias alheias mais que uma dor. Quem se isenta de qualquer pudor e dedica, de alguma forma, a ajudar o próximo, prova, sem nenhuma pretensão, que muitas vezes laços de sangue são somente uma condição genética que não desperta piedade, não garante amor, não significa nada, pois o sangue apenas nos dá os parentes sem opção, mas é a lealdade que nos une em família. Existem verdades com as quais não podemos lutar e nem desfazer, mesmo que desarmonioso ou injusto que possa nos parecer é o destino quem faz os parentes, mas temos a escolha de fazer os amigos, e é muito importante sempre considerar que pessoas estranhas ou desconhecidas podem ser amigos distantes, irmãos intermitentes, uma família que ainda não conhecemos.

John Pablo de La Mancha

Inserida por JohnPablo23

⁠No capitalismo, o foco sempre será o aumento da lucratividade, mesmo com a continuidade dos problemas.

No capitalismo, nada é feito para consertar; tudo é feito para trocar.

Nada é feito para durar; tudo é feito para lucrar.

Nada é feito para curar; tudo é feito para medicar.

No capitalismo, tanto faz a solidez ou liquidez dos tempos.

Sempre será sua vez.

O capitalismo se apoia no egoísmo, materialismo, consumismo, imperialismo, racismo e individualismo dos seres humanos.

O capitalismo está para o homem assim como o homem está para o capitalismo.

O capitalismo é a prática da natureza humana.

Inserida por I004145959

⁠Tenho a impressão de que o homem das cavernas, os tempos das trevas, o submundo e a violência nunca saíram de cena.

A diferença é que nos tempos atuais são transmitidos online pelos celulares.

Crimes com armas químicas, biológicas, decapitações, esquartejamento e pessoas queimadas em praças públicas...

Tudo isso comprova que o homem selvagem continua vivo em nossa sociedade.

Inserida por I004145959

⁠Libertos das correntes da sociedade patriarcal e machista, mas presos nas amarras da sociedade consumista.

Trocamos a escravidão do lar pela escravidão do mercado.

Estamos constantemente transitando de uma forma de opressão para outra.

A emancipação plena parece inalcançável; estamos fadados a uma prisão perpétua sem direito a condicional.

Inserida por I004145959

⁠É estranho ouvir algumas pessoas oriundas de comunidades pobres falarem que são contra as políticas afirmativas no Brasil, argumentando que, se conseguiram vencer na vida sem utilizar cotas, todos podem também.

Como se essas conquistas pessoais desobrigassem o Estado brasileiro de reparar as desigualdades sociais e todos os danos causados pelo processo de escravidão ao longo da nossa história.

Inserida por I004145959

⁠⁠O Brasil que eu quero é um país melhor para os aposentados.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os jovens.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os professores.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os alunos.

O Brasil que eu quero é um país melhor para as mulheres.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os homens.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os gays.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os negros.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os brancos.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os evangélicos.

O Brasil que eu quero é um país melhor para os ateus.

O Brasil que eu quero é um país melhor para minha família.

O Brasil que eu quero é um país melhor para minha empresa.

O Brasil que eu quero é um país melhor para mim.

E assim por diante...

Cada um quer um país que melhor lhe convém.

Inserida por I004145959

⁠⁠Para muitos na classe média, qualquer discurso das minorias é considerado apenas um "mi mi mi"...

Não se interessam pelo passado nem pelo processo histórico brasileiro.

Acreditam que estão na zona de conforto por mérito, enquanto todos fora são vistos como preguiçosos e acomodados.

Não adianta gastar energia tentando explicar o motivo das políticas afirmativas, num contexto brasileiro marcado por enorme desigualdade social, decorrente do histórico de escravidão e de uma elite extremamente gananciosa.

É como dar murro em ponta de faca.

Acredito que o melhor recado que podemos enviar é continuar focando na luta pelos direitos das minorias e no cumprimento da lei.

Inserida por I004145959

⁠⁠Quando a mídia de extrema direita abraçou as causas sociais, de certa forma, enfraqueceu o movimento de esquerda.

Isso ocorre principalmente ao vender o racismo, homofobia e feminicídio como mercadorias, mais preocupada em aumentar a audiência do que em resolver os problemas de fato.

Ao fazer recortes do contexto e focar apenas na parte que gera mais audiência, estão contribuindo para aumentar a segmentação e o extremismo na população, colocando uns contra os outros.

Inserida por I004145959

⁠Acho normal que, no ringue da vida, as pessoas lutem para conquistar e manter o “cinturão dos privilégios”. Afinal, ninguém entra numa luta para perder.

Entretanto, por uma questão de justiça e equidade, precisamos oferecer as mesmas condições e oportunidades a todos os competidores antes de subirem no tablado. Independentemente de raça, cor, gênero, língua, opinião política, origem nacional ou social, propriedade, nascimento, status...

Inserida por I004145959

⁠Não lembro de nenhum movimento revolucionário que tenha alterado de forma significativa a situação na parte inferior da pirâmide social.

Acredito que as revoluções servem muito mais para a alternância de poder do que para mudar os destinos das castas pobres brasileiras.

Apesar disso, penso que o desejo revolucionário deve existir sempre, uma vez que é fundamental para proteger a democracia dos tiranos de plantão.

Inserida por I004145959

⁠Precisamos aprender a separar o joio do trigo, visando evitar o reducionismo evidenciado ao acusarmos veementemente toda a classe média pelas mazelas do nosso país de forma generalizada.

Existe uma grande diferença entre o grande capital, representado por multinacionais, bancos, construtoras, e o pequeno capital, representado por padarias, farmácias, oficinas, mercadinhos, lanchonetes, salões de beleza, armarinhos, profissionais liberais, entre outros.

Os pequenos e médios empresários e profissionais liberais pagam altos impostos, trabalham incansavelmente, geram empregos e contribuem significativamente para a riqueza do país. Tratá-los como vilões apenas perpetua a miséria no Brasil.

Devemos unir esforços pela geração de empregos, educação, saúde, lazer e segurança. Itens básicos que deveriam ser prioritários para os governantes.

Se um dia esses pequenos e médios empresários e profissionais liberais decidirem fazer uma greve, fechando suas portas, quem sustentará os programas sociais do governo? Quem manterá a máquina pública e seus gastos exorbitantes? Como ficará a questão do emprego?

Infelizmente, o conceito do "pão e circo" da Roma Antiga persiste no Brasil, mas devemos buscar mudanças através da conscientização e ação conjunta. "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." - Lao-Tsé

Inserida por I004145959

⁠Os filhos dos "batalhadores brasileiros", classe intermediária entre a "ralé" e as classes superiores, não parecem muito interessados em sacrificar suas vidas seguindo a mesma trilha tortuosa que seus pais percorreram, carregando uma cruz grande e pesada para conquistar um lugar ao sol.

Geralmente, optam por permanecer no conforto do lar, aguardando o momento de herdar os bens conquistados por seus pais.

Inserida por I004145959

⁠Nos dias atuais, parecer bom vale mais do que ser bom.

Conter a natureza segregadora do ser humano é um grande desafio.

Infelizmente, a humanidade continua cheia de preconceitos e intolerâncias.

O mundo politicamente correto respira hipocrisia.

A maioria dos seres humanos age de acordo com interesses pessoais.

Inserida por I004145959

⁠O fato de ter acesso a uma série de privilégios não invalida o mérito da conquista.

Prefiro, em vez de me arraigar em comparações com os outros, focar nos meus sonhos e continuar lutando por uma sociedade mais justa e menos desigual, onde o acesso aos privilégios seja um direito para todos.

Não é justo culpar aqueles que não tiveram oportunidades e, por isso, enfrentaram dificuldades na vida, assim como não é justo tirar o mérito daqueles que tiveram oportunidades e souberam aproveitá-las para vencer na vida.

Cada caso é único.

Procuro evitar prejulgamentos.

Inserida por I004145959

⁠O gigolô do estado, pessoas que escolhem ficar de boa por opção.

Sabemos que o Brasil é um país extremamente desigual. Por isso, louvo aquelas pessoas que deixam de lado a vitimização e vão à luta por um lugar ao sol.

Essas pessoas precisam carregar uma cruz muito maior e mais pesada do que a grande maioria, passando por portas extremamente fechadas e cheias de obstáculos por anos e anos de suas vidas.

Talvez essa lógica cruel faça muitos desistirem de pagar esse preço. Assim, acredito que alguns, de forma consciente, e muitos, inconscientemente, optam por usufruir da política do "pão e circo".

Inserida por I004145959

⁠Apesar de reconhecer a vitimização e o coitadismo tão presentes na sociedade brasileira atual, e concordar que a exploração é inerente ao ser humano, ocorrendo em qualquer classe social, devemos ter cuidado para não cair no conto do vigário contido em alguns discursos que visam anular ou negar uma verdade.

Ao longo do processo de formação da sociedade brasileira, uma elite altamente nociva e perversa empurrou literalmente um enorme contingente de pessoas que foram escravizadas, exploradas e oprimidas para a periferia das grandes cidades, totalmente desprovidas de condições mínimas de vida.

Esse quadro social permanece; basta abrir nossas janelas e olhar.

Infelizmente, não acredito numa mudança estrutural em que as coisas vão mudar de forma significativa, pois o sistema se alimenta dessa miséria. Essa ordem mundial continuará.

O próprio povo parece adaptado a essa triste realidade. Talvez por isso, vivem o hoje e se alimentam do pão e circo sem reclamar.

"O projeto da elite precisa de um povo faminto, xucro e feio." (Darcy Ribeiro)

Inserida por I004145959

⁠⁠Os problemas de corrupção e outros males da sociedade estão perto do fim?

A justiça, o Ministério Público, a Polícia Federal e demais instituições funcionam de verdade?

Estão acima do bem e do mal?

Nossa democracia funciona?

Chegamos ao marco zero da nossa história. Daqui para frente, tudo será diferente.

Nossos problemas acabaram, seremos definitivamente o país do futuro?

Seremos felizes para sempre?

Será que a justiça, o Ministério Público, a Polícia Federal e demais instituições funcionam de verdade?

Estão acima do bem e do mal?

Inserida por I004145959

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp