Textos sobre Autoestima
Em primeiro lugar, doe-se a si mesmo todos os dias. Você é a maior prioridade. Sem ilusão, sem teatro e encenação. Esteja bem, lute por sua alegria, por sua conquista o tempo todo. Você é extraordinário, único, superou tantos problemas, encontrou tantas soluções, venceu tantos dias ruins e segue vencendo. Orgulhe-se da pessoa forte que se tornou. Ame-se sempre.
Por conviver tantos anos com a indiferença dele ela começou a enxergar a si mesma da mesma forma que ele a via: uma sombra sem forma, beleza ou expressividade, mas como nada dura para sempre, um dia ela esbarrou no espelho de uns olhos castanhos cheios de languidez e finalmente enxergou a mulher linda e cheia de vida que era.
Vivemos numa busca constante pra melhorar, pra mudar, pra ser a nossa ‘melhor versão’. Mas e se, por um momento, você se permitisse ser exatamente quem é? Com suas falhas, inseguranças, tudo que faz de você uma pessoa única. Porque talvez a verdadeira evolução não esteja em se transformar em alguém diferente, mas em valorizar o que já existe aí dentro. Ser você, do seu jeito, sem filtros. Afinal, autenticidade é a melhor versão que existe – e ninguém pode fazer isso melhor do que você.
Não se compare com os outros nem se julgue inferior ou superior. Cada um tem a sua história, as suas qualidades e os seus defeitos. Cada um tem o seu valor, o seu potencial e o seu propósito. Não há ninguém igual a você nem melhor ou pior do que você. Há apenas pessoas diferentes, que merecem respeito e admiração.
Você pode não saber, mas você é exemplo pra algumas pessoas que te observam e te admiram em silêncio. Não as decepcione. De a elas sempre o seu melhor. Por outro lado, o seu melhor vai incomodar a outras pessoas que iram te criticar, mas não se preocupe com essas, por que elas só iram te criticar por que elas não são exemplo pra ninguém.
Passou o inverno, os brotos espiaram verdes e ainda pequenos a luz do sol nova e dourada. Abraçaram-lhe aqueles braços de raios e os brotos se tornaram grandes flores e coloridas de multicores, soube-se então naquele coração que o inverno havia passado e demoraria a voltar. Um rouxinol pousou na ponta de uma crisálida aórtica e cantou, enchendo aquele porão de vida e assustando os fantasmas que fugiram atordoados para um lugar com ódio. Ali não havia mais rancor, nem culpas imperdoáveis, nem tristeza jorrando em riachos silenciosos. Então, o coração soube outra vez e de vez anunciou em retumbos galantes: "O inverno passou, vejam todos, chegou aqui o amor, o amor aqui chegou...".
Sabe o que dói? Que, devido às novas circunstâncias, percebo que o pouco que eu aceitava e recebia era, para mim, o suficiente para ser feliz. Muitas vezes, nos apegamos ao mínimo porque acreditamos que é tudo o que merecemos ou tudo o que podemos ter. Mas a vida tem um jeito de nos mostrar que, talvez, estávamos nos contentando com menos do que realmente precisávamos.
Para ter aceitação é preciso parar de brigar com você mesmo, se conhecer, se aceitar e depois disso passar a ter autoestima. O autoconhecimento permite que você identifique seus pontos fortes e fracos, seus valores, suas motivações e seus limites. Sem esse processo, você não chegará muito longe. Autoestima não é se apresentar com um look bonito, não é usar uma maquiagem perfeita e arrumar o cabelo. Autoestima não é a aparência poderosa que você quer passar para os outros. Autoestima é algo muito além disso, é saber exatamente quem você é, o que você traduz, o que você quer mostrar para o mundo espontaneamente e bancar essa personalidade. E isso só é possível quando você se conhece, se aceita e se gosta. Autoestima é gostar de quem se é com suas qualidades e defeitos, independentemente de julgamentos.
Todo dia fazemos escolhas, e, dependendo das escolhas que fazemos, recebemos uma recompensa ou pagamos um preço. Sem percebermos, muitas vezes, as nossas maiores virtudes também se tornam as nossas maiorias fraquezas, o que nos impõe um eterno sufoco emocional. Por que precisamos tanto do que os outros acham ou pensam? O que a opinião dos outros tem que é tão impactante e relevante? Logo, quem depende tanto da aprovação e do consentimento dos outros para tudo, ficará sem si mesmo.
Quando você não está acostumada a se sentir segura, apresentar-se autoconfiante pode parecer arrogância. Quando não está acostumada a se posicionar, ser assertiva pode parecer agressividade. Quando não está acostumada a tratar suas necessidades como prioridades, colocar-se em primeiro lugar pode parecer egoísmo.
Há uma diferença entre ser tolerado e ser quisto; ser engolido e ser bem-vindo; ser aturado e ser amado. Esse liminar pode ser representado como uma fenda enorme ou uma linha tênue, dependendo da forma como enxergamos ou queremos enxergar a sua forma. Compreender isso é dar um passo em direção à compreensão de vida.
Egoísmo é pensar em si mesmo, amor-próprio também. A diferença é que, no primeiro, percebe-se o intuito de menosprezar ou diminuir a importância do outro e, no segundo, apenas o intuito de dar asas aos sonhos. Portanto, quando fores obrigado a abrir mão de coisas importantes no seu relacionamento sob acusação de estar pensando em si mesmo, analise se é egoísmo ou amor-próprio, pois, caso seja egoísmo, sacrifique o seu orgulho. Caso seja amor-próprio, sacrifique o relacionamento.
Mudar é necessário para alcançar o bem estar mental. Florescer mentalmente é dizer "não" quando necessário, realizar o afastamento de pessoas maléficas, buscar alternativas para se afastar de ambientes responsáveis por seu prejuízo emocional. Não receie em mudar, permanecer estagnado é uma ofensa a evolução humana.
Ignore críticas alheias enquanto você aumenta a sua própria confiança. É muito provável que, na hora em que você decidir tomar distância de quem não interessa, apareça a rejeição. Entenda que as críticas não definem você, elas não são você. Fortaleça a sua autoestima e saboreie cada passo que você dá em liberdade, longe de quem o prejudica. É um triunfo pessoal.
Acordei. sinal de que tenho vida. Sorri. Sinal de que tenho motivos para isso. Estou curtindo. Sinal de que minha vida me proporciona essa oportunidade. Estou vivendo. Sinal de que eu não me importo com opiniões alheias. Não me importo com opiniões alheias. Sinal de que é necessário muito mais do que comentários e hipóteses para me atingir. É necessário superioridade, coisa que ninguém conseguiu ter até hoje.
Muitas vezes nos sabotamos pelo 'achismo' de inferioridade. Achamos que nossos colegas de trabalho são melhores que nós e ficamos com medo de perder nossa posição. Achamos que nosso parceiro (a) está olhando para outras pessoas e esquecemos do sentimento verdadeiro para a relação existir. Achamos que nossos pais e familiares dão mais importância para os outros do que para nós mesmos e por aí vai às várias questões que estão o tempo todo criando crenças negativas. Isso tudo é a falta de confiança em si mesmo e essa falta acaba gerando sentimentos de impotência, incapacidade, instabilidade, insegurança... Em vez de focar sua energia com os achismos que te sabotam, mude a direção dos seus pensamentos e comece a trabalhar os sentimentos que fortalecem sua autoconfiança. Todos nós temos qualidades, por isso, foque nas suas e acredite no que você é capaz de realizar. Autoconfiança refere-se à sua própria dignidade, capacidade e poder, independente da situação em que você esteja vivendo, com a autoconfiança você consegue resolver e alcançar qualquer resultado. Acredite em você e seja feliz!
Sempre batalhei muito e com honestidade para ser quem sou. Não sou maior ou menor que ninguém, não preciso que me amem, amor espero de poucos,mas exijo respeito, exijo o que meu por direito, não abro mão de uma vida digna, não abro mão de ter razão, afinal somente assim eu posso reagir quando tentarem denegrir a minha imagem.
As pessoas deveriam ser incompráveis e impagáveis, por que quando se vendem por medo da perda do outro, negando os seus desejos mais íntimos, negando a própria vida em nome de satisfazer as vontades dos parceiros, amigos e familiares, negando ainda, seus importantes limites pessoais, tornam-se reféns entregando o seu bem maior, que é a própria alma.
O sábio é um homem livre, saudável e feliz; não é escravo de nenhuma forma de apego. Ele tem ciência que quando um processo chega ao final, é porque um novo ciclo se inícia em sua vida - trazendo outras grandes experiências. Quem se apega sofre, e quem sofre adoece. A doença é sempre uma escravidão. Mas aquele que tem valor para seguir em frente: expande-se em conhecimento e melhora a sua saúde, ao dar-se conta que pode ser um ser; plenamente, livre e feliz.
“ Ser diferente e um ser ausente, que por mais que se esforce nunca será ouvido ou intendido, porém faça com que te respeitem, seja firme com suas ações seus sentimentos, não se copie e nem se duplique, porque assim ganharas o respeito dos bons entendedores, e pra sua autoestima isso já basta”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos para Levantar a Autoestima
- Texto sobre Amor Próprio
- Reflexão da Auto Estima
- Textos de autoestima e confiança para encarar a vida com determinação
- Frases de autoestima para status cheios de atitude
- 131 frases de mudança de visual que expressam toda a sua autoestima
- Frases com Autoestima para Escola