Texto de Amor Ensinamentos de Vida
LIÇÕES DA VIDA: O mundo dar voltas, aprenda a dar valor o que você tem, pois não se sabe como é fácil perder o que se pensa que teremos pela vida toda, aprende que a dor é uma companheira que de vez enquanto teima a nos visitar, que nada dura para sempre, que saudade é aquilo que fica, daquilo que não ficou, aprende que devemos amar o que temos, antes que a vida nos ensine a amar o que tínhamos e o mais importante que a vida é uma escola que nem sempre ensina com o mesmo carinho que nossos pais nos ensinam.
Vi tudo isso na vida.
Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
Para hoje…
Que eu lembre hoje e sempre que a vida é um sopro, que eu lembre de sua brevidade e tenha sabedoria para fazer o que é certo enquanto há tempo. Que eu seja desnuda das tolas mágoas e do orgulho que desagrada a Deus. Que eu saiba cultivar no solo da vida as sementes que trago no peito, as boas sementes apenas. Que eu saiba cuidar de quem me importa e que eu seja indulgente com os outros, principalmente com quem só oferece o fel amargo de seu âmago. Que eu não julgue, apenas observe e entregue pra Deus. Que eu tenha mais tempo e que eu saiba aproveitar este tempo. Que eu saiba honrar o tempo que me é concedido diariamente. Que meus erros e culpas sejam transmutados em força, coragem, determinação, gratidão e fé. E que eu lembre diariamente a que vim neste mundo. É o que peço, Senhor Deus.
Assim seja!
Josy Maria
☘ *Te desejo Que a cada dia, você sinta em seu coração a certeza de que a vida lhe espera de braços abertos, para te mostrar como será bom e agradável. Tudo que Deus lhe preparou! Certamente Ele irá cumprir, tudo dará certo; mesmo que as circunstâncias digam não o seu caminho será suavizado por seus bons pensamentos e amenizado por suas positivas atitudes e acima de tudo o seu amor para com o teu próximo, Pois este sim é o ensinamento que nos foi deixado por Cristo. Seja sempre uma positividade sem igual, mostre seu melhor sorriso, faça o bem sem ver a quem, porque tudo de bom que fizer tudo de bom lhe será agraciado! Agora é só cumprir o que Cristo determinou em seu evangelho.* 🍃
Tenha um lindo dia!
Durante a nossa vida, a gente faz tantos planos, cria metas, traça objetivos, escolhe o trabalho que quer desenvolver, a casa e a quantidade de filhos que quer ter e esquece do principal: a pessoa com quem você quer fazer isso junto, a pessoa com quem você quer dividir a sua velhice.
Quando jovens, a gente acha que tem todo o tempo do mundo, e vai deixando para depois atitudes que vão balizar toda a nossa vida, atitudes que vão dar sustentação ao nosso projeto de vida. E a vida passa rápido e quando a gente se dá conta já não tem mais a vitalidade e nem o tempo que a vida exige para fazer mudanças drásticas.
Só quando a juventude nos falta é que percebemos a importância de ter ao nosso lado alguém que nos apoie quando nos faltam as forças.
Só quando a juventude nos falta é que entendemos a importância de ter ao nosso lado alguém que ainda enxergue por dentro a beleza que nos falta por fora.
Só quando a juventude nos falta é que entendemos a importância de ter ao nosso lado alguém que acompanhe os nossos passos porque viver é tão urgente que já não temos pressa pra nada.
Só quando a juventude nos falta é que entendemos a importância de ter ao nosso lado alguém que seja um companheiro e não uma sombra morta de uma presença que nunca existiu.
Muitos Natais tive em minha vida, contudo este, de 1969,
foi o mais marcante, pelas circunstancias do momento...Vejam porque...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O MELHOR NATAL DE MINHA VIDA
Marcial Salaverry
Não preciso pensar muito para definir qual foi o melhor Natal de minha vida, pois com certeza, foi o Natal de 1969. Foi o primeiro Natal de nossa pequena família, Neyde minha esposa, Iara e Alexandre nossos filhos e eu, no longínquo Congo. Estávamos apenas nós os quatro brasileiros no Congo, com muita saudade da família, quase chorando de tristeza, olhando o que havíamos improvisado como árvore de Natal, um simples galho de árvore com alguns bombons pendurados, quando de repente, como que uma forte onda de amor nos uniu, demo-nos as mãos, nos concentramos em um pensamento de muita paz e amor. A tristeza de repente sumiu...
Entendemos que fôra nossa opção estarmos naquela terra distante, e que nossa união seria nossa força para podermos superar tudo, entendendo que Deus nos ajudaria a superar tudo, mostrando o real Espírito de Natal...
Aquele Natal foi um marco para nós. Como que um símbolo do que a Fé e o Amor podem conseguir. Depois que todos foram dormir, peguei o cassete, e gravei uma mensagem para minha família, transmitindo para minha esposa e filhos, todo o Espírito de Natal. No dia seguinte, no almoço, mais uma vez, demo-nos as mãos, elevamos nosso pensamento para o Aniversariante, e tivemos um dia de muita Paz e Amor, e assim, o que poderia ter sido um triste Natal, foi um dos mais significativos de nossa vida.
Apenas nós quatro, recém chegados ao Congo, e na época não havia os meios de comunicação de hoje. Nem telefonemas, nem nada que permitisse sentir o aconchego familiar, nada além da força do pensamento... Mas o dedo do Aniversariante tocou nossas cabeças e nos permitiu aquele momento mágico, que até hoje está gravado em minha memória, mesmo depois de mais de 50 anos...
E tivemos UM LINDO DIA, com muitos ósculos e amplexos premonitórios de dias que estavam por vir, em nosso porvir...
...
Se sua vida é repleta de momentos insossos, tipo raspas de chuchu, lembre-se que uma pitada de pimenta arranca-te do senso comum.
Na minha alquimia, aprendi que tudo pode ser eternizado e que minhas grafias otimistas são incensuráveis.
Quando me censuram, de alguma forma transformo o spray de pimenta em tempero e sigo adiante, ortografando minha euforia.
Quem dera o tempo não existisse, fosse apenas uma ilusão
E que a vida fosse somente um simples passar das horas.
O medo da noite eterna me persegue na aurora,
Os vaga-lumes brilham como estrelas na minha noite.
No quarto o monstro da madrugada flutua perfumado,
Sinto o aroma da fronha nos meus sonhos verdejantes,
Nunca disseste que a vida era dura com quem vive,
Nunca sorriste para mim com a ternura de um olhar infantil.
O imponderável de nossas vidas...
Às vezes acho essa vida imponderável, no sentido de ser o que não pode ser avaliado, impalpável. Porque digo isso? Queremos ou desejamos muitas vezes situações e coisas que em nada nos constroem. Lutamos, dedicamos tempo, sentimentos, sonhos em objetivos que numa avaliação mais profunda em nada nos ajuda.
Às vezes sofremos (e não são poucas vezes) por pessoas, por objetivos não atingidos, por sonhos que não se tornam realidade, por palavras ditas e ouvidas que machucam. Mas ao mesmo tempo, a vida nos dá alegrias imensas. O prazer de uma boa conversa, de conhecer pessoas fantásticas, se deliciar com uma comida que adoramos, estar em um lugar que nos sentimos bem. São inúmeros exemplos que posso dizer.
Por isto o imponderável de não se ter uma avaliação com certeza do que é viver. Um dia para esquecer, outro para ficar eternamente na memória. Incongruência de quem quer saber e ter razão de definir o que é viver. Como se fosse possível definir em palavras o significado de uma existência nesta terra, seja boa ou má.
Muitos brincam com a vida como se ela não tivesse um preço a ser pago. E para muitos ela cobra com muitos juros. Não cabe aqui a relação ou questionamento religioso, a vida é dádiva de Deus, ninguém tem argumentos para negar que estamos vivos por uma única razão, Deus.
O que me refiro é o desperdício que muitos tem com suas existências, vidas dedicadas a fazer e gerir problemas, vidas desregradas, vidas vazias de um sentido maior. Falta de conhecimento de que temos que aproveitar e fazer valer a pena este pequeno tempo que temos neste planeta. Gente que vive por ganância, por depravação, por orgulho de se achar superior a tudo e a todos. São muitos os exemplos que podem ser dados.
Que saibamos avaliar o imponderável de nossas próprias vidas. Ter discernimento e capacidade para entender que a vida passa como um sopro, num piscar de olhos.
Simples assim, sem muitas explicações, porque nunca a teremos. Precisamos fazer o sentimento do impalpável da vida se materializar em boas lembranças, boas ações e bons sentimentos que levaremos deste lugar.
Marcelo Martins
HINO À SOLIDÃO
Diz-se que a solidão torna a vida um deserto;
Mas quem sabe viver com a sua alma, nunca
Se encontra só; a Alma é um mundo, um mundo aberto
Cujo átrio, a nossos pés, de pétalas se junca.
Mundo vasto que mil existências povoam:
Imagens, concepções, formas do sentimento,Sonhos puros que nele embeleza, revoam
E ficam a brilhar, sol do seu firmamento.
Dia a dia, hora a hora, o Pensamento lavra
Esse fecundo chão onde se esconde e medra
A semente que vai germinar na Palavra,
Cantar no Som, florir na Côr, sorrir na Pedra!
Basta que certa luz de seus raios aqueça
A semente que jaz na sua leiva escondida,
Para que ela, a sorrir, desabroche e floresça,
De perfumes enchendo as estradas da Vida.
Sei que embora essa luz nem para todos tenha
O mesmo brilho, o mesmo impulso criador,
Da Glória, sempre vã, todo o asceta desdenha,
Vivendo como um Deus no seu mundo interior.
E que mundo sublime, esse em que ele se agita!
Mundo que de si mesmo e em si mesmo criou,
E em cuja criação o seu sangue palpita,
Que não ha Deus estranho aos orbes que formou.
Nem lutas, nem paixões: ideais serenidades
Em que o Tempo se esvai sob o encanto da Hora...
O passado e o porvir são ânsias e saudades:
Só no instante que passa a plenitude mora.
Sombra crepuscular, que a Noite não atinge ,
Nem a Aurora desfaz: rosiclér e luar,
Meia tinta em que a Alma abre os lábios de Esfinge,
E o seu mistério ensina a quem sabe escutar.
Mas então, inundando essa penumbra doce,
De não sei que sublime esplendor sideral,
Como se a emanação d'um ser divino fosse,
Deixa no nosso olhar um reflexo imortal.
Na vertigem que a vida exalta e desvaria,
Pára alguém para ouvir um coração que bate?
No seio mais formoso, o olhar que se extasia
Vê o mundo que nele em ânsias se debate?
É só na solidão que a alma se revela,
Como uma flor nocturna as pétalas abrindo,
A uma luz, que é talvez o clarão d'uma estrela,
Talvez o olhar de Deus, d'astro em astro caindo...
E d'essa luz, a flor sem forma, ha pouco obscura,
Recebe o seu quinhão de graça e de pureza,
Como das mãos do artista, animando a escultura,
O mármore recebe a sua alma--a Belleza.
Se sofrer é pensar, na paz do isolamento,
Como num cálice cheio o liquido extravasa,
A Dor, que a Alma empolgou, trasborda em pensamento,
E a pouco e pouco extingue o fogo em que se abrasa.
Como a montanha de ouro, a Alma, em seu mistério,
Á superfície nunca o seu teor revela;
Só depois de sondado e fundido o minério
Se conhece a riqueza acumulada nela.
Corações que a Existência em tumulto arrebata!
Esse ouro só se extraem do minério candente,
No silencio, na paz, na quietação abstracta,
Das estrelas do Céu sob o olhar indulgente...
E muitas vezes é sobre prioridades....
É sobre quem te coloca em primeiro lugar na sua vida em todos os sentidos, em todos os aspectos.... cuidado para não estar priorizando pessoas sozinho... achar que vão te estender as mãos quando precisar e na verdade ..quando mais precisar todos já viraram as costas...
A ilusão de achar que está tudo certo...
As futilidades e facilidades da vida que procuramos está a consequência do nosso enfraquecimento físico, mental, moral e porque não dizer espiritual. Procuramos com afinco a cada dia mais facilidades que na verdade fogem a nossa existência humana.
Precisamos de ação, de movimento, de objetivos e de muita luta. Bem se diz que tempos fáceis fazem homens fracos. Estamos vivendo isto hoje em dia, queremos tudo a mão, queremos muitos direitos, mas sem atentar aos deveres. Muito se pede, pouco se dá.
Realidade para que não fomos criados, perdemos nossa essência de vida, nosso DNA por lutas justas, de coexistência pacifica, de valorizar o que é correto e certo. Estamos perdendo a educação, o respeito. Perdemos a empatia pelo próximo e pelo que alimenta a alma com atos de grandeza, de gratidão, de altruísmo, ou seja, da essência de nossa própria vida.
Vivemos um engodo semântico (Antônio Gramsci), ou seja, engodo significa armadilha e semântica significa palavra, posto isto, o que estamos vivenciando há muito tempo no Brasil (e no mundo), é uma armadilha de palavras, palavras estás que seu significado nem sempre é aquilo que ela deveria significar. Somos manipulados, somos enganados, somos feitos de massa de manobra o tempo todo. A que palavra tudo isto se remete? Uma simples palavra, ILUSÃO.
Vivemos de muitas ilusões e sonhos, onde muitas vezes através de palavras bonitas e enganáveis somos guiados a caminhos que nunca pensamos em trilhar, nos tornando reféns de situações e atos que jamais imaginamos em nossas vidas. Vivemos a hipocrisia de poucos sobre muitos.
Hoje através deste engodo semântico bem aplicado e explorado, ou seja, por autoridades, por políticos sem escrúpulos, por entidades nem sempre que nos representam, vivemos a ilusão de estar tudo bem, mas na verdade, sabemos que estamos caminhando por tempos sombrios e complicados seja para cada um de nós em particular, seja para o coletivo de nossa nação.
Muitos estão alienados e desatentos, muitos preferem viver sem o entendimento e a profundidade que precisamos ter perante o que estamos vivendo. Em nome de uma ilusão que a vida está bem ou vai ficar. Muitos acham que não se envolvendo a vida se torna mais fácil. Ledo engano, nada fica ao largo de nada, por tudo que fizermos ou não, seremos cobrados e também sentiremos seus efeitos. Vida que segue...
Marcelo Martins
Tudo nessa vida depende de alguma coisa, não a, vitória sem um dia ser derrotado,
Não a, um doente, que um dia não ouviu você tem uma saúde de ferro.
Não a, uma cicatriz aonde um dia foi um corte profundo, não a, um rosto alegre e feliz, aonde já foi um rosto triste e exausto.
Não a, um recomeço, aonde um dia foi ponto final.
— Se a VIDA me impossibilitar de fazer algumas coisas, e minhas mãos tremerem, se as forças me faltar.
— Não irei lamuriar!
— Reviverei lembranças de outros tempos.
— Saborearei vagarosas saudades!
(Como quem está poetizando).
— Se as palavras me faltarem, não irei choramingar.
Sempre fiz e faço o meu melhor;
— Sorri… Sempre que a vida me trouxe alegrias.
— Chorei… Quando me faltou o chão.
— Viajei, levei minha alma pra passear, conhecer outros lugares…
— Flores plantei… Belos jardins cultivei!
— Estou deixando minha marca no tempo!
Vivo Poetizando cada momento!
Rosely Meirelles
Você precisa entender que nem tudo é eterno , algumas pessoas vão sair da sua vida e você simplesmente vai ter que aceitar .
Amores podem acabar do mesmo jeito que começaram e não é porque fundiu que deixou de ser amor .
Eu sei que vai doer , mas algum dia alguém vai te magoar , você vai querer chorar , e eu estou aqui para avisar que tudo isso passa .
Alguns amores foram feitos assim , lindos , mas impossíveis de serem vividos para sempre .
Você um dia terá todas as suas expectativas jogadas , e vai parecer que aquela pessoa nunca se importou com você , mas a verdade é que você só amava aquilo que inventou dela , então tenha calma , porque vai ser incrível superar .
Um dia você verá um amigo tornando-se um mero desconhecido , porque algumas pessoas precisam mudar e porque não somos únicos na vida de ninguém e você terá que aprender a lidar com isso .
Qualquer dia desses você vai dar sua cara a tapa e alguém que você ama muito vai bater com força , porque você precisa descobrir que a gente não deve por a mão no fogo por ninguém .
Um dia , você se verá sozinhe , terá que dançar com a sua própria sombra , e descobrirá que é bem melhor assim , pois solidão a dois não basta .
Um dia alguém vai quebrar seu coração e você terá que juntar pedaço por pedaço e sair colando , mas no fim , você acabará rindo disso depois .
Um dia você vai aprender que você é forte e que não importa as circunstâncias , você só precisa de você .
Porque se você se amar de verdade ninguém chegará a você oferecendo menos que isso .
E um dia , você verá , alguém seria muito grato por te conhecer .
Segue a vida... Simples assim...
O direito de ser quem sou, da minha liberdade, dos meus pensamentos não cabe a mais ninguém. Muito menos a hipocrisia que muitos vivem e se acham donos da verdade.
A dádiva a cada um foi ofertada por um Deus maior, não desmereça aquilo que muitos não sabem desfrutar na plenitude. A resiliência de quem quer aprender não passa pela omissão de outros. Precisamos ter capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade, adversidades são para ser superadas, são lições de vida, são aprendizados.
Enfim, segue a vida... Simples assim...
Marcelo Martins
No momento desafiador, a vida nos cobra a experiência que negamos viver em um passado nem tão remoto. E a nossa negativa à época se torna um obstáculo a mais.
Estamos precisando de quem nos dê um pouco de amor. Se existe muita violência no mundo, o amor é uma fonte inesgotável. Amor atrai amor.
E se você finalmente se livrasse das correntes que te aprisionam a uma vida que você não quer mais?
Muitas pessoas vivem seus melhores anos acorrentadas a prisões emocionais que as impedem de ter a vida que merecem.
Claro que essas pessoas querem mudar. Afinal, são seres humanos, que desejam sofrer menos e realizar mais neste mundo.
Só que essas emoções são paralisantes. Quem não aprende a dominá-las, permite (mesmo sem querer) que elas causem dolorosas consequências.
Domine sua emoções transforme sua vida!
Este que é, de longe, o problema que mais paralisa a vida das pessoas nos dias de hoje.
Porque não existe boa saúde, boa carreira, bom casamento, boa VIDA quando você não domina a maneira como reage ao que acontece à sua volta — e dentro de você.
O único caminho para você efetivamente alcançar isso é conhecendo a fundo o seu cérebro, a sua mente e as suas emoções. A única chave para se livrar das correntes das prisões emocionais é o Autoconhecimento.
Autoconhecimento é liberdade!
Como eliminar da vida o sentimento de culpa?
O desejo de eliminar um sentimento é problemático. Costuma torná-lo cada vez mais forte.
O melhor caminho é ressignificar essa culpa.
Transformá-la em aprendizado. Pegue uma folha de papel. Responda, nessa folha, as seguintes perguntas:
1) O que, nessa situação que tanto me incomoda, pode me ensinar a ser uma pessoa melhor e mais forte?
2) Quais passos concretos eu posso dar, a partir de agora, para me tornar essa pessoa?
Contra a culpa, a melhor arma é assumir a responsabilidade sobre o que está em seu controle para que você se torne alguém melhor e mais forte.
Se você sentir que não dá conta disso sozinha, recomendo psicoterapia. Em casos como o seu, costuma ser uma ferramenta muito eficiente.
Ressignificar...
É renascer das cinzas e dar um novo sentido pra vida.
É acreditar que tudo pode acontecer quando se tem fé.
É entender que deserto é lugar de passagem e não de morada.
É saber que Deus está trabalhando o tempo todo, e tudo que nos acontece é para o nosso bem, nosso crescimento.
É caminhar na escuridão na certeza de que Deus guia nossos passos.
´´Quando eu falei que o mundo tinha acabado
Você nem acreditou
Seguiu com a sua vida e eu com a minha
Até que um dia eu sumi do seu mundo
E você percebeu quanta falta faz a ida
De alguém que sempre esteve aqui
Fazendo barulho no seu coração
Até que um dia eu estive no mudo
Torcendo para que receba meus sinais através de libras.``
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp