Teoria
O amor não é uma teoria, o amor tem que ser praticado, demonstrado, alardeado, dia após dia, diante do ser amado. Perseverando em amar hoje, amanhã e sempre; mesmo diante dos maiores reveses da vida.
SOBRE O ENCASTEALMENTO TEÓRICO
Uma teoria criada ou desenvolvida de acordo com o mais maleável e aberto espírito científico, se cair nas mãos rígidas de certa escola ou grupo de teorizadores-doutrinadores, pode terminar por ser tomada como como recanto a partir do qual se edificará o mais intransponível dos castelos medievais. A princípio são erguidas as torres, com a sua altivez ameaçadora. Depois começa a surgir um castelo, com suas espessas paredes teóricas. Em torno dele, cava-se um fosso de água parada, que logo será habitado por crocodilos prontos a devorar estrangeiros incautos, com a potente dentição formada pelos seus ‘argumentos de autoridade’. Uma sombria ponte levadiça será o único ponto de contato entre o castelo teórico e o mundo, mas apenas para permitir a entrada de víveres, daquilo que reforçará a doutrina. Os eventos que confirmem o que já foi dito serão sempre bem recebidos, como víveres dos quais dependerá a eterna revitalização da doutrina; os demais, ou serão ignorados, ou atirados aos crocodilos. No interior do castelo teórico, será observada uma regra mais rigorosa do que a dos beneditinos. Bem acomodado em uma espécie de altar, e ao invés dos materiais que antes se prestavam a uma livre reflexão teórica, terá surgido um dogma. As tábuas de leitura da realidade, instrumentos para se enxergar a complexidade real de certa maneira e para reelaborar continuamente esta ‘visão de mundo’ que é a teoria, transformaram-se agora em ‘tábuas de certezas’, em mandamentos para serem seguidos e recitados . Eis uma Doutrina. Inscritos na pedra, os mandamentos não poderão mais ser questionados e nem retificados, e aqueles que futuramente insistirem em fazer adaptações na “Lei” serão, imediatamente, inseridos no “livro dos heréticos” ou tratados como apóstatas. Contra as teorias rivais, já não se direcionarão debates científicos, mas sim verdadeiras “Cruzadas” e “guerras santas”. Já no interior da teoria que se converteu em doutrina, reinará doravante a paz das águas paradas, propícias para o ritual de batismo. O ‘fetiche do autor’ poderá ser convocado para a cerimônia de sacralização dos sacerdotes da nova religião. Já nem mais teremos um Castelo, talvez um Templo, com seus próprios deuses.
[texto extraído de 'Teoria da História, vol.1 - princípios fundamentais'. Petrópolis Editora Vozes, 2011, p.254-255]
Precisamos de harmonia,
mas as vezes perde o tom.
De nada vale a teoria, se o
que falta é ação,a força devontade é o maior dom...
Apesar da certeza de um Deus e um teoria da evolução se conflitarem por muitas vezes, as mesmas vistas de um outro ponto acabam se completando
Na prática prejorativa, é muito mais "cômodo" ter do que ser. Na teoria ética, à consciência se tornará uma salvação para o planeta.
A teoria certa é a que convém ao interesse...
A teoria de JESUS embora contraria interesse é a única que salva...
A escolha que fazemos na vida, eu acredito na teoria da lei da semeadura, tudo que plantamos colhemos. Mas já parou para pensar que muitas vezes estamos colhendo coisas que não plantamos, que nos acontece algo totalmente contrario do que estamos fazendo? Quem tem a resposta de porque disso, será que são apenas escolhas erradas? Será que são provações para nos testar ou mesmo nos deixar mais forte? Mas penso o que fazer com tanto aprendizado nesse caso. Sabe o que acontece é que esse aprendizado só se torna em traumas que nos fazem finalmente plantar aquilo que já colhermos, sortudos que os que só fazem aprender sem nenhum vestígio de ferida nos muda tanto.
Não existe teoria da conspiracão.
O que existe é conspiração mesmo.
Quem inventou a teoria da conspiração. Foi o próprio conspirador.
É pela coincidência que se cria uma teoria falaciosa e no momento que se adapta e se harmoniza tais ideias ela é alimentada.
A teoria da totalidade jurídica de JB ensina pela proteção de todos os direitos das mulheres, independentemente de sua matriz social. Portanto, exige-se pleno respeito e ponto final.
"A teoria da independência da Consciência Sistêmica: reconhecer a existência de um destino para saber como se libertar dele."
Nem a mente, nem o corpo, nem o espírito anseiam por teoria ou conhecimento, mas sim por experiências reais.
