Tag poeta
Início da noite, o céu está azulado, carregado de lindas estrelas, estou vendo atenciosamente este belo quadro de van Gogh, pensando que poderíamos ser lavados agora mesmo para o "Terraço do Café" na França, não seríamos incomodados, envoltos numa tranquilidade aconchegante, teríamos uma boa conversa, troca sincera de palavras, olhares e sorrisos, simplicidade e veemência estariam em cada detalhe, um amor genuíno reluziria dos nossos olhos, dançaríamos na rua, sob a luz do luar, algumas pessoas a nossa volta, porém, ficaríamos concentrados num momento mágico e só nosso, romantismo demasiado, emoções honrosas entre nós, um casal privilegiado, integrando uma obra de arte, que nos presenteou com uma viagem ao passado, experiência que talvez um dia aconteça no presente, soma do imaginário de um Poeta com a inspiração de Vincent.
A solitude sabe ser bastante agradável ao ponto de se tornar muito bem vinda, uma presença viciante, admirável, que gradativamente vai ficando mais sedutora, fortemente, viva, que não está presente o tempo todo, mas que sempre aparece em ocasiões oportunas, deixando a solidão desconfortável, a qual nem se aproxima ou se estiver por perto, logo vai embora.
Pois aquela citada, conquista com naturalidade, faz um bem que inspira, revestida de simplicidade, demonstrando uma postura muito expressiva, às vezes, de uma maneira calma, em outras, mais fervorosa, personalidade genuína, fiel, dedicada, atenciosa, assim, não tem como não ficar à vontade com ela.
e quando se reuni com o imaginário de um poeta, é prontamente vivificada,
Juntos se divertem, um sintonia demasiada envolvidos por um clima emocionante, fragmentos de uma mesma origem, alma e essencialidade, que normalmente escolhem a madrugada como o melhor momento para se encontrarem, entrosamento regrado à várias conversas acaloradas, danças que monstram veemência, músicas entusiasmantes, lentas, relaxantes.
Fazem uso também do silêncio em um mundo temporário, todavia, muito intenso, marcante, cuja porta é aberta por eles frequentemente, então, passeiam pelos pensamentos o máximo que podem, motivando uma concepção edificante de refrigério, portanto, uma interação verdadeiramente incrível, capaz de resultar em uma inspiração vívida, constituída por palavras e sentimentos, de fato, uma presença significativa de um valor tremendo.
"Ser poeta tem seu preço"
os sentimentos ficam expostos,
tantos os fortes quantos frágeis,
alguém mal intencionado pode tirar proveito,
entretanto, penso que compensa
correr este risco,
pois o seu viver ganha mais significado, fica mais expressivo,
pra sua mente, é um desabafo,
e pra sua alma, um necessário alívio.
Pele suave de uma arte sedutora, exaltada e aquecida pelos raios de sol, gentileza do sol sobre a sua compleição, uma precisão de detalhes, caminhos provocantes, uma emoção forte e calorosa, ocasião interessante, inspiração imediata em tom de veemência, também motivada pelo vislumbre de um belo sorriso que aparece discretamente com um pouco do seu brilho, dessarte, um rico banquete para a poética inquietação na mente de um poeta.
A revigorante tranquilidade noturna em um cenário muito acolhedor, envolvendo uma fogosidade tempestiva, que não se cansa facilmente, um toque de simplicidade, também um pouco de mistério, graciosidade que encanta, detalhes e trejeitos que fazem a frieza perder a sua força pelo jeito audacioso de uma natureza intensamente expressiva, sedutora, genuína, que carrega um amor fervoroso, transbordante, que enaltece suas lindas formas, sua essencialidade, vontades insistentes, insaciáveis, que passeiam livremente entre a calmaria e a tempestade, dando mais sabor a euforia alcançada por ser de verdade, por dar vida a uma poesia, versos em atividades, dessarte, poeta e inspiração em harmonia.
É muito admirável
a capacidade de eternizar
a frugalidade de vidas breves
num lindo quadro com cores ricas,
onde a vivacidade prevalece,
então, de uma maneira singela,
a arte vivifica, assim, a mente agradece,
o poeta logo se inspira,
causa uma sensação que enriquece
aqueles que a admiram.
Noto satisfatoriamente uma graça amável na essencialidade de uma rosa que expõe suas pétalas delicadas, certamente, uma imagem harmônica e amorosa que não deve ser ignorada.
Notar esta simples graciosidade, penso que seja uma forma de trazer um pouco de sobriedade ao coração e também de afagar os olhos com uma linda visão.
Notoriamente, um feito divino que felizmente pode ser observado, algo de detalhes tão ricos que deixa o poeta inspirado em um amor genuíno divinamente expressado.
A tarde está chuvosa, uma chuva forte que antes foi anunciada por trovões como se o céu tivesse alguma coisa a dizer motivado por suas profundas emoções, um lindo desabafo que causa diversas sensações.
É possível ouvir o som agradável estranhamente harmônico das nuvens que choram lá fora, banhando com suas gotas que avivam e emocionam ao trazerem um raro equilíbrio que é momentâneo, mas muito significativo.
Em pouco tempo, começam a chover versos seguindo o exemplo celeste ao desabafarem os sentimentos que sente o poeta, sendo o mais sincero que consegue com si mesmo de uma maneira calorosa, simples e intensa.
" Peças licença para passardes por onde o teu desconhecimento te antecede com um espelho em mãos. "
O poeta é um aventureiro, um bandeirante
que caça as esmeraldas do pensamento,
lapidando-as à luz da dialética, da ciência,
e principalmente à luz de sua sensibilidade,
de seu olhar profundo.
(BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
JÁ NÃO SINTO MAIS NADA...
Já não sinto mais medo
Já não choro mais
Sei que poeta bom
É poeta morto...
Qual então é a parte
Desta minha estrada
Se a felicidade mora longe
Se encontra em alta velocidade...
Sobrou-me o remorso das palavras
Feito os teus olhos
Um cenário de um poema
Uma viela, uma ruela...
Tudo nesse mundo é FRÁGIL...
Tudo PASSA...
Já não sinto mais medo...
Já não choro mais...
Sou poeta...
Sou poeta de água doce
Sou poeta...
POETA MORTO...
"gloria,gloria,perpetua"
CORAÇÃO DE POETA (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Poesia brota do coração
Fábrica infinita de sonhos
Poesia vem do coração
A arte só produz versos...
Por onde vai o coração
Do poeta sonhador
Chama acesa-perene-de-inspiração
Coração-doação-canção
Na arte do peota somente devaneios
Na arte-sorte do poeta
Forças ocultas do existir
Uma justa medida de poesia...
ISBN: 978-854160-632-5
Abelha procurando o alimento,
O ferrão o seu protetor,
Fabricando o mel pro sustento
Do perfume de uma flor.
O beija-flor a flor cobiçou
O pólen vai espalhando
Dele se alimentando
Da flor que se beijou
Da larva até o germe aparecer
Essa metamorfose acontecer
Em borboleta se transformar,
Da abelha, borboleta e beija-flor,
O poeta versos de amor.
Numa folha o seu saciar.
Poeta, que mais posso ser, se esta foi a única alternativa que àquele amor me deixou por escolha!? Falarei de saudades, de lembranças, alegrias e tristezas, provavelmente falarei de tudo, até de mentiras como tantos fazem, mas nunca mais terei nos olhos meus, aqueles que tanto eu amei.
Seja um poeta todos os dias para escrever sua história e, não gaste as suas linhas em branco com rabiscos. Faça cada dia valer a pena
Colho o vento,
colho as horas,
junto tudo ao segredo
que guardo no peito,
e vago em direção
ao infinito instante,
onde tudo é possível.
Mesmo que seja
apenas na algoz
inquietude silenciosa
do meu ser poeta.
Poeta, artista não
Não nasci laçada nos versos
foi depois de um tempinho a andar
fui pega pelo laço da rima
não conseguindo mais me soltar
com as rimas troco segredos
com os versos semeio o chão
somos só nós, eu e a rima
holofotes, eu não quero não
sou poeta da vida, artista não .
Com lágrima nos olhos...
perguntou o poeta ao passarinho:
_ Por que cantas, se estás preso?
O passarinho responde:
_ Por que escreve lindos poemas,
se estás triste?
Nem o coração o poeta resiste ao luto do mundo. Ele faz arte da dor que sente, mas rasga-se ao meio a cada verso sôfrego que escreve.
Podemos só versos tristes fazer
sem no entanto ter tristeza
e também apenas sorrir
em versos que escondem asperezas
Ser poeta é carregar a missão
doada pela vida ao nascer
pois já vem com poesia no coração
antes mesmo de saber escrever
A despeito de tudo,
respeito sempre é bom,
aqui, ali, acolá,
então - sigamos o caminho do bem-
sem parar no meio da trilha,
muito menos na linha do trem,
pois o tempo nos é escasso,
e a cada segundo do ponteiro
- somos menos -
afinal somos humanos,
não somos de aço
