Tag poesias

6176 - 6200 do total de 7643 com a tag poesias


GATINHO MATREIRO

Coitadinho do gatinho
Vejam só onde foi encarapitar
Saiu correndo assustado
Se embrenhou no primeiro lugar
que veio a encontrar
Quem será o responsável
por tão radical aventura?
com certeza algum malvado
Deve tê-lo posto a correr
Ah, gatinho matreiro
você pode ser ligeiro
mas perigas de cair
 quando a viagem começar
Então gatinho aventureiro
 Melhor se conformar
 Vai descendo de mansinho
Novo esconderijo encontrar

edite lima 60

Stembro/2022

Inserida por editemendes

É PRIMAVERA OUTRA VEZ

⁠E a chuva continua...
Lenta ...madornenta
Com a chuva
veio também o frio
a chuva trouxe a primavera
ou a primavera trouxe a chuva
O ar é frio
Silencioso
Ando pelas ruas
Parece que o tempo parou
Chove chuva
 Chove lentamente
 Molhe meu rosto sombrio
este meu ser despenteado
nesta manhã cinzenta
de primavera hostil
As árvores na praça
silenciosas
recebem o beijo da chuva
pétalas caem no chão
sentindo
 o cheiro de terra molhada
 Que o vento leve
 Que a chuva lave
Que a alma brilhe
O coração se acalme
Apesar da chuva e do frio
É primavera outra vez...

Inserida por editemendes

⁠A vida é como uma escada
 que galgamos degrau por degrau .
Às vezes estamos subindo
Em outras até caindo
Nem sempre a escada será só flores .
Pode acontecer de encontrarmos escadas íngremes de pedras formadas
Mas isso nunca deve impedir que levantemos
 e retomemos nosso caminho.
Cada pedra, mais um degrau vencido
Cada flor ,mais um passo a caminho da felicidade


edite lima 60

julho 2022.

Inserida por editemendes

A menina e o livro

⁠Tão linda a menina
Na sua simplicidade
Livro aberto no colo
a leitura assimila com intensidade
Árvore amiga
Acolhe com alegria
Pássaros que ali vem cantar
Também de felicidade extasia
Quando a menina
à sua sombra vem sentar
Enquanto aspira o ar puro
Cercada de tanta beleza
que lhe proporciona a natureza
Também inspira com sofreguidão
Emoções que embalam o coração
leia um livro
eternize seus pensamentos
crie memórias
Experimente emoções
Plante uma árvore
Frutífera ou não
será sempre um legado
que deixará para a posteridade
Faça alguma coisa notável
e alcançará a imortalidade.

Inserida por editemendes

⁠Um encontro nada afortunado


Uma tarde de domingo,
 ela , bela e faceira
 um encontro havia marcado
 apenas com um detalhe : longe dos olhos do pai
ciumento e controlador
Nos pés uma bela sandália vermelha
delicada , mas imprópria
a caminhar por terrenos acidentados .
Cuidadosamente ela segue
ouvidos atentos a qualquer ruído
De repente um estalar atrás de si pensa ouvir
Não há tempo a perder
tudo pode acontecer
se com rapidez não agir
Desorientada se embrenha
na primeira brecha que encontra na balaústra
Oh, infortúnio dos infortúnios !
Na pressa não mensurou o espaço
Uma perna enroscada ficou
 além da intensa dor
Também uma dúvida ficou:
Será que a sandália me denunciou ?

editelima 60
abril/2023

Inserida por editemendes

⁠E vamos lá minha gente
Que junho já chegou
Muito frio mas muita alegria
Com Santo Antônio que já entrou
Ninguém fica de fora
É só entrar na roda
s'imbora minha gente
todos a dançar contentes
As barracas já estão prontas
Também bandeirinhas e fogueira
Onde está meu par?
A noite inteira quero dançar .

 editelima 60
Junho/2023

Inserida por editemendes

⁠E vamos festejar São João


Se apressem pessoal
Vamos todos pro arraial
com os quadris a balançar
Que a quadrilha vai começar
Nunca vi noite tão fria
com o céu tão estrelado
Tem fogueira tem quentão
 Pois é festa de Sãao joão
Assim é mês de junho
Mês animado e festivo
deste Brasil cultural
que deixa tudo especial
Não deixemos que se perca
o cerne das festividades
seja campo ou cidade
alegria em qualquer idade 

editelima 60

Inserida por editemendes

⁠ Coloquei flores na varanda
para o ambiente enfeitar
Na hora do sol poente
gosto de ali me sentar

Flores mimosas, flores belas
Brancas , liláses ou amarelas
Todas elas trazem
uma beleza sem par

São tantos entardeceres
que já vi acontecer
desde o sol afogueado
Até o mais escuro céu nublado

Assim vão-se os dias,
uns de leve brisa
 outros de vento gelado
Mas todos abençoados
****

editelima60

Abril/2025

Inserida por editemendes

⁠"A tempestade não pode reinar, somente visitando faz bem conquanto a chuva fina nos remete a toda reflexão necessária".

Inserida por andre_gomes_6

⁠⁠"A escrita é viciante e dá prazer. Uma ótima terapia! Deixar o cérebro fluir em pensamentos; observar e tomar nota."

Inserida por andre_gomes_6

“Titubeios 

Vejam só que curioso 
Confesso que entendo pouco 
Quem quer falar com Deus reza 
E quem o escuta é louco! 

O pior de tudo isso 
Eu vi na televisão 
É que em alguns países 
Matam por devoção 
Homem, mulher e criança 
Sem nenhuma compaixão. 

Era só choro e lamento 
Lá no tempo das Cruzadas 
Faziam acreditar 
A socos e bofetadas 
E quem não dobrasse o joelho 
Sentia a dor da espada. 

Aqui no nosso país 
Quando o português chegou 
Foi aquela aflição 
Todo indiozinho apanhou 
Os batizaram à força 
Aquele povo chorou! 

Vejam que absurdo 
Esse assunto é corriqueiro 
Trouxeram os africanos 
Para morar em seus chiqueiros 
Zombavam de suas religiões 
Lhe chamavam de batuqueiros. 

Eu queria perguntar 
Para quem tem conhecimento 
Se Deus nos traz a paz 
Ou o apedrejamento 
Aquele que Jesus falou 
Ou o do velho testamento 
Um trazendo o amor 
O outro, todo tipo de tormento. 

E nos dias de hoje 
Para seguir o roteiro 
É que para ter esse Deus 
Como nosso companheiro 
Precisamos bajular 
Gastar o nosso dinheiro 
Pastor rico e famoso 
Povo pobre no lixeiro. 

Eu queria questionar 
Para o tal onipresente 
— Me disseram que eras pai 
De todo tipo de gente 
Quem criou a tal maldade 
Que se faz aqui presente 
Não serias esse Deus 
Bondoso e onipotente? 

Thiago da Rosa Cézar” 

Inserida por thiago_rosa_cezar

Deitada na relva,
envolvida no aconchego
da leitura das tuas poesias.
Cada verso teu que leio, me eleva
e todos eles eu não nego⁠,
criam na minha mente fantasias,
e assim tão real, sinto tua presença.
***

Inserida por ostra

⁠Sentindo falta do SOL
Das tuas POESIAS...
Onde você se escondeu,
será que o ARREBOL
SOL das al-mas
Te encobriram nas areias
quentinhas deste mar de fantasia!?
***

Inserida por ostra

Alguém um dia, me questionou o porque de eu estar escrevendo poesias no mesmo ritmo.
Respondo: A pessoa que me mostrou esse dom,disse que eu escreveria assim para mostrar o amor para as pessoas desacreditadas,que minhas poesias apenas seriam,daqui para frente,frutos de fé,amor e esperança!

Inserida por SamuelRanner

⁠Sinto medo da coragem que tenho 

Me movia em meus pensamentos durante o tempo que me mantive estático.

O silêncio falava comigo, na noite daquele dia.

Expressei calmamente meu nervosismo o falei sem dizer nada.

Enfrentei os gigantes que eram pequenos diante da imensidão de meus pensamentos.

Venci, sem ter lutar, escapei, sem precisar fugir, pulei para baixo e alcancei o topo do desafio que me era impossível. 

Encontrei coisas que não procurava sem perder o que já havia achado.

Me deparei com um lugar fechado que não havia paredes, onde a escuridão era a maior fonte de luz.

Então um abrigo descoberto, onde o fogo se encontrava apagado, percebi que o óbvio não fazia sentido, e a lógica era irracional, no mundo de coisas contrárias onde se acha o que nunca foi perdido.

Neste momento tive medo da minha coragem, de continuar percorrendo sem sair do lugar.

Um desassossego trazia paz, já que a guerra portava bandeira branca, e os inimigos eram meus aliados.

fui embora, mesmo permanecendo lá por momentos que me pareciam eternos.

Tive a coragem de sentir medo para saber a hora de recuar, e atacando fiz o caminho de volta a um lugar desconhecido, então senti medo da minha coragem de enfrentar tudo de novo, sem repetir o que já fora feito.

Voltei a ter vida, sem ter enfrentando a morte, lutei com ela em pensamentos e me esquivei antes que a visse.

Por isso tive medo da coragem, mas permanci vivo ao matar esse medo.

E hoje conto a história do futuro que passou em minha mente.

          ENDENTEU TDUO? 

Inserida por JuniorOliveiraRJ

Expressões idiomáticas

João era casado com Maria, e tinham três filhos. Todos os dias, Maria deixava sua casa um brinco, mas quando ela saia, parecia a casa da mãe Joana, pois eles pintavam o sete.

Quando ela chegava, era João que pagava o Pato, e então saia para afogar as mágoas com José, o amigo da onça, que foi expulso de casa por pular a cerca.

Nesse dia encontraram Antônio, o Santo do pau oco, que adorava rodar a baiana quando era provocado, e foi salvo pelo gongo, pois chegaram na hora aga, para evitar a briga com seu irmão , que era a ovelha negra da família, que veio de lá onde vento faz a curva, encontrar um bode expiatório para curar sua dor de cotovelo.

De repente apareceu Maria, Cuspindo marimbondo, e alguns vizinhos dizendo: hoje ela está com a macaca.

Maria fez um maior barraco, seus filhos dizinham, mãe você tá pagando mico, mas ela fazendo ouvido de mercador, chutou o pau da barraca.

João, que era gato escaldado colocou o galho dentro, com medo de ir para cidade de pés juntos.

O caldo entornou para José também, mas Antônio sabia que sua batata estava assando, fugiu de fininho antes da casa cair pro seu lado.

A mãe de Maria soube da história e ficou com coração na mão. Pois sabia que a filha era pavio curto.

O padre tentou acalmar, mas deu com os burros na água.

A multidão queria ver o circo pegar fogo, mas tudo acabou em pizza, quebrando a cara de todos que apostaram na briga.

Eu que sou cobra criada, sei que cão que late não morde. Além do que, cada macaco no seu galho.

Na verdade, não ponho a mão no fogo por nenhum deles, pois onde a fumaça há fogo, mas roupa suja, se lava em casa.

Inserida por JuniorOliveiraRJ

⁠"Aos 40"


Sou alguém que tem defeitos, assim como você.
Tem receios, anseios, inseguranças como qualquer um.
Mas eu tenho algo que é só meu: Meu jeito de ser.

Existem pessoas que falam sem pensar, que pensam e nunca agem. Quem nunca fez isso? 
Como podemos fugir?
Existem momentos em que nosso coração fala mais alto; em outros a mente manda e desmanda.
Quem será que é sempre a mesma pessoa?

Aceito meus limites, compreendo as minhas falhas, pois faço parte da raça humana. 
Acredito que no meu erro há uma intenção certa de agir. 
Quem nunca pensou em momentos da vida e olhou para trás lembrando que no tentar acertar, errou pra valer?
E assim, vamos vivendo;

Chegando aos 40 e amadurecendo.
Lutando para ser entendida até o fim da vida,
Pois mesmo quem não pensa igual a mim, vive essa sina;
De querer entender e não ser entendida.

Eu posso errar inúmeras vezes por ser quem sou,
Mas acredito que respeitar a minha essência nunca será um erro.
Quem deseja o meu bem,

Há de me aceitar, não só pela metade,
Mas pela totalidade;
Mesmo que nem sempre agrade.

Inserida por ednapersilva73

⁠Sonho vazio 
Corpos unidos 
Desejo desfeito 
Almas separadas 
Um coração refeito 
Em fogo de brasas paradas 
Não tenho pensamentos 
Nem mais sensatez 
Por causa do que já foi um dia 
Uma tremenda estupidez 
Vivamos o hoje e o amanhã,talvez 
Que Deus cuide de algo 
Que ainda não se refez 

Inserida por robsoncantuaria47

Íntimos são os meus versos
Como são os de Augusto
Ele fala do universo , do lobo do homem
Mundo ....

Eu falo do desvendar ,
Teus desejos mais profundos
Desejos que são tão meus , quanto teus
Isso eu juro !

Íntimos como o perfume de tua peça mais intima
Como o desejo de beijar , asa tua boca tão linda
Não quero lhe assustar , com esses meus versos íntimos
Só quero lhe revelar o que na verdade eu sinto

Inserida por Bia-Domingues

⁠Somos tu e eu 
Duas árvores nascidas de uma 
Matriz, aparentemente finda.
Somos duas, e nos transformamos em uma só, na fluidez do mais belo amor 
Amor puro, incondicional e eterno ..
És minha vida !!!
Sou Tua Bia .

Inserida por Bia-Domingues

⁠"A gente amadurece,
Com os danos.
Não com os anos!"

Quanta verdade
E aos 50 anos 
Mais um dano
Dessa vez irreparável
Ser trouxa duas vezes é imperdoável!
E pelo caminho 
Entre pedras e espinhos 
Bia partiu pro alto...
Boa viagem metade de mim! 
daqui á mais, 50 anos.
Te reencontro e te abraço!

Inserida por Bia-Domingues

⁠Não me peça para ser menos, não me queira diferente do 
que sou.
Se eu não for assim...
Se não for intensa,
Não serei eu!!!!!

Inserida por Bia-Domingues

⁠Eu pensava que seu coração
Estava sendo acariciado 
Em com todos cuidado
Sendo ocupado pelo meu

Percebi que está sendo enganado
Seu coração já estava ocupado 
Por seu ego, inflado 
Só você não percebeu. 

Coração é  um músculo 
E você  atrofiou o seu!

Inserida por emilia_domingues

⁠Queria ter, queria ser, quero…

Queria colocar meus sentimentos em versos
Queria saber me expressar com exatidão
Queria que o mundo tivesse mais progressos
Queria acalmar mais o meu pobre coração

Queria saber qual é o caminho da felicidade
Queria procurar um lugar que tenha paz
Queria ter mais espaço nessa pequena cidade
Queria ser um navio que estar no cais

Queria ser uma figura mais carismática
Queria ter aquilo que queria ter
Queria ter uma vida menos problemática
Queria se destemido e não me deter

Queria ir além daquilo que alcanço
Queria ter tudo que eu tenho direito
Queria ao menos um dia ter descanso
Queria que o sistema me tratasse com respeito

Queria poder falar com a pessoa que amo
Queria começar tudo novamente
Queria falar em versos, do jeito que declamo
Queria acreditar em mim, somente

Queria poder ser mais capaz
Queria mergulhar nas ondas do mar
Queria ir além dos padrões normais
Queria na filantropia me afogar

Queria não ter sofrido tanto
Queria um amparo para a minha mente
Queria um ombro pra enxugar meu pranto
Queria ser uma pessoa mais paciente

Queria ser uma pessoa inteligente
Queria ser ter um pouco de saudade
Queria ser sempre eficiente
Queria sempre ter novidade

Queria está no espaço interestelar
Queria não ser controverso
Queria do alto a terra contemplar
Quero explorar todo o universo.

Inserida por IlanHudson19

o amor é como uma flor ....
murchas e secas na primavera

Inserida por agust