Tag pensamento
AMOR IMPOSSÍVEL. – Ao meu genitor (em memória).
Autor: Gonçalves Colar de Arrudas.
Se você dissesse para mim, que me amaria para sempre!
E que para isso, teria que me dar um castigo.
Eu tivesse que catar, todos os grãos de areia da praia do mar,
Para que você fosse minha para sempre...
Eu sei que é impossível, mas eu tentaria: por quê?
Porque o mundo fica parado.
Porque com você ao meu lado.
Eu tentaria tudo até mesmo o impossível.
PESAR NATURAL
Assassino incerto,
Sem tiro certo.
Pagar pelos restos.
Imortal animal.
Inseto.
Minhoca e borboleta
Mosca e barata.
Lagartixa e, tatu bola.
Pisar esmagar.
Sem a consciência culpar.
Pesar dos pesares azar.
Pernilongo.
Tapa orelha.
Perder o sono.
Tudo fica em pune.
Vaga-lume.
AMÉM
Vivendo como um santo
Dormindo como anjo.
Ninguém descobre o manto.
Cada um fica no seu canto.
E fim de papo.
Meu aliado.
Tudo explicado.
POESIA.
Para se entender poesia.
Deve-se ler. Uma, duas, três Quatro e cinco vezes.
Entender poesia.
Devem-se ler seis, sete, oito, Nove e dez vezes.
Para se entender poesia.
Deve-se ler.
Cem duzentas e trezentas vezes.
Para se entender poesia.
Deve-se ler mais de mil vezes.
Para se entender poesia. Devem-se ler mais vezes.
Devem-se ler mais e mais vezes.
Deve-se ler infinitamente.
Deve-se ler diariamente.
Deve-se ler eternamente.
Para se entender poesia.
Devem-se ler todos os dias.
YO!
CÁRCERE
Agora
Depois do... depois de...
O homem volta a ser.
Um ser sagrado
Tudo será perdoado.
Não foi nenhuma
Passagem fenomenal.
Não era nem carnaval.
Apenas natal.
Do indulto ficamos mudos.
Saímos pro mundo.
Pensamos, mas não voltamos.
A dor da gente.
É a dor que sente
A minha mãe.
A minha mina.
Pobre mãe.
Pobre meu pai.
Descanse em paz.
Minha mãe, também foi uma menina.
Por favor, entendam.
Meus amigos parentes e vizinhos.
A minha expressão.
Não está na proporção.
Do meu coração.
Coisas do Oriente.
E era uma borboleta, que voou, voou...
Sobre os quatro cantos do planeta.
Encontrou com muitos senhores e, senhoras.
Percorreu toda uma história, de sabedoria.
Quando um sábio chinês.
Perguntou-lhe:
Posso ser você?
Sonhando que era uma borboleta, pousou!
Em um velho poço.
De onde bebeu d´água purificada.
Tornando-se moço.
Ensinou para seu povo.
Se não tens nada para me trazer!
Leva-te o que tens aqui!
Um belo quadro é formado
pela riqueza dos detalhes
e cada momento nosso
pode resultar em belos quadros,
Independentemente se são
quadros grandes ou pequenos,
ficarão expostos nas nossas mentes
numa grande Exposição de pensamentos
que pode passar Algum Conforto
nos instantes de tormentos.
Ninguém consegue tocar o pensamento, segurar o vento ou o ar por muito tempo; ninguém vê o sinal do wi-fi; ninguém vê a cor dos anjos da guarda... São coisas que existem para além da visão.
Se Jesus é o logos, o logos é pensamento ou ideia.
Logo, Jesus é a filosofia de Deus trazida para terra.
Educar é muito mais do que transmitir conteúdos — é formar consciências, despertar o pensamento crítico e preparar mentes para os desafios de um mundo em constante transformação.
Que possamos, como educadores e agentes da mudança, resistir à superficialidade e reafirmar o valor da profundidade, da ética e da autonomia no processo formativo.
Porque a verdadeira educação não se rende à facilidade, mas transforma pela excelência.
Em meio a tantas inovações, urge resgatar práticas simples, porém poderosas: escrever à mão, elaborar perguntas, fazer resumos, revisar com intenção. Essas ações, muitas vezes ignoradas, são exercícios de pensamento que constroem uma mente lúcida, crítica e criativa.
- Deus é bonzinho ele é amor não manda ninguém para o inferno. Ah meu amigo se você até hoje pensava assim deixe me dizer te uma coisa, sim Deus é bom porém ele também é Justiça!. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."
(João 3:36)
deixe me falar algo o inferno é real e se você for para lá não é por um tempo e sim para sempre depois dessa vida não Ah como achar salvação não existe Pulgatorio. Busque o Senhor enquanto se pode achar.
O PENSAMENTO É O FOCO DA AÇÃO
(Bartolomeu Assis Souza)
O pensamento existe
para auxiliar o homem
e não para o desanimar...
Sua função é iluminar...
Quando o homem se desvia
do caminho certo é porque
não pensou acertadamente
e com finalidade construtiva.
O PENSAMENTO É O FOCO DA AÇÃO!
E O PENSAMENTO LÁ...
(Bartolomeu Assis Souza)
E o pensamento lá...
Onde se divide...
Longe da felicidade...
Onde o tempo ruiu
Que solidão!...Solidão!
Alguém esqueceu...
Ninguém sabe o que sofri...
Se foi lendas, tormentas, paixão...
O Fôlego da Vida
Ultimamente tenho refletido muito sobre o que é a Vida. E a MINHA vida toda eu sempre tive muito medo e dúvidas sobre a morte. Mesmo acreditando em Deus e tudo que sempre ouvimos de que, quando morremos vamos para a Vida Eterna junto com Ele, meu coração ficava muito angustiado e as dúvidas me deixavam DESESPERADO. E há algum tempo eu falei com Deus dizendo que eu queria entender a morte, queria entender como seria a vida depois disso, se ela simplesmente acabava ou se havia realmente esse ALGO A MAIS, mesmo eu tendo Fé de que existe esse algo a mais. Porém, como a mente humana é limitada e existem coisas que ultrapassam nossa CAPACIDADE de entendimento (como a própria Bíblia diz) essas dúvidas ainda me angustiavam muito. Porém, alguns dias depois que eu pedi esse entendimento, Ele me deu a oportunidade de ver minha cachorra de 17 anos (Gaia) falecendo de forma natural em meus braços, eu estive com ela durante as últimas horas de vida dela e presenciei todo o processo da vida se esvaindo do corpo dela até o último segundo que ela estava buscando o AR, se esforçando para respirar enquanto todo o corpo tremia e a vida dela estava indo embora, até que perdeu toda força e deixou de respirar, e simplesmente a VIDA que estava ali se foi. E o processo do entendimento que eu pedi a Deus INICIOU-SE com este episódio, que claro, doeu muito. E houveram outras situações que Ele usou para trabalhar isso em mim e, finalmente, me dando esse entendimento e revelando ao meu coração que Ele se manifesta a nós, principalmente, através do Ar (OXIGÊNIO) que respiramos. Na Bíblia Ele diz em Gênesis 2:7 “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e SOPROU em suas narinas O FÔLEGO da Vida e o homem se tornou um ser vivente”. Esse versículo evidencia que Deus soprou dos Seus próprios pulmões (lembre-se que somos a imagem e semelhança dEle) a Vida em nosso corpo físico. Quando nascemos a primeira coisa que fazemos é respirar, ou seja, O Fôlego da Vida entra em nosso corpo. Quando morremos a última coisa que fazemos é liberar O Fôlego dos nossos pulmões, então a Vida se esvai do nosso corpo e nossa alma vai de encontro ao nosso destino eterno. O ser humano consegue viver em média 21 DIAS sem comida, de 3 a 7 DIAS sem água, mas APENAS alguns MINUTOS sem oxigênio (Ar), sem FÔLEGO. Hoje eu sinto Deus em cada respiração do meu corpo e isso me fez entender o porquê a vida é realmente um SOPRO. Porque a principal conexão entre Deus e nós é o oxigênio, o ar que respiramos, O Fôlego da Vida, ou seja, nada mais, nada menos, a respiração é nossa principal CONEXÃO com Deus, quiçá é um “pedacinho” dEle em nós. E depois desse entendimento MUITA coisa fez sentido para mim. Fez sentido o porquê TODOS no mundo quando estamos ansiosos, nervosos, com medo ou com qualquer outro tipo de emoção ou dificuldade cognitiva, quando paramos para respirar de forma coordenada e deliberada, utilizando técnicas de respiração, OXIGENAMOS o cérebro e CONTROLAMOS as emoções, a ansiedade, o medo, e qualquer outro tipo de sentimento, nos capacitando inclusive para enxergar as situações de uma forma mais harmônica e tranquila, nos propiciando uma melhor capacidade para tomadas de decisão em QUALQUER caso ou situação. Ou seja, quando paramos para respirar e ACALMAR os ânimos através da oxigenação do cérebro, estamos SIMPLESMENTE deixando DEUS entrar e falar conosco da forma MAIS PURA e SIMPLES que existe. E é por isso que nos acalmamos e conseguimos enxergar a situação ou emoção de novas perspectivas, das perspectivas de Deus, é ELE falando conosco, nos acalmando, nos amparando, nos cuidando, nos REFRIGERANDO. Deus É o VERDADEIRO refrigério para as nossas almas e corpos. E depois disso, desse entendimento, como eu disse, TUDO fez sentido para mim. Eu entendi a VIDA, um “pouquinho” da morte e PRINCIPALMENTE, entendi MUITO sobre Deus e como Ele age e se manifesta nas nossas vidas. Quando eu RESPIREI e senti DEUS entrando nos meus pulmões e falando comigo através desse ato, me acalmando, me tranquilizando, me confortando e trazendo a PAZ que eu buscava quando eu pedi a Ele que me desse esse entendimento. Inclusive esse foi o motivo que me levou a parar de fumar, fazendo um compromisso com Ele de que nunca mais colocarei nos meus pulmões nada que corromperá ou dificultará a principal LINHA DE COMUNICAÇÃO dEle comigo. E é por isso que eu entendi também o porque do ato de fumar é reconhecido como PECADO, porque estamos deliberadamente corrompendo e dificultando o principal meio de manifestação de Deus nas nossas vidas, O Fôlego da Vida, a principal fonte utilizada por Ele para falar conosco. E é por isso também que hoje eu entendo que a VIDA é realmente um SOPRO. E depois de todo esse entendimento, se eu pudesse te dar um ÚNICO conselho, seria esse: RESPIRE!
ALÉM DO INVISÍVEL:
A Realidade Oculta do Campo de Higgs"
Podemos dizer que o princípio de Higgs, ou mais precisamente o mecanismo de Higgs, é uma construção teórica da mente humana mas com forte respaldo empírico. Vamos explorar isso com clareza:
O que significa ser "concebido pela mente humana"?
Toda teoria científica como a gravidade de Newton, a relatividade de Einstein ou o mecanismo de Higgs — nasce como uma formulação mental, uma tentativa racional de explicar a realidade observável. O princípio de Higgs é:
Uma ideia matemática e física, criada para resolver um problema específico:
Por que algumas partículas têm massa, e outras não?
Essa ideia foi concebida em 1964 por Peter Higgs e outros físicos, que propuseram a existência de um campo invisível e onipresente o campo de Higgs que interage com partículas, dando-lhes massa.
Mas é só uma ideia mental? Ou é real?
Embora tenha surgido como um modelo teórico:
Em 2012, o bóson de Higgs (a partícula associada ao campo de Higgs) foi detectado experimentalmente no Grande Colisor de Hádrons (LHC).
Ou seja: a ideia mental foi confirmada por evidência física concreta.
Portanto:
Sim, o princípio de Higgs foi concebido pela mente humana, como toda teoria científica.
Mas não, ele não é apenas uma abstração. É um modelo com forte evidência experimental, que descreve algo real no funcionamento do universo.
Filosoficamente...
Se quisermos ir mais fundo:
“Será que o campo de Higgs existe fora da mente humana, ou apenas como uma forma de descrever o mundo que nos parece útil?”
Essa é uma pergunta típica da filosofia da ciência. Há duas correntes principais:
1. Realismo científico o campo de Higgs existe de fato no universo, independentemente de pensarmos sobre ele.
2. Instrumentalismo o campo de Higgs é uma ferramenta útil para prever fenômenos, mas não necessariamente representa “a realidade última”.
Conclusão:
Sim, o princípio de Higgs foi concebido pela mente humana como uma explicação teórica mas é mais do que uma ideia abstrata: é uma descrição científica validada por experimentos, reconhecida como parte fundamental do Modelo Padrão da física de partículas.
Perante as dificuldades que encontrares na sua longa jornada, não desanimes e nem pense em desistir(...), pois acidentes acontecem para tornarmo-nos fortes e guerreiros de verdade. (...) e quando te tornares um guerreiro, aprenderás a meditar em qualquer situação e verás que o guerreiro não desiste da quilo que ama, ele acha o amor no que faz.(...) O guerreiro é totalmente vulnerável. Quem tem dificuldade de amar é o que mais precisa. (...) meu pai Simão Lourenço sempre me diz: “ Filho! Conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria,(...) sabedoria é agir,(...) sempre tem alguma coisa acontecendo(...) nada na vida é banal. Perante um determinado desafio, faça sempre as seguintes perguntas: Onde você está? Responda (AQUI);Que horas são? Responda (AGORA); O que você é? Responda (ESTE MOMENTO)”.
No amar não pode ter escravidão,
O amor precisa ter asas para voar
o pensamento, viajar a imaginação
Pra conseguir estar à todo instante
junto com quem amamos, mesmo
que estamos à um oceano distante!
Marta Gouvêa
Eu viajando no meu desejo,
naquela estradinha pequena
do pensamento te encontrei
Eu te amava, mas que pena
Você já foi, eu já cheguei...!
Marta Gouvêa
