Sofrimento da Alma
"O Psicanalista, em silêncio escuta, imagina a origem e cena do sofrimento experimentado pelo outro".
Pode-se dizer que a a vida é dor e sofrimento?
Sim. Mas também é prazer e alegria. Carinho, confiança e amor. E também tramoia, mentira e violência. Ordem e caos. Tudo isso e muito mais.
A vantagem de ser humano é que temos a oportunidade de focar, aprimorar e tentar edificar e potencializar qualquer uma dessas coisas.
Podemos nos aperfeiçoar ou destruir. Cabe a nós decidirmos…
Sorrimos para aparentar que está tudo bem, más o que há por dentro é sofrimento de uma vida que é roubada de nós.
O sofrimento de cada pessoa e essencial para a transformação do seu ego ou do seu jeito de ser. Traz maturidade, sabedoria, experiência e vivências. Cada qual deve ter ser jeito único de sofrer. Mas muitos superam e usam tal sofrimento para evoluir. Outros ja se entregam e se colocam como vítimas pra terem benefício alheios. Na vida todos sofreremos por algum motivo ou razão. Mas nem todo terão a capacidade da evolução e se tornarão o elo da negatividade humana entre a razão do sofrimento e a razão da evolução.
A terapia não tenta apagar teu sofrimento ou torná-lo menos grave, mas te ensina a crescer através dele e se tornar maior que ele. É isso que eu faço, é isso que eu desejo para ti.
A mais eficaz consolação em toda desgraça, em todo sofrimento, é voltar os olhos para aqueles que são ainda mais desgraçados do que nós: esse remédio encontra-se ao alcance de todos.
"Sofrimento, dor e angústia são experimentados nos processos de renovação e mudanças.
Mas são esses processos que o coração encontra o que não está em coisas, aparatos e objetos".
.... Rotas que levam mundo a fora:
América, Ásia, Europa.
Todo sofrimento que nos assola
Já teríamos vividos em outrora
A busca do novo é que nos consola
"Nave Negreiros não tarda a chegar
Muitos morrem sem te encontrar".
Sobre equívocos e êxitos:
Todo sofrimento somente tem valor evolutivo quandoaplicado na transformação positiva de nossa existênciacom objetivos assistenciais.
É melhor a solidão e o sofrimento solitário do que ter alguém do teu lado que não se importa contigo e se diz te amar ou amigo
Sentir-se injustiçado pelo sofrimento, é admitir que ele é gratuito e que não é decorrente das nossas próprias ações, nesta, ou em vidas passadas. Na vida não existe injustiça. Para cada ação há uma reação.
Se na individualidade do ser, incluir a humanidade, certamente o sofrimento seja apenas material pedagógico, para superar algo maior a este.
