Sobriedade
Durante sua longa carreira de agitador, Hitler estudou os efeitos do veneno gregário e aprendeu a explorá-los em benefício dos seus próprios fins. Descobriu que o orador pode apelar para aquelas 'forças ocultas' que provocam as ações dos homens, muito mais eficientemente que o escritor. Ler é uma ocupação privada e não coletiva. O escritor dirige-se apenas a indivíduos, sentados em suas casas, num estado de sobriedade normal. O orador fala para massas de indivíduos, já bastante contaminados pelo 'veneno gregário'.
(Admirável Mundo Novo)
Um olhar de liberdade
nas asas de uma borboleta,
a essência de vida que invade,
uma beleza plena, uma viva arte,
detalhes que adoçam a alma
com instantes de sobriedade.
O amor é, em linhas erradas, pensar naquela pessoa o tempo todo quando você está sóbrio e, quando não está, por incrível que pareça, pensar ainda mais.
Não dá pra ser sempre tão evidente, traduzido e patente. Alguns dias precisamos emplacar o ar de mistério e sobriedade, o sorriso comum em vez de gargalhada, um suspiro por vez pra passar a dor engasgada. E acreditar de verdade que quem brilha nessa vida jamais terá sua aura apagada, mesmo que nessa estrada tenha cessado a jornada.
ALDEIA DESMAMADA
"Abrigo a frivolidade de apagões em conveses arrebitados,
Costuro entabulamentos de limbos do adverso,
Entorno riscos de sobriedade na aldeia desmamada,
Respiro gravames de respaldos infantes,
Sacramento espinheiras no anelo da rotulação,
Arcabouço o estalo do esmero mais cunhado
Do meu enervamento,
Almiscaro o decalque do nevoeiro realçado
Por minhas continuidades."
CAROLINE PINHEIRO DE MORAES GUTERRES
Se o amor realmente é uma embriaguez, basta tomar um porre por dia para afastar o risco da sobriedade.
Viver na solidão é andar constantemente na linha tênue entre a depressão e a mais completa sobriedade. Ambas capazes de levar o mais são dos homens, à mais doentia das insanidades.
Acredita se ainda que toda dependência é uma característica personalíssima da célula mãe da hereditariedade.Sendo assim, não existe cura definitiva e sim uma boa gestão e substituição por outra dependência menos agressiva e menos nociva ao equilíbrio social e da saúde.
Chega uma hora em que alguns lamentarão por terem cometido muita bobagem na vida, por terem tratado a vida movidos por impulsos, atropelando processos e pessoas. Outros, porém, lamentarão por não terem cometido a loucura que poderiam cometer com quem queriam cometer, por terem sido comedidos demais. Descompesamos a alma por causa dos nossos excessos, seja de embriaguez, seja de sobriedade.
Os anos vividos me ensinaram,
Não considero nenhuma maldade,
Muitas portas para mim se fecharam,
Transformei mágoas em sobriedade.
Numa mente caótica com o excesso de cobranças internas e o reflexo de outras que vêm de fora,
há um fluxo de pensamentos insistentes, confusos, consistentes que dançam de uma maneira coordenada ou de forma aleatória fervorosamente e não importa a hora, qualquer momento pode conveniente,
logo, uma atividade evidentemente perturbadora.
Uma agitação muitas vezes inevitável, mas que pode ser transformada entre outras coisas numa fonte geradora
de inspiração quando seus elementos estiverem devidamente canalizados resultando numa justa compensação.
Abraçando este ponto de vista,
é possível constatar que a arte precisa de uma dosagem de caos para ser criada e uma atenção essencial para ser compreendida, sendo assim,
a provocação da instabilidade é ironicamente capaz de instigar
a sobriedade
Parte da sua natureza vívida é feita de muito caos e inquietação, o que justifica muito bem o seu grande apreço pela rica sobriedade que graças a Deus alcança com simples momentos de contemplação.
Um vento tocando gentilmente o seu rosto, passando suavemente pelos seus cabelos à medida que uma linda imagem encanta os seus olhos, instiga bons pensamentos em alguns instantes preciosos.
Considera oportunidades como esta, sendo atos de bondade que o Senhor lhe demonstra, que servem de fonte de vitalidade e de fortaleza diante das ocasiões caóticas e inquietas.
Traz a essencialidade da lua na sua personalidade, já que continua a brilhar independente da fase que se encontra, mesmo estando sempre num ciclo de encontros e desencontros consigo, mostra a sobriedade radiante do luar na serenidade no brilho do seu olhar cativante, portanto, é linda e exultante, um encanto lunar.
Fui agraciado nesta manhã por uma bela arte divina em exposição, detalhes caprichosos, cheios de vida bem diante dos meus olhos, trazendo uma emoção apaziguadora, uma renovação que inspira, uma visão que transforma e prontamente conquista.
Pude fitar árvores frondosas com pássaros libertos sobrevoando que proporcionaram-me alguns instantes de sobriedade num deslumbramento edificante, um lampejo de felicidade que será uma luz forte e permanente que poderá tardar o inoportuno desgaste da mente.
Consigo acreditar que foi uma forma de Deus encorajar-me a não esmorecer, a seguir meu caminhar através de um lindo amanhecer, já que nem sempre o bem que Ele faz está explícito, sendo preciso observar além daquilo que é notório para assim alegrar o espírito.
Posso perceber nitidamente que tens um amor grandioso, raro, que resplandece nos teus belos olhos, no calor do teu sorriso, abrigado no teu âmago ardente que faz do teu sentir ser tão vívido.
O desânimo justificadamente fica muito constrangido, se estás presente, iluminando com o teu brilho, cativante e oportuno, simplesmente, amável, que alegra ricamente outros mundos, sinceramente, de bom grado.
Ser iluminado por tua presença é saborear a sobriedade, é receber uma benção genuína, é notar que a beleza estás nos detalhes e assim, lembrar de que não é preciso muito para se apreciar a vida.
- Relacionados
- Frases Seriedade
