Sobre Responsabilidade

Cerca de 2607 frases e pensamentos: Sobre Responsabilidade

Descobri que sou capaz de impedi meus sonhos, mas eu mesma sou capaz de torná-los realidade, somos responsáveis por nossas vidas, os resultados dependem de nós mesmos.

Um líder é tão responsável pelos os ensinos que deseja expressar , quanto pelos os que irão seguir-los e isso é responsabilidade.

Caros Amigos
Este é um ano de eleições gerais, exceto prefeito e vereadores. Estarei postando semanalmente alguns comentários tentando analisar os vários aspectos da vida dos cidadãos que são e serão afetados por esta eleição.
As seguintes áreas da vida dos cidadãos são gerenciadas pelas diversas esferas governamentais legislativo, executivo, judiciário, em seus tres níveis federal, estadual e municipal:

a) Educação
b) Saúde
c) Segurança e Defesa
d) Mobilidade Humana e de Cargas

As áreas de serviços são controladas por agencias governamentais, mas dependendo de cada estado e cidade estão sob responsabilidade de uma determinada esfera de governo ou sob responsabilidade da iniciativa privada quando foram concessionadas.
Assim temos a energia elétrica, água e esgotos, petróleo, transporte público, telecomunicações, iluminação publica. Em alguns estados os serviços estão sob responsabilidade do estado como um todo, outros estão municipalizados e em outras cidades estão concessionados para a iniciativa privada, através de concessões normais ou Parcerias Publico Privadas (PPP), onde parte da responsabilidade é do governo e parte da responsabilidade da iniciativa privada.

Alguns exemplos, no Estado do Paraná a energia elétrica está sob responsabilidade do governo estadual através de uma empresa estatal. Em outros estados a energia elétrica esta concessionada para a iniciativa privada.
Outro exemplo, no Estado do Paraná os serviços de água e esgoto estão sob responsabilidaade do governo estadual atráves de uma empresal estatal. Mas no Estado de Santa Catarina estes serviços estão em geral sob responsabilidade da esfera municipal.
Para o país como um todo os serviços de telecomunicações estão concessionados para a iniciativa privada e são supervisionados pela agencia do Governo Federal ANATEL.
Em geral os serviços de transporte urbano por onibus estão concessionados para a iniciativa privada.

Deste modo podemos observar que o ramo de serviços temos um grande número de opções de modos de administração e responsabilidades.

Quando analisamos o ramo de Educação, neste caso as responsabilidades são bem melhores definidas. A educação nos níveis creche, jardim, pré fundamental, fundamental são de responsabilidade dos municipios.
No nível médio a responsabilidade passa a ser do Estado.
Nos níveis superior e de pós graduação a responsabilidade fica dividida entre estados e governo federal. O mesmo se dá na educação técnica que é dividida entre o governo federal, os governos estaduais e as Federações Estaduais da Industria e do Comércio.

Observando a área de Saúde, também neste caso as responsabilidades são bastante bem definidas. Os primeiros atendimentos, atendimentos gerais, triagens e vacinações são de responsabilidade dos governos municipais através dos postos de saúde.
Os Hospitais de Base que recebem os pacientes que passaram pela triagem nos postos de saúde são de responsabilidade dos Governos Estaduais. Em geral os hospitais de especialidades são de responsabilidade do governo Federal ou Estadual através dos hospitais universitários ou através de hospitais de especiabilidades. Mas em geral esta área é muito problemática a nível nacional.

Realizando uma análise na área de Segurança e Defesa, observamos que no que concerne à segurança a responsabilidade é dos governos estaduais através das policias militares estaduais e da polícia civil. Mais recentemente os grandes municipios estão estruturando as policias municipais, que em geral cuidam mais dos patrimonios públicos, transito e menos da segurança propriamente dita. Quanto a área da Defesa, neste caso a responsabilidade é totalmente da esfera federal, através do ministério da defesa e das três armas Exército, Marinha e Aeronáutica.

A área de mobilidade Humana e de Cargas é muito ampla. Podemos inicialmente dividi-la em mobilidade terrestre, mobilidade maritíma e hidroviária, mobilidade aérea. Dentro de cada uma destas subdivisões podemos classifica-las em urbanas, intermunicipais ou metropolitanas, interestaduais e internacionais.
Cada uma destas subdivisões e classificações exigem análises especificas.

Nos próximos comentários analisaremos cada uma das áreas em mais detalhes, apresentando sugestóes de soluções e os problemas existentes.

Educação Parte 4

Com referência à qualidade do corpo de professores, fomos informados na estatística apresentada na primeira semana de Maio que os universitários formados em Pedagogia apresentaram o pior desempenho entre todos os formados em cursos superiores em uma prova padronizada de ditado. Ou seja aqui temos um problema básico de formação para o posto de trabalho.
Mas voltando ao item anterior, o maior problema do corpo docente em todos os níveis é o fator cultural.
Por que não me dedico com alegria e afinco às minha obrigações de ensinar durante o período em que tenho que permanecer em meu ambiente de trabalho, já que gastarei este tempo de qualquer jeito?
Por que fico reclamando o tempo todos que sou mal remunerado, que não sou reconhecido etc.
A maior motivação do professor é o progresso do aluno.

Podemos também aqui nos referir à qualidade das instalações das escolas, estado do mobiliário etc. Mas também podemos aqui lembrar que todos os Estados e Municípios recebem o fundo de participação do governo federal, cujo dinheiro tem que ser aplicado no ensino e na saúde. Este fundo, caso o dinheiro seja recebido, o que não acontece desde o inicio de 2013, é suficiente para manter a educação e a saúde de responsabilidade dos municípios e estados.

Para finalizar vamos verificar as necessidades da sociedade e as obrigações do governo com relação à educação.

Desde os tempos de Roma ou antes reconhece-se que é obrigação do governo manter as artes, pesquisas, educação, saúde, saneamento, defesa etc. em troca do pagamento de impostos. Quem não lembra a frase daí a César o que é de César.

Reconhecendo-se este fato, até onde é obrigação do governo manter a educação gratuita para os seus cidadãos?

É óbvio que a educação fundamental é obrigação do governo prove-la gratuitamente e com boa qualidade.
Mas quando chegamos ao ensino médio, observamos aqui um grande ponto de interrogação.

É minha opinião particular, e todos tem o direito de discordar que a sociedade em sua estrutura necessita pessoas com diversos tipos de habilidades.

A maioria dos postos de trabalho que a sociedade oferece aos seus cidadãos e que necessitam ser preenchidos com trabalho de qualidade se enquadram naquela classificação denominada de artífice.

Uma parte dos postos de trabalho necessitam de pessoas melhores treinadas e melhores preparadas e que necessitam ser preenchidos por pessoas capazes e que tenham especialização, que se enquadram na classificação de técnicos.

Uma pequena parte dos postos de trabalham necessitam de pessoas com treinamento em universidades, aqui se enquadrando os médicos, odontólogos, advogados, engenheiros, etc

Por outro lado podemos afirmar que as pessoas diferem em suas habilidades naturais e que estas habilidades podem ser medidas através de testes denominados de testes de QI (coeficiente de inteligência) e QIE (coeficiente de inteligência emocional). Além disto um bom boletim de acompanhamento ao longo dos 8 (9) anos de ensino fundamental muito nos pode dizer a respeito das habilidades daquele cidadão.

Assim o estado pode quantificar os valores percentuais necessários das três categorias, artífices, técnicos e profissionais liberais e prover cursos em qualidade e quantidade suficientes para as três categorias, nas diferentes especialidades.

As categorias de artífices e técnicos podem ser perfeitamente atendidas pelos 4 anos (novamente os 4 anos) de ensino médio.

A categoria de profissionais liberais deverá ser atendida por um curso de ensino médio que poderá ser totalmente ou parcialmente especializado em ciências biológicas, exatas e sociais, conforme as habilidades e interesses dos jovens adolescentes.

Os cursos universitários devem oferecer em qualidade e número de vagas as diversas especialidades de acordo com as necessidades da sociedade.

É obrigação do Estado prover vagas em menor número para especialidades pouco procuradas pelo mercado de trabalho, mas que são necessários para o bom funcionamento da sociedade, tais como letras mortas, arqueologia, filosofia etc.

Este modelo aqui apresentado é em maior ou menor grau adotado pelos países nórdicos.

Devemos nos lembrar de outro dado da estatística apresentada na primeira semana de Maio que o Brasil aplica em sua educação o dobro do percentual do PIB que a Alemanha aplica em seu sistema educacional.

Gostaria de deixar aqui registrado, que não sou contra a continuação do aprendizado pelos cidadãos que assim o desejarem, mas não por conta dos impostos pagos pelos demais cidadãos.
O Estado somente tem a obrigação de oferecer gratuitamente e com boa qualidade educação para atender as necessidades da sociedade e nada mais do que isto.

Abraços a todos

O mal que te assola pode ser a consequência da invigilância de seus atos que são de sua própria responsabilidade

O comprometimento estabelece o diferencial. Portanto, defender interesses alheios, como se seus fossem, garantirá o sucesso a que você almeja.

ALIMENTE CHAMAS QUE QUEIMAM O LIXO E ILUMINAM A ALMA!

Ame a si mesmo e aos outros! Mas, nunca espere nada de ninguém. Nada! Jamais conclua a personalidade de alguém, mantenha em reticências. As pessoas mudam. E podem mudar inclusive com certa frequência. Mudanças positivas são sempre produtivas. Mudanças negativas são sempre destrutivas. Quaisquer que seja a transformação do outro, é de extrema responsabilidade dele. Não se surpreenda! Não se assuste! Apenas silencie e observe, mantenha acesa a luz da sua consciência! Se houver reconhecimento a ti, lhe seja grato! Se não houver, aquieta-te! Não leve para o lado pessoal! Reconheça você mesmo o seu próprio valor! Quem o reconhece, sabe que não precisa de respostas externas para se sentir especial. Toda a verdade está dentro de si. Sendo consciente disso, não há magoas, nem dor. Apenas AMOR. O Ego se dissipa.

Temos que ser felizes, e não pensar no que os outros vão dizer. Porque a nossa felicidade depende de nós e não dos outros.. é nós que somos responsáveis por ela e não as pessoas!.

Ao passo que crescemos, vamos perdendo a nossa inocência, vamos olhando as coisas com mais dureza, na vida é preciso olhar sim algumas coisas com um pouco mais de razão mas, nem tudo. Não podemos perder a capacidade de olhar vários momentos e registrá-los com olhos de criança e coração inocente, afinal, o que é um adulto se não uma criança que cresceu? Amadurecer é preciso, mas preservar um lado infantil é fundamental. As responsabilidades da vida adulta muitas vezes são amargas e precisamos de uma dose infantil pra deixar as passagens mais doces.

Em alguns dias, tenho a sensação de que não irei suportar.

Então... Fecho os olhos, respiro fundo, coloco um sorriso nos lábios e acredito em mim! Não importa quanto tempo isso dure desde que seja o suficiente para abri-los novamente vendo o mundo com novas expectativas, com novos desafios e me sentindo com mais garra para seguir! Tudo sempre é possível porque acredito.

Preciso desse momento apenas para analisar em quê acreditar, afinal, muita coisa foi perdendo o sentido. E é assim que reconstruo o meu interior; quando enxergo os caminhos que foram estreitados pelos apegos e ofuscados pelo medo.

Hora de encarar a jornada, tirar os pés do chão e colocar na estrada. A escolha sempre será uma angústia, mas só através dela, descobrirei novos percursos. Sou construtora do meu mundo, responsável pela minha colheita. Não sou vítima!

Ao assumir isso, percebo que os problemas existem, só enquanto os nutro, e muito bem!

Amanhecer cada dia ao lado teu e manter por ti o mesmo olhar todas as manhãs.

Saber respirar a beira da raiva e reaprender a te amar a cada segundo.

Admirar tua beleza mesmo quando seu maior crítico for você mesmo.

Ser seu incondicionalmente, me dedicar a você intensamente e respeitar-te impreterívelmente.

Esse é o significado do meu "SIM" dito a você...

⁠Governantes Melhores

"Muitos Desejam governantes melhores, mais responsáveis e éticos, Mas nos omitimos em semear estes mesmo governantes quando não nos reeducamos em nossos lares a sermos justos e éticos. A iniciativa para mudar este lamentável cenário onde muitos de nossos representantes se enquadram, jamais vira de dentro de sua cúpula onde o mal já esta enraizado e cristalizado, esta iniciativa deve partir de dentro de nossos lares nos conscientizando e nos reeducando nas diversas camadas de nossa personalidade e no convívio com o próximo e com o meio em que vivemos. Se as coisas estão como estão hoje, ela e um reflexo de quem somos.
Todos pensam e desejam Governantes melhores portanto que possamos ser cada um de nos estes governantes, começando por sermos cidadãos responsáveis e comprometidos para com Um Pais mais digno e justo para todos."

⁠Deus não nos cria perfeitos, mas passíveis de aperfeiçoamento pelo nosso próprio esforço, porque devemos ser responsáveis pela nossa própria evolução, como tudo que existe na Natureza.

⁠Não mexa na estrutura da casa, ela poderá cair.

Vivemos dentro de um mundo subjetivo, criado por nós mesmos, conforme aquilo que somos. Se esse mundo deixar de fazer sentido para nós, isso pode custar a nossa vida. Por isso, é uma responsabilidade muito grande tentar mudar uma pessoa. Somos co-responsáveis pelas consequências. Um resultado que julgamos positivo pode vir carregado de consequências negativas. Às vezes ao retirar o que julgamos ser um defeito em uma pessoa, podemos, ao mesmo tempo, com a mesma atitude, estar tirando suas maiores qualidades, ou mesmo o sentido de sua vida.

A SÍNDROME DA PRINCESA OU MEDO DA INDEPENDÊNCIA

Vivemos em uma sociedade moderna em que a mulher vem conquistando seu papel e importância no mercado de trabalho, o mesmo deve ocorrer nas relações afetivas. Nas quais homem e mulher devem cooperar e conquistar o sucesso da relação afetiva de forma conjunta e igualitária. No entanto, o que se vê, em muitos casos, é que as mulheres ainda estão presas a velhos paradigmas e ideologias cultuadas durante o romantismo como a sua valorização em virtude da aparência e imagem corporal. Essas distorções ainda persistem em nossa atual realidade e tendem a causar em uma parcela das mulheres uma dependência de espera e de iniciativa comportamental de seus parceiros.
As mulheres, ao se tornarem dependentes desse ideal de conquista e espera, como uma princesa que espera pelo príncipe encantando montado em um cavalo branco, fragilizam-se em sua auto-estima, amor próprio e autossuficiência; e, consequentemente, passam a ignorar a importância de conquistar a reciprocidade e a atenção de seus parceiros ou, simplesmente, pensam que o papel da conquista deve partir e ser, exclusivamente, papel masculino. Com isso, não buscam se capacitar para conquistarem seus objetivos pessoais, profissionais e no relacionamento.
Disso decorrem frustrações quando o relacionamento vai esfriando com o tempo ao surgirem outras prioridades, dificuldades e desafios a serem enfrentados conjuntamente ou, pior ainda, de forma solitária após separações conjugais.
A falta de preocupação e capacitação para se conquistar o que se almeja na vida profissional e conjugal por meio do sólido enfrentamento das dificuldades com parceria, companheirismo, igualdade e doações recíprocas para o crescimento pessoal e profissional de ambos acaba por dar origem a frustrações, a cobranças e a reclamações.
A falta de igualdade, responsabilidade e compromisso na manutenção do vínculo que une o casal causa um desequilíbrio e acúmulo de espera de atitudes em relação ao comportamento do outro.
Se não aprenderam a conquistar o que desejam e esperam da relação o caminho acaba sendo fomentar a carência de atenção e de carinho desencadeados em um processo de vitimização, de lamentações e de frustrações como consequência praticamente inevitável desse processo de dependência, caso não houver uma mudança de mentalidade, de postura e de uma adoção de responsabilidades perante a manutenção dos vínculos que unem o casal.

⁠Se eu sei o que tenho que fazer e não faço, estou me traindo

⁠As mulheres terão alcançado a verdadeira igualdade quando os homens compartilharem com elas a responsabilidade de criar a próxima geração.

"Nunca vai dar certo!"

Claro, você não se esforça, não luta, não melhora e não faz por onde...
Como quer que coisas deem certo, estando com os braços cruzados, estagnado e pensando negativamente?

Reaja!
As coisas só dependem de você e dos seus esforços.
Ninguém pode fazer a sua parte, assuma as suas responsabilidades!

Somos livres para fazer tudo o que quisermos, porém somos responsáveis por tudo o que fazemos

Engana-se aquele(a) que justifica seu fracasso a falta compromisso alheia.