Sobra Covardia e falta Coragem
Apesar das ficções e romanizações inventadas pelo liberalismo, a verdadeira historia das civilizações do mundo sempre foram baseadas nas guerras covardes, interesses espúrios dos poderosos, escravização dos mais fracos, imposição de culturas aniquilando outras, assim como a propagação de mentiras que justificassem e atenuasse, o religioso pecado do
"mea-culpa".
Geralmente os doentes, infelizes, recalcados e perversos nunca se destacam como ruins expostos claramente nos grupos societários que pertencem. Pelo contrario, vivem calados e camuflados com sorrisos amarelados, falsos e contidos, aguardando uma oportunidade covarde para destilar anonimamente sobre suas vitimas, toda sua anormalidade, maldade, embriaguez e estupidez.
A mentira, mesmo quando nasce da intenção de proteger, não deixa de ser um engano que fere. No fim, ela destrói a confiança e o próprio amor que tenta preservar.
Como se servisse vinho que, na verdade, é veneno — um gesto que se disfarça de cuidado, mas que, por covardia, envenena quem se queria poupar.
Sempre há uma segunda opção, a questão é que nem sempre queremos pagar pra ver as consequências dela.
"O verdadeiro cristão não é omisso e nem covarde. Ele sempre defenderá Cristo e sua noiva".
Anderson Silva
A pior vingança é aquela que atinge exatamente quem nada tem a ver com ela e é executa através de pura violência covarde.
Se não for pelas nossas mentes, com braços e pernas atuantes e voz alta, continuaremos sobre o assoalho, inertes, como a sujeira que se deposita todos os dias sendo pisada.
Avançam covardemente, passo a passo sobre nós, a cada permissão que damos sobre nossas vidas, por omissão e medo.
A ironia pode ser considerada justa onde existe paridades de armas, de outro modo, somente serve como atestado de covardia e mau-caratismo.
Evitar travar uma guerra é sinal de inteligência, mas quando essa guerra é contra nossos próprios medo, deixa de ser uma atitude inteligente para se tornar covardia.
FRAQUEZA (soneto)
Se de novo à minha porta bater a ilusão
sorrateira, repetitiva, para o meu amor
hei de dizer-lhe toda a minha decepção
e o meu furor, como um gládio vingador
Já não instiga o fascínio da imaginação
cândida, pois outrora, sagaz foi a dor
dilacerante, fatiando a minha emoção
agora letarga, tal uma desfalecida flor
Mas, ai! há sussurro leve pela janela
d’alma, suspirando que nunca é tarde
pávido, enfrento-a, isto tudo é balela!
Oscilo... Vacilo... E sôfrego... perdido,
afrouxo ao coração como um covarde.
Pois amor pro amar nunca é esquecido.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19 abril, 2025, 17’34” – Araguari, MG
Desistir das pessoas que amamos, é desistir de ser feliz, é assinar no livro dos perdedores nossa confessa covardia.
Existe homem que é tão covarde, mas tão covarde que é incapaz de terminar um relacionamento de forma madura e responsável e para não ter que admitir a sua covardia ele trata mal a mulher até que ela se canse e termine.
Só os covardes passam ao largo,
Sem dar a "cara"!
Não seja um deles!
Assuma a realidade!
A Propósito,
Gays há muitos, e têm o meu Respeito!
Existe no mundo aqueles que pensam e não agem ... e pior aqueles que há preguiça de se pensar, estes últimos são a multidão e os primeiros a covardia
"Não fracassemos sem ao menos tentarmos. Usemos de todas as nossas forças e de todo o nosso furor, pois os que fracassam sem tentar, fracassam por medo ou por covardia."