Sistema

Cerca de 2391 frases e pensamentos: Sistema

Opinar sem conhecer determinado sistema pode colaborar, ainda que involuntariamente, com suas falhas.
O conhecimento aliado ao discernimento é a chave para evitar tornar-se cúmplice de negligências as quais devem ser questionadas.




07/10/25

Inserida por SamaraSantanaCamara

O sistema educacional brasileiro é um teatro, que transforma nossas crianças em fantoches da política.

Inserida por JULIANMAMORUIWASAKI

⁠⁠Será que em 2 (dois) anos de Pandemia não foi suficiente para mostrar que o Sistema Capitalista não é tão forte como aparenta ser, que a Ciência não é tão rápida quanto demostra, que nos os EUA a desigualdade Social e o Racismo Estrutural está presente, que a China já é maior economia Mundial, que as famílias não são tão unidas como demostravam ser, que a África continua sendo um continente onde a desigualdade e a miséria reina, que ninguém saiu vencedor nas Guerras do Oriente Médio, que em muitos países os Direitos Humanos são negados. Que pessoas ainda criam guerras por religião "O mundo não estão livres de Guerras, Pandemias, Ditaduras e Misérias.

Inserida por orismende

⁠Quem financia o comunismo é o mercado - sistema de trocas voluntarias de bens e serviços - que Marx pejorativamente apelidou de capitalismo. O inimigo do comunismo não é o capitalismo, é o cristianismo.

Inserida por Jeno

Um dia no Sistema Penitenciário – um olhar sobre a situação carcerária no Brasil

Recentemente tive a oportunidade, como aluno de Direito e jornalista, de conhecer de perto como é a vida por detrás das grades. A visita foi aqui em uma das unidades penitenciárias de Salvador. Não vou me ater aos procedimentos que me levaram a fazer isso, nem aos detalhes do lugar em si (por mais que isso seja relevante), mas somente nos fatos, na observação e nos impactos que isso, de certa maneira, me causou. Foi como se, de alguma forma, pudesse me embrenhar nos intestinos, sobretudo nas regiões mais eivadas de nossa sociedade. Acho que todo cidadão, enquanto parte de uma sociedade organizada deveria ter a iniciativa de visitar a sua própria concavidade.

De longe, parece ficção. Mas de perto, a realidade é repugnante, catastrófica, quase perdida. Pouco se vê de esperança ali naquele ambiente marginal e selvagem. Há um misto de questionamentos e certezas que logo se exalam na impotência de sermos quem somos, de produzir o que estamos produzindo, ao ignorarmos - como sociedade - um fato social que simplesmente pode vir a ser uma avalanche que pode – e deve – nos engolir a qualquer momento. É como uma chaga mortal, escondida por debaixo de nossos mais belos trajes.

Dizer que é isso mesmo, que não estamos nem aí, que tudo é uma questão de escolhas, ou, em uma visão mais invasiva, do quanto pior o sofrimento daqueles seres, melhor para a sociedade é fechar os olhos para uma realidade que a gente sabe que existe, mas que nunca estaremos dispostos a mudar, simplesmente pela questão do justiçamento (que é muito diferente de justiça). Ainda carregamos essa visão, internalizada pelos programas televisivos, que o criminoso para se recuperar precisa sofrer na própria pele a violência de seu crime. Ou que se matássemos todos que ali estivessem, o exemplo desse ato já seria o bastante para inibir um pretenso ato criminoso. Porém, o que não conseguimos refletir é que isso sempre aconteceu aqui no Brasil. As prisões estão dominadas por facções criminosas que produzem consequências devastadoras, seja para o Estado ou para o próprio preso, seja para a sociedade na manutenção desse sistema, que por sua vez, absorve isso e devolve com instintos discriminatórios, reduzindo assim a oportunidade na questão da ressocialização.

E, no meu modo de pensar, é justamente aí a raiz de todo o mal. Se analisarmos pelo lado social, não é preciso ir muito longe para enxergarmos qual a cor que enfeita as prisões e a que tipo de classe social essas pessoas pertencem. Indiscutivelmente, a grande maioria é negra, sem escolaridade e moradoras de bairros periféricos, onde não há orientação ou base educacional.

Desde muito cedo, essas pessoas, seduzidas por uma vida de criminalidade, onde as condições são mais favoráveis, aprendem que viver a margem da lei é talvez a única oportunidade de vida. São esses indivíduos que superlotam o Sistema Penitenciário. Não carregam em si uma importância que estimulem, enquanto cidadão, uma estrutura melhor para o cumprimento de sua pena com eficiência. Sendo assim, o ato da dignidade humana muitas vezes é violado e esse sujeito volta para as ruas (ainda muito mais imoderado do que entrou).

Não é preciso ser especialista para perceber que do jeito que está é impossível a recuperação de qualquer que seja o indivíduo. O modelo está saturado, desestruturado, completamente ultrapassado. Não há investimentos, nem interesse do poder público na questão da recuperação humana. Não há uma política séria nesse sentido, apesar de que muito dinheiro é despejado sobre os telhados do sistema. Simplesmente esses indivíduos são lançados dentro desse cubículo e o Estado apenas mantém o controle parcial de tudo, enquanto o sistema corrói como um câncer os orifícios inóspitos de nossa sociedade.

É preciso rasgarmos os tecidos que encobrem as nossas mazelas e buscarmos outras alternativas que possam aliviar essa trágica condição. Temos sim que punir. Se cometeu ilegalidade tem que ser responsabilizado por isso - com todo o rigor da lei, inclusive. Mas, como disse anteriormente é preciso oferecer uma estrutura adequada para que esse indivíduo possa cumprir com dignidade a sua dívida com o Estado, com a sociedade e com a justiça.

Inserida por leandroflores

"Não participes do sistema que destrói a verdade. Mesmo que fiques sozinho, que te silenciem, morre com integridade. Este é o meu verdadeiro conselho".

Inserida por rosariobissueque

Nosso sistema de educação está falido. O educador faz de conta que está educando, o aprendiz faz de conta que esta aprendendo, a instituições, organizações, governo e a sociedade fazem de conta que acreditam nesse modelo. Assim o sistema garante sua sustentabilidade, o educador seu sustento e o educando seu currículo"

Inserida por marcusronsoni

Lembremo-nos de que nenhum sistema político responderá favoravelmente às necessidades de uma nação se não visar o bem comum.

Inserida por reconceituando

⁠Um sistema judiciário forte é base para uma sociedade justa.

Inserida por reconceituando

⁠⁠Quando um sistema judiciário é ruim, falha principalmente nas pequenas causas.

Inserida por reconceituando

⁠Um sistema judiciário falho negligencia direitos básicos.

Inserida por reconceituando

⁠Quando um sistema judiciário não resolve nem as pequenas causas, como resolverá as grandes?

Inserida por reconceituando

⁠Até agora eu não ouví ninguém dizer que um doente de covid19 do sistema de saúde privado tivesse morrido por falta de respirador; e ainda tem gente dizendo que o coronavirus nos igualou, rs, estão falando nem sei do quê, porque doença todo mundo pega, mas o tratamento costuma variar... de acordo com o bolso do paciente.

Inserida por reconceituando

⁠A degeneração do sistema político é fruto de uma sociedade fraca e com problemas básicos, nota-se que as políticas públicas sociais têm um esgotamento funcional e uma fragilidade múltipla.

Inserida por JosivaldoLuz

⁠A morte mais triste que há neste sistema de coisas, Não significa uma pessoa justa morrer. A morte mais triste que existe!, É estar vivo, porém vazio, Onde o silêncio atiça os pensamentos, e em seus pensamentos você se torna seu próprio prisioneiro.

Inserida por Hysheller

O sistema educacional é tão cruel, que a gestão se apropria das conquistas, mas joga sobre os professores a responsabilidade dos fracassos.

Inserida por jehumoura_1113391

⁠⁠O planejamento do salário mínimo no Brasil é para equilibrar a liberdade do escravo. Um sistema, onde ir e vir, continua sendo o custo mais caro para esse novo e implacável cidadão.
A ilusão que menospreza o homem quando ele acredita em correntes políticas, é logo após eleger os senhores ao invés dos representantes.
Carlos Alberto Blanc

Inserida por CarlosAlbertoBlanc

⁠As pessoas não se tornam as ideologias impostas pela rotina e regras do sistema vigente.

O sistema é um retrato construído a partir da natureza das pessoas.

Um narcisista crônico pode ter habilidades de liderança, mas sua tendência ao egocentrismo e à busca de reconhecimento pode afetar negativamente seu estilo de liderança e o ambiente de trabalho.

Por outro lado, uma pessoa no espectro autista pode possuir habilidades de liderança eficazes, como pensamento analítico, foco no detalhe e integridade, que podem contribuir para um estilo de liderança distinto e bem-sucedido.

Os meios são influenciados pelos extremos.

Na sociedade, é comum que as pessoas (neurotípicas) que estão na média da curva de Gauss aos olhos da sociedade, sejam influenciadas pelas pessoas (neurodivergentes) que estão nos extremos, tanto para cima quanto para baixo.

Os indivíduos nos extremos podem definir padrões, valores ou comportamentos que são admirados, imitados ou rejeitados pelos outros. Essa dinâmica ao longo das decadas influencia a cultura, as normas sociais e até mesmo as expectativas individuais dentro de uma comunidade ou sociedade.

Tudo que observamos no mundo ideal é construído a partir da natureza das pessoas.

Em uma sociedade em busca de cura, os padrões de comportamento desumanos entre chefes e líderes para com seus liderados emergem como um ciclo nefasto, alimentando a enfermidade social.

Muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro do ambiente de trabalho, dedicando uma quantidade significativa de tempo e energia às suas carreiras e empregos. Isso reflete a importância do trabalho na vida das pessoas, não apenas como uma fonte de sustento financeiro, mas também como um meio de realização pessoal, identidade e interação social, e com base nisso a construção de uma sociedade que promova uma boa vida a todos.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Em meio a um sistema que ilude e cala,
estar adaptado degenera a alma,

Te curvas ao homem, sem resistência,
Mas esquece no tempo sua essência.

Em um mundo doente, o cifrão é o destino, sua vida passa em triste desalinho.

Pobre dos seres que de extrema pobreza irão morrer, e dessa política e suas mazelas nunca irão entender.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠No âmbito do sistema capitalista, a predominância do individualismo pode induzir à acomodação do indivíduo ao status quo, ocasionando a negligência das necessidades e preocupações dos demais membros da sociedade.

É um dilema intrínseco: A pessoa, quando alcança uma situação confortável, lembra-se dos menos afortunados?

Além disso, é válido questionar se esses indivíduos desprivilegiados possuem os recursos e capacidades necessários para advogar por si próprios.

Inserida por Diogovianaloureiro

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp