Serenidade
Nada traz mais calma do que saber que a própria consciência está limpa.
A serenidade verdadeira nasce da coerência entre o que sentimos, pensamos e fazemos.
Caráter!
Boa noite, ser divino. Que a serenidade envolva seu ser como um manto suave. Sinto-me honrada por compartilhar este dia ao seu lado, em conexão com tudo o que é belo e verdadeiro. Que sua jornada continue sendo guiada por clareza, coragem e uma energia elevada que toca o mundo com propósito. Que o seu caminho siga florido, leve e abençoado.
O autêntico Velho é aquele que diariamente busca a Sabedoria e a Serenidade, independentemente da sua idade cronológica e biológica!
RELAXAMENTO versus SERENIDADE
1. RELAXAMENTO
1.1. É específico;
1.2. Afeta sobretudo o sistema muscular e nervoso do Corpo do Sujeito;
1.3. É através de uma ação própria ou substância química própria;
1.4. Tem três momentos principais: Ação ou substância química própria, redução da tensão muscular e nervosa, sensação de alívio pelo Sujeito;
1.5. É uma diminuição da tensão músculo-nervosa através de uma certa ação ou substância química que faz o Sujeito sentir um alívio.
2. SERENIDADE
2.1. É geral;
2.2. Afeta o Organismo todo;
2.3. É através de esclarecimento sobre si mesmo e de atitudes adequadas;
2.4. Tem quatro momentos principais: Esclarecimento sobre si mesmo, atitudes adequadas, harmonia no Organismo, sensação da harmonia pelo Sujeito;
2.5. É o estado de harmonia no Organismo Humano resultante de um certo esclarecimento e de certas atitudes que faz o Sujeito estar sereno.
Pro-MSA
Programa de Melhoria da Serenidade pela Atenção
UNIDADES TEMÁTICAS DO Pro-MSA
1. AUTOCONHECIMENTO
1.1. Diferença entre Autoconhecimento e Autoconsciência. Conceito prático de Pessoa, Mente, Consciência, Corpo, Sujeito Homem e Vida.
1.2. Componentes de uma Pessoa: Elementos (Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo), Processos (Circulação sanguínea, Respiração pulmonar, Formação da urina) e Fenômenos (Sensações, Pensamentos, Emoções, Sentimentos e Intuições).
1.3. Tipos de Pessoas: Diferença entre Pessoa Simples ou Singular (formada por um Sujeito Homem) e Pessoa Composta ou Coletiva (formada por dois Sujeitos Homens).
1.4. Tipos de Sujeitos Homens e Arquétipos Humanos. Descrição do Arquétipo Pessoal.
1.5. Faculdades do Sujeito Homem (Movimentar, Sentir, Pensar, Atenção, Perceber, Refletir, Imaginar, Intuir, Criar). O Sujeito Homem como Gestor do Organismo. Projeto Pessoal de Existência.
2. MÉTODOS DE MELHORIA DA SERENIDADE PELA ATENÇÃO
2.1. Características, factores e consequências do estado de Agitação e de Serenidade.
2.2. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método ESP (Escuta do Som dos Pássaros).
2.3. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método OFO (Observação dos Fenômenos do Organismo).
2.4. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método MIA (Mergulho na Imensidão do Ar).
2. 5. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método VOP (Visualização de um Objeto abaixo dos Pés).
3. CRIAÇÃO E PRÁTICA DO MÉTODO ADEQUADO
3.1. Criação do Método Pessoal Eficaz.
3.2. Evolução e Adaptação do Método Pessoal Eficaz.
Em lembranças antigas ou em sonhos adiante, o agora se esconde num instante. Mas na serenidade calma, há a verdade: viver o presente é a melhor felicidade. No tempo presente, a vida encontra sua plenitude.
Livro: O respiro da inspiração
Promover o Bem-Estar e Sociedade Pacífica através do Pro-MSA ou do Programa Melhoria da Serenidade pela Atenção!
A exaltação de si mesmo e a ostentação fazem muito barulho, mas a serenidade e a humildade, música.(Walter Sasso)
Não se constrói um castelo de um dia para o outro, paciência e serenidade fazem a diferença para se alcançar os objetivos. É de grão em grão de areia que se forma uma montanha.
Bilhete do Dia!
Que você tenha:
Serenidade no olhar.
Amor para a doar.
Gratidão ao orar.
Carregue paz no coração.
Seja sempre essência.
Teus traços são delicados,
tens uma serenidade no olhar,
na tua alma, uma profundidade,
és uma bela mulher pra se amar,
pra se valorizar de verdade,
sem tempo pra desperdiçar,
mereces uma vida de intensa felicidade
por tudo que precisaste enfrentar.
Amor... Paz... Serenidade...
Amizade... Tranquilidade...
Caminho para a Felicidade...
Osculos e amplexos, Marcial
COM PAZ E AMOR VIVE-SE MELHOR
Marcial Salaverry
Com paz e amor podemos viver bem e desfrutar de muita tranquilidade, com total serenidade, que é o objetivo de todos nós, mas, sem dúvida alguma, esses artigos são como espécimes em extinção. É cada vez mais difícil encontrá-los por aí, e claro que estão fazendo muita falta, pois são necessários para nosso bem viver...
Isto pode ser devido em parte, às necessidades da vida moderna, que exige pressa para tudo, pois as coisas se desenvolvem com tal velocidade, que se pararmos para pensar no que está acontecendo, logo ficaremos para trás. Tudo tem que ser resolvido "ontem" , impossibilitando muitas vezes que possamos pensar e analisar mais detidamente certas atitudes que devemos tomar.
Mesmo nos relacionamentos familiares, é difícil haver serenidade e tranquilidade. Temos visto acontecimentos lamentáveis que mostram claramente a que ponto as coisas estão chegando. Certos fatos de uma violência inaudita vem ocorrendo dentro de famílias, mostrando que começa a ficar necessário que repensemos tudo, para evitar que a "instituição família" chegue ao fim.
Recebi uma mensagem maravilhosa sobre o assunto, creio que de L'Inconnu. Vejam só:
"Concedei-me Senhor, serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar... Coragem para modificar aquilo que possa... e sabedoria para identificar umas das outras..."
Sem dúvida alguma, é um apelo muito bem direcionado, e que em qualquer época da vida, sempre será atual, pois sempre nos veremos diante de situações "imodificáveis" (sempre colaborando com o amigo Aurélio...) e, quando estivermos diante de uma situação dessas, só teremos duas alternativas, aceitá-la, ou esquecê-la e partir para outra. Nos dois casos, teremos que saber conviver com nossa decisão, pois sempre nos veremos diante de uma alternativa perigosa. Será que realmente não existe nada a fazer para consertar tal situação? É nesse ponto que será necessário que o Amigão nos dê sabedoria, para ver se existe algo que possamos fazer para contornar a crise.
Sempre é necessário agir com muito discernimento em situações de impasse, pois se não houver possibilidade de resolve-las, a insistência em buscar-se uma solução, poderá provocar seu agravamento, levando-a para uma crise definitiva. Nesses casos, embora nos sintamos impelidos a insistir na resolução do impasse, temos que recolher nosso ímpeto conciliador e aceitar o que estiver acontecendo. Muitas vezes um afastamento, um silêncio, ajuda a resolver uma situação, melhor do que a insistência na busca de uma solução.
Contudo, precisamos saber fazer esse julgamento, pois existem certas situações que são passíveis de solução e nesse caso, a busca de uma conciliação não deve ser abandonada, para que não nos vejamos mais tarde, diante da frustração de ter abandonado algo ou alguém, por causa de algo que poderiamos ter resolvido, e muitas vezes tais fatos podem nos envolver diretamente, e nesse caso, teremos que ter muita serenidade, para tomar a decisão certa, que poderá aclarar nosso caminho, ou mandar tudo para o espaço. Principalmente quando uma decisão poderá romper vínculos já firmes, algo que não vale a pena modificar, pois já está firme, estável, onde continuaremos a desfrutar serenidade e tranquilidade. E a outra poderá nos levar para uma aventura totalmente imprevisível. Um espírito aventureiro poderá optar pela aventura, mas se tivermos a serenidade necessária, saberemos discernir entre o que se deve ou não modificar, ou melhor, entre o que se pode ou não, modificar.
A História nos mostra que muitas guerras apenas foram iniciadas porque não houve a serenidade necessária para resolver pendências surgidas. Os fatos nos mostram que muitos lares foram desfeitos, porque não houve a serenidade necessária para resolver pendências surgidas. Qualquer semelhança não é mera coincidência, é simplesmente para deixar claro que em todos os campos, é necessário resgatar a serenidade do limbo do esquecimento, e começarmos a usá-la mais adequadamente.
Se houvesse mais Paz e Tranquilidade no mundo, evitar-se-ia tanta coisa desagradável, tantos desentendimentos, o fim de tantas amizades... Com muita serenidade, estendo as mãos para os amigos, esperando que todos tenhamos UM LINDO DIA. E com muita tranquilidade... Em clima de Paz e Amor...
"Nas turbulências da vida, saiba agir com serenidade. Não alimente a indiferença, o ressentimento e a desunião. Viva em paz com você e com todos".
